Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 11:29:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tipos de Capacitores e seus usos em pedais de efeito. Qual o Melhor?  (Lida 11225 vezes)
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« : 05 de Junho de 2012, as 12:04:55 »

Olá pessoal do Hand Mades!

Estou montando dois projetos de pedais, um, MXR DISTORTION PLUS com MOD +++, Layout do Tonepad e um Tycobrahe Octavia com MOD para desligar o oitavador, Layout também do Tonepad.

http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=116 - Tycobrahe

http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=115 - MXR D+++


Minhas dúvidas são a respeito dos capacitores que devo usar na confecção destes pedais. O Layout não me indica qual o tipo de capacitor não polarizado que devo usar. Eu sei que os polarizados do layout são eletrolíticos, porém não sei se uso no lugar dos não polarizados, capacitores cerâmicos ou de poliéster(aqueles azuis).

No MXR, fiz a montagem do pedal completo, incluindo caixa e tudo mais, usei nele um de cerâmica de 10pf e os demais de poliéster(azul).

O resultado foi um pedal que tem uma sonoridade muito próxima do original, pra não dizer igual.

A dúvida me ocorreu na montagem do Tycobrahe, pelo espaço existente entre os componentes na placa. Para usar os Azuis eu precisaria de mais espaço, até consigo colocá-los mas vai ficar meio apertado. Como possuo todos os capacitores com os mesmos valores, tanto cerâmicos como de poliéster, pensei em pesquisar as qualidades dos dois.

Não encontrei muito pelo google, resumindo, encontrei em fóruns pessoas dizendo que os de poliéster não funcionam tão bem para pedais. Que os de cerâmica funcionam melhor por possuir uma capacitância menor.

Encontrei em outros fóruns, pessoas dizendo que não há diferença e até que os de poliéster são melhores que os de cerâmica.

Encontrei ainda, pessoas dizendo que os cerâmicos tem sonoridade mais aguda e rasgada que os de poliéster, que tem sonoridade mais aveludada, dependendo do circuito...

Aí bateu a MEGA dúvida...

Peço, que se alguém mais experiente, possa me ajudar, seguem as dúvidas:

1 - Qual é o melhor capacitor para uso em pedais: poliéster ou cerâmico? Ou os dois funcionam da mesma foram?

2- Posso usar os dois num pedal(tudo misturado), um pouco de cerâmico e um pouco de poliéster? Isso seria prejudicial?

3- Caso os cerâmicos sejam melhores, devo retirar os já instalados no MXR montado para substituí-los pelos cerâmicos em busca de uma melhor qualidade?

4- Como busco uma sonoridade mais vintage no Tycobrahe e tento fazê-lo quase que igual ao original, devo usar apenas cerâmicos?

É isso.

Agradeço desde já a atenção de todos e espero que este tópico ajude a todos que tenham dúvidas parecidas com as minhas.
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, as 12:12:11 por Thiago Landulfo » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #1 : 05 de Junho de 2012, as 12:44:35 »

Tudo depende de onde você vai usar o cap, por exemplo no caminho direto do sinal fica melhor um metalfilme, tipo poliéster, stiroflex, teflon, polipropileno...

Nos filtros com os caps para o terra tem gente que prefere eletrolítico tem gente que prefere tântalo.

Já nos flip-flops e circuitos anexos, ou se o sistema exige baixos valores, se usa os cerâmicos porque são muito mais baratos que capacitores de baixos valores de outros materiais.

Um Silver-mica de 51pf chega a custar 20x mais que um 51pf cerâmico por exemplo.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 05 de Junho de 2012, as 13:11:33 »

Se preferir um som sem mutos harmônicos, mais puxado para os graves, use de poliéster.  Se preferir um som com todos os harmônicos possíveis, use de cerâmica.  Tirar agudos é fácil, acrescentar é que é o problema. 

Essa é uma questão bastante antiga, que envolve muito de opiniões subjetivas com relação ao som almejado.  Capacitores de poliéster e outros que trabalham com dielétricos enrolados formam uma pequena indutância (que os faz funcionarem como bobinas) que, associada à capacitância inerente, forma reatância.  Aí é que a coisa fica com os cabelos crescidos para quem gosta de cálculos (Patines, Eduardo, Plautz, GrAmorin, e outros tão nobres e valorosos companheiros de nossa casa).  Essa reatância pode oferecer resistência à passagem dos sons mais agudos, tornando o som final mais "aveludado" (como muitos gostam de chamar), ou mais pobre em harmônicos, o que pode ser benéfico ou não, conforme o propósito do circuito.

Sugestão: experimente com vários tipos diferentes (pode "soquetar" os capacitores da linha de áudio, por exemplo).

Boa diversão!   Smiley
Registrado

Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« Responder #3 : 05 de Junho de 2012, as 13:39:15 »

Então pelo o que eu entendi, não existe um melhor, mas sim podem influenciar no som. Posso usar os dois que o resultado vai ser quase o mesmo com sutis diferenças na questão da sonoridade apenas.

Mas no caso do tycobrae se quiser uma sonoridade mais parecida com o original, melhor ir de cerâmicos mesmo? Tipo, a pergunta é relacionada à década de 60-70, já existiam capacitores de poliéster naquela época?

-----
Pessoal,

Mais uma dúvida, estou montando também um Brian May Treble Booster também do Tone Pad.

Não estou achando em nenhum lugar para compra os capacitores de 0,05uf e 0,005uf, apenas encontrei de valores 0,056uf e 0,0056uf.
São os mesmos ou diferentes? Se forem diferentes, tem algum lugar em que eu possa encontrar os citados? obrigado a todos mais uma vez.
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, as 14:11:58 por Thiago Landulfo » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 05 de Junho de 2012, as 15:27:46 »

Preocupa com essa variação de 0.006uF, monta eles com esse valor de 0.056uF que é muito mas muito igual!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 05 de Junho de 2012, as 17:03:27 »

Tem esses daqui também... São menores.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #6 : 05 de Junho de 2012, as 18:40:32 »

Camaradas.  É mesmo dificil que as indutâncias de um poliéster fiquem próximo da faixa audível.  Eta!  Só mesmo ouvido de cachorro pra ouvir.  Dá igual poliéster ou cerâmico no pedal.  Acontece que o poliéster é mais estável que o cerâmico.
Se não necessitar de valores precisos, ou não precisa muita estabilidade de valor, usa cerâmico mesmo.  Por exemplo, na entrada de circuitos, onde se calculou uma resposta bem abaixo do que necessitamos.

Então, se preferir estabilidade, ou se não quer que mude demais o valor, procure os que são NP0.   Tem muitos cerâmicos que tem um pontinho preto sobre eles.  Geralmente estes não alteram muito seu valor, pois são NP0.  Tenho uns aqui NP0 de 10nF que usarei num wah.

Sobre os eletrolíticos, são mais lentos que os tântalo.  daí podemos usar cerâmicos em paralelo com o eletrolítico da fonte, para que o eletrolítico segure bastante carga, e os cerâmicos respondam rápido.

Isso sim, tântalos são rápidos e com menos ruído que eletrolíticos.  E pode acreditar, que o ruído "szszszszszsz"  de eletrolíticos se escuta, se estiver em série com o sinal(exemplo: na saída antes do potenciômetro de volume). Daí esse ruído o cerâmico minimiza quando em paralelo com o eletrolítico(na fonte)

Se quer diminuir esse ruído do eletrolítico, usa tântalo.  Se quer resposta mais rápida da fonte, usa tântalo. Se quer usar o pedal até velinho, usa tântalo
Se quer gastar menos dinheiro e não se preocupa com esse ruidinho, usa eletrolíticos.

Se sair a calcular, pode simplesmente concluir que não faz diferença.  É mais fácil procurar no datasheet dos componentes.

T+
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, as 18:47:03 por Patines » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 05 de Junho de 2012, as 19:47:09 »

Então, se preferir estabilidade, ou se não quer que mude demais o valor, procure os que são NP0.   Tem muitos cerâmicos que tem um pontinho preto sobre eles.  Geralmente estes não alteram muito seu valor, pois são NP0.  Tenho uns aqui NP0 de 10nF que usarei num wah.

Sobre os eletrolíticos, são mais lentos que os tântalo.  daí podemos usar cerâmicos em paralelo com o eletrolítico da fonte, para que o eletrolítico segure bastante carga, e os cerâmicos respondam rápido.

Patines você leciona ou lecionou algum dia ? Por isso não deixo nunca de visitar esse fórum! Estão ai duas coisas que eu talvez morreria e não saberia à cerca de capacitores se eu não visitasse este site ! Tenho alguns desses capacitores com "pontinho preto sobre eles" e nunca soube que diferença fazia dos que não tinham e sua informação me foi muito útil!  Muito Obrigado!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 05 de Junho de 2012, as 23:07:04 »

Somos dois... ultimamente aprendo bastante aqui também, e na verdade com detalhes que sempre deixei passar desapercebido.

Não sei se estou certo, mas os graus que vem estampados nos eletrolíticos é a faixa de temperatura de trabalho dos mesmos? Ou estou enganado?

Abraço!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 05 de Junho de 2012, as 23:15:06 »

Patines, e esses verdinhos que postei a foto acima?
O que diz deles?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 05 de Junho de 2012, as 23:28:15 »

Vejo que nosso amigo grande professor tatu Patines também é um fã dos tântalos.  Grin

Cara depois que montei meu TS 100% poliéster e tântalo, não quis mais saber de outra coisa.

O que mata o tântalo em relação aos eletrolíticos é o custo, porque valores altos custam caro demais.


Mas eles são muito usados em equipamentos que necessitam de precisão cirúrgica e confiabilidade, entretanto existe toda uma guerra por traz do tântalo e isso é a parte triste da história.

Para entender melhor as guerras que existem por causa do tântalo leiam:
http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFylkklklElYMKjIg

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #11 : 05 de Junho de 2012, as 23:33:01 »

Patines, e esses verdinhos que postei a foto acima?
O que diz deles?

Que tem eles??  São de poliéster, até onde conheci.  Mas acabamento é acabamento e as coisas vem mudando.

veja lá no tio google:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=poliester+capacitor&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1024&bih=550&wrapid=tlif133894949612510&um=1&ie=UTF-8&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=6sDOT5mGBqTX0QG9o-ilCA

T+

-----
... Patines também é um fã dos tântalos.

Na verdade, cada coisa tem seu uso.  Às vezes é tantalo às vezes eletrolítico  O problema é que muitas vezes o preço não compensa o pouquinho de melhora que pode trazer colocar um peça especial.

... entretanto existe toda uma guerra por traz do tântalo e isso é a parte triste da história.
POis esse é um grande problema.  Existem guerras por muitos outros materiais.  Só porque a guerra não tem bombas não significa que ela não é guerra.  Vejam:

http://www.forumcarajas.org.br/

http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1396

http://www.accionecologica.org/

http://www.wrm.org.uy/

Elas estão aí  só tem que prestar atenção e não fechar olhos. T+
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, as 23:58:50 por Patines » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 05 de Junho de 2012, as 23:59:53 »

Esse verdinho é de Mylar genérico, ele é feito usando filme pet de poliéster como dielétrico, tem a orientação do "rolo" vertical.

Já os Poliéster chicklets (como os Panasonic) são feitos com o mesmo filme pet de poliéster, mas tem como diferencial o isolamento externo e o "rolo" na orientação horizontal.


Já os Poliéster de boxes são feitos com um filme poliéster diferente do PET tradicional, para muitos (inclusive eu) não apresentam uma estabilidade legal.





Em questão de som, só testando mesmo, porque cada capacitor vai apresentar um indutância diferente, mas por questão de maior neutralidade o diyers do mundo tem preferido os poliéster chicklet.

« Última modificação: 06 de Junho de 2012, as 00:01:26 por felixmeirelles » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #13 : 06 de Junho de 2012, as 00:01:25 »

Camaradas.  É mesmo dificil que as indutâncias de um poliéster fiquem próximo da faixa audível.  Eta!  Só mesmo ouvido de cachorro pra ouvir.  Dá igual poliéster ou cerâmico no pedal.  Acontece que o poliéster é mais estável que o cerâmico.

 Cheesy

Outra questão é o fator "mojo".  Esse dá panos para manga.  Eu mesmo não percebo diferença entre o som dos capacitores de poliéster e dos de cerâmica, na verdade, mas há quem jure que ouve muita diferença, o que pode ser devido à tolerância das peças.  Os que medi por aqui (do lote da China) estavam bastante dentro dos valores marcados, com variação de até uns 2%, no máximo.  Será que tive sorte, de novo?  

A estabilidade em temperaturas extremas é bem diferente entre eles, eu sei disso, mas como moro em uma região de temperaturas entre 6 e 35 graus, ainda não tive grandes percepções de diferenças no som, que me convencessem a usar um ou outro tipo de capacitor.  Não discuto com relação aos de tântalo, contudo.  São muito melhores e confiáveis com relação a fugas que os eletrolíticos.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 06 de Junho de 2012, as 00:05:25 »

Esse Mylar generico tem um custo muito bom. Mesmo para altas tensões.
E tem um tamanho bem reduzido.
A estabilidade dele é boa?
Quais as desvantagens?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.068 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal