Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 03:22:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: AJuda Circuito ON/OFF Automático  (Lida 33950 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #75 : 17 de Março de 2013, as 15:55:35 »

Victor Nery, estou montando o circuito de proximidade que vocë me indicou. Raspei a base do pedal, cortei um "fundo falso" na borracha (tirei a original e coloquei aqueles do tipo moeda que o povo usa em cozinha, mas na cor preta).

Acho que até quarta feira se tudo der certo eu já começo os testes. Estou sem algumas peças como o trimpot e o resistor de 560R


Alguém pode me ajudar com uma coisa... esses dois capacitores amarelos parecendo uma cabeça de fósforo, segundo o esquema, são os de 47uf e 1 até 10uf (segundo ele pode ser qualquer valor entre esses), correto? Eles são de que tipo? Posso usar eletrolítico? Não tenho desses capacitores aqui e nem sei como pedir.

Quanto ao trimpot, estou pensando em colocar um potenciômetro do lado de fora do pedal com um resistor de 500k em paralelo, para chegar a 500R e ter o controle externo, além de colocar uma chave para ativar direto o wah. Onde eu poderia colocar a chave nesse circuito? Seria na conexão do diodo com o transistor ao negativo? Poderia danificar o transistor o acionamento dele?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #76 : 17 de Março de 2013, as 16:24:38 »

Os capacitores amarelos são de tântalo.  Eletrolíticos servirão perfeitamente.

Faça as modificações pretendidas num esquema (desenhado à mão, ou no Eagle, por exemplo), para que possamos avaliar.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #77 : 17 de Março de 2013, as 22:52:57 »

Então Adiel, eu fui pensando e achei que seria eletrolítico por conta das tensões que passavam na área e montei mesmo assim. O trimmer foi a única coisa que modifiquei bruscamente (2.5k) porque não achei aqui os de 500R

De resto foram esses capacitores e coloquei o tl071 no lugar do 081 , mas isso ele mesmo disse que poderia no site oficial.

Resultado... funcionar funciona, mas não é bem proximidade. Virou uma chave de toque. eu preciso tocar nas duas antenas.

Mesmo com aterramento não chega nem perto de ser um sensor de proximidade. Poderia ter algo errado??? As únicas alterações foram essas. O resto tá igual. Verifiquei o esquema e conferi pela foto montando o código dos resistores pelo site http://www.searchingtabs.com/rcolor/rescolor_port.htm

Resistor não foi algo que errei.

Outra coisa é que assim que solto as antenas, ele leva 1 segundo para descarregar o capacitor e desligar completamente o relé.

Ví um que funciona, mas achei um exagero colocar um arduino para ativar apenas um effeito .

http://www.bareconductive.com/capacitance-sensor.

Estou vendo se junto os dois projetos (o já feito) com um chaveamento desse http://www.solarbotics.net/library/circuits/sensors_prox.html no lugar das antenas.

Se funcionar coloco aqui.
« Última modificação: 18 de Março de 2013, as 08:07:55 por designermx2 » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #78 : 18 de Março de 2013, as 08:07:32 »

Seria legal você postar os esquemas que está usando e as devidas alterações, para podermos avaliar a situação com mais propriedade.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #79 : 18 de Março de 2013, as 13:30:04 »

http://www.yathos.com.br/site/?attachment_id=247


O que está em vermelho está alterado, o que está entre parênteses era o recomendado.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #80 : 19 de Março de 2013, as 01:16:46 »

Saudações,

...eu fui pensando e achei que seria eletrolítico por conta das tensões que passavam na área e montei mesmo assim. O trimmer foi a única coisa que modifiquei bruscamente (2.5k) porque não achei aqui os de 500R

De resto foram esses capacitores e coloquei o tl071 no lugar do 081 , mas isso ele mesmo disse que poderia no site oficial.

Resultado... funcionar funciona, mas não é bem proximidade. Virou uma chave de toque. eu preciso tocar nas duas antenas.

Mesmo com aterramento não chega nem perto de ser um sensor de proximidade.

Outra coisa é que assim que solto as antenas, ele leva 1 segundo para descarregar o capacitor e desligar completamente o relé.

Pelo que é explicado no artigo, deve-se usar uma antena ou outra. Como o trimpot tem um valor muito grande creio que será necessário efetuar o ajuste em 1/5 de rotação.

Tenta usar um capacitor de 1u no lugar do de 10u que você colocou.

Outro ponto sujeito a alterações, são os capacitores de 470p que ele sugere valores entre 220p e 1000p.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #81 : 19 de Março de 2013, as 05:49:21 »

Fiz a mod de 1uf e retirei uma antena, regulei o trimpot e até uns 2/5 dele fica numa boa, depois disso já fica ligado direto. Deu no mesmo. Vou testar trocar esses capacitores de 470pf para ver o que acontece.

-----
Alterei os capacitores, retirei a antena long e nada. Até mudou agora. Quando troquei o capacitor da antena curta (como não tem dizendo qual é, vou colocar o valor) .01 que liga ao ponto A e ao opamp, ele fica agora ligado direto e desliga quando toca. Também reduzi o trimer para um de 1k, chegando bem mais próximo do original. Bem, esse eu já estou descartando e pensando em usar um de infra vermelho. Nos testes com led, até com o sapato, funcionou, mas a intensidade do led ficou bem mais baixa do que com o dedo. Imagino que aumentando a quantidade dos emissores , isso melhore.

Idéias?

O esquema usado foi esse por enquanto: http://www.pages.drexel.edu/~pyc23/ir_sensor.html

« Última modificação: 20 de Março de 2013, as 07:14:05 por designermx2 » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #82 : 20 de Maio de 2013, as 07:52:12 »

Bom, como a coisa parou um pouco, resolvi fazer uns testes por conta própria...

Usei dois relés com botões momentâneos. Funcionou , porém com um pop feio.

Ficou muito prático! Coloca o pé em cima do pedal e temos o wah funcionando, retiramos o pé.... ele volta ao normal!

Não parei de procurar e achei um esquema legal...

http://diyguitarfreak.wordpress.com/2010/08/11/diy-proximity-wah/

Como dessa vez tem vídeo, agora achei que a coisa ficou mais legal. Também vi o colorsound wah que não conhecia e gostei muito de um wha sem o indutor, principalmente dessa regulagem: http://tagboardeffects.blogspot.com.br/2012/03/colorsound-wah.html#comment-form

Pra mim ficou um pouquinho aberto e acho que regulando direitinho vai ficar um wah show de bola... Bom, foi apenas para contribuir com as idéias.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #83 : 24 de Julho de 2013, as 11:07:45 »

Saudações,

Comprei um onerr Fat Boy 2 (switchless) que encontrei baratinho no ML. Vou ver como ele funciona daí aproveitarei e tirarei umas fotos para compartilhar com vocês. De antemão, ele não possui chave como no crybaby 105Q; bem como também não vi relé (não retirei a placa ainda pois ela fica presa por solda no potenciômetro). Creio que o chaveamento é feito através da variação da resistência do potenciômetro. Alguém conhece algo do tipo e pode me indicar algo para direcionar minha pesquisa?

Com tempo traço o esquema e posto aqui; talvez até uma placa se o tempo permitir... vamos por  partes!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #84 : 24 de Julho de 2013, as 20:11:01 »

vai ser ótimo mesmo... estamos no aguardo.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #85 : 24 de Julho de 2013, as 22:38:59 »

Sugiro que crie um novo tópico sobre isso para wahs, assim todo mundo pode ajudar e concentrar os esforços nesse tópico.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #86 : 06 de Setembro de 2013, as 13:44:44 »

Saudações,

Bom dando continuidade às pesquisas, o que precisamos é de um circuito do tipo multivibrador monoestável. O que precisamos aqui além desse circuito, é de um divisor de tensão e uma chave momentânea afim de aplicar o pulso e mudar o estado do circuito. Esse circuito pode fornecer retardo (wah off delay) que com certeza pode ser ajustado por trimpot.

Fonte: http://www.eletronica24h.com.br/cursoEI/cursoEI1/aulas/Aula03.html

Aos mais experientes, alguma sugestão a partir daqui?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #87 : 17 de Setembro de 2013, as 13:43:53 »

Saudações,

Tenho procurado ler e pesquisar sobre sensores e encontrar um simples e adequado aos nossos propósitos. Recentemente encontrei isso aqui:



Não entendo bem como esses circuitos funcionam mas lembro que alguns desses sensores facilmente encontrados em lojas, etc, demoram algum tempo para desligar o relé após ele ter sido acionado (funcionando assim como como o delay off?)

Bom até agora, foi o que encontrei de mais simples para adaptarmos aos nossos objetivos.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #88 : 26 de Novembro de 2013, as 03:14:10 »

Saudações,

Comprei um onerr Fat Boy 2 (switchless) que encontrei baratinho no ML. Vou ver como ele funciona daí aproveitarei e tirarei umas fotos para compartilhar com vocês. De antemão, ele não possui chave como no crybaby 105Q; bem como também não vi relé (não retirei a placa ainda pois ela fica presa por solda no potenciômetro). Creio que o chaveamento é feito através da variação da resistência do potenciômetro. Alguém conhece algo do tipo e pode me indicar algo para direcionar minha pesquisa?...

Então quer dizer que mesmo ele sendo óptico a varredura é feita por pot?
Conseguiu traçar o esquema?

Até mais.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #89 : 26 de Novembro de 2013, as 07:39:23 »

Saudações,

Então quer dizer que mesmo ele sendo óptico a varredura é feita por pot?

Ele não é óptico. Seu acionamento se dá através de um circuito comparador que "percebe" variações no potenciômetro e com isso liga/desliga o pedal. Muito engenhoso mas uma m#@$% de desnecessário. Muitos componentes, totalmente tone sucking e não tem controle de delay off. Esse controle poderia ser colocado mas confesso que com tanta "complexidade" (firula) para algo tão simples, preferi abortar esse circuito.

Conseguiu traçar o esquema?

Não fui atrás de traçar exatamente pelos motivos descritos. Como o tópico havia esfriado acabei nem postando fotos.

Ainda me parece que o método mais eficiente até agora por questões de simplicidade são os utilizados pela Morley. Estou saindo para o trabalho mais tarde posto mais a respeito das minhas pesquisas.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal