Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 08:36:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BOSS SD-1 Modded  (Lida 19677 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #30 : 03 de Fevereiro de 2016, as 13:28:03 »

Saudações mestre Finck :

Vou testar essas dicas ...obrigado.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #31 : 03 de Fevereiro de 2016, as 14:00:45 »

Saudaçoes a todos:

Como adicionar mais volume nele sem ter de modificar??? no boss sd-1

Engraçado que a própria pergunta já trás a resposta.  Sem modificar, vai continuar igual.

Saudações mestre  Ramsay:

o que eu me refiro e colocar um resistor capacitor algo assim para dar mais volume sem ter de mexer muito nele.


Aí neste caso, já admitindo modificações, mesmo que não muito radicais, eu tentaria a título de experiência trocar o valor de realimentação da segunda parte do amplificador operacional (Trocar por exemplo o resistor de 10k, por 15k, 18k, ou 22k) e verificar se o resultado agrada.

Para saber se vai ficar bom ou não, só fazendo; não sei se vai influenciar no "tone".  Como é a troca de 1 só resistor, faz aí e conta "pra gente".

Para entender um pouco mais sobre o que irá fazer, dá uma olhada nestes links abaixo:
http://www.electrosmash.com/tube-screamer-analysis

Este é sobre o Tube Screamer, mas os circuitos são análogos com pequenas diferenças.

Este é específico sobre o JRC4558, que é o núcleo da maioria destes pedais:
http://www.electrosmash.com/jrc4558-analysis


Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2016, as 14:38:10 por Alfredo Padrao » Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #32 : 03 de Fevereiro de 2016, as 22:06:24 »

Mas aí, se for para esquentar a cabeça com a reconfiguração do OpAmp, acho que seria mais confiável usar receitas prontas e testadas. E fatalmente a resposta (timbre) vai se alterar.

O truque da remoção dos diodos D4, D5 e D6 eu já fiz. Funciona, mas fica bem clean, mesmo com o controle de distorção acima da metade. Bom que não precisa nem de ferro de solda, só um alicate de corte...

Aliás, é bom lembrar que, no pedal original, com o controle de distorção abaixo da metade o ganho de volume é quase nulo (unitário).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #33 : 04 de Fevereiro de 2016, as 10:07:41 »

Mas aí, se for para esquentar a cabeça com a reconfiguração do OpAmp, acho que seria mais confiável usar receitas prontas e testadas. E fatalmente a resposta (timbre) vai se alterar.

Finck, acho que o que foi sugerido; de trocar 1 único resistor, é receita pronta, sem ter que esquentar a cabeça, é só fazer e observar se lhe satisfaz. Vai aumentar volume com certeza; o quanto, vai depender do valor do resistor usado.

Uma outra forma mais fácil ainda, seria colocar um resistor de igual valor em paralelo com o resistor de 10k da entrada do segundo amplificador operacional.  Desta forma, em termo de volume, o efeito seria o mesmo da sugestão anterior (aumentar volume) e sem a necessidade de trocar resistor, já que dá para acrescentar por baixo da placa.

E os links adicionais, são para quem quer saber o que está fazendo, e se for o caso criar sua própria receita.

OBS: Não esquecendo que quem se propõe a fazer uma modificação, em qualquer que seja o projeto, está exatamente querendo modificar, se não deixaria como está.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2016, as 12:42:46 por Alfredo Padrao » Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #34 : 04 de Fevereiro de 2016, as 21:32:35 »

Alfredo, não querendo polemizar (e desculpas antecipadas para o caso de você entender mal minha colocação), mas "faz aí e conta pra gente", como está no seu post, não é receita pronta. É uma sugestão, muito válida, mas, de novo, não é uma receita pronta.

Quando eu me refiro a "receita pronta", estou falando de modificações testadas e aprovadas, com demos publicadas na web. Como, por exemplo, a Keeley e a MonteAllums e outras. Aquele tipo que a gente faz sabendo exatamente o que vai acontecer.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #35 : 05 de Fevereiro de 2016, as 08:19:30 »

Saudações:

Mestre Alfredo Padrao vc indica a troca de resistor mais o c.i??? eu entendi isso. posso fazer o teste e relatar se for isso
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #36 : 05 de Fevereiro de 2016, as 12:54:04 »

Paulo, esquece o "Mestre", não tenho este título.   

Como curiosidade; em minha terra, quando eu era criança, só os professores e os carpinteiros "construtores de barcos" é que recebiam este título.  E no caso dos mestres construtores, era um só por estaleiro, e os aprendizes para passar a mestre, tinha que abrir o seu próprio estaleiro, ou assumir quando o titular passasse para o "nível de cima".

Paulo, como a intenção é ter a menor intervenção possível, vamos tentar não mexer no integrado e fazer uma intervenção menos invasiva.
Vou sugerir uma outra modificação com o menor nível que conseguir, observar.  Vou colocar a imagem abaixo, explicando.



Onde está marcado em vermelho, é para fazer um jumper sobre o resistor R10.  Faça por baixo da placa, pois desta forma será fácil desfazer caso seja necessário.  Verifique se o aumento de volume é suficiente, ou ainda vai precisar de mais.

Abraços,
Alfredo
 
 
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #37 : 05 de Fevereiro de 2016, as 13:26:33 »

Essa última sugestão do Alfredo eu lembro de ter feito no meu pedal, num primeiro momento. Dá realmente um aumento de volume, sem outras mudanças no timbre . Claro que só o dono pode determinar se é ou não o suficiente (no meu caso, eu acabei fazendo outras mods logo em seguida, porque queria algo mais radical).

Alfredo, sem mágoas, né?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #38 : 05 de Fevereiro de 2016, as 14:13:43 »

Finck, fica tranquilo, não há motivos para isto.

Finck, seria interessante você citar as modificações que fez, e explicando os resultados de cada uma delas e o que achou das mesma, já que foram várias, desta forma os experimentadores que queiram se aventurar teriam um parâmetro para fazer as que venham de encontro as suas necessidades.

Eu não tenho este pedal, e portanto não posso faze-las, mas com certeza vai ajudar a muitos.

Abraços,
Alfredo 
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #39 : 05 de Fevereiro de 2016, as 15:37:37 »

Alfredo, eu testei várias opções, mas todas esbarravam em uma única questão: eu não gosto do pedal (como também não gosto dos TubeScreamer, sei que muitos vão protestar, mas é apenas o MEU gosto, acho que os "screamers" de uma forma geral tem muitos médios, e é isso que não me deixa feliz...).

No final, acabei deixando apenas as seguintes alterações:
R10 com 1k (para algum aumento de volume, um pouco menos "radical" do que sua última sugestão);
Todos os capacitores eletrolíticos, onde possível, trocados por poliester (um pouco mais "transparente");
Capacitores de 470nF que estão no caminho do sinal (não lembro os números deles) trocados por 1uF (mais graves);
Diodos de clipagem trocados por led's vermelhos (menos distorção e mais suave).

Para o meu gosto, ficou melhor que o original, som mais "cheio", com sensação de mais volume (creio que  por causa do aumento dos graves). Mas ainda estava longe de ser minha paixão em termos de timbre. Desistí e acabei fazendo um rolo com o pedal.

Já li muita gente falando que trocar os OpAmp's pelos OPA fica muito bom. Eu nunca testei, mas acho que faz sentido, dada a já famosa superioridade destes últimos em relação aos "carne de vaca". 
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #40 : 05 de Fevereiro de 2016, as 18:27:53 »

Finck saudações:

a minha briga com ele e que eu não consigo sentir nele um aumento de volume se for usar ele como booster
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #41 : 05 de Fevereiro de 2016, as 20:46:23 »

Paulo,

Neste caso não seria mais óbvio usar um pedal de "booster" para esta função?  Principalmente se for um "booster clean", aumenta o volume e sem alterar o "timbre", a menos que a intenção seja aumentar o volume e ao mesmo tempo enfatizar a faixa dos médios.  Ainda assim, acho que tem outras opções de "booster" que sejam mais condizentes.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #42 : 05 de Fevereiro de 2016, as 20:54:14 »

Ainda bem que parou de usar a alcunha de "mestre" que só tem alguns aqui no fórum Handmades, nos quais eu não me incluo.

Quanto a jumpear um resistor de 4,7K vai dar um acréscimo de no máximo 1 a 2% no volume.

Nunca testei um Ibanez TS-9, mas tenho um Boss SD-1 japonês das antigas e nunca achei o ganho dele lá essas coisas. Fiz mods pra transformá-lo num DS-9 e o som do pedal não mudou quase nada.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2016, as 20:58:52 por Ramsay » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #43 : 06 de Fevereiro de 2016, as 03:30:46 »

Saudações,

C6 e R9 são responsáveis por limitar os agudos. Aumente o valor do resistor e diminua o valor do capacitor na mesma  proporção e seja feliz. Você terá mais ganho, consequentemente maior output e o rolloff será mantido dessa maneira.

Abraço
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, as 05:53:46 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #44 : 06 de Fevereiro de 2016, as 09:31:21 »

Saudações,

C6 e R9 são responsáveis por limitar os agudos. Aumente o valor do resistor e diminua o valor do capacitor na mesma  proporção e seja feliz. Você terá mais ganho, consequentemente maior output e o rolloff será mantido dessa maneira.

Abraço

Saudaçoes: 

Ja vi algumas pessoas comentando sobre uma calculadora para fazer esse calculo, existe mesmo ou tem de ser na formula???
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal