Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:11:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: FX Loop e Send/Return ?  (Lida 35278 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #30 : 23 de Junho de 2012, as 20:32:09 »

O circuito original, mostrado no meu documento, realmente inclui uma "true bypass". Ele retira o loop do circuito. Não sou um defensor ávido do true bypass, mas acho que neste caso, é uma boa ideia ele ser implementado. A massa esmagadora dos usuários não usarão ele para nada!

Os R13, R14, C4, C7, D5, D6 criam um redutor de tensão de alta tensão para 30 V. C5 e C6, estabilizam o "terra virtual" do circuito - ele usa o mesmo esquema de pedais para alimentar op amps com fonte simples. Notem que este "terra virtual" é apenas usado internamente, as entradas e saídas do circuito usam o terra do amp.

Na questão da alimentação do circuito, os limite são impostos pelas dissipação dos resistores R13 e R14, dissipação de D5  D6 e a nossa disposição para aceitar que eles esquentem. Vejam, Alimentando com 350 V (o máximo que eu testei), eles irão dissipar: P = (350 - 30)^2 / 20000 = 5,12 Watts. Serão 16 mA fluindo pelos resistores e 0.5 Watts dissipados pelos zenners (D5 e D6). Todos irão esquentar um bocado. Um cheiro de Watts será exalado. Nos meus testes, fora o cheiro, tudo funcionou corretamente. Não é necessário mudar os valores de tensão dos capacitores, enquanto os zenners funcionarem, eles não serão expostos a mais que 30V. (se um dos zenners abrirem, nada sobrará do circuito).

O que gosto neste circuito é também a proteção dos Op amps, realizada por D1, D2, D3 e D4.

A chave de ganho faz com que o usuário não tenha que se preocupar com o ajuste de mais dois pots.

Recomendo apenas um cuidado especial na hora de ligar. Um curto nesta placa pode ser desastroso.

Notem que eu projetei a placa para que ela fosse posicionada na parte de trás do chassis, fixada pelos jacks. O bypass e a seleção de ganho, ficariam atrás mesmo, ocupando uma parte do gabinete que normalmente não é muito utilizada.

De novo, este circuito é entregue nos amps top de linha da marshall, assim sendo, confio no seu funcionamento. Não vejo por ai, reclamarem de seu funcionamento.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #31 : 24 de Junho de 2012, as 22:21:01 »

HGamal e Marcel,

Penso em montar uma "fonte" (retificador + capacitores) e puxar 65VAC (ligando entre os dois taps de AT do meu amp), que retificados vão a 91 V (já descontada a queda dos retificadores), o que me daria uma dissipação de menos de 200mW nos resistores, já que a queda será de apenas 61V (61^2 * 20000). Fazendo as contas reversas, isso daria uma corrente de aprox. 3 mA. Mas só o TL072 consome 5mA, não é? Esse consumo não deveria entrar na conta?

Na verdade eu estou tentando determinar, ainda que aproximadamente, o consumo total do circuito, porque estou com receio de que o transformador do amp poderá não suportar a carga extra.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #32 : 24 de Junho de 2012, as 22:54:40 »

Finck, com uma tensão menor, você dever mexer no valor dos resistores de 10k. Você talvez precise experimentar alguns valores.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #33 : 25 de Junho de 2012, as 02:11:56 »

Pronto, inseri as intruções que você recomendou, Hgamal.

Editei também o arquivo que tá lá em cima, que postei antes.

« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, as 01:48:59 por Marcel. » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #34 : 25 de Junho de 2012, as 15:15:15 »

Muito obrigado pelas dicas até agora! Já me decidí pelo loop HGamal / Marcel, vou atrás dos componentes que me faltam no final de semana (ou assim que meu resfriado passar, estou morrendo pelo nariz...).

Mais uma perguntinha (pô, o cara não pára!):

Os zeners devem ser de algum tipo específico, com dissipação mais alta, ou os "uso geral" servem (desde que respeitadas as tensões, claro)?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #35 : 25 de Junho de 2012, as 19:15:56 »

Pronto, inseri as intruções que você recomendou, Hgamal.

Bem legal, mas vou ser chato mais uma vez. Acho que o circuito original tinha que aparecer. A placa está prontinha para implementar o circuito original! Eu sei como colocar os componentes originais, se o pessoal estudar o meu documento original  também saberá, mas vai dar trabalho!

Não me bate não Marcel... por favor!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
alfredo
Visitante
« Responder #36 : 25 de Junho de 2012, as 23:02:25 »

Uma pergunta, que deve ser até meio besta, mas que não quer calar: O opAmp trabalhando a 30Vpp não vai atenuar o sinal da 12ax7 que é de 50vpp? Pergunto isso, porque eu fiz um clone do silver jubilee que tem o loop dentro do pré, antes do equalizador, mas se eu uso ele o amp perde volume, o buffer que volta dos pedais (maximo de 9vpp) é a ultima metade de uma 12ax7 se eu não me engano e depois o equalizador...

[]´s
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #37 : 26 de Junho de 2012, as 00:10:04 »

Bem legal, mas vou ser chato mais uma vez. Acho que o circuito original tinha que aparecer. A placa está prontinha para implementar o circuito original! Eu sei como colocar os componentes originais, se o pessoal estudar o meu documento original  também saberá, mas vai dar trabalho!

Não me bate não Marcel... por favor!

Me explica melhor pra que eu possa decidir se vou te bater ou não... _ Brincadeira.
Falando sério, não sei se é porque tou meio lento hoje (já tomei um baita choque no meu amp e já torrei um resistor sangrador de eletrolítico por displicência), mas não entendi bulhufas do que você falou. \o/

Você acha que o esquema elétrico ou o layout original (seu) deveria aparecer no PDF?

Agora sou eu quem digo, não me bate Hgamal. hehehehe

OBS: Percebi agora que havia esquecido de colocar o valor dos 2 pots de volume no esquema elétrico. Já editei os posts anteriores com a versão atualizada do pdf.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, as 00:22:47 por Marcel. » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #38 : 26 de Junho de 2012, as 07:56:14 »

O Marcel., o seu layout comporta o circuito original, com chaves. Indique no circuito (e no esquema) como é possível montar o circuito original. Só isso!

TOME MUITO CUIDADO COM A MONTAGEM DO SEU AMP VALVULADO. SE VOCÊ VACILAR PODE SE MACHUCAR FEIO. ALTAS TENSÕES SÃO PERIGOSAS.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #39 : 26 de Junho de 2012, as 17:41:43 »

Mas e quanto aos zeners? Quem montou usou que tipos?

Sobre a queda do nível de sinal, Alfredo, o circuito do Return é uma etapa de ganho, um Booster, e não um Buffer. Ele deveria justamente ser capaz de compensar a redução do nível de sinal feita pela etapa Send, para evitar a saturação dos pedais de efeito. Não tem um ajuste de ganho mal regulado?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcel.
Visitante
« Responder #40 : 26 de Junho de 2012, as 18:43:02 »

O Marcel., o seu layout comporta o circuito original, com chaves. Indique no circuito (e no esquema) como é possível montar o circuito original. Só isso!

TOME MUITO CUIDADO COM A MONTAGEM DO SEU AMP VALVULADO. SE VOCÊ VACILAR PODE SE MACHUCAR FEIO. ALTAS TENSÕES SÃO PERIGOSAS.

Ah tá! Entendi.

Tá aqui!


Is there something else I could do for you, sir?  Smiley

Abraços!




-----
Mas e quanto aos zeners? Quem montou usou que tipos?

Finck, usei dos normais mesmo cara. Abraço.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, as 01:49:24 por Marcel. » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #41 : 23 de Julho de 2012, as 08:44:54 »

Turma: Comecei a montar o loop do HGamal, e por ainda não ter resolvido o problema da alimentação (não conseguí arrumar um jeito - ainda - de tirar a tensão do próprio amplificador de uma forma segura, e não queria ter que colocar uma fonte externa), acabei passando o "Klein-ulator" na frente.

Originalmente ele funciona com 9 a 18 V. Eu puxei 6,3V dos filamentos do amp, que retificados e "dobrados" usando um CI Charge Pump me deram quase 17V. Montei com o MPF102, o circuitinho funcionou à perfeição, e para minha surpresa, tive que atenuar os pots do estágio de recovery, porque o volume aumentava bastante. O pot na entrada do recovery serve para evitar que o estágio entre em clipping, mas o  legal é que quando isso acontece a distorção fica bem gostosa, um drive bem "valvulado"...

Fica aí a dica para quem, como eu, não conseguir arrumar um jeito de instalar o loop HGamal.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcel.
Visitante
« Responder #42 : 23 de Julho de 2012, as 12:18:51 »

Turma: Comecei a montar o loop do HGamal, e por ainda não ter resolvido o problema da alimentação (não conseguí arrumar um jeito - ainda - de tirar a tensão do próprio amplificador de uma forma segura, e não queria ter que colocar uma fonte externa), acabei passando o "Klein-ulator" na frente.

Originalmente ele funciona com 9 a 18 V. Eu puxei 6,3V dos filamentos do amp, que retificados e "dobrados" usando um CI Charge Pump me deram quase 17V. Montei com o MPF102, o circuitinho funcionou à perfeição, e para minha surpresa, tive que atenuar os pots do estágio de recovery, porque o volume aumentava bastante. O pot na entrada do recovery serve para evitar que o estágio entre em clipping, mas o  legal é que quando isso acontece a distorção fica bem gostosa, um drive bem "valvulado"...

Fica aí a dica para quem, como eu, não conseguir arrumar um jeito de instalar o loop HGamal.

Cara, então posta aí o material que você usou, esquema elétrico, layout, bizús, tudo. Compartilha!! Grin
E parabéns!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #43 : 23 de Julho de 2012, as 17:19:23 »

Ôpa, o esquema é o que está no meu post da primeira página deste tópico. Quanto ao layout, eu fiz um para acomodar no interior do gabinete do Tiny Terror, então a placa ficou bem esquisitinha, e não vai servir bem para quem não tem este amp. A única coisa que eu mudei no circuito foi o uso do pump charger, cujo esquema eu peguei do datasheet (MAX qualquer-coisa, era um que eu tinha aquí...).

Como o circuitinho funciona legal eu vou fazer um layout mais genérico para ele assim que sobrar um tempo, aí eu disponibilizo para todos!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
JoaoVarios
Visitante
« Responder #44 : 23 de Julho de 2012, as 20:12:00 »

Não li o tópico todo, mas só a explicação do grande Amorin foi suficiente pra entender porque ao ligar o PAA do Albuquerque no return do meu Zepphir o mesmo distorcia. É que na verdade estava ligando no pré do ampli.

Serviu também para dar absolvição ao amplificador, pois já estava xingando o mesmo de tudo quanto é nome, pensando que o meu amplificador fosse tão mal feito que o send/return não funcionava de fato Cheesy

Pela explicação do Amorin dá pra entender porque o return não é igual a um power amp in: se assim fosse, ao ligar-se os pedais ali, os mesmos não teriam força para "tocar" o power.
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal