Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:23:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: FX Loop e Send/Return ?  (Lida 34652 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 16 de Junho de 2012, as 14:07:19 »

Gostaria de algumas informações quanto ao FX Loop e o Send / Return.  Vi que normalmente ficam intercalados entre o pré e o amp. até aí tudo bem, agora vem um monte de perguntas:

1 - Quando num Cabeçote ou num Amp; ambos (FX Loop e Send - Return) têm a mesma função, sendo com nomes diferentes?

2 - Neste caso seria só uma questão de nomeclatura adotada?

3 - São coisas diferentes; inclusive posso usar os 2 ao mesmo tempo?

Abraços,
Alfredo
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 16 de Junho de 2012, as 14:51:36 »

Vou tentar explicar uma coisa.
FX Loop é um setor onde intercala ou mescla os efeitos (pedais, rack, etc...), sempre esta no pré.
Ate ai nenhuma novidade.  Cool
Mas em alguns amps o loop nao esta exatamente entre o pré e power, e sim em um lugar no pré, que ainda esta antes da saida (do pré).

O que acontece é que tambem existe "pré out" e "power amp in".
Este pré out e power amp in que é exatamente o ponto de junçao onde interliga pré e power.

Como tem funcionalidade "quase semelhante" passou a "confundir", ou mesmo difundir uma função erronea.
Por que digo funcionalidade quase semelhante?
Por que estara inserindo os efeitos entre pré e power, mas o detalhe é que tanto a impedancia quanto o nivel de sinal é diferente para loop de efeito e pré out-amp in.

Send e return, o que é?
Send + return é o loop.
Aí os proprios nomes indica o que é:
Send envia o sinal para o pedal, rack, etc...
Return recebe de volta.
Loop, laço, volta.

Ja um pré out, tem finalidade de compartilhar todo sinal processado (pré amplificado, equalizado, efeitos adicionado, etc...) com outro power, para que nao se nescessite regular outro amp (combo) igual, e assim poupar tempo.
Power amp in, tem por sua vez, receber o sinal ja todo processado (de algum pre out ou mesa, etc...) sem a nescessidade de igualar os ajustes de eq, etc...

O que faz confundir um pouco, é que pré out tambem é um "send", assim como power in é um "return".
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 16 de Junho de 2012, as 14:54:32 »

Eu estou justamente procurando um circuito confiável para adaptar num Orange Tiny Terror (que originalmente não tem fx loop). Se alguém puder dar uma dica, agradeço.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcel.
Visitante
« Responder #3 : 16 de Junho de 2012, as 15:23:42 »

O Amorim falou praticamente tudo.  O send e return sao sempre usados juntos, pois fazem parte do fx loop. A nomenclatura send e return sao apenas pra definir quais dos dois jacks sao para o que. Como nosso amigo falou, o send, traduzido para o portugues, envia o sinal do pre para sua cadeia de efeitos de pedais/racks. O return é o jack que recebe o sinal da sua cadeia de efeitos e manda para a seção do power amp.
No caso do amp que tem os jacks "pre out" e "power in", o pre out tem a função de permitir voce usar outro power amp externo, enquanto que o power in te da a possibilidade de usar um outro preamplificador externo, nesse mesmo amplificador.
Então, como se pde perceber, essa cadeia de efeitos da qual o fx loop trata é geralmente inserida entre as seções do pré e do power. Porém ocorre que geralmente os fabricantes utilizam estágios de buffer tanto antes do send como depois do return para casar as impedâncias. Alguns, no entanto, usam esse buffer com uma válvula, como a 12ax7 , ou um opamp, como o TL072. Com a valvula, usa-se um triodo para cada buffer, por exemplo.

Finck, o único fx loop que eu ja vi ate hoje poder se encaixar em qualquer amp foi o loop do hgamal, com um TL072. A Dreamtone, por exemplo, tem em seu site um fx loop valvulado, mas quem eu vi usar disse que nao presta. Mas o do hgamal funciona que é uma beleza. Procure o tópico do JCM 800 + fender champ + fx loop + chaveamento led/ldr na seção de valvulados do fórum que eu postei o layout do hgamal com esquema e tudo num arquivo só.

Abraços!
« Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 15:26:04 por Marcel. » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 16 de Junho de 2012, as 15:49:55 »

Esqueci... Grin
O que acontece, é que alguns fabricantes acabam compartilhando os mesmos jacks e circuito, para uso como FX loop ou pré out amp in.
Por isso acaba embaralhando um pouco.

Em valvulado a adaptaçao de um loop deve ser estudada.
Tem duas formas diferentes de onde ser adcionado o loop, que tem resultado final diferente tambem.

Pode se retirar o sinal do catodo da valvula e criar o send (obviamente que deve ser feito o desacoplamento, estou citando apenas o caminho, e nao o circuito).
Pode se retirar o sinal do anodo da valvula, neste caso é nescessario ter uma atenuaçao antes de ir para o send.

Recomendaria estudar os esquemas dos Fenders Twin, e Hot Rod, um retira o sinal do catodo, e o outro retira o sinal do anodo.

Em cada um tem diferença de timbres.
Quando o sinal é retirado do catodo, conserva o timbre de valvula.
Quando retirado do anodo, conserva o timbre do amp.
NAo confundir um com o outro, um tem timbre tipico da valvula, e o outro tem timbre tipico do amp.

Experimente tambem a recomendaçao do Marcel (loop do HGamal).
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 19 de Junho de 2012, as 18:57:53 »

Olhei os esquemas recomendados, o HGamal me pareceu bom, mas não entendí a questão da alimentação. É simétrica? Qual a tensão? Outra coisa que pegou é a falta de controle de nívelno Send, tenho receio de que o sinal poderia ficar muito alto para alguns pedais.

Aí achei esse aquí num forum gringo, por favor, me digam o que acham (desculpem, não aceita postagem direta da imagem):

http://www.brownnote.net/forum/download/file.php?id=99&sid=f06a4096a91284ffd8b6e6b7da52348e&mode=view

Grato,

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 20 de Junho de 2012, as 11:27:26 »

Experimente tambem a recomendaçao do Marcel (loop do HGamal).

Você (ele) quis dizer, loop da Marshall mal roteado pelo hgamal!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 20 de Junho de 2012, as 14:06:09 »

Experimente tambem a recomendaçao do Marcel (loop do HGamal).

Você (ele) quis dizer, loop da Marshall mal roteado pelo hgamal!

Pelo menos é funcional, Hgamal! E isso é o principal.
Finck, a alimentação é de 30VDC. "Originalmente" (pelo menos nesse layout), ele não possui controle de volume nem de send nem de return, mas é possível a inserção de um sem muita complicação. Mas nesse caso retiram-se as aquelas chavezinhas contidas no layout, que fazendo o bypass dos resistores próximos.

Tou no trabalho agora e não posso entrar no site do 4shared (onde hospedei o layout do Hgmal que postei), mas quando chegar em casa mais tarde te digo exatamente como inserir esses pots de send e return, b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

Outra coisa, cuidado, pois o que não falta são esquemas elétricos de Fx Loops na internet. O problema é achar os que realmente pegam. Já vi muito esquema sendo montado e não funcionar.

E a dica que dou se você for usar o Loop do Hgamal é importar o layout no corel e alargar as trilhas e, principalmente, os pads, pois do jeito que está fica MUITO complicado furar e soldar os componentes ali. Falo por experiência própria. Me arrependi de não ter feito isso antes de transferir.

Abraços!
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, as 14:08:41 por Marcel. » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 20 de Junho de 2012, as 14:44:46 »

Marcel

com certeza este circuito merece um layout melhor. Dá para perceber que o Plautz é bem melhor que eu fazendo layouts.

Pessoal,

Eu insisto no fato de que o circuito, embora bom, não foi idealizado por mim, mas pela Marshall. Ao contrário do que pensam alguns aqui, não costumo a roubar idéias sem dar os devidos créditos. Eu diria melhor, eu não roubo, somente elogio os autores imitando-os - mas dou os créditos.

No caso do Loop, seria muita maldade não dar os créditos, uma vez que não há nehuma inovação ou alteração no projeto original. Ele está como foi projetado pela Marshall.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #9 : 20 de Junho de 2012, as 15:01:34 »

Marcel

com certeza este circuito merece um layout melhor. Dá para perceber que o Plautz é bem melhor que eu fazendo layouts.

Pessoal,

Eu insisto no fato de que o circuito, embora bom, não foi idealizado por mim, mas pela Marshall. Ao contrário do que pensam alguns aqui, não costumo a roubar idéias sem dar os devidos créditos. Eu diria melhor, eu não roubo, somente elogio os autores imitando-os - mas dou os créditos.

No caso do Loop, seria muita maldade não dar os créditos, uma vez que não há nehuma inovação ou alteração no projeto original. Ele está como foi projetado pela Marshall.

Eu sei, Hgamal. Descobri esse seu layout muito tempo atrás, mas sei que sua contribuição foi fazer o layout da PCB.
Vou fazer o seguinte... Eu tou precisando redimensionar minhas PCBs do amp do tópico JCM800 + Fender e vou aproveitar e fazer essa modificação no layout do Loop, engrossando as trilhas e ilhas e acrescentando os pots de volume de send e return.

Ok?

Finck, se você quiser, aguarde pra pegar a mod que vou fazer...

Abraços!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 20 de Junho de 2012, as 15:14:59 »

Ai vamos chamar de LOOP do Marcel! Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #11 : 20 de Junho de 2012, as 15:32:31 »

Ai vamos chamar de LOOP do Marcel! Smiley
kkkkkkkkkkkkkkk. Aí eu vou ser obrigado a dizer exatamente a mesma coisa que você acabou de dizer mais em cima.... "- Não fiz nada de mais, só roteei o esquema, e muito mal roteado...". Modesto igual a você.... hahahahah Anjo
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #12 : 20 de Junho de 2012, as 16:46:48 »

Hgamal cade seu layout do send return? onde tem? eu to pensando em rotear o pre do jubilee, só ta faltando coragem rsrsrsrsr abraço!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 20 de Junho de 2012, as 17:01:11 »

http://www.gamal.com.br/ho18w/high18w.pdf
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 21 de Junho de 2012, as 10:20:47 »

Ôpa, grato pelas respostas!

Vamos aguardar o "mod no HGamal", mas já surgiu uma nova pergunta: que regulador pode ser usado para tirar 30Vcc? Ou na verdade seria +15/0/-15 (simétrico)?

Finck

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal