Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:36:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fio de cobre estanhado - Tinned Copper  (Lida 10606 vezes)
a.sim
Visitante
« Responder #15 : 19 de Junho de 2012, as 18:00:25 »

Se for para fazer jumpers ou aterrar as carcaças dos pots não tem nenhum problema em usar fio esmaltado soldável (ou fio nu, ou fio de telefone, ou estanhar em casa). Para aplicações sujeitas a esforços e movimentações, não é recomendável (o esmalte trinca e perde sua função isolante).

Concordo com o colega. Mas, convenhamos, para que tanta complicação ? Sugiro usar fio encapado mesmo, de cor preta. Não há nenhuma razão técnica para o uso do fio nu nas conexões de aterramento. Querendo manter a tradição, compre fio rígido e retire a capa. Pronto ! É como eu faço quando preciso...
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #16 : 19 de Junho de 2012, as 18:33:12 »

O de telefone eu só uso pra jumper em placa e pra montagem em protoboard.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #17 : 19 de Junho de 2012, as 18:58:55 »

Se for para fazer jumpers ou aterrar as carcaças dos pots não tem nenhum problema em usar fio esmaltado soldável (ou fio nu, ou fio de telefone, ou estanhar em casa). Para aplicações sujeitas a esforços e movimentações, não é recomendável (o esmalte trinca e perde sua função isolante).
Mas se a ideia é substituir fio estanhado, que tem isolação zero, qual o problema de trincar o esmalte?!?
De qualquer forma eu não confiaria só na isolação do esmalte dentro de um ampli...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 19 de Junho de 2012, as 20:04:02 »

Oi Finck

Eu também uso fio com capa de PVC. Gosto de ter muitas cores na minha montagem para saber o que está indo para onde.

A razão do fio com capa de teflon é que tem uns audiófilos, desses fóruns de gente supersticiosa, que acreditam que o teflon da capa influencia na qualidade do áudio.

Não tente entender! Não faz sentido! Mas já que eles estão dispostos a pagar um dolar por pé de fio com capa de teflon e a China me vende rolos com 300m, então eu vou por na loja.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #19 : 19 de Junho de 2012, as 21:24:06 »

Então meus queridos, muito obrigado pelas respostas!!

Eu sei que posso muito bem montar o Soldano com esses fios que encontro nas eletronicas de minha cidade, só que quero fazer o top do top, mesmo que não haja influencia eletronica, mas quero manter o projeto o mais parecido possivel com o original!! Já encomendei os fios na c3 amps(ficaram bem baratos) junto com os potenciometros Clarostat!! Já que estou gastando uma bela grana com peças de primeira pra monta-lo então não quero "pecar" nos minimos detalhes!! Espero que não me levem a mal!

Muito obrigado pela ajuda e desculpem minha frescura!! Hauhsuhausa!! Abraços!!
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, as 21:33:58 por nevio » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #20 : 21 de Junho de 2012, as 12:44:39 »

A.Sim: faço minhas as suas palavras.

Eduardo: entendido. Os mojolentos psicoacústicos... Mas, afinal, pagando bem, que mal tem?

Kem: Apesar de inútil, o fio estanhado é mais bonito... Fio nu fica escuro depois de um tempo, esmaltado tem "cara" de esmaltado...

E para os handmakers extremistas:

Para quem quer fazer seus próprios fios estanhados, basta derreter uma barrinha de estanho com um cadinho (ou uma latinha no fogão) e passar o fio nu no estanho derretido, usando um pano para remover o excesso antes de esfriar. Cuidado para não se queimar!!! Use luva de raspa para proteger as mãos.

Para quem quer fazer fios prateados em casa, basta passar nitrato de prata em cima do fio de cobre nu, usando um algodão. Faça em ambiente pouco iluminado e lave bem as mãos antes de sair ao sol, senão ficam manchas escuras difíceis de tirar. Melhor usar luvas de látex.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
a.sim
Visitante
« Responder #21 : 21 de Junho de 2012, as 17:14:34 »

Para quem quer fazer fios prateados em casa, basta passar nitrato de prata em cima do fio de cobre nu, usando um algodão. Faça em ambiente pouco iluminado e lave bem as mãos antes de sair ao sol, senão ficam manchas escuras difíceis de tirar. Melhor usar luvas de látex.

Olá.

Não recomendo pratear fios de cobre, pois escurecem com o tempo. Dependendo do teor de enxofre no ar ambiente, em muito pouco tempo. Ainda que a Petrobrax ( era para ser esse o nome...alguém lembra ? ) tenha reduzido o teor de enxofre no óleo Diesel, temos muito desse elemento flutuando no ar...

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #22 : 21 de Junho de 2012, as 21:59:07 »

É verdade, com o tempo o prateamento escurece mesmo. Passar verniz de breu (aquele que se usa em circuito impresso) retarda o problema por algum tempo, mas não é eterno.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal