Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 07:04:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema Distorção Ruby Mini Amp  (Lida 1811 vezes)
guifelippelli
Visitante
« : 20 de Junho de 2012, as 17:46:29 »

Olá Galera!!!

Montei meu Ruby mini amp e tá funcionando, mas com um pequeno problema: o drive. Só consigo drive mais "forte" quando coloco os potenciometros de volume e drive no máximo. Conforme abaixo o volume (porque o bichinho fala alto!!) perco o drive. Tenho visto os outros que a galera fez e não tem a mesma distorção.

As diferenças do layout do BigLouis que apliquei no meu Rubyforam as seguintes:

1) Transistor J201 (não tinha nenhum outro equivalente em minha cidade e vi em alguns tópicos que o pessoal costuma usa);

2) Resistor 1M5: Como não achei por aqui, soldei em série um de 1M e um de 470K que tinha aqui;

3) Potenciometro Volume: tinha acabado o de 10K na loja e acabei usando um de 100KB que tinha aqui mesmo (ansiedade pra ver funcionar).

Será que este problema decorre de algumas dessas diferenças que apliquei??

Obrigado!!!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #1 : 20 de Junho de 2012, as 18:01:47 »

Se você postar layout e esquema usados, bem como fotos, pode ajudar.
Com certeza uma mudança tão brusca no valor do pot de volume (de 10k pra 100k, ou seja, resistência 10 vezes maior) acarretou também uma mudança de som minimamente significativa. Teste usar um de 10k mesmo, como tem no layout.

Os resistores em série foram besteira. Ao invés de usar 1.5M, você usou "1.47M" (em série). Além do que, usamos a maioria dos resistores com 5% de tolerância, ou seja, raramente dão o valor exato.

Só não entendi o lance do J201. Você usou ele no lugar de algum outro ou usou outro no lugar dele? Bom, no lugar dele costumam usar o MPF102, só que este possui Hfe mais baixa do que a do J201, isto é, se você está usando para drive, a distorção fornecida pelo MPF102 vai ter menos ganho.
Registrado
guifelippelli
Visitante
« Responder #2 : 21 de Junho de 2012, as 06:51:56 »

Olá amigo!!

Pois é, desconfiei ser "culpa" desse pot de 100K, mas como ele é do volume, pensei que talvez não tivesse tanta influencia assim, a ponto de acabar com a distorção. Não sei se vou conseguir ter tempo de ir hoje a loja, mas talvez tente um outro pot de 20K que tenho por aqui.

Quanto ao resistor, usei 1M47 porque não achei 1M5 pra comprar. Só tinha de 1M e de 470K, daí pensei em juntá-los. Deveria ter usado 1M?

Usei o J201 pois aqui não tinha mpf102. Na verdade nenhum dos equivalentes dele consegui achar. Meio difícil aqui em Londrina.

Obrigado, Abraços!!! Legal!


ps. O Layout que usei é o que tem aqui no site, do BigLouis. Eu fiz um pequeno video dele. Notar que o pot. de drive ficou ao contrário do de volume, ou seja, o lado que aumenta um diminui pro outro. http://www.youtube.com/watch?v=bmTDxBGl59s&feature=channel&list=UL
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, as 07:03:24 por guifelippelli » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #3 : 21 de Junho de 2012, as 09:15:30 »

Quanto ao resistor, usei 1M47 porque não achei 1M5 pra comprar. Só tinha de 1M e de 470K, daí pensei em juntá-los. Deveria ter usado 1M?
O que o Marcel quis dizer com isso é que os resistores em série não são os causadores do problema, pois a diferença é quase nenhuma. 1,5M e 1,47M é praticamente a mesma coisa, devido à tolerância dos valores que nunca são exatos.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
guifelippelli
Visitante
« Responder #4 : 21 de Junho de 2012, as 18:24:40 »

Obrigado Espanhol!! Entendi agora. Mas será que o J201 não pode ser fonte do problema??

Outra dúvida: Se eu quisesse trocar o LM386 por um 4558, por exemplo, teria de mudar o layout, certo? ou nem assim é possivel??

Desculpe ainda não ter postado o resultado, mas andei meio ocupado esses dias e não consegui tempo pra trocar o potenciometro. Mas vou testar com o potenciometro de 20k (unico que tenho aqui) e depois posto o resultado.


Abraços!
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #5 : 21 de Junho de 2012, as 18:38:31 »

O J201 também não deve ser o problema. Tem que ver o layout que você usou.O fato do drive aumentar quando o volume está no máximo é por que  tá saturando ainda mais por causa do volume. Quando você colocar o pot certo, o volume máximo vai diminuir e como consequência a distorção também.

Quanto ao LM386, não tem como trocá-lo por um 4558, pois são dois componentes distintos, o 386 é um amplificador de áudio e o 4558 é um amplificador operacional. O 4558 poderia ser usado antes do 386 como pré-amplificador, mas aí já seria outro projeto.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
guifelippelli
Visitante
« Responder #6 : 21 de Junho de 2012, as 19:26:33 »

Entendi espanhol, obrigado!!
mas então, se substituir o pot, não vai alterar em nada a distorção e ainda vai ficar mais baixo o volume??? Então acho que não vou substituir, pois o volume está muito bom!! Eu postei o video que gravei em uma das mensagens acima. Não sei se viu, mas caso possa ver, la por 1:35 do vídeo coloco a distorção (sentido anti-horário) e o volume (sentido horário) no máximo, que é quando tenho um drive. Será que é assim mesmo o drive deste amplificador? Porque, pelo o que vi dos outros, tem mais drive e este também é obtido quando o volume está mais baixo. Se não não é o pot, o resistor ou j201, o que poderia ser então? Fui bem fiel quanto os valores dos componentes, somente alterando estes que já falei aqui... Poderia ser o falante (1W de 8ohms) ou o fato dos potenciometros não serem log??

Tava pensando uma outra coisa: como voce me disse que se eu substituir o pot de volume que é de 100k pelo de 10k, vou ter diminuição do volume, então, se eu aumentar o valor do pot de drive (que é de 1K) posso ter aumento da distorção???


Obrigado!! Abraços!!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal