Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 19:19:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amp valvulado 2x 6l6  (Lida 10862 vezes)
Legionario
Visitante
« : 21 de Fevereiro de 2010, as 21:59:35 »

Salve mestres!!!

Então pessoal esses dia comprei um amplificador valvulado, estava passando por essa lojinha que vende um monte de coisa velha e la estava ele o cara me pediu 100 reais, comprei o amp sem nem mesmo ligar ele na tomada.

Ele tem 2 12ax7 Miniwatt no pré parecem que são antigas, 2 6l6cg no power que parecem que são novas, os transformadores são todos da giannini... são 2 falante de 8" sem marca mas deven se novik

Então, ele funciona muito bem o som é lindo, mas quando abro o volume acima de + ou - 70% os falantes começão a bater (igual bate quando o som é muito grave, mas muito rapido).

Gostaria de tirar algumas duvidas:

1 - esse problema em volume alto, e por qual causa? impeancia ou potencia?
2 - Li no datasheet da 6l6 que ela gera 10w em classe A e até 50w em classe AB , qual deve ser a potencia maxima desse amp?
3 - quero trocar os falantes, mas não sei qual a impedancia de saida (ohms), como posso descobrir?

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) a atenção e muito obrigado!!! e me ajundem p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou Batendo Cabeça
Registrado
vcore
Visitante
« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2010, as 13:22:20 »

100 reais por um valvulado! Que sorte em?

Bom, pra saber a potencia o jeito é achar o esquema/modelo ou abrir o amp. Mas de uma olhada se o transformador de saida tiver 3 fios no primario e ele provavelmente é push pull, então 50w no maximo, se tiver só 2,é provavelmente classe A, 20W no maximo. Mas se eu fosse você dava uma boa revisão nele, trocava os capacitores, fazia umas medições no circuito etc.

Descubrir a impendâcia do transformador de saida é fácil, mas exige um variac, e tem que fazer umas contas chatas. mas como o AMP já tem os falantes, meça a impendacia dos falantes com o multimetro na menor escala. Como são dois falantes observe se estão em serie ou paralelo para achar a impedancia final.

Espero ter te ajudado, e posta umas fotos do amp para a galera!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2010, as 15:32:24 »

Descubrir a impendâcia do transformador de saida é fácil, mas exige um variac, e tem que fazer umas contas chatas. mas como o AMP já tem os falantes, meça a impendacia dos falantes com o multimetro na menor escala. Como são dois falantes observe se estão em serie ou paralelo para achar a impedancia final.

Espero ter te ajudado, e posta umas fotos do amp para a galera!

Não é necessário variac é só ter um fonte de tensão ac qualquer até um transformador de tensão conhecida serve.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
vcore
Visitante
« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2010, as 19:16:21 »



Não é necessário variac é só ter um fonte de tensão ac qualquer até um transformador de tensão conhecida serve.
[/quote]

Realmente nem tinha parado para pensar, é que vi o cara no youtube usando um variac. Valeu pela observação bossman.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 25 de Fevereiro de 2010, as 23:06:20 »

Porque ele usa um VARIAC:

- ele não tem certeza se o transformador não está em curto;
- não sabe quem é  primário e o secundário; e
- para facilitar as contas

Se você sabe que elke não está em curto e sabe quem são os enrolamentos primários e secundários, faça o seguinte (COM CUIDADO é PERIGOSO):

- Com o secundário aberto, ligue o primário na rede de energia comum;
- Meça a tensão no primário e anote como Vp; e
- Meça a tensão no secundário e anote como Vs;

A relação de espiras será N, calculado assim:

N = Vp/Vs

Com N você pode calcular a Impedância

N = sqrt(Zp / Zs)

Assim,  Zp = N^2 * Zs

Onde Zs é a impedância de saída.

Por exemplo: Se Vp = 127V e vs = 4V, teremos N=31.75

Assim se você ligar o secundário em uma carga de 8 ohms, a impedância do Primário será:

Zp = 31.75^2 * 8 = 1008.1 * 8 = 8064 ohms

Veja que isto é uma proximação, pois com carga as coisas mudam um pouco, mas dá para ter uma idéia!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 25 de Fevereiro de 2010, as 23:59:08 »

Haroldo ainda acho minha sugestão do transformador menos perigosa... Se o transformador estiver em curto então...
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, as 00:01:30 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 26 de Fevereiro de 2010, as 00:06:11 »

Haroldo ainda acho minha sugestão do transformador menos perigosa... Se o transformador estiver em curto então...

ISSO! Se não há certezas... vamos ao método mais seguro.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Moiseshendrix
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 168

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #7 : 26 de Fevereiro de 2010, as 23:19:33 »

Legionario,
ele pode estar oscilando, inverta o fio q vai p/ o primario do transformador d saida da 6L6 (1) para a 6L6 (2). Concerteza deve corrigir isso. Após isso regule o BIAS t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).
ele tem Choke indutor?
abraço
Registrado
Legionario
Visitante
« Responder #8 : 07 de Março de 2010, as 14:30:36 »

Obrigado pelas respostas.

desculpe so responder agora, depois de tanto tempo e que fique sem tempo.

Ai vai algumas fotos:

Eu tive pensando em fazer um circuto todo novo para ele e transforma-lo em Head 9Fica mais facil de levar para o lugar que eu tocar)mas estou em duvida sobre qual circuito usar, pensei no Fender que o cara do  Valcar.net fez.

Mas se uma regulagem de Bias resolver troco so os jacks , chaves e pots...

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) e abraços

Mensagem Mesclada
Legionario,
ele pode estar oscilando, inverta o fio q vai p/ o primario do transformador d saida da 6L6 (1) para a 6L6 (2). Concerteza deve corrigir isso. Após isso regule o BIAS t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).
ele tem Choke indutor?
abraço

Ele tem Choque sim, eu vou mudar os fios , so uma coisa como meço a bias para regular, e no pino do meio do pot da bias e qual o valor exato ou mais recomendado

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
« Última modificação: 07 de Março de 2010, as 14:41:54 por Legionario » Registrado
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #9 : 14 de Março de 2010, as 23:01:44 »

Aqui tem um tutorial completo do mestre Fernando Bello.
Abraço.
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=72&func=view&id=30971&catid=14#30971

« Última modificação: 19 de Abril de 2010, as 00:38:00 por galelvis » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal