Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 19:41:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dual Rectifier 3 channels - Layout  (Lida 102986 vezes)
Marcel.
Visitante
« : 19 de Julho de 2012, as 01:51:22 »

Caros Handmakers,
Esse tópico é uma continuação de outro já aberto pelo pit.du, sobre o Dual Rectifier 3ch. Achamos melhor deixar o outro tópico aberto para que fique mais didático, facilitando pesquisas futuras do pessoal sobre o chaveamento dele.

Eu e o pit.du estamos tentando desenvolver um layout para esse amp, o qual não precisa ser descrito nem explicado, todos já conhecem a sua excelência.

Nosso primeiro, grande e importante passo foi retirar o chaveamento original, feito completamente por relês, os quais são famosos por seus tão odiados "clicks", "pops" etc.

A melhor e mais viável solução para nós foi com o uso de LDRs no lugar de todos os relês do circuito, o que nos deu um mooooonte de trabalho, pois o chaveamento do amp não é lá tão simples assim...

Pretendemos, aqui, percorrer um caminho que, provavelmente, será longo, difícil e ao mesmo tempo instigante.

Estamos, nesse momento, terminando de dar os ajustes finais ao esquema elétrico, para definir o que finalmente teremos no layout, apesar de eu já ter iniciado o desenho da PCB no Eagle.

Espero que esse tópico seja uma boa fonte de conhecimento e aprendizado para todos.

É isso aí, contamos com a ajuda de vocês, mais uma vez, novamente e de novo nessa grande empreitada!

Como sempre faço, TODO o material será postado aqui para livre acesso de todos da nossa comunidade, pois sou radicalmente a favor da livre divulgação da informação e do conhecimento.

Grande abraço!
Registrado
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #1 : 19 de Julho de 2012, as 08:35:43 »

Parabéns pela iniciativa e trabalho de vocês ...... e é isso ai "ferro na solda" !!!!!! _  Bravo
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #2 : 19 de Julho de 2012, as 10:27:28 »

ótima iniciativa  Bravo
ainda sou iniciante em eletrônica mas o que eu puder fazer para ajudar
pode contar comigo
abraços
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #3 : 21 de Julho de 2012, as 11:12:34 »

Galera, estamos em dúvida quanto a alimentação da matriz de LEDs.



Não podemos deixar só um resistor ali porque a corrente vai correr desigual pra vários LEDs.

Quando tá no canal 2 ou canal 3, com o fx loop ligado, chegamos a ater um máximo de 15 LEDs acesos.

Enfim. O ideal era termos um brilho bom e uniforme de todos os LEDs, até porque dependemos disso pra ter um chaveamento perfeito.

O que vocês acham dessa alimentação?
Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #4 : 21 de Julho de 2012, as 23:04:23 »

Estamos pensando em usar um resistor para cada LED, o que vocês acham?
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #5 : 21 de Julho de 2012, as 23:35:12 »

Segue uma sugestão

Esquema correto abaixo

Obrigado pit.du
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, as 00:54:42 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
pit.du
Visitante
« Responder #6 : 22 de Julho de 2012, as 00:42:26 »

Valeu mr.magoo estava calculando justamente os valores dos resistores, quando o marcel me avisou que você havia postado.

http://www.4shared.com/file/r_-YSkgt/matrix_Led.html
fiz uma pequena correção
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, as 00:51:38 por pit.du » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #7 : 22 de Julho de 2012, as 00:51:51 »

 Legal!

Acho que poderia baixar a tensão de alimentação para 6v (mancada minha), vai consumir menos corrente e os resistores dissipariam menos potencia.

Qual led pretendem usar? de alto brilho 20000mcd? Qual a corrente necessária para um desses?

Achei, cerca de 20mA!

https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_66591728_741884 (alim. 6V)
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, as 01:16:14 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
pit.du
Visitante
« Responder #8 : 22 de Julho de 2012, as 01:41:20 »

Sim estamos pensando em alto brilho mesmo
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #9 : 22 de Julho de 2012, as 02:11:12 »

TEM que ser alto brilho pra chaveamento, pois quanto maior a claridade do LED menor a resistência do LDR.

Valeu aí, mrmagoo, por fazer a simulação já com os resistores!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #10 : 25 de Julho de 2012, as 21:05:10 »

Galera,
Eu e o pit.du terminamos aqui o layout da PCB do Dual Rectifier 3 channels.

OBS: A placa principal ficou bem grande (uns 40cm de comprimento). A placa ficou é BEM complexa, com trilhas finas, perto uma das outras em alguns pontos, dual layer. Com certeza não é projeto para iniciantes.

Tentei ao mááááximo evitar o dual layer, mas o tamanho do circuito não me permitiu e acabei cedendo... Se não fosse dual layer, a PCB iria ficar MUITO maior e com MUITOS jumpers.

Antes de fazer o layout completo em PDF queria que vocês dessem uma olhada aí com atenção aí e digam o que acham. Estamos abertos a críticas construtivas, opiniões e o que mais queiram comentar (se quiserem nos chamar de pregos em layout ou coisas do gênero, falem pelo menos de forma suave...Vou ser suspenso)

Também tentei fazer de forma que evitasse ao máximo ruídos, então deixei todas as trilhas "oldstyle" (curvadas), tentei não deixar as trilhas delicadas tããão coladas, enfim...

Não sou nenhum BigLouis, Güero, Plautz, entre outros, mas ralei MUUUUITO pra conseguir terminar e deixar o melhor possível! hehehe

Seguem arquivos do Eagle.

CLIQUEM AQUI PRA BAIXAR.

A propósito, ao redor da placa grande tem um monte de fios (trilhas) vermelhas, não esquentem pois não vai ficar assim. São só as ligações offboard. Tá desse jeito só pra eu saber onde ligar o que no PDF. E nesse sim, vai ficar tudo bonitinho! Grin

Abraços!!
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, as 21:13:37 por Marcel. » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #11 : 25 de Julho de 2012, as 21:17:08 »

Parabéns Marcel e pit.du por encarar um layout tão complexo como esse!  Legal!
Registrado

Americana-SP
Marcel.
Visitante
« Responder #12 : 25 de Julho de 2012, as 21:20:01 »

Parabéns Marcel e pit.du por encarar um layout tão complexo como esse!  Legal!

Brigadão, cara. Não sei onde arrumei coragem pra começar... Antigamente eu me assustava quando via 6 páginas de esquema elétrico desse bicho.... hahaha
Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #13 : 25 de Julho de 2012, as 22:06:29 »

O mérito é todo do Marcel ele que praticamente roteou sozinho só dei meus pitacos. 
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #14 : 26 de Julho de 2012, as 00:17:34 »

O mérito é todo do Marcel ele que praticamente roteou sozinho só dei meus pitacos.  

Deixa de ser modesto pit.du! _
Falta fazer o bicho pegaaar!  Guitarrista

Eu usei bornes pra fazer as ligações offboard da PCB, mas não era bem o que eu tava procurando.
Eu queria tipo essas tomadinhas pra fazer as conexões com a placa:


Vocês sabem exatamente onde encontrar pra comprar, qual nome tem e qual biblioteca do Eagle representa elas?
Já dei uma pesquisada, mas não consegui resolver isso.... Alguém sabe? mrmagoo?

Valeu, abraços!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal