Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 15:10:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para fonte totalmente fora da rede elétrica  (Lida 23049 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #45 : 07 de Janeiro de 2013, as 15:44:09 »

PS:


Então, temos 6 meses  que o projeto está funcionando e não houve perda ou diminuição do tempo de uso.

O projeto funciona muito bem e não tenho do que reclamar. Muito prático e eficiente, no entanto , a única coisa que me incomoda é o tempo de recarga, mas isso não tenho como alterar por enquanto de forma satisfatória, já que o carregador já veio com as baterias e fornece apenas 150mah , salvo engano.

Abraços
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #46 : 07 de Janeiro de 2013, as 22:03:01 »

Sera que daria para adaptar uma bateria e carregador de notebook no projeto?   Roll Eyes

Assim carregaria mais rápido e duraria uma eternidade cada carga.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #47 : 07 de Janeiro de 2013, as 23:50:40 »

Que dá, dá, mas eu pensei muito nos contras....

1 - Segurança. 3 Células explodindo são lasca. Imagine 6 ou 8
2 - Tamanho - Ficaria muito grande
3 - Primeiro projeto era para ficar como teste.

Mas funciona. Recomendo montar primeiro um do meu. Dura bastante. Chega a 5h de uso para 3 células de notebook para cerca de 11 pedais.

No carregador de notebook, seria preciso fazer ele parar quando chegasse a 100%

Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #48 : 17 de Janeiro de 2013, as 07:35:31 »

Pessoal, estou refazendo o projeto e estou querendo ajuda dos amigos aqui.

Coloquei desta vez duas camadas de bateria de Lithium Ion em paralelo, ou seja. Agora está mais próxima de uma bateria de notebook que segura processador, hd, cd-rom, tela , etc...

As células são as 18650 xx de 3,7v e 2400 mah. Como a ligação está em série paralelo... ou seja, liguei primeiro pares de células em paralelo obtendo 3 módulos e depois liguei estes módulos em série, me dando 11,1v (totalmente carregada chega a quase 13v) e com 4,8A em teoria, ok?

Antes, eu estava usando 2,4A e estava durando em média 5h 30 minutos. Pretendo que dure mais tempo para reduzir os ciclos de carga, mas o tempo de carga está alto, visto que carrego por mais de 24horas para usar em teoria 11h.

O carregador que uso é um que veio no carregador de baterias de lithium ion de 12v 4,8A (em teoria) para câmeras de vídeo sem fio.

O carregador fornece 12v a 0,35A (em teoria também).

Pensei em colocar dois carregadores em paralelo para agilizar a carga, mas conversando com um técnico muito conhecido aqui da região que conserta notebooks, ele me explicou que o carregador trabalha com pulsos e não uma corrente contínua direto nas baterias.
 

As perguntas são:

1 - Realmente trabalham com pulsos?
2 - Em paralelo aumentaria o desempenho diminuindo o tempo de carga?
3 - Poderia haver um erro de "sincronia" com dois carregadores diferentes e danificar os carregadores ou as baterias?
4 - Alguma dessas ligações no carregador representaria um alto risco principalmente para as células?

Abraços.

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #49 : 17 de Janeiro de 2013, as 09:03:05 »

Colçocar dois carregadores em paralelo é perigoso.  É QUASE CERTO QUE VAI DAR PROBLEMA..  colocar duas baterias em paralelo também.  PODE TORRAR ALGO.

Abraços, T+
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #50 : 17 de Janeiro de 2013, as 11:45:56 »

Citar
1 - Realmente trabalham com pulsos?

 Sim! Os carregadores de lipo aplicam pulsos de corrente nas baterias, ao mesmo tempo que monitoram a tensão. Eles são bem específicos para isso, não é apenas uma fonte de corrente constante.

Citar
2 - Em paralelo aumentaria o desempenho diminuindo o tempo de carga?

 Não! Vou fazer uma comparação tosca. Imagine que você tenha uma caixa d'água de 1000 litros e a água da rua tem uma vazão de 1 litro/segundo. Para enxê-la demora 1000 segundos.  Se eu colocar mais uma caixa d'água em paralelo, sem mudar a vazão da rua, o que acontece?
 É exatamente a mesma coisa.

Citar
3 - Poderia haver um erro de "sincronia" com dois carregadores diferentes e danificar os carregadores ou as baterias?

 Provavelmente!! Eles são dispositivos para uso único.

Citar
4 - Alguma dessas ligações no carregador representaria um alto risco principalmente para as células?

 Sim! Com toda certeza, as ligações em paralelo são as piores. As baterias de lipo NÃO são elementos de carga perfeitos. Elas tem até uma grande variação, mesmo entre as células que estão dentro de uma bateria, por isso, carregadores bons carregam cada uma das células independentemente (e por isso geralmente as baterias tem acesso a cada uma das células por um conector).


 Bem, sem querer ser chato, mas o seu problema é o problema que estávamos conversando quando ajudei você a projetar o circuito: Não querer gastar 150 reais em um carregador e fonte de uma vez por todas, e tentar fazer alguma gambiarra perigosa.
Esse carregador que veio junto deve ser apenas uma fonte de corrente constante, e não verdadeiramente um carregador de lipo.

 Para carregar baterias de 2200mAh 11,1v, demora-se cerca de 1 hora, 1 hora e meia com um carregador apropriado. Carregar em 24h uma bateria menor que isso é totalmente sem sentido.


 Olha só, apenas como exemplo de que não custa caro:

 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460005102-carregador-e-balanceador-baterias-lipo-ni-mh-imax-b6-50w-5a-_JM

 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450158707-fonte-chaveada-12v-10a-ideal-p-cftv-cmera-de-seguranca-etc-_JM

 
 Um abraço

 Eduardo
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #51 : 17 de Janeiro de 2013, as 12:43:57 »

Então Ledod, muito esclarecedoras suas respostas, no entanto a opção que você tinha dado de comprar uma fonte está temporariamente fora de questão para mim. Não quero mais usar fontes ligadas na energia. Para mim a solução para qualquer tipo de ruído vindo do set foi praticamente perfeito usando esse sistema. Antes , por melhor que fossem as fontes, já testei várias e inclusive de marca como landscape e outras, não resolviam 100% o problema de ruídos principalmente com distorções, até porque eu sempre faço o uso de distorções em conjunto e isso naturalmente tende a aumentar o ruído. Com esse método, a coisa ficou muito , mas muito boa. Posso arriscar que tenho apenas 1% do ruído (se chegar a isso) comparado a quando usei fontes que foram ditas feitas para isso. Isso usando distorção em cadeia (bluesbreaker + ubber metal) , (GDI21 + Crunchtone), coisas do tipo... Está perfeito o uso dessas baterias, mas gostei desse carregador que você mostrou. Não lembro de termos falado sobre ele, mas se falou, agora acho que chegou o momento de apostar. Antes eu nem sabia se a coisa funcionava e até o momento o negócio está muito satisfatório.


Estes carregadores rápidos não prejudicam a vida útil da bateria não Ledod?

Outra coisa,não são de Lipo, tá? Eu uso Li-on, ok? Achei mais seguro, mas esse carregador de lipo que me indicastes, serve para li-io tmb?. Minhas células são dessas: http://itc.ua/files/pics/LI18650_2000_36.jpg

As de lipo que se refere são essas: http://blog.bricogeek.com/img_cms/1651-55-129-large.jpg  Mas achei muito mais arriscado trabalhar com elas.

Estarei estudando o uso deste carregador. Pena que ele seja grande. Queria deixar ele dentro do sistema, mas já vi que não vai dar por várias questões (ventilação, segurança, espaço, etc.)

Quanto ao carregador, não sei se ele é constante ou de pulso. Veio com as baterias que comprei. Tem como medir isso com um multímetro?

Assim que eu terminar os testes por completo, coloco fotos aqui do esquema de uso e de tempo de duração e etc... ai fecho o tópico, ou os administradores recomendariam deixar aberto para futuras dúvidas?

Abraços
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, as 12:49:30 por designermx2 » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #52 : 17 de Janeiro de 2013, as 15:22:27 »


-----
Olha só:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431151121-carregador-balanceador-ciclador-hk-lipo-nimh-nicd-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432326129-carregador-balanceador-lipo-turnigy-accucel-6-50w-6a-_JM

 Custa 90 e 120 reais, um carregador razoável, com medidor de corrente e tensão, etc. Só precisaria de uma fonte de alimentação.

 Projetar um carregador de baterias é um pouco complexo (as de lipo são muito sensíveis a um carregamento precário), no sentido de precisarmos de medidores de corrente, tensão, quantas células a bateria possui, etc. Alguns possuem até um sensor de temperatura para detectarem se as baterias estão aquecendo.

 Dá para fazer, mas não sei se é viável...

 Já tinha falado sim  Wink

  Acho que não entendeu... A fonte não é para alimentar os pedais, a fonte é para alimentar o carregador de baterias. Eles não possuem fonte própria, por isso indiquei uma chaveada de 10A (que é mais que suficiente para alimentar o carregador).

 Pelo que li, o carregador é para praticamente todos os tipos de baterias, lipo, li-ion, li-fe, nmh, chumbo-acido...

 Ao meu ver o seu único problema é o tempo de carga, porque não investir em algo duradouro, já que seu sistema está funcionando muito bem?

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #53 : 17 de Janeiro de 2013, as 16:58:05 »

Agora entendi. Pensei q a fonte era para os pedais, mas precisa de dez amperes mesmo? Quanto às cargas, com certeza acho que já eh o momento e farei... mas como o juicer da Sanyo consegue carregar rápido baterias potentes em tão. Pouco consumo de espaço (modo curiosidade on)?
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, as 07:28:16 por designermx2 » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #54 : 10 de Fevereiro de 2013, as 22:20:24 »

Bom, fiz uma melhora no projeto. Ele agora tem duas sessões de baterias de Li-ion , cada sessão tem 13v e aproximadamente 2500mah, ou seja, tenho 13v e 5A em teoria. Coloquei um resistor de 5k2 no LDO , fazendo com que a tensão fique em 8v5 e uma chave geral que corta o negativo e uma chave dpdt que separa as baterias quando em modo carga e junta as duas em paralelo em modo de uso. O medidor de tensão fica logo depois dessa chave, estando em paralelo com o LDO.

Cada bateria tem um carregador independente, deixando apenas o negativo em comum, assim tenho dois módulos carregando no mesmo tempo de um antes. Em paralelo ele estava levando até 48h para carregar e agora em 24h (ainda não comprei um carregador eficiente como o citado abaixo).

Além de ter colocado em uma carcaça de fonte de computador ATX daquelas reduzidas, deixei o sistema bem refrigerado e coloquei uns adesivos com explicações, caso alguém tente usar sem me consultar. Não tem como usar e carregar ao mesmo tempo e fiz isso de propósito para não danificar os carregadores.

Agora estarei montando uma segunda para testar eficiência x tamanho. Com a ajuda do Eduardo, eu penso em fazer agora um booster converter.
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, as 00:27:36 por designermx2 » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal