Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 08:57:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montar fonte 9v para pedais  (Lida 23757 vezes)
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #15 : 26 de Julho de 2012, as 20:27:51 »

Citar
Sim,

pino 1 - entrada da tensão (saída da fonte depois da retificação).
pino 2 - GND
pino 3 - saída regulada (9v)

Seria legal colocar um capacitor de 100uF entre a saída do 7809 e GND.

Muito bem explicado, Marcos Câmara, irei fazer um layout e acrescentar o 7809. Obrigado!

GuitarCris, não tenho dúvidas de que a fonte e layout do GrAmorin são muito bons, mas a questão não é essa. Quero aproveitar oque tenho em mãos e tambem por que não estou em condições de começar uma apartir do zero. Talvez no futuro eu á faça.

Obrigado a todos pelas dicas e assim que eu terminar a fonte volto e posto minha opinião e resultados.

 Legal!
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #16 : 26 de Julho de 2012, as 21:06:22 »

Não sei porque eu prefiro começar do 0 do que pegar algo começado, comigo é ao contrário é mais fácil fazer tudo.
Mas boa sorte ai!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #17 : 26 de Julho de 2012, as 22:14:01 »

Outro dia testei uma fonte chaveada de 9 volts, que se deu muito bem com pedais de modulação, delays e com os digitais.  Ficou péssima com compressores e distorções de alto ganho, por causa do ruído branco gerado pelo chaveador.  Estou pensando em usar uma chaveada barata de 12 volts com um filtro de ferrite e um 7809 na saída. 

TEASER MODE [ON]  Será que funciona? 
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #18 : 27 de Julho de 2012, as 00:05:33 »

... Quero aproveitar oque tenho em mãos e tambem por que não estou em condições de começar uma apartir do zero. Talvez no futuro eu á faça.

O ponto chave da fonte do Amorin  Roll Eyes  esta nos capacitores ceramicos em paralelo com os diodos.
Da uma olhada no topico todo que verá as referencias do circuito.

Em um dos posts coloquei que nao é nescessario montar a fonte toda, ou monta-la e descartar a que ja se tem, do contrario, em um dos post esta assim:
...
A proposito, não precisa montar a fonte toda que postei.
Caso ja tenha uma fonte, apenas adicione os capacitores como esta nos esquemas eletricos.
Por isso fiz esquemas para transformadores de 2 fios e transformadores de 3 fios, para que adaptem nas suas fontes.

Outro dia testei uma fonte chaveada de 9 volts, que se deu muito bem com pedais de modulação, delays e com os digitais.  Ficou péssima com compressores e distorções de alto ganho, por causa do ruído branco gerado pelo chaveador.  Estou pensando em usar uma chaveada barata de 12 volts com um filtro de ferrite e um 7809 na saída. 

TEASER MODE [ON]  Será que funciona? 

Sei não hein!
Prefiro minha Panasonic  Cool
Essa ja faz parte do set desde... sei lá, ja sao tantos anos  Cheesy  (desde 1997)
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #19 : 27 de Julho de 2012, as 02:39:20 »

GrAmorin,

No esquema da minha fonte tem um capacitor ceramico de 20nF para cada diodo 1N4001.
Esse é o esquematico: http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view&current=ScreenShot001-6.jpg

Sera que se eu mudar algo nesse projeto eu teria uma resposta mais positiva, talvez mudar os capacitores para 10nF ?
O transformador é de 11V e 900mA.
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, as 02:44:46 por Blum » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #20 : 27 de Julho de 2012, as 09:21:09 »

Blum,

deixa como está, essa fonte foi muito bem projetada. Padrão GrAmorin... rs
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, as 09:23:33 por Marcos Câmara » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 27 de Julho de 2012, as 13:58:44 »

Sera que se eu mudar algo nesse projeto eu teria uma resposta mais positiva, talvez mudar os capacitores para 10nF ?
Como o Marcos mencionou é a mesma base da fonte que postei.
O que eu adicionaria é um capacitor ceramico, ou daqueles azulzinhos de plastico, em paralelo com o eletrolitico.
Quase todas fontes que vi com este padrao de circuito usavam ceramicos de 10nF.

... Padrão GrAmorin... rs
Roll Eyes
Na verdade este circuito é uma base de uma boa fonte convencional, circuito tipico. O que aconteceu é que com  o tempo passou a se retirar alguns componentes dos circuitos e deixar só o basico.
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #22 : 27 de Julho de 2012, as 14:03:35 »

O que aconteceu é que com  o tempo passou a se retirar alguns componentes dos circuitos e deixar só o basico.
É o que a maioria das empresas vêm fazendo, economizar sem priorizar a qualidade...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #23 : 27 de Julho de 2012, as 15:07:01 »

Citar
O que eu adicionaria é um capacitor ceramico, ou daqueles azulzinhos de plastico, em paralelo com o eletrolitico.

GrAmorin, qual o valor desse capacitor ?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #24 : 27 de Julho de 2012, as 15:10:54 »

Pode ser de 100nF Blum.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #25 : 27 de Julho de 2012, as 17:58:25 »

Conforme o Espanhol indicou, 100nF é um valor ideal.
Para esta funçao é mais indicado aqueles azulzinhos de plastico, como mencionei antes, nao encontrando deste tipo, pode usar ceramico ou poliester.
Ja no caso dos capacitores em paralelo aos diodos, esses devem ser ceramicos.
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #26 : 27 de Julho de 2012, as 19:03:23 »

Valeu pessoal  Legal!

Ja sem nenhuma duvida, vou terminar esse pequeno projeto e quando possivel retorno com os resultados.

Abração!
Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #27 : 03 de Agosto de 2012, as 22:03:36 »

Então pessoal, acabei a montagem da fonte. ja que eu reaproveitei a fonte de um rádio e ela ja estava retificada, só inclui o capacitor não polarizado de 100nF (azulzinho) em paralelo com o elétrolitico.
Em outra placa instalei o 7809, em paralelo com o pino 2 e 3 soldei um capacitor elétrolitico de 100mF/50v e um não polarizado de 100nF (azulzinho) tambem em paralelo com os pinos 2 e 3 e um resistor de 1k ohm para o LED indicador. O 7809 é daqueles encapsulados.

Caso necessitem, fiz um desenho do circuito: http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view&current=ScreenShot001-7.jpg

Pois bem, medi a saída do 7809 e marcou 8,83v, isso é normal ? Tambem notei um certa diferença no ruído mas nada muito grandiozo, talvez seja por que haviam diversos aparelhos ligados na minha rede elétrica como tv's, rádio etc... acredito que tudo isso influencia no resultado.

Uma pergunta, estou utilizando duas placas e fios um tanto longos para as conexões dentro da caixa de montagem, sera que se eu diminuir o comprimento desses fios terei um melhor desempenho e a tensão final regulada sera de 9v exatos ?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #28 : 04 de Agosto de 2012, as 00:46:23 »

Pois bem, medi a saída do 7809 e marcou 8,83v, isso é normal ?
Sim, é normal. Este é um valor dentro da tolerancia do componente.
Nao é muito bom usar fios longos.
Se reaproveitou tudo..., veja se os eletroliticos estão bons, nao deveria ter ruidos.
Experimente trocar os capacitores de 20nF por 10nF.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #29 : 04 de Agosto de 2012, as 00:58:59 »

Então pessoal, acabei a montagem da fonte. ja que eu reaproveitei a fonte de um rádio e ela ja estava retificada, ...

Pois bem, medi a saída do 7809 e marcou 8,83v, isso é normal ? ...
Qual a tensão do secundario desse transformador?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal