Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 19:29:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 143983 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #15 : 03 de Agosto de 2012, as 10:22:54 »

Citar
Estes resistores já foram adicionados, estão no canto inferior direito do esquemático. Como eles ficaram meio "de canto" podem ter passados desapercebidos.

 Ahh ! Falha minha !  Cheesy  Agora que eu vi que elas estavam no cantinho, só faltou o resistor de pull-down para o clock, e esse é o mais importante.

Citar
Excelente observação, eu também tinha previsto isso. Entretanto esse circuito funcionou durante as simulações, por causa disso ainda não inseri na versão em questão (v0.01-alpha). Durante a fase de testes em protoboard irei verificar a necessidade e o dimensionamento deste capacitor (acredito que alguns pF apenas serão necessários).

 Sim, para deixar correto precisaria calcular qual o valor da constante RC, mas provavelmente vai ser em torno disso mesmo.

Citar
Infelizmente eles são obrigatórios...  
Como os dips estão conectados nas chaves momentâneas e seus pinos curto-circuitados quando ativar um a tensão/corrente irá percorrer o caminho de volta nos dips que estiverem em posição on e depois novamente de ida, ativando assim todas as saídas que tiverem dip selecionado em on. Se restar alguma dúvida posso te mostrar uma simulação que fiz no multisim com e sem os diodos.

 Depois de ler algumas vezes, desenhei o circuito e agora entendi! Isso aconteceria porque se tivermos um set com dois pedais diferentes e outro set com ao menos um desses pedais, na hora da transição ele passará pelo dip acionado devido ao retorno.  Está certo precisa mesmo dos diodos. Smiley

 Então, eu desenhei um esquemático ontem, que em teoria funcionaria com uma dpdt. Vou postar e faço alguns comentários!

-----



 Bem, ai o circuito que eu pensei ontem.

 Ele se baseia em um fato de que qualquer chave com latch, ou trava, como no caso da dpdt comum que encontramos por ai, ocorre por um momento o desligamento de um lado do circuito para o outro lado entrar em curto. Ou seja, neste momento temos um pulso de tensão (está em 0, um degrau para 1, e volta em seguida um outro degrau para 0). Sim, isso acontece extremamente rápido visto que uma chave deste tipo não pode ficar em uma condição proibida por muito tempo, os grandes fabricantes dão este tempo de delay entre as transições de suas chaves, mas no caso da dpdt comunzinha ai é difícil de achar.

 Bem, pensando neste fato e que o 4013 é rápido o suficiente para detectar a transição (a 5v o tempo de transição é 100ns a 10v temos 50ns), ele conseguirá detectar a transição de estados.

 Como a chave ficará o tempo todo em nível 0, necessitamos de um resistor de pull-up, no caso R1. Os resistores de pull-down são de 56k (um valor mais alto) devido ao fato de necessitarmos de R1. No pior caso teremos que alimentar 6 entradas mais o clock correto? Ou seja, teremos uma resistência equivalente de 56k/7 ou 8k. Fazendo o divisor resistivo (sem contar a queda de tensão no diodo ainda) teremos que a tensão no pino de dados será 5*8(8+1) ou 4,4v. A queda de tensão típica do 1n4148 é de 0,7v. Então ficaremos com uma tensão de acionamento de 4,4-0,7 = 3,7v.
 O mínimo requerido para o funcionamento do 4013 a 5v é de 3,5v, ou seja ainda estamos dentro da tolerância.

 O circuito RC ainda não calculei, mas deve possuir um tempo de subida rápido também. Como não sei quanto vale o tempo de delay entre a mudança entre um estado e outro, é difícil de prever. Chutaria inicialmente 100pf com um resistor de 100ohm e a partir dai iria diminuindo (se caso na chavear)

 Ontem procurei aqui um 4013 para testar mas acabei não encontrando e o circuito ainda não está testado, pode ser que funcione, ou não!. Se não funcionar, aumentando a tensão de alimentação e recalculando o RC pode ser que funcione! Seria uma boa alguém que tenha um 4013 dando sopa testar.

 Um abraço

Eduardo

-----

 Corrigido !
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, as 13:10:07 por Ledod » Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #16 : 03 de Agosto de 2012, as 13:44:41 »

Ahh ! Falha minha !   Cheesy Agora que eu vi que elas estavam no cantinho, só faltou o resistor de pull-down para o clock, e esse é o mais importante.

Ooops, agora a falha foi minha! Realmente esqueci do clock, isso já foi corrigido na versão que estou trabalhando.  Batendo Cabeça

Sobre seu circuito acho que está correto, eu tenho um 4013, vou testar varias coisas no fim de semana, dentre elas esse seu circuito.
Só uma observação que temos que ter cuidado: Segundo seu cálculo teremos 3,7V em cima do resistor de 56K, o que daria uma corrente de 0,07 mA (arredondando) passando por cada resistor de 56K e consequentemente em cada diodo 1N4148. Será que essa corrente será suficiente para polarizar o diodo? Procurando em datasheets eu não encontrei qual a corrente mínima de polarização do 1N4148. Se alguém puder me informar fico grato.

Sobre o circuito RC eu tinha pensado em montá-lo depois do diodo, assim teríamos apenas um filtro para o clock, ao invés de um para cada chave. Afinal só será usada uma chave por vez.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #17 : 03 de Agosto de 2012, as 14:08:47 »

 Boa idéia, apenas um RC é muito mais inteligente, após o diodo.

 Exato, eu procurei na datasheet também a corrente de polarização. Pesquisei aqui e no datasheet da Fairchild temos que a 70ua temos 0,470mV mais ou menos de queda de tensão (gráfico da pagina 3 da segunda página). Acredito que vá funcionar!
 http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/1N4148.pdf

 Um abraço

Eduardo
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #18 : 09 de Agosto de 2012, as 15:53:23 »

Encontrei esse esquema aqui:

http://www.4shared.com/office/psAJMn5a/FOOTSWICH.html

Como AINDA não sei ler esquemas, não sei se é parecido com o seu, mas achei que pudesse servir pra algo!
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #19 : 06 de Novembro de 2012, as 09:01:47 »

Sandino, tudo bem?

Como anda esse projeto? Conseguiu algum progresso?

Achei umas coisas interessantes em um fórum Sul-africano: http://www.guitarforum.co.za/effects/sonic-titan-programmable-pedal-switcher-%28wip%29/

E o blog do caboclo é esse: http://sonictitanfx.wordpress.com/

Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #20 : 06 de Novembro de 2012, as 10:21:20 »

Handmaker dos bons hein?
Registrado
enilson
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 196

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14



WWW
« Responder #21 : 29 de Dezembro de 2012, as 09:36:03 »

E aí pessoal!
Alguém montou esse projeto?
Registrado

fovb
Visitante
« Responder #22 : 29 de Dezembro de 2012, as 10:40:34 »

Eu estou comprando uma Octa-Switch MKII

http://www.carlmartin.com/product_octaswitch_MK_2.htm

Assim que chegar vou abrir e posto umas fotos pra vocês...

Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #23 : 29 de Dezembro de 2012, as 19:20:47 »

fovb, vai ser um presente de final de ano pra turma aqui. Legal!
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #24 : 29 de Dezembro de 2012, as 20:04:02 »

Esperando ansioso FOVB!! Smiley
Registrado
enilson
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 196

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14



WWW
« Responder #25 : 02 de Janeiro de 2013, as 14:52:21 »

Aguardando ansioso também
Registrado

fovb
Visitante
« Responder #26 : 02 de Janeiro de 2013, as 14:57:03 »

fovb, vai ser um presente de final de ano pra turma aqui. Legal!

Ah, estou importando, vai demorar um pouco, _
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #27 : 02 de Janeiro de 2013, as 16:59:34 »

Na página do Penta Switch do Pedrone no Facebook tem uma foto do octaswitch por dentro. O comentário do Pedrone é justamente "menos é mais", usando minhas próprias palavras.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #28 : 02 de Janeiro de 2013, as 17:56:17 »

Perdoem-me por desviar um pouco o assunto do tópico, mas já que estamos falando de chaveadores/switchs... algum de vocês já fizeram algo utilizando chave analógica CD4066 direto no sinal de áudio? Por exemplo, em um próprio switch? Se sim, houve perda de qualidade ou qualquer outra coisa que inviabilize o uso deste CI?

Estou perguntando pois estou com uma ideia de montar um um sistema microcotrolado que, além de ativar os equipamentos ligados aos loops, tem a capacidade de deixá-los em qualquer ordem previamente programada pelo operador do switch. Daí a necessidade de muitas chaves, e com relês o custo é muito elevado (60 relês - no máximo 8 ligados ao mesmo tempo). Será que um equipamento do tipo que estou imaginando tem utilidade?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #29 : 02 de Janeiro de 2013, as 23:48:46 »

Perdoem-me por desviar um pouco o assunto do tópico, mas já que estamos falando de chaveadores/switchs... algum de vocês já fizeram algo utilizando chave analógica CD4066 direto no sinal de áudio? Por exemplo, em um próprio switch? Se sim, houve perda de qualidade ou qualquer outra coisa que inviabilize o uso deste CI?
Já usei em áudio muitas vezes e nunca "roubou o timbre"  de nada.  Vai ver é porque sempre uso buffer antes das chaves.  Também já usei 4053 e funciona bem.  Eu tinha até um mixer que fiz e minha mãe deu a um bric, porque ficou lá num canto da casa dela.  Todo mundo ficava admirado como não tinha vazamento.  Usava amplificadores operacionais LM324 e chaves 4066.  O sinal era nível auxiliar.  Neste mixer, o monitor(fone de ouvidos) era controlado por dois multiplexadores CD4053, um para cada ouvido.

Inclusive, não recomendo usar 4066 sem buffer quando a fiação vem de lugar distante, pois uma estática vai aniquilar com o CI uma hora ou outra.  E da minha experiência, isso é quase inevitável.

Abraços, T+
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal