Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 17:10:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 144666 vezes)
fovb
Visitante
« Responder #30 : 03 de Janeiro de 2013, as 07:40:59 »

Na página do Penta Switch do Pedrone no Facebook tem uma foto do octaswitch por dentro. O comentário do Pedrone é justamente "menos é mais", usando minhas próprias palavras.

O Pedrone que me desculpe, mas quando nos juntamos para um "pedal party" somamos algo em torno de 40 pedais... 5 chavinhas não dá nem pro cheiro...

Não vou usar o Penta/Octa no meu board. Pras gigs uso só 5-6 pedais.
Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #31 : 03 de Janeiro de 2013, as 17:41:59 »

seria legal dar um passo adiante e tentar bolar um switcher, com 6 presets mesmo, 8 loops pelo menos, mas que fosse programavel e funcionasse por bancos. pra isso precisariamos de um PIC programado pra controlar os bancos e o resto(acionamento do preset, seleçao de loops em cada preset e tal) seria feito de forma "analogica" como no pentaswitch.

banco 1- 5 presets, banco 2- 5 presets e assim vai..... assim uniriamos o util ao agradavel: um aparelho compacto, extremamente funcional e nao ficariamos presos a apenas 5, 6 "combinaçoes".

o problema disso é encontrar alguem que entenda de programação de PIC.

na pagina anterior postaram um blog de um cara que faz um nesses moldes. 5 presets, porem com bancos .

alguem ai manja de programaçao? _ de repente rola ate um software automatizado pro switcher do handmades.
galera montaria o switcher ,e baixaria o software de programaçao já "pronto" pra "gravar" o pic em casa mesmo.

é possivel isso?



-----
e pra quem possa interessar, fiz umas pesquisas e encontrei isso aqui: http://www.plexilandia.cl/foro/viewtopic.php?t=9882&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=8e56a9ab0810b40de26ee37902af03a9

um cara ai montou um com 8 loops, 8 presets... estilo o octa da Carl martin .

o legal é que nesse tópico qu epostei ai, alem de ter os esquemas e layouts do projeto dele, o cara explica como é que funciona cada "etapa" do switcher, como funciona o acionamento dos reles, a funçao dos transitores, etc..

quem se arriscar a montar, depois poste pra gente os resultados e tal.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, as 17:49:38 por polyvox » Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #32 : 03 de Janeiro de 2013, as 22:16:44 »

Vi esse tópico agora. Eu acho aninal esse OctaSwitch da Carl Martin, se tivesse a grana compraria um. Acho uma coisa muito útil pra quem usa pedais analógicos  e precisa de várias combinações entre os pedais, evita ficar "sapateando" na pedaleira. Se rolasse um switcher desse tipo handmade acho que seria uma mão na roda não só pra mim mas para outros aqui também. Se precisarem de alguma ajuda no desenvolvimento do projeto estou a diposição, dentro das minhas limitações  Cheesy Cheesy.

Abraços,
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #33 : 04 de Janeiro de 2013, as 04:42:52 »

Assino embaixo também! Quero ajudar em um projeto desses, mesmo com programação de microcontroladores...

Estava bolando uma coisa dessas na minha cabeça, pensando na programação..
Querem botar a mão na massa?

Vamos começar então definindo os conceitos e até criando um fluxograma do projeto
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #34 : 05 de Janeiro de 2013, as 12:11:18 »

  Se precisarem de ajuda na programação posso oferecer algum tempo livre.

 Seria interessante ter dois displays de sete segmentos multiplexados no microcontrolador, indicando o banco e o patch acionado.

 Varias chavinhas de deslizar para acionar os pedais (não concordo com o uso de chaves tipo DIP, elas estragam muito fácil) e um push bottom de "store" onde esse patch seria gravado na memória eeprom do microcontrolador, estando acessível mesmo depois de desligar.

 Com isso, seriam necessários quatro push bottom para o controle pelos pés, um para subir e descer de banco e outro para subir e descer de patch.

 Não acho que seja difícil programar isso. Até com um pic16f628 acho dá para fazer tranquilo.


 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 05 de Janeiro de 2013, as 13:34:17 »

Também posso ajudar na programação do firmware do PIC (mas preciso entender melhor o que o PIC teria que fazer: ler as chaves de seleção dos presets, poder programar e guardar os presets para cada chave de seleção, acionar os relés para cada pedal, mostrar informações dos presets nos displays).  Mas eu acho que seria melhor usar um PIC com mais portas, pois o 16F628A tem apenas 16 portas, como só o display de 7 segmentos precisaria de 9 portas (multiplexadas) restariam só 7 portas para as chaves e os acionamentos de relés.  Um PIC 16F877A tem 33 portas de entrada/saida e facilita na programação e no hardware ter mais portas disponíveis.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #36 : 05 de Janeiro de 2013, as 14:06:38 »

 Estava pensando em utilizar multiplexadores para o display e shift registers! Dá até para fazer com um pic de 8 pinos haha
 Complicaria um pouco programação, mas economizaria bastante em hardware...

 Se bem que apenas um pic facilitaria muito layout e no número de componentes... Tudo depende do que é mais fácil para o pessoal encontrar.

 Bem, seria interessante o pessoal que quer montar algo assim opinar o que seria necessário neste switch. Para mim é um pouco inútil algo assim (uso apenas 3 pedais no "set").

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 05 de Janeiro de 2013, as 14:39:12 »

Oi Eduardo, eu acho que não vale a pena ficar fazendo malabarismo com PIC de poucas portas e usar Cis auxiliares como 4511, 8574 ou circuitos de debouncing e também sofrer com falta de espaço na memória (pouca RAM, pouca FLASH para o firmware), criar rotinas com timers e interrupções pra multiplexar displays, botões, etc.  Menos componentes = mais confiabilidade = mais simples o layout. A vantagem dos microcontroladores é justamente substituir a complexidade de hardware externo por software interno.

E afinal um PIC qualquer de 40 pinos (16F877,  18F452) não é tão caro e difícil de encontrar do que um 16F628 (o fusquinha dos uCs, o 16F877 seria uma van pra mais passageiros).  Eu até faria um projeto sem multiplexação de displays se forem só dois de 7 segmentos, gastaria logo 16 portas pra acionar os segmentos, sobrariam 17 portas de I/O, sendo que 8 pra acionar os relés (ou de preferência as chaves analógicas)  dos pedais, 6 para ativar os presets e 3 para botões de "select", "program' e "enter" (para programar os bancos e presets). Se quiser coisa mais chique, daria pra colocar ainda um LCD pra melhorar a visualização da programação dos presets (mas encarece o projeto).  
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 14:41:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #38 : 05 de Janeiro de 2013, as 15:13:51 »

Nossa a galera está querendo fazer um negócio super elaborado, com programação em PIC, LCD e tudo  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy. Eu acho ótima a iniciativa, e confirmando o que disse antes estou disposto a colaborar no que eu puder. Para mim, um switcher analógico que funcionasse como o da Carl Martin, com no mínimo uns 5 ou 6 presets já estaria ótimo, tendo apenas leds mostrando o banco utilizado e quais loops estão nesse banco. Mas se quiserem algo mais elaborado não faço objeção alguma. Se precisarem de alguma opinião ou ajuda estou a disposição.

Abraços,
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #39 : 05 de Janeiro de 2013, as 15:15:00 »

 Concordo com você!

 Mas as vezes o custo de um multiplexador de display (que libera pelo menos uns 3 pinos) pode economizar em um microcontrolador mais caro, com mais funcionalidades que não serão usadas (A/D, D/A, uart's, SPI, etc) justamente só porque necessitamos de mais uns poucos pinos de GPIO.

 Tudo depende do projeto! Eu gosto de multiplexar os displays, até porque é muito simples via software.

 Acho que deve-se pensar também na simplicidade do switch. A diferença entre um monte de dip's com ci's CMOS para um microcontrolador com display e memória de presets já é gigante!

 Um abraço!

 Eduardo
 

Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #40 : 05 de Janeiro de 2013, as 16:06:22 »

A desvantagem que eu vejo no PIC para os que vão montar apenas um projeto que foi desenvolvido por outra pessoa é a gravação dele, tenho certa experiência com microcontroladores e tentei montar vários gravadores diferentes para PIC e nenhum funcionou, no fim das contas comprei um gravador diante da condição de usá-lo para várias coisas.

Se me permitirem uma sugestão, a Atmel tem a linha AT89S8252 compatível com a família 8051, 8K de memória de programa 2K de EEPROM de dados 256 B de RAM.

Com 2K de EEPROM dá para fazer muita coisa. Se utilizar 8 bytes por preset tem-se 256 presets!!! 256 CONFIGURAÇÕES DIFERENTES PARA PEDAIS!!

Além disso é possível gravá-lo utilizando apenas um cabo com 4 resistores conectados na porta paralela de um PC. Tenho esse cabo em casa e realmente funciona.

Outra coisa, devido a arquitetura deste microcontrolador ele tem recurso de manipulação de memória de programa e barramento de dados, é possível expandir consideravelmente o número de portas através de latchs e isso é transparente para o programador que enxerga a saída apenas como uma posição de memória.

Pesquise por este microcontrolador que além de tudo é barato e pode ser programado utilizando linguagem "C".
Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #41 : 05 de Janeiro de 2013, as 16:08:12 »

Entao pessoal, a ideia seria basicamente um switcher/looper como esse : http://www.jimkim.de/html/guitar02_01.htm

só que ao inves de apenas 4 "patches" por banco, teriamos 6.
pelo que entendi ai esse looper do cara tem 8 saidas que podem ser usadas pra loops ou pra troca de canal de amp e ainda tem uma saida MIDI. poderiamos ter 8 loops fixos mais uma saida pra troca de canal de amp e eliminar a parte de MIDI, num total de 9 saidas.

seria um passo a frente em relaçao ao que é o pentaswitch do pedrone ou do que é o octa da Carl martin, pois teriamos um looper/switcher com 8 loops + 1 pra troca de canal do amp, porem com um pic pra podermos armazenar as combinaçoes de loops ativos em cada preset e tambem para podermos ter bancos (uns 15 bancos já seria ótimo), assim teriamos 6 presets por banco ao invés de ficarmos presos a apenas os 6 sons presetados.(como acontece nos switchers do pedrone e da carl martin)  

e um display simples de 2 digitos só pra indicar o banco sendo usado já estaria otimo.

missao impossivel?
 


-----
outro exemplo, MOEN GEC-9 : http://moenfx.com/gec9.html
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 16:18:16 por polyvox » Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #42 : 05 de Janeiro de 2013, as 16:40:03 »

Entao pessoal, a ideia seria basicamente um switcher/looper como esse : http://www.jimkim.de/html/guitar02_01.htm

só que ao inves de apenas 4 "patches" por banco, teriamos 6.
pelo que entendi ai esse looper do cara tem 8 saidas que podem ser usadas pra loops ou pra troca de canal de amp e ainda tem uma saida MIDI. poderiamos ter 8 loops fixos mais uma saida pra troca de canal de amp e eliminar a parte de MIDI, num total de 9 saidas.

seria um passo a frente em relaçao ao que é o pentaswitch do pedrone ou do que é o octa da Carl martin, pois teriamos um looper/switcher com 8 loops + 1 pra troca de canal do amp, porem com um pic pra podermos armazenar as combinaçoes de loops ativos em cada preset e tambem para podermos ter bancos (uns 15 bancos já seria ótimo), assim teriamos 6 presets por banco ao invés de ficarmos presos a apenas os 6 sons presetados.(como acontece nos switchers do pedrone e da carl martin)  

e um display simples de 2 digitos só pra indicar o banco sendo usado já estaria otimo.

missao impossivel?
 


-----
outro exemplo, MOEN GEC-9 : http://moenfx.com/gec9.html

Um switcher tipo o desse site  aí seria ótimo. Tem bem mais possibilidades que os switchers do Pedrone e da Carl Martin, podendo armazenar bem mais que 6 ou 8 presets. Pelo que entendi a diferença é que esse tipo de switcher usa um microcontrolador PIC para gravar e armazenar os presets. Segundo o cara do site essa é a parte complicada de se contruir um equipamento desse. No site que o colega acima postou tem até o esquemático e a PCB do looper, só não consegiu achar a parte do switch.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #43 : 05 de Janeiro de 2013, as 17:01:27 »

No site que o colega acima postou tem até o esquemático e a PCB do looper, só não consegiu achar a parte do switch.

1 porta atuando como saída, os dados são enviados para o latch de loop
2 porta atuando como saída, os dados são enviados para o latch de LEDs e display
3 porta atuando como entrada, lê as chaves de seleção, lado direito abaixo do PIC.
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #44 : 05 de Janeiro de 2013, as 17:14:56 »

No site que o colega acima postou tem até o esquemático e a PCB do looper, só não consegiu achar a parte do switch.

1 porta atuando como saída, os dados são enviados para o latch de loop
2 porta atuando como saída, os dados são enviados para o latch de LEDs e display
3 porta atuando como entrada, lê as chaves de seleção, lado direito abaixo do PIC.

Eu até tinha visto essa parte mas não tinha entendido pra que servia  Cheesy Cheesy Cheesy. Meu conhecimento de eletrônica digital é quase nulo.....
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal