Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 12:59:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 144598 vezes)
Dexter
Visitante
« Responder #315 : 16 de Agosto de 2013, as 21:27:18 »

Acho que já é hora de criarmos um tópico sobre uma pedaleira MIDI, as ideias estão borbulhando neste tópico e isto é ótimo.

Quem sabe tenhamos futuramente uma pedaleira MIDI+Loop Switch.
Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #316 : 17 de Agosto de 2013, as 16:40:51 »

vixe... mas ai já está virando outro projeto, pessoal.

essa nova idéia é de fazer um looper de rack, controlado via MIDI? é isso? eu acho esse sistema muito legal, porém não é nada prático...fora que é mais tralha pra carregar.

mas enfim...

Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #317 : 19 de Agosto de 2013, as 09:47:18 »

Estou em processo de montagem do meu chaveador com PIC, projeto do Xformer em conjunto com o handmades e está tudo perfeitamente ....perfeito.....sim o pic está funcionando 100% e agora me falta integrar a placa de loops com a placa de controle do pic.

Para isto gostaria de tirar algumas dúvidas com o Névio, que foi quem já fez um teste real com chaveamento de pedais no projeto e que demonstrou o funcionamento na prática do projeto e sua viabilidade e aplicação com total comprovação.

Névio, você usou relés para chavear ok?

Como foi a configuração do transístor que contrla o relé de chaveamento?

Qual transístor usou?
Que resistores de base e dreno de base?


Estou pensando em usar transístor BC337 com resistor de base de 2K2 (conforme indica o projeto) com um resistor de 47K ligado da base para o terra apenas para garantir que o transístor não oscilará...

Alguém tem outras sugestões mais seguras??

Obrigado.
Registrado

...money for nothing!!!
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #318 : 19 de Agosto de 2013, as 10:04:54 »

Olá Tufoeffect, então, eu fiz um outro layout para a parte dos relês e drivers baseado no do Pakitto, tive que fazer outro pois o do pakkito, na parte dos relês não estava dimensionado corretamente o tamanho, dai o relê não encaixava direito! Eu estou no trabalho agora mas quando chegar em casa eu envio o layout que eu fiz e que está funcionando 100%!

Em cada relê, para o driver(e Led de indicação de loop bicolor)usei 2 BC639, 2 resistores de 470R, 2 de 4K7 e 1 diodo 1n4148 sendo que estou alimentando com 12V a bobina! Mas pode usar o BC337 também, só verificar a pinagem!!

http://img856.imageshack.us/img856/3052/v7wq.jpg

Nesse esquema só falta o resistor de 4K7 que liga ao PIC!

Abraços!!

-----
Segue o layout!

A placa do layout esta um pouco diferente da que esta com os componentes pois uma é para versão com pic e a outra com dip!! Mas a disposição dos componentes do driver está igual!!

http://www.4shared.com/office/SAWly9aD/placa_rele_looper_handmades.html
« Última modificação: 19 de Agosto de 2013, as 19:47:10 por nevio » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #319 : 20 de Agosto de 2013, as 11:36:26 »

Olhando na internet se acha um monte de projetos de chaveadores com MIDI. Não sei se vale a pena perder tempo com projetos disponíveis.

http://potulfx.blogspot.com.br/2011/04/midifoot.html

http://www.electronics.dit.ie/staff/tscarff/Music_technology/control/control.htm
(esse tem até um esquema e modo de operação parecido com o que eu postei/imaginei)

http://en.wikipedia.org/wiki/MIDIbox
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #320 : 22 de Agosto de 2013, as 08:16:09 »


Este é o projeto que eu citei antes. Mas este é o pedal de acionamento! Ele me parece muito bon!

Citar

Você não gosta mais do (pré)projeto que você apresentou antes? Só não faltava usar uma matriz de chaves?

Projetos de Loopers tem aos montes:

     http://www.efxdigitaldesign.com/pcb-shop/effectblade-pcb/
     http://www.efxdigitaldesign.com/wp-content/uploads/2013/05/EffectBlade-SwitcherV1.1.pdf

Este ele não pensou duas vezes... meteu dois controladores!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #321 : 22 de Agosto de 2013, as 11:39:46 »

Você não gosta mais do (pré)projeto que você apresentou antes? Só não faltava usar uma matriz de chaves?

Já mudei e melhorei um pouco. Coloquei o tecladinho pra programar os canais, etc. E tirei um display de leds e coloquei um display de cristal liquido que é mais útil e pode apresentar mais informações, podendo ter um menu e mais facilidades de navegação.

Precisaria de duas coisas:
- Se você puder montar esse circuito fisicamente pra testar com sua pedaleira e interligar o circuito com ela.
- Bolar uma pequena tabela com códigos de mensagens de 3 bytes MIDI (program change ou control change) com a descrição do que o microcontrolador deve fazer (ex.  recebeu 3 bytes, liga loops 1 4 e 5, recebe 3 bytes entra em bypass, etc). Uns 5 códigos com ações diferentes só pra testar a comunicação MIDI (que é o principal) pra começar a escrever algum firmware, obviamente tem que ser mensagens MIDI que sua pedaleira vai/consegue enviar pra testar com o circuito. Depois vai se implementando o restante (leitura do teclado, apresentação de informações nos displays, etc).
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 14:28:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #322 : 22 de Agosto de 2013, as 11:53:45 »

Vou encomendar o material! A tabela envio depois!

Não dá para usar RA5 para multiplexar 2 displays? RA5 = 0 display 0, RA5 = 1 Display 1? Vai precisar de uns transistores para acionar o catodo do display!

Você não gosta mais do (pré)projeto que você apresentou antes? Só não faltava usar uma matriz de chaves?

Já mudei e melhorei um pouco. Coloquei o tecladinho pra programar os canais, etc. E tirei um display de leds e coloquei um display de cristal liquido que é mais útil e pode apresentar mais informações, podendo ter um menu e mais facilidades de navegação.




Precisaria de duas coisas:
- Se você puder montar esse circuito fisicamente pra testar com sua pedaleira e interligar o circuito com ela.
- Bolar uma pequena tabela com códigos de mensagens de 3 bytes MIDI (program change ou control change) com a descrição do que o microcontrolador deve fazer (ex.  recebeu 3 bytes, liga loops 1 4 e 5, recebe 3 bytes entra em bypass, etc). Uns 5 códigos com ações diferentes só pra testar a comunicação MIDI (que é o principal) pra começar a escrever algum firmware, obviamente tem que ser mensagens MIDI que sua pedaleira vai/consegue enviar pra testar com o circuito. Depois vai se implementando o restante (leitura do teclado, apresentação de informações nos displays, etc).

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #323 : 22 de Agosto de 2013, as 11:55:45 »

...Precisaria de duas coisas:
- Se você puder montar esse circuito fisicamente pra testar com sua pedaleira e interligar o circuito com ela.

Já sabe para quem vai sobrar né?

Muito legal o circuito.

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #324 : 22 de Agosto de 2013, as 12:03:46 »

Citar
Não dá para usar RA5 para multiplexar 2 displays? RA5 = 0 display 0, RA5 = 1 Display 1? Vai precisar de uns transistores para acionar o catodo do display!


Sim, claro que é possível. Mas eu nem estou vendo alguma utilidade pra display de leds. Se quiser montar o circuito com dois displays, sem problemas. Tem que ligar o RA5 com 2 transistores NPN: 1 para o catodo comum do primeiro display e o outro para o catodo do outro display (precisa inverter = ligar a base dele no coletor do primeiro, talvez precise de 2 transistores).

Acho que pelo menos o layout vai sobrar pra você Plautz...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #325 : 22 de Agosto de 2013, as 12:18:21 »

O display mostra de longe, qual é o patch selecionado!

Acho que pelo menos o layout vai sobrar pra você Plautz...

Pô xforner, assim vai passar a má e inverdadeira impressão que eu vivo explorando o Plautz! Wink



Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #326 : 22 de Agosto de 2013, as 12:29:46 »

O display mostra de longe, qual é o patch selecionado!

Esse vai ser um problema. Quando você multiplexa o display e ele tem que ser acionado durante a operação, se gasta tempo e processamento do microcontrolador pra fazer a atualização dos displays e eu entendo que no funcionamento normal ele precisa ficar quase 100% dedicado a receber o fluxo de mensagens MIDI, sob risco de perder alguma durante a execução da rotina dos displays. Aí entra a possibilidade de ter que usar interrupção ao receber as mensagens. Mas vamos ver nos testes.  Com o LCD isso não tem problema, pois você manda os comandos e ele fica sozinho, já os de leds multiplexados não (e eu não quero usar latches externos 373 ou 374, porque precisaria também de buffers tipo 244 - outra opção seria usar  2 cis 4511, aí não precisaria multiplexar e uso as 8 portas pra 2 displays)

================================================================================
Esquema com dois displays:



Os displays e os CD4511 podem até ser em uma placa separada, tipo módulo de display (as vezes encontra até pronto).

« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 14:30:21 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #327 : 22 de Agosto de 2013, as 15:12:36 »

Caramba pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou com minha chaveadora praticamente montada, só faltando colocar na caixa de metal pra finalizar e v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) já estão com outra mais superpower projetando!!!!!!!!!!!!

Assim v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) me matam!!!!!!!!!

Mas peço por favor.....

Qual a diferença entre as duas e qual a vantagem desta em relação a outra mais simples sem midi???

Gostaria de uma explicação bem comparativa de uso na prática, o que uma faz que a anterior não fazia.....Huh???

Parabéns aos gênios......vejo que nosso nível aqui é bem elevado.............!!!!
Registrado

...money for nothing!!!
Dexter
Visitante
« Responder #328 : 23 de Agosto de 2013, as 13:07:28 »

Esse vai ser um problema. Quando você multiplexa o display e ele tem que ser acionado durante a operação, se gasta tempo e processamento do microcontrolador pra fazer a atualização dos displays e eu entendo que no funcionamento normal ele precisa ficar quase 100% dedicado a receber o fluxo de mensagens MIDI, sob risco de perder alguma durante a execução da rotina dos displays. Aí entra a possibilidade de ter que usar interrupção ao receber as mensagens.

Isto é tranquilo, se você fizer a comunicação por interrupção você não a perderá em momento algum, é só armazenar o dado quando estiver sendo executada a rotina de interrupção, se houver necessidade pode-se usar flags para sinalizar o processamento da nova informação quando finalizar a rotina de interrupção. O tempo não chega a ser crítico pois no pior das hipóteses ela terá um atraso de apenas alguns milissegundos. Além disso multiplexação do display pode ser feita por interrupção por temporização, isto deixa o programa livre para processar outros dados.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #329 : 23 de Agosto de 2013, as 13:33:51 »

Esse vai ser um problema. Quando você multiplexa o display e ele tem que ser acionado durante a operação, se gasta tempo e processamento do microcontrolador pra fazer a atualização dos displays e eu entendo que no funcionamento normal ele precisa ficar quase 100% dedicado a receber o fluxo de mensagens MIDI, sob risco de perder alguma durante a execução da rotina dos displays. Aí entra a possibilidade de ter que usar interrupção ao receber as mensagens.

Isto é tranquilo, se você fizer a comunicação por interrupção você não a perderá em momento algum, é só armazenar o dado quando estiver sendo executada a rotina de interrupção, se houver necessidade pode-se usar flags para sinalizar o processamento da nova informação quando finalizar a rotina de interrupção. O tempo não chega a ser crítico pois no pior das hipóteses ela terá um atraso de apenas alguns milissegundos. Além disso multiplexação do display pode ser feita por interrupção por temporização, isto deixa o programa livre para processar outros dados.

Não pode gastar muito tempo e ter atraso de alguns milisegundos, pois 1ms é pouco mais que o tempo inteiro da mensagem MIDI e não se sabe quando ela vai chegar. Por isso é crítico. Por ser um sistema de comunicação unidirecional, não tem segunda chance. Se perder a mensagem MIDI na hora em que ela é enviada, bye bye, não tem como pedir "manda de novo". Por isso tem que ser tudo certinho e testado e quanto menos tempo  ficar fazendo outras coisas (interrupções tem latência também) do que ficar esperando pra receber a mensagem melhor.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal