Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:07:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [ajuda] Problema no FET do DIEFET  (Lida 6876 vezes)
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« : 27 de Fevereiro de 2010, as 10:59:57 »

Eu montei o diefet v1.21, não saiu som, na hora de ajustar os trimpots foi até tranquilo ajustar pra 4.5v, no último trimpot não deu certo ele fica em 8,18v direto rodo de um lado para o outro e não altera em nada a voltagem, já troquei os 2 últimos fets e os eletrolíticos próximos e continua do mesmo jeito, medi a resistencia nas trilhas do trimpot girando e varia normalmente.

já troquei a fiação tambem, liguei direto na placa o in, out, e 9v

Por favor alguém que entenda como funciona o fet J201 dê uma olhada no esquema e me dê uma dica do que posso fazer.

o esquema com o trimpot assinalado e o layout que usei estão em anexo, pelos samples que ouvi e opiniões de quem montou, esse pedal parece ser um higain mais pesado que o Dr. Boogie.
Registrado
bertoleti
Visitante
« Responder #1 : 27 de Fevereiro de 2010, as 12:20:14 »

vc ja tentou trocar esse trimpot pra ver???
Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #2 : 27 de Fevereiro de 2010, as 12:33:15 »

medi a resistencia nas trilhas do trimpot girando e varia normalmente.
Deixa eu ver se eu entendi certo !

Quando você medi a voltagem direto na trilha que vai pro transistor ( isso ? ) ele muda a voltagem normal !
mas quando você medi na perna do transistor ele não muda nada ?


Valeu

Mensagem Mesclada
Achei interessante a distorção dele http://www.techniguitare.com/projets/DieFet/Diefet-V1-21-ThruVoxengoBoogexAmplitube.mp3  Evil  Evil  Evil

vou ver se tenho aqui todas as peças e desmancha meu boogie que ta jogado em algum canto aqui, se tiver monto esse FDS esse bicho \o/
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, as 12:52:29 por Andre_ » Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #3 : 27 de Fevereiro de 2010, as 14:36:17 »

medi a resistencia nas trilhas do trimpot girando e varia normalmente.
Deixa eu ver se eu entendi certo !

Quando você medi a voltagem direto na trilha que vai pro transistor ( isso ? ) ele muda a voltagem normal !
mas quando você medi na perna do transistor ele não muda nada ?

não, o trimpot está variando a RESISTENCIA normalmente enquanto a voltagem do fet continua a mesma 8,18V, alguma idéia???

Mensagem Mesclada
vc ja tentou trocar esse trimpot pra ver???

Não troquei p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acabaram os trimpots, eu testei com o multimetro e parece normal
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 27 de Fevereiro de 2010, as 15:33:53 »

Para que o FET funcione, a tenbsão no "gate" (1) tem que ser menor que a do "source" (2). Se a tensão no "drain" (3) não varia é porque o FET não está conduzindo. Ele então ou está queimado ou não está polarixado corretamente:

Lembre-se para o FET somente funcionará quando Vg < Vs < Vd

- verifique a ligação de R14 com o "source" (2);
- verifique a ligação de R14 com a terra;
- verifique se R14 não está curtado;
- verifique se Q4 não está queimado;
- verifique se AJ4 está realmente lidago ao "drain" (3).

UFA!



Mensagem Mesclada
Ahhh... Se Vgs < -5.5 volts o J201 ele não conduz!

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, as 15:36:54 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #5 : 27 de Fevereiro de 2010, as 19:23:47 »

Nader meu brother, o Diefet do Rafanardelli tem um errinho nos dois íltimos fets, veja as ligações onde está R14 no Q5, e veja quais componentes que deveriam estar ligados á esse ponto, você vai ver que tem coisa errada, o meu também deu esse pau aí , daí eu fui a montagem pelo esquema e ligando os componentes nos pontos de acordo com o esquema, ficou um pouco gambiarra...mas nada muito assustador, e funcionou...é bem legal.....
Registrado

...money for nothing!!!
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #6 : 27 de Fevereiro de 2010, as 20:26:57 »

Hgamal muito obrigado pelas explicações técnicas, já até salvei uma cópia delas no meu pc serão muito úteis nas minhas próximas montagens com fets.

Tentei a tarde toda até agora pra ver se descobria o problema mas não consegui com certeza é isso q nosso amigo tufoeffect disse, mas pra mim vai ser meio difícil corrigir, o esquema é meio complexo para meu modesto entendimento  Cry Cry , mas vou tentar.

tufoeffect, vc não teria nenhuma foto ou correção por escrito q vc fez no seu pra postar pra gente??

Mensagem Mesclada
Hgamal muito obrigado pelas explicações técnicas, já até salvei uma cópia delas no meu pc serão muito úteis nas minhas próximas montagens com fets.

Tentei a tarde toda até agora pra ver se descobria o problema mas não consegui com certeza é isso q nosso amigo tufoeffect disse, mas pra mim vai ser meio difícil corrigir, o esquema é meio complexo para meu modesto entendimento  Cry Cry , mas vou tentar.

tufoeffect, vc não teria nenhuma foto ou correção por escrito q vc fez no seu pra postar pra gente??

Ahhh, agora q eu li direito oq vc escreveu, o layout q eu fiz não foi do rafanardelli, foi o q postei lá em cima é o original do site francês dos caras q projetaram o pedal, lá com eles funcionou agora q eu fico mais perdido ainda pelo jeito então foi KHda minha mesmo  Cry Cry Cry
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, as 20:49:09 por nader » Registrado
rafanardelli
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


WWW
« Responder #7 : 27 de Fevereiro de 2010, as 23:38:54 »

tufoeffect

Fala irmão .. então .. procurei esse erro que vc falou .. revi o esquema .. revi o layout .. e não achei nada de errado .. o R14 é ligado ao terra .. e entre ele e o transistor sai dois componetes que fazem parte do tonestack.

o R14 não é o mesmo R14 de outro esquema que vc pode ter usado uma vez que não sigo essas regras quando faço o esquema no eagle.

aqui o eagle continua sem apresentar nenhum erro no layout .. e pelo que vi nem no esquema.

como ainda não montei esse layout não estou duvidando de vc .. peço que vc seja mais específico quanto ao erro para que eu possa consertar aqui.

peço desculpas a quem tenha montado e não funcionou.

abçs
Registrado

Rafael Nardelli -> rnardellicruz@gmail.com
Volta Redonda / RJ
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #8 : 01 de Março de 2010, as 10:17:59 »

Rafa, o que verifiquei foi o seguinte:

No primeiro desenho do documento que vc gerou (layout e posição de componentes) está tudo correto, porém o desenho para transferir não batem as posições dos componentes que estão junto com o R14 no nó (do lado que não está ao terra do R14), eu montei seguindo os caps e resistores por numeração e posição, verifique no transfer em relação ao layout e posição de componentes do primeiro desenho, vc vai ver que no transfer não há como ligar R26 (39k da lista de comps), e que no transfer o R14 está com componetes que não deveria estar ligado, o erro é nesse nó no transfer em relação ao layout de posição de comps (1º desenho).
O esquema está correto, eu fiz a correção atravéz do esquema, e daí funcionou legal....eu só vi isso na hora em que montei e olhei como estava o nó do R14, daí ví que tinha componentes que no esquema não tinham nesse nó.

Segundo o esquema no nó do R14 estão: R14 ( 10K que vai á terra) + Q5, R26(39K) e C23 (680pf), mas no tranfer acabam sendo ligados: R14 + Q5, C27 (0N1?), R27(22K) e C23 (680pf).

Faça essa verificação, e veja se realmente isso procede...

Obrigado.
Registrado

...money for nothing!!!
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #9 : 01 de Março de 2010, as 12:48:21 »

Para que o FET funcione, a tenbsão no "gate" (1) tem que ser menor que a do "source" (2). Se a tensão no "drain" (3) não varia é porque o FET não está conduzindo. Ele então ou está queimado ou não está polarixado corretamente:

Lembre-se para o FET somente funcionará quando Vg < Vs < Vd

- verifique a ligação de R14 com o "source" (2);
- verifique a ligação de R14 com a terra;
- verifique se R14 não está curtado;
- verifique se Q4 não está queimado;
- verifique se AJ4 está realmente lidago ao "drain" (3).

UFA!



Mensagem Mesclada
Ahhh... Se Vgs < -5.5 volts o J201 ele não conduz!



Hgamal,

verifiquei todas as dicas q vc deu, me parece q está tudo ligado conforme deveria.

as voltagens dos fets (lembrando q estou usando 9v)  estão assim:

Q4: gate=8.18 source=7,40 drain=7,40
Q5: gate=8.18 source=9,00 drain=9,00

Alguma idéia do que seja???

abraço!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 01 de Março de 2010, as 22:16:08 »

Vamos fazer outra coisa.

Com o pedal desligado, coloque a ponta de prova preta no terra. A ponta de prova vermelha e escala em resistência meça:

- junção de R14 com "source" (Q4): esta resistência deverá ser próxima a 2.2k;
- junção de R13 com "gate" (Q4): esta resitẽncia deverá ser por volta de 320k;
- Junção de R16 com "source" (Q5): esta resistência deverá ser próxima a 10k;

Suspeito que você encontrará algumas destas resistências iguais a INFINITO!

Veja bem para o source de Q4 dar 7,4 em qualquer posição do trimpot, é por que ele não está sendo levado corretamente ao terra por R14. A mesma coisa com R16.

Deve haver alguma interrupção do terra em algum lugar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
rafanardelli
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


WWW
« Responder #11 : 02 de Março de 2010, as 00:35:37 »

Rafa, o que verifiquei foi o seguinte:

No primeiro desenho do documento que vc gerou (layout e posição de componentes) está tudo correto, porém o desenho para transferir não batem as posições dos componentes que estão junto com o R14 no nó (do lado que não está ao terra do R14), eu montei seguindo os caps e resistores por numeração e posição, verifique no transfer em relação ao layout e posição de componentes do primeiro desenho, vc vai ver que no transfer não há como ligar R26 (39k da lista de comps), e que no transfer o R14 está com componetes que não deveria estar ligado, o erro é nesse nó no transfer em relação ao layout de posição de comps (1º desenho).
O esquema está correto, eu fiz a correção atravéz do esquema, e daí funcionou legal....eu só vi isso na hora em que montei e olhei como estava o nó do R14, daí ví que tinha componentes que no esquema não tinham nesse nó.

Segundo o esquema no nó do R14 estão: R14 ( 10K que vai á terra) + Q5, R26(39K) e C23 (680pf), mas no tranfer acabam sendo ligados: R14 + Q5, C27 (0N1?), R27(22K) e C23 (680pf).

Faça essa verificação, e veja se realmente isso procede...

Obrigado.

Rapaz .. Parabéns.

Achei o erro aqui .. amanhã estarei postando novo arquivo.

por isso gosto de postar meus layouts .. sempre tem feras ajudando a melhorar.

obrigadão.
Registrado

Rafael Nardelli -> rnardellicruz@gmail.com
Volta Redonda / RJ
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #12 : 02 de Março de 2010, as 13:02:35 »

Vamos fazer outra coisa.

Com o pedal desligado, coloque a ponta de prova preta no terra. A ponta de prova vermelha e escala em resistência meça:

- junção de R14 com "source" (Q4): esta resistência deverá ser próxima a 2.2k;
- junção de R13 com "gate" (Q4): esta resitẽncia deverá ser por volta de 320k;
- Junção de R16 com "source" (Q5): esta resistência deverá ser próxima a 10k;

Suspeito que você encontrará algumas destas resistências iguais a INFINITO!

Veja bem para o source de Q4 dar 7,4 em qualquer posição do trimpot, é por que ele não está sendo levado corretamente ao terra por R14. A mesma coisa com R16.

Deve haver alguma interrupção do terra em algum lugar!

consegui os seguintes resultados:

Q4: gate 9,3k     source 2,2k

Q5: source 8,7k

troquei o R14, R13 e R16 e ainda nada de funcionar

alguma idéia??
Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #13 : 02 de Março de 2010, as 14:57:05 »

Rafa, fora esse errinho do início do tonestack, seu layout funcionou perfeitamente, sem problemas, eu corrigi o meu e usei ele mesmo porque é bem pequeno o erro e não mudei quase nada para corrigir, foi uma gambi pequena que resolveu o problema....eu é que agradeço , pois usei o layout que vc fez...

Abraço e parabéns,
Registrado

...money for nothing!!!
rafanardelli
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


WWW
« Responder #14 : 03 de Março de 2010, as 00:51:03 »

Layout corrigido  Wink

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=328.0
Registrado

Rafael Nardelli -> rnardellicruz@gmail.com
Volta Redonda / RJ
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal