BARBER DIRECT DRIVE V5 TROCA DE CHIP (OP)

Started by mallaba, 06 de August de 2012, as 15:54:01

Previous topic - Next topic

mallaba

Guest
Pessoal tenho Barber Direct Drive V5, que acho um pedal sensacional
Dinâmico, Transparente, Encorpado, em fim um drive excelente
Ao efetuar ajustes internos percebi que o JCR Chip no seu “coração” é fixado em um soquete e desde então estou querendo testar outros OP’s
Seria muito interessante e didático observas as mudanças que um OP   podem causar no timbre de um pedal
Tenho em mente o OPA2134PA, que é utilizado pelo “pessoal da Monte Allums” em modificações em SD1 dentre outros, porem tenho as seguintes duvidas

Este  Chip e de reposição direta no Barber ou se faz necessário alguma modificação?
Quais Chip’s (OP) seriam intercambiáveis nos Barber DD sem necessidade de alterá-lo (Mod’s)?

Desde já agradeço a ajuda pessoal
Abraço!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Qual JRC, 4558? Se for é um dual opamp, pode testar o TL062, TL072, TL082, LF353 e muitos outros.

mallaba

Guest
O q dizer de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) deste! :tup

Estes chips trabalham na equalização ou voice do pedal?
No que ele interferem?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Ele atua praticamente em tudo; Clipagem (drive), volume, equalização... pois ele é o principal componente ativo do circuito.

Marcel.

Guest
Mallaba, sem querer ser chato, mas já sendo...
coloque "amplificadores operacionais" ou "opamps" no Google.
Você vai achar muita coisa.
Os amplificadores, como o próprio nome diz, serve para amplificar o sinal. A amplificação, entretando, pode ser tão grande as vezes que o som chega a saturar. Ou seja, eles servem, principalmente, em pedais de distorção, para dar um drive do circuito.
Ele é construído por um nano (acho) circuito interno, formado por vários transistores, resistores e diodos as vezes.

Exemplo:

E, claro, cada amplicador possui um circuito interno específico, o que faz a diferença na hora da geração do drive, criando um timbre específico para cada um, devido às suas maneiras diferentes de trabalho.

Quando você quiser saber se um opamp é compatível com o circuito onde você quer inseri-lo, olhe o datasheet dos dois (do original e do substituto) e veja se, pelo menos, a pinagem dos 2 é idênticas.

www.datasheetcatalog.com

Abraço.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
No site do próprio Barber tinha dicas, algumas até bizarras, de experimentação com chips OpAmp.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Eu não mexeria um fio nesse pedal!
Como você disse ele é sensacional.
Pra que mexer em time que tá ganhando?

Pode acabar dando zebra e você se arrepender.

Esse seu tem o pot com chave pra boost?
Ele é perfeito. Pra mim um dos melhores drives que já usei. Funcionou muito bem em Marshall, Fender, e sei lá quais outros amps que toquei.
Um som muito legal antes ou depois de outros drives ou distorções.

Eclético mas com parcimônia!!!

mallaba

Guest
Roberto Alves
Acho que vou na tua dica memso
O meu é o V5 2007, ele tem o POT PUSHPULL sim adciona um bost de Graves e Harmonicos (FAT MOD), e internamente vom com 2 pots de BASS e PRESENCE.

Esta versão (V5) é considerada uma das melhores series do DD, juntamente com o V5 PCB

Timbrão mesmo o lance de testar outros chip's e curiosidade mesmo, to satisfeito com ele

Valeu a todos!