Dúvida sobre polarização.

Started by Minuzzo, 06 de August de 2012, as 18:45:37

Previous topic - Next topic

Minuzzo

Guest
Ae pessoal, é uma dúvida bem idiota de iniciante mesmo, mas é o seguinte, nesse circuito:

aquela tensão de 4,5v, o que significa? eu tenho que aplicar 4,5v ali ou posso colocar 9v ali e aquele resistor supostamente reduz pra 4,5v?

Abraço e obrigado.  :)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Se você observar, o amplificador operacional está alimentado por uma fonte simples de 9V, mas geralmente AOs são projetados para trabalhar com fontes simétricas (V+  e V-) e os sinais e configurações são referenciados ao terra. Mas como V- nesse circuito é ligado ao terra, então o terra verdadeiro não pode ser usado mais como referência, então se costuma fazer um terra intermediário, que no caso fica na metade dos 9V, que é 4,5V para servir como referência.  Não pode simplesmente ligar 9V naquele ponto, pois naquele ponto já tem que ter os 4,5V. Só não entendi o valor daquele resistor R5  (do jeito que está é 1miliohm).  Você tem que fazer um ponto com potencial de 4,5V  (com divisor de tensão, ou com zener, etc).  Não aconselho o uso do 741, pode usar um AO mais moderno (TL071).

Atenção:  o símbolo de mega é com M maiúsculo
o símbolo de volt é V maiúsculo.   o símbolo de ampère é A maiúsculo

É errado escrever K maiúsculo para quilo (no esquema está correto, mas parece que o desenhista só tinha letra minúscula no computador).

É errado: 
ma  para miliampère   assim como
KV, khz, KHz, w,  kgs, Hy,   mtrs    são tudo símbolos sem sentido.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Fora que deve ter um outro esquema para a fonte, com um divisor resistivo.
Nesse esquema da fonte deve ter especificado onde ligar cada coisa...
I don't want to die young...
I want to diode!

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Esse é um esquema de um mxrdist+ modificado por Brian Wampler. Os 4.5V é o resultado de dois resistores de 1M que atuam como um divisor de tensão (foram omitidos no esquema)... O resto já foi explicado pelos amigos. E sim, nesse circuito você pode usar o 741; deve, se quiser montar uma réplica.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Minuzzo

Guest
Ja fiz o divisor de tensão, usei a tensão da placa do circuito mesmo, fiz uma plaquinha bem estreita onde só coube uma linha. Liguei 9 V numa ponta, coloquei dois resistores 4k7 em série e terra depois, dai puxei um fio de entre os resistores, o que me da uma tensão de 4,5 V.  ;)

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Quote from: Minuzzo on 07 de August de 2012, as 01:38:38coloquei dois resistores 4k7 em série e terra depois, dai puxei um fio de entre os resistores, o que me da uma tensão de 4,5 V.

E a corrente na entrada do opamp? Os DOD utilizam 20k, os Dist+ 1M... de qualquer forma, ponha um eletrolítico nesse ponto.

Abraço

Minuzzo

Guest
Quote from: victor nery on 07 de August de 2012, as 08:39:53
Saudações,

Quote from: Minuzzo on 07 de August de 2012, as 01:38:38coloquei dois resistores 4k7 em série e terra depois, dai puxei um fio de entre os resistores, o que me da uma tensão de 4,5 V.

E a corrente na entrada do opamp? Os DOD utilizam 20k, os Dist+ 1M... de qualquer forma, ponha um eletrolítico nesse ponto.

Abraço

Beleza, tem como fazer um esquema pra mim ver como fica? E o eletrolítico eu coloco entre o divisor de tensão e o R5?

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Compare o esquema que você postou com esse aqui:

Perceba que o divisor de tensão é formado por dois resitores de 1M que não aparecem no esquema do Brian Wampler. Há também um eletrolítico de 1u.

Espero que isso ajude.

Abraço

Minuzzo

Guest
Eu vou ter que fazer um divisor de tensão separadinho em outra placa. Mas esclarecendo a dúvida de uma vez por todas, eu devo fazer algo assim então? Onde o +4,5 V ali eu ligo no resistor.  :-[

Abraço.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Exatamente. :tup

Por quê você não utiliza o layout do mxr dist+ da tonepad? É fácil adaptar essas modificações. Tenho um layout por aqui que acomoda todas elas caso você tenha interesse posso procurá-lo.

Abraço

Minuzzo

Guest
Cara, obrigado ae, mas eu mesmo fiz meu layout pra esse circuito e ele já está montado, mas vou fazer o divisor num canto de placa que sobrou aqui. shuAHUSAhuHU
Quando eu tiver um tempo eu posto o layout aqui, não está totalmente compacto ou da melhor forma possível, mas funciona.

Abraço e obrigado pela ajuda.  :tup

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

De todas essas modificações a única que acho realmente legal é a do controle de ganho... A de bass boost e experimentar diodos na clipagem até são legais mas a dos capacitores na entrada do circuito e a do conrole de tonalidade... elas até “funcionam“ mas são tão sutis que acho que não valem o trabalho, nem o espaço que elas ocupam numa caixa. Mas enfim é só minha opinião. Posta suas impressões para gente quando tiver tudo montado ok?

Abraço

Minuzzo

Guest
Pois é, eu tava lendo uns comentários dessa MOD e no controle de tone, pra ter um toque mais "dramático", ao invés do cap de 0.0022u e do pot de 1M, que eu usei, foi sugerido trocar por um cap de 0.047u e um pot de 10k rev log.
Pra clipagem, ao invés do 1N34a e do 1N4001 eu usei um 1N60 e 1N4007. Fora isso o resto ta tudo igual.

Vou ver os resultados e comento aqui.  (guitar_player

abraço.

-----

victor nery
Esse esquema que tu posto ali em cima é bem parecido com o do tonepad, mas tem algumas diferenças. Essa MOD é melhorada? e os diodos podem ser 1N60 ao invés de 1N34? E se eu quiser uma distorção mais cruch, como eu faço?  :-X

Em relação ao esquema que eu postei inicialmente, não funcionou como eu esperava, teve alguns problemas:
1 - O controle de tone não funciona, ou não da diferença perceptível.
2 - Muito ruído.
3 - Aquelas switchs não tem tanta diferença assim no som, exceto a smooth drive.

Estou pensando em desmontar e refazer uma versão mais simples e mais eficiente. O que valeria a pena eu manter ou modificar? Alguém tem alguma MOD boa para o MXR ds+?

abraço.