Chaveamento

Started by Victor Nery, 09 de August de 2012, as 21:01:35

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Recentemente tenho quebrado a cabeça de como fazer um determinado chaveamento.Vi vários esquemas de A/B box e ABY A/B ou A+B e não sei se fiquei cego ou burro ou os dois. É o seguinte: Preciso selecionar: um efeito ou outro/ os dois em série (eu sei que parece A/B ou A+B mas a questão é que preciso ligar em série e não em paralelo). Quero fazer isso usando DPDTs e realmente não consigo raciocinar uma maneira a não ser apelando para as 3PDT.

Grato desde já.

Abraço a todos
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
victor nery

acho que o que você precisa é de um "loop tbp"
meio nessa onda http://www.singlecoil.com/t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)-strip/tbstrip.html

dai adaptar para teu uso  :tup

Abraço!
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Chris obrigado pela ajuda. Li o artigo mas o meu dilema persiste. O que preciso é de uma chave que alterne entre A e B e uma outra chave que ponha A em série com B independente da posição da primeira chave.

Abraço

Marcel.

Guest
Cara, só consegui pensar nisso aqui.
Nesse caso seria assim, a dpdt da esquerda alternaria entre usar os pedais em série ou individuais. Pra usar individuais, teria que conectar os contatos de cima, o que habilitaria a chave da direita a comutar entre A e B. Porém, pra voltar a usar em série, você teria que deixar a chave da direita na posição "B", ou seja, nos contatos de cima.

Bom, não sei se rolaria, mas, fazendo rápido aqui, é isso:

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Marcel, eu estudei seu esquema e acho que não vai ter jeito; terei que usar uma 3PDT pois com duas DPDTs como no esquema proposto, eu teria uma espécie de split. O pior é que não queria usar footswitch para isso e achar 3PDT de alavanca por aqui...

De qualquer maneira muito obrigado mesmo pela atenção e ajuda.

Grande abraço

Electric Effects

Handmaker
Pessoal, queria saber quais são os pros e os contras ou as diferenças do chaveamento eletrônico com o das chaves 3pdt que a maioria de nos usamos. Uma coisa que eu percebi foi que no eletrônico se por acaso desconectar a fonte do pedal, já era sinal, não adianta nem acionar o pedal para ficar em bypass. O que mais vocês acham?

overlock

*
Iniciante
Quote from: victor nery on 09 de August de 2012, as 22:05:57
O que preciso é de uma chave que alterne entre A e B e uma outra chave que ponha A em série com B independente da posição da primeira chave.

victor, aparentemente o que você quer é um ABY. Ele possui 2 entradas e uma saída ou uma entrada e 2 saídas.

Eu vou utilizar uma dessas pois tenho um violão com um captador piezo e um magnético (entenda-se um violão e uma quase guitarra), e quero fazer a troca/junção destes em um footswitch, que seria o ABY.

Tem esse projeto aqui no fórum --> http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=abybox

Eu redesenhei ele, pois inicialmente achei meio complicado de ler. Se quiser, o post é esse --> http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4570.msg100785#msg100785

Espero ter ajudado. Um abraço e boa sorte!

Ferro_Velho

Guest
Overlock acho que o Victor já deve ter solucionado o problema pois os posts dele são de agosto.  :(

Mephisto, o chaveamento eletrônico quando bem feito não tem nada a dever a um TBP, porém como
você mesmo disse, necessita de alimentação para funcionar (embora tudo que esta relacionado com
instrumento eletrificado vai necessitar de alimentação de qualquer maneira).

O TBP é mais fácil de fazer, mas também tem seus grilos, um deles é o pop que pode ocorrer quando
você o aciona.

Outro detalhe do uso do chaveamento eletrônico é que, normalmente, se incorpora um buffer que
ajuda a manter a integridade do sinal através de uma cadeia longa de pedais e/ou um cabo muito
longo e/ou de baixa qualidade.

Mas não se iluda, os dois podem roubar sinal se a cadeia de pedais for muito longa.
Neste caso o melhor é usar um loopstrip.

Abraços.

overlock

*
Iniciante
Nossa, nem tinha olhado a data do post... acho que ressuscitei um tópico... desculpem ai pessoal.  :-X