Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:42:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Avaliação de Gravação  (Lida 8599 vezes)
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« : 01 de Março de 2010, as 22:45:05 »

Galera, da uma avaliada aí!!!

www.luthierjuliano.com.br/gravacoes/amor_de_indio_19_01_2010.mp3

Pessoal, fiz uma gravação no meu ex-home estudio, foi um ensaio gravado onde foi gravado bateria, guitarra, baixo e teclado ao mesmo tempo na mesma sala, depois foi adicionado a voz.

Equipamentos:
-Guitarra Ibanez - Captadores Paf-Pro
-Amplificador de guitarra - Leadvox (cópia do soldano) - All tube
-Baixo - Warwick Thumb Bolt-on
-Amplificador de baixo - GK400 com caixas 1x15" e 4x10"
-Teclado Roland XP80
-Bateria Mapex Venus Pro com pratos Orion e Paste

Na bateria foram usados um kit de microfone da Audio Techinca MB/DK6 onde foi microfonado utlizando um mic no bumbo, um mic para todos os Tons e dois microfones condensadores para Over's. Na caixa foi usado um Shure SM58.
Para a guitarra foi utilizado um Shure SM57.
O baixo foi gravado em linha.
As guitarras e os teclados foram duplicados para melhor o efeito estereo.
Nas mixagens foram usados equalizadores de 7 bandas do Pro tools, compressores, gates, reverb e  limiter da Waves
Para a Voz foi utilizado um microfone condensador RODE NT-2A.

Os equipamentos de gravação foram:
- Pre amplificador de 8 canais M-audio Octane
- Pre amplificador de 2 canais Pressonus Blue Tube
- Placa de audio M-audio Delta 1010LT
- Cabos Wire conex com conectores Neutrik
- DAW - Pro tools M-Powered 7.4CS2

A galera da banda agradou bastante, a Música é Amor de Indio do Beto Guedes que foi adaptada para ser apresentada em um festival.
Abraços
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, as 10:10:11 por juliano » Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #1 : 02 de Março de 2010, as 11:02:31 »

juliano
Gostei da gravação! Ta com som bem legal principalmente a guitarra. Achei o som da bateria um pouco "estranho", mas deve ser questão de gosto.
Parabéns!
« Última modificação: 02 de Março de 2010, as 11:07:20 por Rikrdo » Registrado
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #2 : 02 de Março de 2010, as 17:24:29 »

Valeu Rikrdo.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #3 : 03 de Março de 2010, as 15:04:02 »

O produtor da banda é o guitarrista?


Ficou um trabalho bem interessante, os músicos foram competentes em performance e timbragem, a voz é boa, mas baixo, batera e a guita podem ser criticadas no seguinte: 

A batera não está baixa, mas falta presença. O som da caixa está com falta de esteira.

A guita está muito bem executada e timbrada, mas achei alta demais no contexto, especialmente o timbre limpo, principalmente por estar em um pan bem à esquerda.

O baixo também pode ter um tequinho a mais de peso. É a parte mais difícil de conseguir um resultado padrão, porque precisa muita experiência com o compressor para acertar o peso e a dinâmica.

No entanto, o conjunto não ficou nada mau não. Está de parabéns.

Finalmente, o que eu acho não pretende ser nem o certo nem o melhor, e muito menos significa que vc está errado, mas apenas o que eu acho.
Registrado
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #4 : 03 de Março de 2010, as 17:23:02 »

Valeu pelas dicas maioli, o guitarrista e o baixista foram quem criaram todos os arranjos. Eu gravei, mixei e masterizei e sou guitarrista...rs
Tá perguntando se o produtor é guitarrista pela alta dosagem de guitarras na mixagem, né?
Com relação a bateria, tinha 4 tons e um surdo, utilizei somente um microfone para captar todo os tambores devido a falta de canais... Devido a isso abri mais Over's para captar as viradas do batera.
Está faltando esteira porque também não tinha canal para microfonar a esteira, o SM58 ficou somente em cima da caixa, o que tem de esteira é o que vem dos Over's.
A falta de canais é sempre um problema, daí a gente trabalha com o que tem!!!rsrsrsrsr....
Realmente encaixar o baixo com uma pegada boa mas não totalmente constante é um problema, eu ajustei o compressor com um atack mais rápido e um release médio, comprimindo em -6dB. Dei um gás também com o Ampeg SVX nele.
Abraços
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #5 : 04 de Março de 2010, as 09:18:44 »

Ta muito legal.
É o que já disseram...acho que as guitarras estão muito altas.
Só isso.
Eu também tenho essa mania de deixá-las mais alta.
Uma coisa que gosto de fazer é ouvir em vários lugares e aparelhos. No carro, por exemplo.
Depois ouço outras coisas, vejo TV e quando vou ouvir novamente parece outra gravação.
Assim eu "limpei o ouvido" e vejo outras coisas a fazer novamente.

Goste da versão pesada, progressiva, heavy e diferente. Bem personalizada!
Mas achei engraçado o Beto Guedes bem light...eu faria algo mais pesado na voz também.
Só gosto pessoal.

Parabéns pela gravação!

abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #6 : 04 de Março de 2010, as 10:03:26 »

Valeu Roberto Alves, eu tenho que melhorar justamente isso, eu sempre acho que as guitarras estão boas, mas aos ouvidos de outros ela está alta.
Valeu pelas dicas.
Abraços
Registrado
Adamien
Visitante
« Responder #7 : 28 de Julho de 2010, as 09:41:14 »

O Sampler ta fora do ar....
Registrado
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #8 : 28 de Julho de 2010, as 10:12:46 »

Foi mal, eu reorganizei os arquivos e esqueci de mudar o caminho!!!

O pessoal da banda está gravando novamente, só que desta vez estamos usando uma Roland t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)-9 (bateria eletrônica) e utilizando os sons do Addictive Drums.
Mudamos a placa de audio para Edirol e o resultado está sendo bem melhor....

www.luthierjuliano.com.br/gravacoes/amor_de_Indio_22_07_2010.mp3


Abraços
Registrado
Adamien
Visitante
« Responder #9 : 29 de Julho de 2010, as 14:17:53 »

ué nao tem voz???
 com a quantidade canais q vc teve e os equipamentos.. achei que tirou um sonzao.. Evil
Registrado
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #10 : 29 de Julho de 2010, as 15:47:38 »

Usamos somente um canal, as gravações foram feitas com uma placa da Edirol que tem 2 entradas Line e MIDI.
Foi utilizado o Sonar para as gravações, depois o pessoal da banda me passou o arquivo .OMF e os Midis da bateria e Pianos.
Importei tudo para o Pro Tools M-Powered 7.4 e fiz toda a mixagem usando compressores API2500, equalizares API560 e rever Waves R-Verb

Equipamentos:

- A bateria eletrônica Roland t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)-9 ligada em MIDI, plugin usado foi o Addictive Drums da XLN www.xlnaudio.com (muito bom os timbres)
- Baixo Warwick Thumb Bolt-on ligado em linha
- Guitarra Ibanez GRG 270 DX
         Captador do braço: PAF PRO Dimarzio
         Captador da ponte: FRED Dimarzio
- Teclado Roland XP80 ligado em MIDI, plugin usado - Grand Piano do NN-XT do Reason 4.0.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #11 : 29 de Julho de 2010, as 18:27:59 »

Cara,
o som da batera tá muito bom!
O contra-tempo aberto batido tá demais.
Vou procurar saber sobre essa bateral.

E quais distorções usaste na guitarra?

Tá cada vez melhor. Parabéns.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #12 : 29 de Julho de 2010, as 19:41:54 »

Esqueci de comentar sobre a voz, como o pessoal está fazendo toda a gravação ainda falta fazer a voz, esta mix foi feita justamente para deixa o vocalista cantar/gravar mais tranquilo...
Quanto ao "bateral", pra chegar à estas dinâmicas o baterista tem que ser bom e a bateria eletrônica tem que permitir estas dinâmicas, ser boa, as baterias da Roland são excelentes para esta aplicação!
Tem o Ezdrumer que também tem ótimos timbres, mas eu gosto mais da versatilidade que o Addictive Drums oferece, muito mais recursos!
Agora no upgrade para a versão 1.5 do Addictive Drums já é possível mexer no mapa midi do programa, na versão anterior este mapa midi era fixo com isso era necessário alterar no módulo da bateria eletrônica, porém as baterias eletrônicas de hoje não deixam alterar este mapa midi, ainda bem que a XLN Audio incluiu mais este recurso no upgrade!
Outro detalhe é que o Addcitve Drums já tem "preset's" de vários estilos de bateria, "Anos 80", "Pop", "Metal", dentre outros... Nestes já vem incluídos compressores, efeitos..., tudo configurável, dá até pra configurar distância de microfones, tem muitos recursos!
Mas eu gosto mesmo é de mandar o som "cru" como se fosse em uma gravação com bateria acústica e depois fazer o mesmo trabalho na mixagem, como se fosse  "real".
Quanto aos timbres da guitarra, a guitarra limpa e suja foram gravadas de um amplificador Leadvox (handmade) que tem os sons característicos do Soldano, as gravações foram feitas usando um Shure SM57 na mesma workstation dita anteriormente.
Se alguém quiser mais informações de como usar e configurar o Addictive Drums pode ficar a vontade para perguntar, hoje eu uso o Pro Tools M-Powered 7.4, mas também sei configurá-lo no Sonar, Reaper, Nuendo e Cubase (idem ao Nuendo).
Assim que tiver a voz gravada, mixada e masterizada eu posto aqui para nova análise.
Valeu pelas críticas, que foram muito construtivas e agora pelos elogios! _
Abraços
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #13 : 06 de Agosto de 2010, as 09:59:06 »

Que evolução, hein. Tá indo muito bem. Os timbres estão muito bons e a execução, nem posso falar, pois eu não sei tocar assim, ehehehe. Aproveita bem o lance de gravar, pois é onde vc mais aprende sobre suas dinâmicas e forma estilo pessoal.

Talvez por ser bluemaníaco, achei que tinha espaço para mais vibratos em notas sustentadas da guitarra, mas isso é puramente questão de estilo do guitarrista.

Acho que agora as coisas a sugerir são mais de gosto que técnicas.
EU acho que vc ainda pode trabalhar melhor a compressão do baixo, bumbo e caixa da bateria. Sem mexer nos timbres. Isso vai automaticamente moderar a mordida da caixa e do kick do bumbo e dar peso ao baixo e ao bumbo.
Registrado
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #14 : 07 de Agosto de 2010, as 11:12:31 »

Valeu maiolini, realmente o pessoal da banda é muito bom!
Quanto a compressão eu usei:
****Baixo****
Ratio: 5:1
Atacck: Rápido
Release: Médio
Ajustei o Threshold para que tivesse uma redução de -6dB
Ajustei a saida Gain em +6dB para compensar a redução gerada durante a compressão.

****Bumbo****
Ratio: 4:1
Atacck: Médio
Release: Médio
Ajustei o Threshold para que tivesse uma redução de -6dB
Ajustei a saida Gain em +6dB para compensar a redução gerada durante a compressão.

****Caixa****
Ratio: 4:1
Atacck: Médio
Release: Médio
Ajustei o Threshold para que tivesse uma redução de -6dB
Ajustei a saida Gain em +6dB para compensar a redução gerada durante a compressão.


maiolini, valeu pelas dicas e elogios!!!
Vou tentar mexer mais na compressão e ver os resultados, estou também aguardando a gravação da da voz para fechar a mixagem e master...
Abraços
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal