Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:10:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dl4 problemas!!!!  (Lida 17952 vezes)
felix
Visitante
« Responder #30 : 10 de Junho de 2014, as 16:08:40 »

Se eu não me engano pode ter ido embora os diodos e o capacitor grandão de 16v.

Créditos ao Aron Nelson


http://www.aronnelson.com/gallery/main.php?g2_view=core.DownloadItem&g2_itemId=14086

Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #31 : 10 de Junho de 2014, as 16:26:09 »

Obrigado felix.

Vou dar uma olhada nesses diodos e capacitores.

Então foi só a fonte interna dele que foi danificada?

Pelo o que eu sei, essa fonte interna dele converte os 9VAC em DC, ou seja, deve ter algum regulador.

O meu medo, e saber que ele não terá conserto.

Mas se tiver algum regulador, creio que os 18v não chegou ao circuito todo, somente na fonte.
« Última modificação: 20 de Junho de 2014, as 12:37:12 por xformer » Registrado
felix
Visitante
« Responder #32 : 11 de Junho de 2014, as 03:25:34 »

Na mensagem acima eu coloquei o esquemático da fonte das DL4 feito pelo Aron Nelson.
Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #33 : 11 de Junho de 2014, as 12:27:53 »

Acho que vou mandar para a assistência técnica.

Creio que o estrago foi maior, e por ele ter componentes SMD, fica difícil para mim.

Agradeço a sua atenção Félix.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #34 : 11 de Junho de 2014, as 14:29:22 »

Foi ligado em uma fonte AC de 18v, sendo que o correto seria 9v.

 Esse realmente é um projeto cuidadoso, começando pelo zener de 3,6v que baixa a tensão de 9v para 6,4v. O diodo 1N4002 retifica a tensão em meia onda caso seja AC e protege caso em inversão de polaridade da fonte.

 O interessante mesmo é que a alimentação dos circuitos é bastante "isolada", ele rebaixa a tensão para 3v3 (buck), depois dobra para 6v6 (charge pump) e regula para 5v (regulador linear).
 Dos 5v, ele passa por um outro charge pump que inverte para -5v.

 O MAX887 funciona com tensão máxima de entrada de 12v. Olhando o datasheet você percebe que existe um par de mosfets de saída em totem-pole. É difícil prever o que acontece quando um CI excede a tensão permitida, mas eu acho que os primeiros componentes internos que queimaram foram os mosfets.
 Tente medir se existe um curto entre os pinos 5 (GND) 7 (LX) e 8 (V+). se está tudo em curto, ótimo! A tensão mais elevada parou por ai neste curto e talvez não tenha queimado mais nada.

 http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX887-MAX887H.pdf

 A Maxim é uma fabricante muito conceituada de integrados reguladores, inversores, drivers, transceivers e os componentes dela são muito bons (e caros rs). Acredito que em uma falha moderada, apenas ele tenha queimado (claro, precisa testar também).

 O MAX660 é um inversor que aceita até 5,5v na entrada, então se o MAX887 não segurou a onda, então ele deve ter queimado também.

 http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX660.pdf

 Meça os pinos de saída do CI com a entrada e novamente veja se não há nenhum curto.

 Se não houver curto (ou sinal de CI danificado) um teste que poderia ser feito (com muito cuidado é claro!) é retirar o MAX887, curto circuitar os pinos 7 e 8 e aplicar uma tensão MUITO BEM REGULADA (por uma fonte ou regulador externo) de uns 6,7v na entrada. Ela será rebaixada pelo zener para 6,7-3,6 = 3,1v o que teoricamente faria funcionar os CI's que utilizam 3v3 e alimentando os outros CI's da fonte (inversor, regulador, etc).

 Um abraço!

 Eduardo

 PS: Se você for da região de Sorocaba SP, posso até olhar para você, recentemente adquiri uma estação de solda SMD e com as ferramentas certas é bastante simples a substituição dos CI's.
Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #35 : 11 de Junho de 2014, as 14:42:51 »

Foi ligado em uma fonte AC de 18v, sendo que o correto seria 9v.

 Esse realmente é um projeto cuidadoso, começando pelo zener de 3,6v que baixa a tensão de 9v para 6,4v. O diodo 1N4002 retifica a tensão em meia onda caso seja AC e protege caso em inversão de polaridade da fonte.

 O interessante mesmo é que a alimentação dos circuitos é bastante "isolada", ele rebaixa a tensão para 3v3 (buck), depois dobra para 6v6 (charge pump) e regula para 5v (regulador linear).
 Dos 5v, ele passa por um outro charge pump que inverte para -5v.

 O MAX887 funciona com tensão máxima de entrada de 12v. Olhando o datasheet você percebe que existe um par de mosfets de saída em totem-pole. É difícil prever o que acontece quando um CI excede a tensão permitida, mas eu acho que os primeiros componentes internos que queimaram foram os mosfets.
 Tente medir se existe um curto entre os pinos 5 (GND) 7 (LX) e 8 (V+). se está tudo em curto, ótimo! A tensão mais elevada parou por ai neste curto e talvez não tenha queimado mais nada.

 http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX887-MAX887H.pdf

 A Maxim é uma fabricante muito conceituada de integrados reguladores, inversores, drivers, transceivers e os componentes dela são muito bons (e caros rs). Acredito que em uma falha moderada, apenas ele tenha queimado (claro, precisa testar também).

 O MAX660 é um inversor que aceita até 5,5v na entrada, então se o MAX887 não segurou a onda, então ele deve ter queimado também.

 http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX660.pdf

 Meça os pinos de saída do CI com a entrada e novamente veja se não há nenhum curto.

 Se não houver curto (ou sinal de CI danificado) um teste que poderia ser feito (com muito cuidado é claro!) é retirar o MAX887, curto circuitar os pinos 7 e 8 e aplicar uma tensão MUITO BEM REGULADA (por uma fonte ou regulador externo) de uns 6,7v na entrada. Ela será rebaixada pelo zener para 6,7-3,6 = 3,1v o que teoricamente faria funcionar os CI's que utilizam 3v3 e alimentando os outros CI's da fonte (inversor, regulador, etc).

 Um abraço!

 Eduardo

 PS: Se você for da região de Sorocaba SP, posso até olhar para você, recentemente adquiri uma estação de solda SMD e com as ferramentas certas é bastante simples a substituição dos CI's.

Lhe agradeço muito pela ajuda, mas acho que vou mandar para assistência aqui em minha cidade.

Sera que os caras conseguem arrumar?

Creio que o preço do conserto não seja muito agradável.

Preciso arrumar esse pedal o quanto antes, estou desesperado aqui.

Agradeço a atenção de todos.

Abraços.


« Última modificação: 20 de Junho de 2014, as 12:36:15 por xformer » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #36 : 11 de Junho de 2014, as 15:18:47 »

 Ai só perguntando para eles... rs

 O maior problema acredito é em encontrar os CI's (pelo que pesquisei meio por cima, é complicado encontrar o MAX887).

 Claro, se for autorizada, eles tem acesso e creio que possam resolver sim. Em relação ao preço, ai já não sei dizer...

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
felix
Visitante
« Responder #37 : 11 de Junho de 2014, as 16:24:03 »

Eu testaria os diodos primeiro, antes de levar, diodos podem ser facilmente testas in loco.

Periga você pagar um "Ci novo" em uma simples troca de diodo.

Não esqueça de testar com as pilhas antes, existem casos que elas só funcionam com pilha.
Se não pegar teste o Zener de 13 volts.

Se o zener de 13 volts estiver bom, deve ser o MAX887, uma vez que ele aceita só até 11v
http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX887-MAX887H.pdf



OBS.
Olhando agora a arquitetura da fonte interna, não é de se estranhar que muitos preferem alimentar as DL4 com fontes DC parrudas, como 9vdc 1.5A (inclusive eu).
Uma boa fonte DC apresentará retificação e filtragem mais linear ao sistema.

Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #38 : 21 de Junho de 2014, as 19:20:57 »

Pessoal!

Testei o pedal com pilhas, e nada!

Não consegui achar esse MAX887 aqui no Brasil.

Alguém sabe onde tem?
Registrado
felix
Visitante
« Responder #39 : 22 de Junho de 2014, as 23:31:01 »

Tem que trocar o zener de 13 volts antes, não custa nada tentar.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #40 : 23 de Junho de 2014, as 09:52:17 »

 Felix, não é um zener de 3,6v não? Um zener de 13v naquela posição não deixaria passar 9v.

 Se com a bateria não funcionou (que está depois do zener) então o MAX887 deve ter queimado mesmo.

 A propósito, você mediu a tesão no pino ""!SHDN" ? Ele é o pino de shutdown, se estiver em 0v, o regulador estaria desligado!

 Como teste, você poderia montar uma fonte ajustável externa (com LM317 por exemplo) e regular precisamente para 3v3 na saída, alimentado os circuitos posteriores, ou até duas pilhas de 1,5v em série.
 Seria bom colocar um fusível de uns 250ma a 500ma na saída dessa fonte, se caso exista um curto nesses circuitos.

 Se funcionar, o pedal está vivo e é possível fazer alguma uma adaptação, talvez com um regulador linear (LM1117-3v3) que é de até 800ma, e importar o MAX887.

 Um abraço,

 Eduardo
 
Registrado
felix
Visitante
« Responder #41 : 23 de Junho de 2014, as 10:41:30 »

Eu vi tudo errado, na verdade queria falar do Schottky MBRS, acabei lendo errado como Zener de 13v.

Eu trocaria esse diodo MBRS antes.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal