Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 12:52:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LDR em Wah - Substituir Potenciômetro  (Lida 19234 vezes)
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« : 28 de Agosto de 2012, as 17:02:21 »

Pessoal andei lendo vários artigos aqui no fórum sobre mods em wah e vários projetos diferentes.

Me chamou a atenção o do Guero: "Ibanez WH10"

Assisti alguns vídeos e acredito ter lido tudo já postado aqui sobre o pedal, fiquei muito entusiasmado com o o relatado por quem o construiu.

O que me chamou a atenção foi o fato de alguns terem usado essa peça chamada de LDR, nunca havia pensado em usar ela em um pedal.

Pelo que entendi ela pode ser usada em qualquer pedal de wah-wah, o que parece ser uma boa já que os pots de wah são meio salgados e nem sempre vejo deles por ai.

Alguém poderia me explicar como utilizar esse LDR?

Pelo que estou entendendo basta soldar uma de suas pernas onde seria o pino 1 e a outra onde seria o 3, o led seria soldado de forma que ligasse e sempre que o led se aproximasse do ldr isso faria a sua resistência diminuir... É isso mesmo?

Desde já muito obrigado pela atenção.

Projeto do Guero:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=98.0;attach=8723
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 17:19:55 por RuyThonson » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 28 de Agosto de 2012, as 17:37:10 »

O LDR (Light Dependant Resistor) é um resistor sensível à luz, ou foto-resistor como alguns podem chamá-lo. A resistência que ele apresenta diminui em proporção direta à intensidade de luz por ele captada. Com uma lâmpada ou LED colocados próximos ao sensor do LDR e controlados por tensão, pode-se controlar a resistência variando-se a luminosidade desses componentes. Outra maneira de se fazer isso é mantendo a emissão de luz constante e usando algum tipo de material transparente pintado com um gradiente que vá do totalmente transparente ao totalmente negro entre o LDR e o componente que emite a luz. Ou simplesmente um material que seja opaco e tenha um corte com um desenho que também vá barrando a luminosidade desde o escuro completo até o totalmente claro. Essa é a forma mais comum encontrada inclusive nos pedais de WahWah da Morley.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
y_killer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6



« Responder #2 : 28 de Agosto de 2012, as 18:04:02 »

O Wah da Behringer é óptico também, lembro que quando estripei o meu destes pra montar o WH10, eu mantive apenas a plaquinha do LED/LDR.
Só que eu mudei o angulo de curso do meu behringer, e por consequencia, tive que alterar também o recorte que dava passagem à luz...
É chato demais de fazer esta alteração, imagino que deva ser bem pior construir isso 'do zero' pra adaptar numa carcaça tradicional que use potenciômetros.
Não que eu esteja desencorajando alguém a tentar, jamais, só digo que é interessante se munir de uma boa dose de paciência antes... porque até achar o perfil certo do recorte, formas de fixação e tudo mais, demora um bocado.

Se houver interesse, quando eu chegar em casa à noite, eu fotografo meu ex-behringer...
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #3 : 28 de Agosto de 2012, as 18:16:57 »

Tudo bom , aqui ta o meu projeto hehehe

Bem simples. Só troque use leds vermelhos normais, do meu ponto de vista o efeito fica melhor...

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3758.msg83184;topicseen#msg83184

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
felixmeirelles
Visitante
« Responder #4 : 28 de Agosto de 2012, as 18:20:44 »

Características do sistema por LDR:
Precisão mediana
Barato
Manutenção fácil
Pedal mais solto
Menor chance de problemas mecânicos

Características do sistema por pot:
Mais preciso
Caro
Manutenção dificultosa
Pedal mais duro (preso)
Maior chance de problemas mecânicos

Lógico que o tipo/marca do pot/ldr influencia os fatores acima citados, mas em uma média geral, é mais ou menos isso que acontece na pratica.

Eu prefiro o sistema por pot porque com ele tenho mais controle, principalmente quando tiro o pé em determinada frequência.

Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #5 : 28 de Agosto de 2012, as 18:26:49 »

Citar
Eu prefiro o sistema por pot porque com ele tenho mais controle, principalmente quando tiro o pé em determinada frequência.


Sim , claro que esse sistema e mais preciso, não tem como se negar, eu no caso ainda to em teste com o meu , que no caso a hora que tiro o pé o pedal vai ate fim, nao fica fixo.

Mas vale muito como experiência.
Att. Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #6 : 28 de Agosto de 2012, as 18:28:20 »

De uma olhada aqui fala sobre como fazer com o ldr/led,teste e decida qual lhe melhor agrada vou ate mudar os meus  e ver como fica.
 Legal!

-----
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=98.0
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #7 : 28 de Agosto de 2012, as 18:34:45 »

Citar
Eu prefiro o sistema por pot porque com ele tenho mais controle, principalmente quando tiro o pé em determinada frequência.


Sim , claro que esse sistema e mais preciso, não tem como se negar, eu no caso ainda to em teste com o meu , que no caso a hora que tiro o pé o pedal vai ate fim, nao fica fixo.

Mas vale muito como experiência.
Att. Daniel

Eu vinha com uma ideia de usar mais de um LDR, em sequência com uma cadeia de leds fracos. O abafador(penumbrador) poderia ir cortando os leds de 1 em 1, diminuindo o brilho e alterando a impedância geral, usando 2 LDRs combinados com resistores ficaria mais fácil definir as curvas versus a relação de "pisada".
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 18:37:22 por felixmeirelles » Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #8 : 28 de Agosto de 2012, as 20:02:14 »

Será que rolaria pegar um pedaço de acrílico ou plástico transparente e ir pintando em gradiente com esmalte de unha?

y_killer
Adoraria as fotos.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 20:11:11 por RuyThonson » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #9 : 28 de Agosto de 2012, as 20:20:22 »

O Ibanez WD7 também é ótico.

Que tal imprimir o gradiente numa transparência?
Registrado

RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #10 : 28 de Agosto de 2012, as 20:26:09 »

Que tal imprimir o gradiente numa transparência?


Ta ai uma boa idéia.

Amanhã vou ao centro farei isso, hoje vou fazer a placa e tentar bolar a palheta "vazada" para colar a transparecia.

Acho que seria legal por um pot controlando intensidade de luz do led.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 20:28:53 por RuyThonson » Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #11 : 28 de Agosto de 2012, as 20:32:50 »

Bem, desenhei no paint mesmo, mas acho que dá pra entender. Segue abaixo como é o esquema que a behringer utilizou para controlar o esquema LED LRD:



Basicamente, uma plaquinha preta como essas entre o LED e o LRD e um furo no meio com este "cone".
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #12 : 28 de Agosto de 2012, as 20:52:42 »

Para fazer o LDR funcionar eu preciso de algum circuito ou basta soldar ele no lugar do pot?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #13 : 28 de Agosto de 2012, as 23:14:43 »

Para fazer o LDR funcionar eu preciso de algum circuito ou basta soldar ele no lugar do pot?

Se o circuito usar apenas dois contatos do pot, basta substituir pelo LDR.  Se não for o caso, a gente vai ter que fazer uns estudos. 
Registrado

norverto
Visitante
« Responder #14 : 20 de Novembro de 2012, as 19:50:38 »

Como é que é o sistema no WD7?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal