Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 16:04:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador ECL84  (Lida 10027 vezes)
a.sim
Visitante
« : 24 de Agosto de 2012, as 13:03:29 »

Olá.

Para 4 W um par de ECL84 fica bem em conta. Eu tenho um projeto pronto de 5 W com 2 x ECL84 + ECF80; mais popular do que essas, só 12AX7.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #1 : 24 de Agosto de 2012, as 18:16:17 »

Olá.

Para 4 W um par de ECL84 fica bem em conta. Eu tenho um projeto pronto de 5 W com 2 x ECL84 + ECF80; mais popular do que essas, só 12AX7.

Ou melhor, 2 x PCL84 + PCF80. Elas podem ser postas em série e vão precisar 39 V a 300 mA para os filamentos.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 24 de Agosto de 2012, as 21:29:29 »

Olá.

Para 4 W um par de ECL84 fica bem em conta. Eu tenho um projeto pronto de 5 W com 2 x ECL84 + ECF80; mais popular do que essas, só 12AX7.

Ou melhor, 2 x PCL84 + PCF80. Elas podem ser postas em série e vão precisar 39 V a 300 mA para os filamentos.
Mas você pode disponibilizar pro pessoal do forum o esquema ou também é segredo?
Caso possa, provavelmente é HI-FI. Precisa ser adaptado par guitarra.
Vai precisar testar, porque os triodos das xCL84 tem fama de soarem mal quando saturados....
E não vejo um jeito facil de alimentar filamentos e HT com o mesmo secundario, como no 100Buck ou nesse outro que sugeri... Quem sabe um quadruplicador...
Se for pra usar transformador de força com 2 secundarios prefiro filamentos em paralelo...
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 07:19:17 por Eduardo » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marciodfg
Visitante
« Responder #3 : 28 de Agosto de 2012, as 15:04:40 »

Olá.

Para 4 W um par de ECL84 fica bem em conta. Eu tenho um projeto pronto de 5 W com 2 x ECL84 + ECF80; mais popular do que essas, só 12AX7.

Oi a.sim, fiquei interessado.
Tens o projeto publicado em algum lugar?

Abraço.
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #4 : 28 de Agosto de 2012, as 15:27:25 »

Bem vindo ao fórum.
Em geral, e salvo raríssimas exceções, os layouts estão na primeira página do tópico, pois é regra do fórum.
Abraço!
Registrado
marciodfg
Visitante
« Responder #5 : 28 de Agosto de 2012, as 16:15:51 »

Sim obrigado, eu li o tópico e o projeto se refere ao amp do Kem de 2.2w, portanto não está na primeira página.

em um momento o nosso amigo a.sim cita o projeto de 5W. (Pag. 11 se não estou equivocado)

Por isso a pergunta.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #6 : 28 de Agosto de 2012, as 16:34:51 »

Exatamente... o A.sim propôs um amplificador com maior potência, porém o Kem o questionou pelo fato de possivelmente ser HI-FI e funcionar como um bom amplificador para guitarra.

Mas eu sou a favor dele criar um tópico e publicar o amplificador que ele propôs, pois existe muitos aqui que curte amplificadores hi-fi, além do mesmo poder servir para outras aplicações!

Abraço!
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #7 : 29 de Agosto de 2012, as 14:09:10 »

Olá.

Não lembro de ter criado este tópico...

Quanto ao projeto, ele foi o meu primeiro valvulado. Eu terei de desenhar o diagrama no EAGLE para poder publicá-lo; isso vai levar uns dias.

Peço que por favor aguardem.


-----
Olá.

Para 4 W um par de ECL84 fica bem em conta. Eu tenho um projeto pronto de 5 W com 2 x ECL84 + ECF80; mais popular do que essas, só 12AX7.

Ou melhor, 2 x PCL84 + PCF80. Elas podem ser postas em série e vão precisar 39 V a 300 mA para os filamentos.
Mas você pode disponibilizar pro pessoal do forum o esquema ou também é segredo?


Vamos deixar bem claro essa questão de " segredo " : eu só não divulgo detalhes daquilo através do qual eu ganho meu sustento ( transformadores e fontes chaveadas ). Mesmo assim, eu dou uma canjinha de vez em quando...

O resto é domínio público.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 14:13:42 por a.sim » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #8 : 29 de Agosto de 2012, as 14:26:29 »

Vamos deixar bem claro essa questão de " segredo " : eu só não divulgo detalhes daquilo através do qual eu ganho meu sustento ( transformadores e fontes chaveadas ).

Acho justo, tem muitos usuarios aqui que tem projetos particulares que não divulgam! Mas eles sempre estão colaborando com um ou outro projeto, como você esta fazendo agora.

Nessa canja ai de 5W, não rola uma fontezinha chaveada não?  Cheesy

Edit:

Citar
Não lembro de ter criado este tópico...

O Algum moderador deve ter desmembrado os topicos que fugiram do assunto.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 14:28:56 por fallout » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #9 : 29 de Agosto de 2012, as 14:44:57 »


Nessa canja ai de 5W, não rola uma fontezinha chaveada não?  Cheesy


Já publiquei; ninguém montou.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 29 de Agosto de 2012, as 14:49:17 »

Fui eu quem solicitou aos moderadores a divisão do topico.
Vi que o assunto interessou, mas estava no topico do 100buck. Na intenção de dar continuidade ao mesmo e não poluir o topico do 100Buck, pedi o desmembramento.
Assim podemos discutir a vontade sobre as xCL84.
Faz algum tempo eu e o blackcorvo temos trocados MPs sobre um ampli justamente de ECL84. Ele tem algumas e queria aproveita-las.
Umas 2 semanas atrás em mandei pra ele uns calculos que tinha feito pra elas, e ele montou (impressionantemente rapido, diga-se de passagem).
Ele não curtiu o resultado, mas gravou um sample. Só que eu gostei...

http://soundcloud.com/corvolino03/ecl84-pp

De pré esta uma EF184 polarizada exatamente como no 100Buck, os 2 triodos da ECL84 como inversora (LTP) e os 2 pentodos da ECL84 em PP.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 15:30:52 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #11 : 29 de Agosto de 2012, as 19:09:49 »

Já publiquei; ninguém montou.

Aquela fonte que você publicou eu achei que éra apenas para alimentar 2 valvulas de pré, acho muito trabalhoso montar uma fonte
tão complexa para alimentar um pré, prefiro usar 2 transformadores ou como você mesmo deu a dica mandar enrolar um transformador pequeno.
Acredito que para um amplificador valvulado com 5w precisemos de uns 25~30w na fonte.

Kem, eu tambem gostei do sample das ECL84.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #12 : 29 de Agosto de 2012, as 20:54:05 »

Olá.

Se achaste complicada a fonte para pré-amplificador, também nao vais querer montar uma de 20 ou 30 W cujo circuito é muito mais complicado e manhoso.

« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 20:56:15 por a.sim » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #13 : 29 de Agosto de 2012, as 21:43:33 »

A.sim! Como dito pelo o Kem e como eu também suspeitei na hora que comecei ler o tópico, percebi que o mesmo se tratava de um desmembramento do assunto que surgiu no tópico do 100Buck.

A respeito de fontes chaveadas, creio que pode ser discutido em outro tópico.

Agora a respeito do amplificador em questão qual seria os transformadores necessários para a montagem? Ele se trata de um amplificador HI-FI mesmo? Posso contruí-lo como estereo e alimentar com apenas um transformador de força?

Abraço!
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #14 : 29 de Agosto de 2012, as 23:19:18 »

Agora a respeito do amplificador em questão qual seria os transformadores necessários para a montagem? Ele se trata de um amplificador HI-FI mesmo? Posso contruí-lo como estereo e alimentar com apenas um transformador de força?

O amplificador com 2 x ECL84 foi o primeiro amplificador valvulado que eu montei; ele não chegou a ser construído como os amplificadores da série S; foi desmontado para que eu pudesse usar o chassis para montar o protótipo do amplificador de contrabaixo S-1120.

Para a versão estéreo, será necessário dois transformadores PP ultra-lineares de 5 W, além do transformador de força...acho que uns 70 W devem chegar.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal