Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:16:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Efeito Stereo  (Lida 10518 vezes)
maioli
Visitante
« : 03 de Março de 2010, as 16:48:05 »

Vendo manifestações aqui pelo Forum e em outros foruns, cheguei à conclusão que há pouco esclarecimento quanto ao que vem a ser "stereo" ou "estereofônico".

Antigamente, apesar de ser possível gravar em mais de uma pista, os equipamentos reprodutores somente possuíam um transdutor - primeiro, a concha acústica dos gramofones, e depois o alto-falante das vitrolas e juke-boxes.

Mais adiante, um felizardo descobriu que, se usasse pelo menos dois microfones fisicamente paralelos entre si, em dois canais distintos de gravação, poderia reproduzir algo chamado "panorama stereo" ou "imagem de palco", ou seja, ao tocar essa gravação por um sistema com dois canais simultâneos, o ouvinte poderia distinguir se um músico da orquestra estava mais à esquerda, centro ou direita do palco, em relação a um ponto central da platéia.

Ou seja, o sistema foi idealizado levando em conta gravações ao vivo de múltiplas fontes em dois canais, como por exemplo as orquestras e "big bands".

Um dia, com o desenvolvimento dos gravadores multi-canal, os produtores de bandas começaram a empregar o conceito de stereofonia somado ao de "overdubs", ou seja, a banda não tocava mais ao vivo no estúdio, mas sim cada músico gravava separadamente sua parte. Essas diversas partes podem ser direcionadas na mixagem ao canal esquerdo, direito ou a ambos da gravação final streofonica. Isso geralmente não é feito para criar a "imagem de palco", mas sim para criar efeitos curiosos e psicodélicos variados, dos mais radicais aos mais discretos.

Concluindo, o efeito stereo autêntico depende de: Gravação ao vivo com pelo menos dois microfones em dois canais; captação de vários músicos com a proporcionalidade natural do sinal em relação a cada microfone; e reprodução em pelo menos dois alto-falantes, que dê ao ouvinte a noção de direção de cada fonte de sinal (ou instrumento). Não há o efeito stereo sem o conceito de "imagem de palco".

Gravar duas camadas de guitarra em dois canais não é stereo, abrir uma guitarra em dois canais de chorus ou delay não é stereo.



Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 03 de Março de 2010, as 20:13:19 »

É um conceito complexo...

Pois vejo que voce coloca a questào do que seria realmente a "imagem estéreo".
Entendo que a princípio o que se imaginava é que com duas fontes sonoras distintas, com programas de áudio distintos, porém capturados e reproduzidos em sincronia, poder-se-ia obter com mais profundidade e realismo a sensaçào de estar ouvindo o programa original. Há sem dúvida alguma um grupo de técnicas de microfonação que ajudam a capturar o material de forma a tentar gravar essa imagem estéreo. Mas são tantas variáveis que o que se vai ter no final, a ser reproduzido, nunca será realmente equivalente à experiência de escutar esse mesmo material ao vivo. OK, há limitações aceitáveis. mas existem tantas técnicas psicoacústicas de se criar ou recriar imagens estereof6onicas que nào vejo o porque de nào usá-las...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #2 : 04 de Março de 2010, as 09:29:53 »

Bem, o efeito estéreo foi  criado para que possamos ter a sensação de estarmos inseridos na gravação como quando estamos, por exemplo, andando na rua e sentimos um som vindo do lado direito (um ônibus) e outro do lado esquerdo (uma criança chorando).
Assim diz-se de um som estar em estéreo apenas por ele ter canais com sons distintos.

Se gravamos duas guitarras base e as colocamos em canais diferentes vamos ter a sensação do estéreo.
Isso é estereofonia? Creio que sim.
É o que o Alex Frias disse. O conceito é complexo.

Você não acha que seja mas disse que em uma orquestra os instrumentos estarão alguns de um lado e outros de outro lado.
Duas guitarras gravadas e colocadas, cada uma de um lado, não deixa de ser. Imagine se fossem dois guitarristas tocando a mesma coisa e cada um de um lado diferente do palco.
Eles fariam a mesma coisa mas de maneiras diferentes, por mais que procurassem soar igual.
Uma guitarra com um delay que vai cada repetição para um lado não deixa de produzir um efeito estéreo, não?

David Gilmour é um que fazia muito isso.
Time ele gravou duas vezes em algumas partes da música e do solo para produzir esse efeito.

O estéreo é apenas o efeito do som como ouvimos tudo na vida, já que temos dois ouvidos ou duas orelhas, colocadas uma de cada lado. E isso nos permite ouvir tudo assim.
E é sorte, pois podemos saber se o ônibus ta vindo de um lado e corrermos para o outro. Ou assobiarmos pra uma gata na rua e ela olhar na minha direção e não na sua.
hehehe...

abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 04 de Março de 2010, as 10:56:17 »

Roberto,
excelente explicação! Penso exatamente como vc. Afinal... pra que temos dois ouvidos!?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 04 de Março de 2010, as 13:04:45 »

Eu diria q, se há duas informações relacionadas a um mesmo "sujeito sonoro", e elas se complementam nos canais direito e esquerdo dos do equipamento de reprodução para formar uma idéia psicoacústica do mesmo sujeito, isso p mim já pode ser encarado como imagem estéreo.
Vale à pena observar que a maneira com q se "recebe" a reprodução é determinante para usufruir dessa imagem estereofônica, se por exemplo ouvirmos o mesmo progama estéreo em salas diferentes, ou mesmo com headphones.

É bom t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) ressaltar q não é todo o mundo q ouve perfeitamente pelos dois ouvidos.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
maioli
Visitante
« Responder #5 : 04 de Março de 2010, as 15:01:02 »

Que bom que acharam interessante esse tema.

Como alguns destacaram, os produtores de bandas de rock fizeram vários experimentos usando a duplicidade de canais do sistema estéreo, mas nunca tiveram a pretensão de dizer que isso é, de fato, imagem de palco. No trabalho dos Beatles encontra-se muito disso, na época equivalente à nossa "jovem guarda". É muito comum por exemplo direcionar algumas peças da bateria à direita, esquerda e centro, mas na verdade uma bateria no palco soa inteira na mesma posição espacial. Ou seja: é um "truque", mas não um efeito stereo.

Esse conceito eu só consegui entender direito quando fiz a adequada "audição stereo", que é feita colocando-se as duas caixas de som alinhadas com a cabeça do ouvinte em um triângulo equilátero.

A imagem de palco será notada nas gravações de jazz e de música erudita, e também em muitas gravações de outros gêneros. Normalmente o melhor efeito stereo vem de gravações feitas "ao vivo" no estúdio.

Tem muitos artigos pela web explicando isso muito melhor do que eu, hehehehe. A maioria in english.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 04 de Março de 2010, as 16:00:38 »

De qualquer forma isso é como a fotografia (inclusive a estereográfica, lembram daqueles cartões "holográficos") lembra o objeto em questão, mas é apenas uma representação da coisa...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #7 : 13 de Abril de 2010, as 14:17:09 »

Cara... que papo maluco... rs...

Interessante... mas muito doido... Cheesy
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #8 : 13 de Abril de 2010, as 22:27:29 »

Como diria o grande guitarrista da minha terra, Fred Andrade, "Vai um beck aí??"...
heauhuaeheauhea
 Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #9 : 16 de Abril de 2010, as 10:53:16 »

Pra ficar menos doido é só deixar a conversa de lado e fazer a "audição stereo". Poltrona bem posicionada no triângulo com as caixas e manda ver. O interessante é que conforme vc balança a cabeça para dentro ou para fora do ápice do triângulo o efeito aparece ou some. Sugiro não prestar atenção em mais nada e escutar de vários discos.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 16 de Abril de 2010, as 12:39:47 »

Não entendi onde esta a maluquice... mas ok Huh?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #11 : 03 de Junho de 2010, as 18:32:40 »

Procurem por "dummy head" na internet.
Tem uns caras que pegam uma cabeça de manequim, tipo de loja, e colocam dois microfones de eletreto no lugar dos "ouvidos" da cabeça do boneco pra que se capte na gravação o mais próximo possível do que uma pessoa estaria ouvindo ao vivo. Claro que obviamente só funciona legal se a gravação for da banda toda ao mesmo tempo como faziam os mestres do passado como Dire Straits e Stray Cats por exemplo.
Na parte de lançamento de projetos eu postei um panner que faz uma efeito muito doido "jogando" o som de um lado pro outro.
Na verdade o que vc usa é o pedal dividindo o som e mandando pra 2 amplificadores. Cada amplificador posicionado de um lado extremo do palco ou microfonados, cada um com o pan da mesa totalmente pra um lado. O que ele faz é ir diminuindo o volume, como um tremolo, intercaladamente o que dá a impressão do som estar realmente passando de um lado para outro. Como o Alex disse, pura pisicoacústica.
Registrado

Salto - SP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 03 de Junho de 2010, as 21:23:45 »

Entào, o panner é um trêmulo com duas saídas moduladas alternadamente, enquanto uma está no pico do volume a outra está no vale e vào mudando conforme o tempo. Há panners mais sofosticados que usam diferença de fase, tipo phasing, e até doppler para que o efeito "surround" seja impressionante ao extremo. Com apenas dois canais laterais voce parece sentir o som na frente e atrás. Lembram do QSound? Há pluggins que soam nessa onda...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #13 : 12 de Junho de 2010, as 17:27:42 »

Não sei se isso se encaixa neste tópico mas, já vi guitarristas em gravação de estúdio usarem 2 microfones (shure sm57) simultaneamente  pra caixa, um na lateral quase encostado no falante e outro distante mais ou menos um metro, o resultado final é bem diferente de que se usasse um só microfone, mesmo quando ouvido em uma só caixa mono,  parece que o som fica mais "cheio" achei bem interessante, um timbre totalmente distinto.

Nessa técnica de gravação há infinitas possibilidades, como usar microfones diferentes, equalizações diferentes e até mais microfones.

Até mesmo usar um cabo em "Y" ligando 2 amplificadores diferentes ainda com diferentes microfonações e equalizações, vixi dá pra viajar demais nesse papo de studio. Roqueiro Roqueiro Roqueiro

« Última modificação: 12 de Junho de 2010, as 18:00:43 por nader » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 12 de Junho de 2010, as 18:04:18 »

Nader

É verdade, existem muitas técnicas para se registrar sons de forma mais próxima da experiência real. E como voce mesmo lembrou, mesmo de forma monaural pode-se obter alguns efeitos acústicos interessantes e obter mais profundidade. Tanto como em nossos ouvidos, mais de um microfone captando uma mesma fonte sonora pode nos fazer "entender" de forma diferente o ambiente onde foi gravado, seja por mistura de reverberaçào da sala somada com o som mais próximo da fonte, além dos cancelamentos de fase que devem ocorrer.

Há ainda a possibilidade do músico, com um sax por exemplo, se mover dentro de um espaço microfonado para estéreo e deixar essa "caminhada sonora" para os ouvintes da gravação.

Existem várias técnicas de gravaçào binaural, a cabecinha da Senheizer é uma, dois condensadores em Y. Os resultados podem ser muito interessantes.

Eu usava uma  forma improvisada, baseada num mic da Crown que nào tive "tempo" pra comprar na época:

Eram dois microfones tipo PZM da Realistic com os prés modificados para ter um pouco mais de fidelidade. Uma placa de acrílico entre os dois, um de costas para o outros, colados nessa placa com a parte ativa dos mics para fora. O resultado é impressionante!
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, as 18:11:40 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal