Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:16:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blues Drive - Axcess Giannini (som magro - o que modificar?)  (Lida 9916 vezes)
y_killer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6



« : 19 de Setembro de 2012, as 19:55:07 »

Boa noite amigos,

Primeiramente peço desculpas se o tópico estiver no lugar errado, ou se o título não estiver a contento.

Comprei recentemente um blues drive daqueles Axcess Giannini, é um pedal bacaninha, tudo onboard, caixa de alumínio, true bypass 3PDT, usa 4558JRC, acho que os jacks são Neutrik (são de rosca interna), clipagem dele pelo que vi ali é feita por dois pares de diodo 4148.

Porém, contudo, todavia e entretanto, embora a distorção leve dele seja agradável de se ouvir, ele tira muito grave da guitarra, o som fica muito magrinho quando o efeito está ativo, e isso é perceptível até mesmo se ouvindo os sonzinhos de reviews do FCC, youtube e afins onde ele figura, ou seja, imagino que não seja defeito com o meu pedal em si, mas sim característica do circuito dele.

A pergunta:
Quais os capacitores que eu deveria substituir nele pra deixar ele um pouco mais obeso?
Agradeço de antemão aos que ajudarem.

 Legal!




« Última modificação: 19 de Setembro de 2012, as 20:03:27 por y_killer » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 19 de Setembro de 2012, as 21:13:04 »

O ideal seria ter o esquema eletrônico dele para analisar... você já procurou por ele na net?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
whitebilly
Visitante
« Responder #2 : 19 de Setembro de 2012, as 21:17:05 »

Que isso, deve ter uns 15 componentes no total  Huh?

ta parecendo uma variação de ts9
Registrado
y_killer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6



« Responder #3 : 19 de Setembro de 2012, as 21:24:35 »

Pois é amigos, eu procurei o esquema dele e não achei.
Comparando as trilhas dele com o esquema do TS, ele se assemelha um pouco mesmo, mas também é parecido com o bluesbreaker na quantidade de componentes e de certa forma na maneira como são montadas as peças em volta do CI.
Nunca "tirei" um esquema na minha vida, mas vo tentar seguir o pedal aqui pra ver se sai alguma coisa...
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #4 : 19 de Setembro de 2012, as 21:34:17 »

olhando melhor parece o bluesbreaker mesmo.
montei um ontem..t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) achei magro.
Registrado
y_killer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6



« Responder #5 : 19 de Setembro de 2012, as 22:55:20 »

Tá difícil, aparentemente todos (sem exceção) os resistores tem a faixa do meio preta... nunca vi um pedal que tenha todos os resistores pra baixo de 100r.
E tem alguns que tem cores dos dois lados exemplo "amarelo/roxo/preto/vermelho/marrom".
alguém já viu algo assim?

Registrado
hcbhugo
Visitante
« Responder #6 : 19 de Setembro de 2012, as 23:34:53 »



Uploaded with ImageShack.us

pelo que eu vi no site da GGG, se você mudar estes capacitores pra 0.022uf, você terá mais graves...

agora cabe a você localiza-lo...

abraço
Registrado
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« Responder #7 : 19 de Setembro de 2012, as 23:38:24 »

São resistores de precisão, onde a tolerancia deles é dada pela cor da última faixa, esse que você descreveu o código de cores é um resistor de 47k / 1% (amarelo/roxo/preto/vermelho/marrom). Dê uma olhada no link abaixo:
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 19 de Setembro de 2012, as 23:50:07 »

Pode-se também trocar o capacitor de 47pF no elo de realimentação do primeiro operacional por um de 220pF para mais graves, o potenciômetro de 100KB por um de uns 500KB para mais ganho, aumentando o capacitor de entrada de 10n para 100n ou 220n (mais graves e mais sinal), entre outras brincadeiras...
Registrado

hcbhugo
Visitante
« Responder #9 : 19 de Setembro de 2012, as 23:54:07 »



Uploaded with ImageShack.us

fiquei um tempo olhando aqui as suas fotos.
Acho que são esses capacitores.

O na horizontal sai do pino 1 do tone e vai pro ref.
O na vertical sai do pino 2 do tone passa pelo resitor e vai pro ref.

posso estar errado... mas tenho quase certeza.

Obs: Nao me responsabilizo pelo que possa acontecer Anjo

-----
Mestre Adiel,
Você diz: "aumentando o capacitor de entrada de 10n para 100n ou 220n (mais graves e mais sinal), entre outras brincadeiras..."
Você poderia explicar o porque do mais sinal?
O do grave eu entendo que age num filtro onde quanto maior a capacitância, mais frequências graves passarão.
Mas a intensidade do sinal, eu não consigo entender...
Abraço
« Última modificação: 19 de Setembro de 2012, as 23:59:56 por hcbhugo » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 20 de Setembro de 2012, as 00:16:31 »

Eu procuraria outro projeto, pois a característica desse é essa. Porém, já que é pra mexer que tal dar uma experimentada no passa baixa domprimeiro Op Amp?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 20 de Setembro de 2012, as 00:22:36 »

Quando eu montei um RVIII dos mutantes, fiz o "filtro" anti embolação de acordes sugerido por CCDB, que consiste num capacitor de uns 3n em série com a entrada do circuito, que deixa passar principalmente agudos, impedindo que frequências mais baixas chegassem com mais vigor para serem processadas no pedal.  O resultado é o som magro e fraco, com menos volume que teria sem o "filtro" anteriormente mencionado, mas com certeza mais claro para os acordes, o que deve ser a ideia que permeia parte do projeto do Blues Drive.  

Pode ser que a intensidade do sinal seja a mesma em determinadas frequências (não medi com osciloscópio ou espectrômetro), mas em outras mais baixas, certamente não o será, e assim é a impressão sonora de tal dispositivo.  

Faça sua própria experiência nesse sentido, e perceberá o que digo.  Quando eu monto um Dyna Comp, por exemplo, eu troco um dos capacitores de passagem do circuito de 1uF para 100n, para que o som final fique mais parecido com o som original do instrumento, mantendo, ainda, uma boa compressão, mas com o som menos grave, mais ao meu gosto pessoal.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, as 00:24:30 por Adiel » Registrado

y_killer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6



« Responder #12 : 20 de Setembro de 2012, as 01:21:29 »


Mestre Adiel, só por desencargo de consciência, o capacitor do elo de realimentação é o de 47pf marcado ali né?
Neste caso, o pedal aqui já está com um capacitor de 100pf no lugar dele, nas fotos não aparece, mas é o único cerâmico do pedal, embaixo do potenciômetro de ganho.

E o capacitor de entrada é aquele outro ali marcado .01?
Se for este mesmo, no meu caso ele passa antes por um resistor.
Embora o esquema seja muito parecido com o do bluesbreaker, algumas pequenas diferenças existem.
To quase terminando de montar o esquema dele, tá faltando toda a parte do tom (que o hcbhugo circulou), e as ligações com a 3PDT e o led de bypass ainda. É o primeiro pedal que eu tento tirar o esquema... e seguir placa de dupla face com algumas peças encostadas tá dificultando demais pra mim... os neurônios tão com uma bandeira de trégua pedindo arrego já...rs

Amanha eu termino de desenhar o esquema dele, e já parto para as vias de fato =)
Muitíssimo obrigado Adiel,  hcbhugo e Ivanletronic =)

@Alex Frias: O que mudar para alterar o passa baixa do 1° opamp?
Embora eu siga os circuitos com certa facilidade, eu só sei copiar, to engatinhando ainda com as alterações feitas com "conhecimento de causa".
Mesmo assim, muito obrigado.


EDIT: Adiel, tenho que concordar, o blues driver é raquítico, mas é bem claro pra acordes de fato.
Estava lendo aqui o que voce escreveu sobre o RVIII. Originalmente não tinha nada na entrada dele?
Sendo assim, eu não posso experimentar simplesmente "jumpear" o capacitor de entrada, indo justamente na contramão do que voce fez, e deixando o meu sem "filtro" nenhum? Isso não causaria algum tipo de dano ao CI, jogar a entrada direto nele?
Não tenho medo de embolar, e digo isso porque uso ele com uma telecaster normalmente com a captação single coil da ponte, e não acho que eu vá usar o ganho do pedal no talo, só queria dar uma sujada no som mesmo, blues bem de leve.

E ainda, à quem puder orientar, seria bom negócio ao invés de mudar o circuito, simplesmente adicionar algum "blender",no estilo do que algumas pessoas fazem em distorções de contrabaixo para manter os graves e o timbre? Se sim, que circuito posso usar?
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, as 01:42:01 por y_killer » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #13 : 20 de Setembro de 2012, as 02:20:22 »

Onde você conseguiu o esquemático desse pedal? Eu queria muito encontrar o esquemático do Ashland by Crafter EF-DT (Ele seria o mesmo que o Belcat DST-501 e (ou) o Axcess DS-101?).

Desculpe atrapalhar o fórum, eu tive um pedal desse e gostava bastante, sei que custa muito barato, mas eu gostaria de construir um também.

Grato!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #14 : 20 de Setembro de 2012, as 08:16:24 »

Não seria interessante jumpear o capacitor de entrada de 10n, mas você pode experimentar colocar um outro de 220n em paralelo com ele, e observar se a mudança de timbre vale a pena.  Não recomendo o jumpeamento direto, pois assim você vai proporcionar uma tensão em corrente contínua na entrada, além de uma interação indesejável do circuito anterior na polarização do circuito do Blues Driver.
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal