Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 18:15:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall JTM 50  (Lida 38993 vezes)
Marcel.
Visitante
« Responder #15 : 03 de Outubro de 2012, as 23:24:01 »

Realmente o que os caras aqui tão dizendo faz BASTANTE sentido, Victor.
Mas, olha, se você REALMENTE for montar, pode contar comigo, eu te ajudo no que eu puder, sempre que você precisar.
Digo isso porque eu sei o que é isso.
Meu primeiro valvulado foi o JCM800 2204. _
Masss... o detalhe é que eu passei MUITO tempo estudando sobre o assunto, lendo muito livro em inglês mesmo, sobre valvulados, enfim...
Eu só comecei a montar ele mesmo depois que consegui reunir todas as peças do circuito. E fiz igual a você, enquanto tava comprando, tava sempre lendo sobre o assunto. O problema foi só que eu levei uns 2 anos comprando as coisas pra montar ele. Eu não trabalhava na época e dependia do dinheiro dos meus pais. Quando passei num concurso comecei a comprar as coisas finais e montei.

Nunca levei nenhum choque feio. Levei uns 2 sustos só, raspei o dedo nuns pontos com alta tensão, na hora de fazer medições (garanto, já não é NAAAAAAADA legal!!!). kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas é aquela coisa, eu sempre li também sobre os cuidados ao mexer em altas tensões, semprei prestei atenção nas dicas que os eletricistas davam (como a de colocar a mão esquerda pra trás antes de mexer nessas coisas) etc.

O segredo é esse que você já disse mesmo, ir lendo bastante enquanto não compra tudo, na hora de montar, fazer sempre com bastante atenção, cautela e paciência.
Até porque, cara, além da sua vida, é a vida dos seus componentes caros que você irá salvar, se agir como falei.

No mais, agora é só ter grana e coragem (isso sim você tem que ter muito!)... _

Abraços e boa sorte.
Qualquer coisa é só falar.

Ah, e bem vindo ao magnífico (e viciante) mundo dos valvulados! hehehehhe
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #16 : 03 de Outubro de 2012, as 23:39:46 »

Eu fico pensando em montar um valvulado futuramente e tenho o pensamento igual ao do Victor, penso logo no jcm800, só que tenho medo de choques também, Marcel tem algumas dicas a mais da onde veio essa?
Registrado
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #17 : 04 de Outubro de 2012, as 08:55:04 »

victor nery, será que um amplificador de baixa potencia realmente não vai ter serventia para você?
Você não toca em casa? A noite?
Não toca em nenhum lugar onde um amplificador valvulado de 50W incomode? E olha que mesmo em show 50W valvulado as vezes é demais.
Se não servir, pense que vai ser um custo de aprendizado. Você não esta jogando dinheiro fora, esta gastando com aprendizado, e isso é investimento.
Pegue algum projeto aqui do forum ou mesmo do AX84, tipo um P1, que é PTP, e monte. Te garanto que o aprendizado vai valer a pena.
De qualquer forma, boa sorte na empreitada.

Esse ponto é interessante: tenho um jcm800 de 50w handmande e os volumes que utilizo são os seguintes:

Ensaios quando utilizava um falante da minha meteoro: 1,2
Ensaios quando montei uma caixa com dois vintage 30: 0,8 (sim, abaixo do risquinho do 1)
o volume mais alto que precisei dele foi em um show que utilizei só o amp, sem microfonação, num espaço de 200m², tive que botar o volume um pouco acima do 3

Quando eu troquei os falantes, eu senti muito o "emagrecimento" do timbre, com aquela mísera baixada no volume. O que eu ganhei de brilho com os celestions 30 , perdi de puch, ou headroom, não sei ao certo o termo. Tive que botar um Atenuador, e hoje uso o volume no 2,5, o que gera um som muito bom nas bases, mas perdi agudos no solos.

Eu toco só Black Sabbath!

Resumindo, assim que tiver condições, vou construir um amp de no máximo 20w para poder usar ele em um volume mais elevado.

Abraço


« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 09:00:28 por fpohren » Registrado
claudioadagio
Visitante
« Responder #18 : 04 de Outubro de 2012, as 12:08:04 »

e ai amigo ja montou, bota as fotos ai
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #19 : 04 de Outubro de 2012, as 12:36:35 »

Saudações,

e ai amigo ja montou, bota as fotos ai

Huh? Eu ainda nem comecei a comprar as peças... Quando disse projeto de longo prazo, quis dizer de longo prazo mesmo. Ainda estou lendo os tópicos sobre valvulados e baixando apostilas. Demorarei pelo menos um ano nessa empreitada...

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #20 : 04 de Outubro de 2012, as 12:41:37 »

e ai amigo ja montou, bota as fotos ai

Hein ??
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 04 de Outubro de 2012, as 13:09:51 »

É em relação ao outro que fez o JCM800 com 50 Watts. O fpohren... só pode!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 13:12:33 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #22 : 04 de Outubro de 2012, as 13:29:10 »

Um outro meio de pegar "intimidade" no trato com as válvulas, seria comprar um Giannini, Palmer, ou Phelpa usado mas ainda em condições razoáveis (transformadores OK, principalmente), e ir fazendo a restauração dele. Um Palmer ou um Thundersound seriam boas opções com um circuito bem semelhante aos JTM.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #23 : 04 de Outubro de 2012, as 13:50:35 »

Opa, eu não montei não... até queria ter montado, comprei os transformadores, as valvulas, a maioria das peças, mas resolvi mandar alguém com mais experiencia fazer (já que eu não tinha nenhuma). Isso foi lá em 2001 ou 2000.


 Um dia vou abrir ele e postar umas fotos.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #24 : 04 de Outubro de 2012, as 15:23:20 »

Saudações,

Amigos, comecei a fazer minha pesquisa e daí de acordo com as dicas que os amigos deram procurei algo que tivesse uma potência menor e que tivesse um timbre pelo menos próximo do que quero e me deparei com um head marshall jmp 20w. Bons timbres nesse amp também e ele está na onda do que preciso. No entanto seguem algumas dúvidas... Quero algo para tocar acdc, aerosmith e esses amps tem o timbre que procuro; a dúvida é quando eu quiser algo mais limpo se esse amp de 20w terá “peito“ para me dar esse clean com um bom volume uma vez que ele distorce bastante. Quanto as recomendações de segurança e complexidade do projeto, não vi muita diferença pois esse de 20w ainda tem 350v (olhando o esquema por cima) circulando dentro dele (o suficiente para me mandar dessa pra outra não é mesmo?). Queria que vocês avaliassem todos os pontos que mencionei e se mantenho o jtm50 ou se é menos complicado, mais seguro e com um gasto que justifique não montar logo ele, montar esse jmp.

Abraço a todos
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 15:26:21 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #25 : 04 de Outubro de 2012, as 15:31:06 »

Saudações,

Amigos, comecei a fazer minha pesquisa e daí de acordo com as dicas que os amigos deram procurei algo que tivesse uma potência menor e que tivesse um timbre pelo menos próximo do que quero e me deparei com um head marshall jmp 20w. Bons timbres nesse amp também e ele está na onda do que preciso. No entanto seguem algumas dúvidas... Quero algo para tocar acdc, aerosmith e esses amps tem o timbre que procuro; a dúvida é quando eu quiser algo mais limpo se esse amp de 20w terá “peito“ para me dar esse clean com um bom volume uma vez que ele distorce bastante. Quanto as recomendações de segurança e complexidade do projeto, não vi muita diferença pois esse de 20w ainda tem 350v (olhando o esquema por cima) circulando dentro dele (o suficiente para me mandar dessa pra outra não é mesmo?). Queria que vocês avaliassem todos os pontos que mencionei e se mantenho o jtm50 ou se é menos complicado, mais seguro e com um gasto que justifique não montar logo ele, montar esse jmp.

Abraço a todos

olha eu uso só o canal high gain, que é bem mais alto que o limpo. Toda a experiencia que citei ali é com o canal high gain. Mas pelos poucos testes que fiz, a proporção no meu amp pelo menos é que se esta no vol 1 no canal gain, tenque botar entre 3 e 4 no clean para os volumes ficarem aproximados

Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #26 : 04 de Outubro de 2012, as 15:50:59 »

Estes Marshall de 18w ou 20w não são muito mais simples do que o primeiro amplificador que você postou, na minha opinião. Amplificador simples mesmo seria um Champ, BW, 100 Buck.

Diferenças mais gritantes: uma válvula a menos no pré (supondo versões sem tremolo), El84 na saída, ao invés das EL34. Não faz muita diferença. O furo no chassis pras EL84 é menor Smiley

Um Iall é quase a mesma coisa, mas como a válvula de saída é "dois em um", o power+pi ficam com um layout mais simples (e precisa de menos furos no chassis). Um pouco menos de potência, mas são 10W de responsa.

Por outro lado...

Às vezes, uma pequena diferença nas tensões pode simplificar bastante a construção. Por exemplo, se você tem 400 e poucos volts com carga, é meio arriscado usar capacitores de 450V, então você vai precisar usar capacitores em série. Vai precisar de resistores de sangria em paralelo com cada um desta associação em série, pra garantir que as voltagens dos dois estão equilibradas. Se estiver usando capacitor de caneca, vai precisar isolar a caneca do capacitor "de cima" na associação. A caneca deste capacitor vai estar com duzentos e poucos volts, ao invés de aterrada, o que é um risco adicional (e um risco alto!) de choque, ainda mais se os capacitores ficarem com a caneca pra fora do chassis. Já com 350V, você usa um capacitor só de 450V, tem uma boa margem de segurança, a caneca fica aterrada, o layout é mais simples, ...

Além disto, me baseando neste esquema:

http://www.drtube.com/schematics/marshall/2022.gif

A polarização das EL84 é com resistor de catodo. Simplifica também, e também é mais seguro (em relação a puxar a polarização do enrolamento de alta, como no outro esquema).

Então, talvez esta opção seja um pouco mais simples e segura.

Além disto, pelo esquema, não tem realimentação negativa. Ou seja, ele deve começar a "sujar" bem cedo, mas de forma bem suave e gradual. Pra este som de classic rock que você busca, deve ser uma maravilha. Mas um som limpo cristalino tipo um Fender blackface, mesmo em volumes mais baixos, não deve ser o forte dele...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 16:05:03 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #27 : 04 de Outubro de 2012, as 16:30:02 »

Pessoal, 2 EL-84 dão 15 Watts! os 18, 20, 22 e até 25 são fruto da mais pura e simples picaretagem marketeira! Por favor, não vamos cair nessa. Este é um forum honesto!

gfr, sinto dizer que a polarização através de resistor de catodo é uma forma de realimentação negativa! Pode ser que ele não realimente a saída do transformador, o que poderia melhorar um pouquinho a linearidade do amp como um todo, mas a realimentação a partir do catodo faz um pouco deste trabalho!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 16:34:15 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #28 : 04 de Outubro de 2012, as 16:41:47 »

Saudações,

Mas então, consigo níveis aceitáveis de clean com ele num palco, ou devo montar o jtm50 como estou planejando?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #29 : 04 de Outubro de 2012, as 17:13:06 »

Já fiquei na mão com um de 15 Watts! Acho que 40/50 é um bom termo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal