Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 18:00:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall JTM 50  (Lida 38992 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« : 02 de Outubro de 2012, as 20:15:27 »

Saudações,

Amigos, estava pensando em adquirir um amplificador bacana e com uma potência razoável. Pesquisando na net e assistindo vídeos, gostei muito desse aqui:

Gostaria que os amigos me dessem uma opinião se é uma boa tendo em vista que nunca me aventurei em valvulados. Vou montar aos poucos (bem aos poucos mesmo. Primeiro irei montar o head e só depois o resto. Pretendo ir comprando as peças e ir fazendo com bastante calma durante um ano todo e nesse meio tempo irei estudando o que preciso).

Quanto ao orçamento quanto vocês acreditam que eu gastaria de início, e o que valeria a pena comprar primeiro? Os componentes como resistores, capacitores  e a placa (para ir logo montando o principal, ou logo as válvulas, soquetes, transformadores e o choke?

Abraço a todos

Edit: Imagem retirada por motivos de segurança.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, as 00:14:38 por Plautz » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 02 de Outubro de 2012, as 20:26:33 »

Começa com algo pequeno.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
emersoneler
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 274

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 5



« Responder #2 : 03 de Outubro de 2012, as 06:35:18 »

Se voce não tem experiencia com valvulados comece com um mais simples, sugiro babywonder.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 03 de Outubro de 2012, as 07:51:16 »

Cara, eu ia me assustar se você não gostasse do JTM, é realmente muito bom, mas para iniciante... acho que não é a melhor opção. Mas se você quiser insistir, pelo menos tenta arrumar um "assistente" que entenda mais que você! Este projeto é caro e perigoso!

Puxa, os administradores tinham que ganhar uma grana para cada vez que um iniciante pergunta sobre estas coisas!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 03 de Outubro de 2012, as 08:31:22 »

Saudações,

Obrigado a todos. Como havia explicado, não faz sentido para mim montar algo de potência inferior a isso (infelizmente até gostaria, mas terei que pular essa etapa ou não montar nada). Começarei por ele mesmo daí será um projeto montado com bastante calma e paciência (até pelo fato de ir juntando dinheiro para fazer isso) pois até ter tudo o que preciso para o Head, já terei lido muita coisa e revisado várias vezes cada etapa. O que realmente gostaria que vocês me indicassem, seria a ordem pela qual eu devo adquirir os componentes.

Abraço a todos
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 03 de Outubro de 2012, as 09:07:31 »

A ordem de compra dos componentes vai depender de quanto $$ você dispõe em cada momento.  Eu começaria por comprar os mais difíceis de se achar ou que levam mais tempo, como os transformadores, chassis, placa do circuito. E depois os demais.
A ordem seria outra se quiser começar a montar o circuito primeiro, então seria a placa, os resistores, capacitores, etc.  Ou fazer o chassis com painel e furos, mais os potenciometros, chaves, soquetes, etc.
Válvulas podem ficar por último.

Como o pessoal comentou, esse amplificador é um autêntico "handmaker killer", pois vai trabalhar com quase 500V e demanda cuidado.  Vi que  não tem ajuste de bias para as válvulas de potência (ou é o pot presence que faz isso ? É difícil entender um amplificador com esses esquemas de montagem), apenas os resistores de 1R pra medir a corrente de catodo.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, as 09:10:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #6 : 03 de Outubro de 2012, as 09:19:43 »

Saudações,

Vou começar então pela placa, resistores e capacitores. Nesse meio tempo vou ver a parte de alvenaria e chassi. Daí deixarei o transformador, choke e as válvulas por último como sugerido.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #7 : 03 de Outubro de 2012, as 09:36:14 »

Parece que aquela coisinha preta escrito 22k quase no canto esquerdo da placa é um trimpot, em série com um resistor de 56k.

Esquema:
http://marstran.com/JTM50.gif

No esquema seria 47k em série com um trimpot de 27k.

Uma montagem:

http://forum.metroamp.com/viewtopic.php?f=24&t=28859
http://i257.photobucket.com/albums/hh232/Billanta_2008/jtm50_insides1.jpg

Como esta foto está rodada em relação ao desenho do layout, o ajuste de bias ficou no canto direito. No caso o resistor em série com o trimpot parece de 47k mesmo.

Pra montar em doses homeopáticas, eu faria assim:

Eu começaria a comprar pelo chassis. Se possível já furado (pelo menos os furos dos capacitores de caneca e dos soquetes das válvulas, que são os difíceis de fazer).

Depois, a ordem de montagem seria fonte (alta tensão, bias, interruptores, fusíveis, cabo de 3 pinos, etc.). Mede tudo, alta, bias, vê se está dentro do esperado.

Depois power e PI (no esquema, tudo que fica do cursor do pot de agudos pra direita). Pontos importantes: 1) Nesta fase, sempre com um alto falante plugado ou uma dummy load de potência bem alta. 2) antes de colocar as EL34, meça o bias e ajuste pro mais negativo possível. Depois, com elas no lugar, vá ajustando devagarzinho até chegar na corrente recomendada (medida pelos resistores de 1R nos catodos).  3) Deixe o fio que vem do seletor de impedância pro resistor de 27k desconectado. Se tudo estiver bem, tente conectar. Se tudo continuar bem, beleza. Se oscilar alto bragarai desconecte urgentemente, desligue, espere a fonte descarregar, inverta os fios do transformador que vão pros pinos 3 das EL34 e tente de novo. Aí já dá pra fazer barulho, conectando a entrada a um pré que você já tenha ou mesmo um mp3 player Smiley

Finalmente, o pré, e pra fechar colocar num gabinete de madeira, com alças, cantoneiras, acabamentos.



-----
PS. No esquema mostra um retificador de estado sólido, no layout mostra uma GZ34. Eu recomendaria a versão estado sólido, mais simples de montar, o transformador é um pouco menor e mais barato, mais confiável.

Outro PS. A fonte do bias não usa um enrolamento separado, usa um resistor enorme pendurado na alta tensão. Eu não gosto disto, por uma série de motivos, se fosse eu montando eu mudaria o esquema. Em resumo, aquele resistor leva um tempo enorme pra carregar o capacitor da fonte de bias com uma tensão negativa o suficiente, enquanto isto, se a fonte de alta já estiver carregada, passa uma corrente muito alta nas EL34. Eventualmente o fusível de alta até abre.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, as 10:16:46 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 03 de Outubro de 2012, as 18:50:48 »

Puxa, os administradores tinham que ganhar uma grana para cada vez que um iniciante pergunta sobre estas coisas!

Pois é... A gente não ganha nada quando diz para não começarem por algo grande, mas eu sempre ganho alguma coisa quando eles não escutam. Acabam comprando mais material que o necessário para repor os que estragam nos testes. Alguns desistem no meio do caminho e as peças aparecem no Mercado Livre depois de uns meses.

Não quero ganhar a vida assim! Por favor, Victor, pense bem se vai mesmo querer encarar esse amplificador sem nunca antes ter feito algo com válvulas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Guilherme
Visitante
« Responder #9 : 03 de Outubro de 2012, as 20:09:52 »

Victor...

Acate a sugestão dos seus colegas. Comece com um IALL ou, mais razoavel ainda, um BW. Que tal um 100 buck ?
Eu acho que v. vai gastar um troco por nada. Por vezes "afinar" um simples single-ended dá dor de cabeça.

gfr, o esquema do link que v. enviou está mais para JMP do que JTM. Salvo algumas diferenças no primeiro estagio e na realimentação, esse circuito, com o transformador 1202-118, leva ao Plexi 50 ou JCM 1987. Um pouco diferente do JTM45/50, com o transformador 1202-55, que dá  uns 450V no +B, com GZ-34.

grande abraço

Guilherme Peregrini
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 03 de Outubro de 2012, as 21:10:08 »

Saudações,

Entendo a preocupação e os conselhos seus e dos amigos; mas mais uma vez, repito que algo do tipo não tem serventia para mim (a não ser o aprendizado obviamente). Reafirmo que é um projeto de longo prazo e até lá espero já ter o conhecimento de que necessito para não fazer bobagens.

Abraço e mais uma vez obrigado aos amigos pelas dicas
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
ApAcHe*
Visitante
« Responder #11 : 03 de Outubro de 2012, as 21:33:58 »

Em um certo ponto, até entendo o Victor, pois é meio chato você ter que gastar o dinheiro em algo que não quer, se tivesse uma sucata com o material do iALL e do Baby Wonder, aposto que ele montaria, quero começar em 2013 montar meu valvulado, mas quero pelo menos 50W inicial, mas o perigo da montagem é importante colocar no assunto!

Qualquer brincadeira com válvula já ultrapassa R$ 100, mas olha, veja que os administradores sabem do que tão falando velho, tenta começar com um pré-fender que tem aqui no site + iall 10, já vai ter um amp de estudo (se microfonado, para eventos) de qualquer porte e com bom timbre, os amps da Fender pra mim são os melhores para se obter uma distorção bem orgânica e rica em harmônicos vinda de pedais.

Siga um conselho:

Uma economia de 100 reais, 200 ou 300 não vale sua vida em 500V pegos de surpresa... acredite, e a maioria dos Handmakers trabalham isolados de tudo, em uma salinha ou no quarto, se algo ocorrer com você, pode ser que o socorro não possa chegar a tempo, já que choques são armas silenciosas e na sua grande maioria, pessoas são achadas depois de 30 minutos ou 1 hora, tempo que uma parada cardíaca vai ter de sobra pra te mandar pra comer capim pela raiz.

Monte um dos dois: Hi-Octane ou Fender Twin + Iall e seja feliz, e com 2 amps, um de pequeno porte e no futuro, um de grande porte

Abraços
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #12 : 03 de Outubro de 2012, as 21:58:04 »

Eu ainda não me aventurei num valvulado por medo das altas tensões... detalhe sou eletricista e tenho medo daquilo que conheço Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 03 de Outubro de 2012, as 22:03:39 »

victor nery, será que um amplificador de baixa potencia realmente não vai ter serventia para você?
Você não toca em casa? A noite?
Não toca em nenhum lugar onde um amplificador valvulado de 50W incomode? E olha que mesmo em show 50W valvulado as vezes é demais.
Se não servir, pense que vai ser um custo de aprendizado. Você não esta jogando dinheiro fora, esta gastando com aprendizado, e isso é investimento.
Pegue algum projeto aqui do forum ou mesmo do AX84, tipo um P1, que é PTP, e monte. Te garanto que o aprendizado vai valer a pena.
De qualquer forma, boa sorte na empreitada.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 03 de Outubro de 2012, as 23:05:28 »

Pessoal, vamos com calma, cumprimos o nosso dever avisando sobre os problemas e riscos. Agora, se o cara quer ir adiante, vamos cumprir nosso segundo dever que é torcer por ele!

Smiley

PS: O próximo candidato a neófito ousado passará pelo mesmo processo! E aposto que o vitorioso Victor Nery vai compor o coro!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal