Marshall JTM 50

Started by Victor Nery, 02 de October de 2012, as 20:15:27

Previous topic - Next topic

Marcel.

Guest
Sim, Guilherme... realmente não sabia qual nomenclatura dada, por isso escrevi polaridade entre aspas.
Realmente, isso é interessante.
Como dá pra ver (aqui: http://www.tubesandmore.com/products/P-TM050) o datasheet desse não diz muita coisa sobre a fase (agora a palavra correta, êêêê! _)....  :-[

Grande abraço!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Marcel

Caso você não tenha dados sobre a peça, a forma de se identificar a fase é ligar um gerador de sinais e ver num osciloscópio o que sai do outro lado.

Outra forma é ligar o primário na rede de força e juntar o secundário como se fosse um auto-transformador. Se a voltagem aumentar, então está em fase. Se cair, está em contra-fase. Mas eu não aconselho este procedimento como forma padrão. É melhor ligar no amplificador e, se apitar, inverter. É menos perigoso.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

a.sim

Guest
Olá.

Embora eu concorde que o fabricante deva informar a polaridade dos enrolamentos do transformador ( a " fase ", indicada pelo ponto nos diagramas dos transformadores ), sua marcação é praticamente inexistente nos esquemas, de forma que pouco adianta conhecê-la na hora da montagem. Acrescente-se que o próprio circuito amplificador poderá, OU NÃO, introduzir uma defasagem adicional de 180º ao sinal, complicando ainda mais as coisas.

Um procedimento simples resolve o problema de encontrar a fase correta da realimentação negativa sem perigos para o amplificador e sem precisar conhecer a polaridade dos enrolamentos do transformador e a defasagem introduzida pelo circuito amplificador :

a) monte o amplificador, sem conectar a realimentação ( feedback ).

b) aplique um sinal de áudio qualquer, e ajuste o volume para uma baixa potência de saída.

c) ligue a realimentação. Se tudo estiver certo, o volume deve BAIXAR. Se ele aumentar, ou o amplificador começar a apitar, inverta os fios do primário entre si ( em amplificadores PP, os que vão às placas das válvulas de saída, é claro...).

Essa técnica funciona com qualquer amplificador em qualquer configuração, permitindo que qualquer um possa montar qualquer amplificador realimentado, utilizando transformador de qualquer marca e procedência ( até aqueles sem procedência ) sem a necessidade de dispor de instrumentação sofisticada ou conhecer previamente os macetes dos montadores experientes nessa ou naquela marca mais famosa.

Guilherme

Guest
Alexandre

Qualquer um que tenha alguma intimidade com circuitos de amplificadores Marshall sabe que o fio  branco no primario está em fase com o fio laranja no secundario. Esse foi o padrão da Drake Transformers, principal fornecedor da Marshall durante 30 anos.

Ligue o laranja no chassis, via jacks de saida, e faça toda fiação, A PARTIR DA INVERSORA DE FASE, QUE É ONDE O LOOP DE NFB ESTÀ LIGADO, exatamente de acordo com o diagrama. Pronto, jamais "apitará".

Como agora você deve ter notado, essa marcação é evidente nos esquemas, mas apenas para quem sabe.

Em nossa linha de transformadores utilizamos há 15 anos a mesma codoficação de cores determinada pela Western Electric para o Fender Bassman 5F6: marron-vermelho-azul, que corresponde a branco-marron-vermelho na Marshall.

Tome nota disso para você dar um melhor suporte aos seus clientes, caso necessario, pois nem todos tem geradores de audio e osciloscopio, ou preparo tecnico.

Veja os diagramas dos amps para os quais você fornece transformadores e proceda da mesma forma, é tiro e queda.

Alexandre, não é a toa que fabricamos conjuntos de transformadores para a Digitech montar amplis para presentera seus endorsers e amigos mais chegados  :D

Marcel.

Guest
Quote from: bossman on 15 de January de 2013, as 17:03:16
Quote from: Marcel. on 15 de January de 2013, as 16:57:32
Cara! Era isso!!! Era issoooo!!! Só inverti os fios do primário do transformador de saída e pimba!
Tá alto pra caramba agora! Um legítimo 50W.... _

Agora tu tem o "dever e a obrigação" de nos mostrar essa fera !  ;D

Só cuide pra ver agora se essas EL34 que esquentaram feito vulcão ai estão boas e casadas ainda, porque quando aconteceu isso comigo eu perdi uma EL34.

Bossman,
"seu desejo, minha vontade"! hehehehehe

https://www.youtube.com/watch?v=VVkPwC7sqyY

Segue um videozinho do amp com o monstrinho do Nandu Bluz (pra quem eu fiz o amp) tocando. Pena que o áudio não tá lá essas coisas, já que foi gravado por uma câmera digital meia-boca... o ideal era microfonar, mas essa quebra o galho... Cara, juro por Deus, esse amp pessoalmente tá de arrancar o coração pela boca... E quando ele ligou a Gibson LP dele, puts..... Pasmei!!

Eu sei que o cara tava tocando no amp aqui mais cedo e meus vizinhos, pivetes do bairro e sei lá mais quem começaram a se juntar aqui na frente do muro da minha casa (que é baixo) e ficaram sei lá quanto tempo curtindo.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parecia um show...

Realmente, acho que o mais fácil é ligar e ver se apita, apesar de não custar nada fazer o que o a.sim disse...

Acho que nem todos os esquemas possuem essa marcação... fui reparar isso num circuito do meu amp, mas a versão mais antiga do esquemático, para a qual eu preferi não dar atenção, já que a leitura do outro é mais fácil, por ser vetorizado. Mas com certeza vou começar a reparar mais nisso a partir de agora!

Enfim, vocês são sensacionais mesmo.
Obrigado!

Victor Nery, como está o seu JTM 50??

Meus sinceros abraços!

nevio

Colaborador
Marcel do céu! Que massa man!!  (aplaus2)

Respect! Comandou!!

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Quote from: Marcel. on 19 de January de 2013, as 00:46:59Victor Nery, como está o seu JTM 50??

Tenho lido e acompanhado o que posso sobre valvulados mas a grana que havia começado a separar se foi; meu filho ficou doente e precisou se internar; daí gastei mais do que o que tinha economizado. Vou recomeçar meu pé de meia (assim que cobrir os meus cartões) e seguir com os passos e dicas descritas pelos amigos.

Grande abraço e parabéns pelo amp. Ficou muito legal. :tup
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Marcel.

Guest
Valeu, Victor, vamos esperar, então!
Você consegue! Não desista! Passei mais de 2 anos comprando as coisas pro meu primeiro valvulado.

Abraços!

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: Marcel. on 19 de January de 2013, as 00:46:59
....
Realmente, acho que o mais fácil é ligar e ver se apita, apesar de não custar nada fazer o que o a.sim disse...

Acho que nem todos os esquemas possuem essa marcação...

Na verdade a marcação está lá, como o Guilherme disse. Nos esquemas de valvulados, assume-se que o transformador é "não inversor", ou seja, teria os tais pontinhos do mesmo lado para o primário e para o secundário. Quando o transformador é inversor, então os pontos que indicam a troca de fase vem marcados no esquema. Mas se seu fabricante não te disse qual é o fio que dá fase com o secundário, de nada adianta saber disso.

O problema é que tem muita gente no mercado enrolando clientes de valvulados em vez de enrolar transformadores para valvulados. Não são pessoas de má fé, apenas desconhecem a tecnologia com que se propõem a trabalhar. Já trabalhei com vários enroladores. Fora o Guilherme, nenhum deles me deu a informação sobre a fase, mas nenhum se recusou a dizer qual era a ponta do começo do enrolamento!

Abraços

Eduardo

a.sim

Guest
Olá.

Não, a informação " não está lá ". Ao se ler um esquema, não se pode " assumir nada ", até porque ele pode ser desenhado de várias maneiras diferentes. Se não houver a marcação explícita da polaridade dos enrolamentos no diagrama, essa deve ser determinada por outros métodos ( tal como expliquei anteriormente ) e, não, pela suposta " convenção " que os montadores experientes julgam existir, simplesmente porque desenham o diagrama sempre da mesma maneira...

Eu imagino quão difícil pode parecer uma montagem do ponto de vista de um iniciante que, obviamente, mal sabe ler um esquemático e desconhece essas convenções...

Quanto aos enroladores com pouca formação técnica, serão excluídos pelo mercado com o passar do tempo.

Guilherme

Guest
Olá

Não edite suas mensagens após já terem sido respondidas por outros usuários. Aguarde e responda quando puder ou deixe claro que as editou. É mais elegante e, por que não dizer, mais honesto.

Se o sr. construisse amplificadores realimentados, 50% deles oscilariam logo na primeira vez que fossem ligados e 50% funcionariam sem oscilar.

Caso o sr. fosse engenheiro de gravação, 50% das suas gravações teriam os canais esquerdo e direito fora de fase. Não sei se o sr. entendeu, mas "fase" e "realimentação negativa" não são coisas aleatórias, que funcionam na base do 50/50.

Quanto ao último parágrafo da sua última mensagem editada...

Quanto aos enroladores com pouca formação técnica, serão excluídos pelo mercado com o passar do tempo.

Sem dúvida, "enroladores" que economizam informações sobre seus produtos perdem espaço com o tempo. Mas estão certos, pois economizando informações importantes não se comprometem tanto com aquilo que fazem, não é mesmo ?

Quanto a ser excluido pelo mercado, pergunto, qual mercado ? O Mercado Livre, que é o seu mercado ? Nesse jamais estivemos.
Nosso mercado é o mesmo de 5, 8, 15 anos atras, pessoas fisicas e juridicas, no Brasil, Suecia, Alemanha, França, EUA, Chile e Peru.

Porque o sr. não coloca pelo menos uma "fotinha" do seu kit "Soldano SLO-100" para todo mundo ver ? O sr. não se orgulha do seu kit ?
Caramba, 900 e tantos reais !
O nosso kit de transformadores para o SLO-100 está nesse amplificador aquí, custa para o fabricante dele 500 USD/kit, e deixa um SLO-100 no chinelo, tanto ao ar livre quanto na camera anecoica :

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/digitech_th150.jpg

Pode se inspirar no transformador de saida, facilmente identificavel na imagem, para tentar fazer um parecido. Para começar, são 4 kg de GO.

Nós nos comprometemos integralmente com a nossa qualidade e proficiência na área.
Se o sr. quiser conhecer quais são os nossos fornecedores e EXATAMENTE aquilo que eles que  nos fornecem é só ver as "fotinhas" abaixo:

1. GNO-M19 para transformadores de potencia e chokes:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/soma.JPG

2. GO-M4 para transformadores de saída:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/tessin.JPG

3. Núcleos de Mumetal e Supermalloy (ferro-níquel) para transformadores custom encomendados pelos nossos clientes de equipamentos de gravação e P.A. :
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/magmet.JPG

4. Fios de cobre esmaltados:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ppe_pirelli.JPG

Sugiro fortemente que o sr. se comporte de maneira semelhante atendendo todas as aspirações dos seus clientes.
O resto é enganação.

abraços

Guilherme Peregrini
Lynx Audio Transformadores Ltda

Marcel.

Guest
Pessoal, vamos mudar de assunto um pouquinho?

Ninguém me respondeu sobre o Loop de Efeitos passivo................  :-*

visioncb

Hand MasterMind
Sobre o Loop de efeitos... Sinceramente, ao meu ver, é importante dar aquele Up no sinal na saída do efeito..

No meu amp aqui.. eu implementei um loop passivo.. precisei (claro) diminuir o sinal antes de mandar no Send, o problema é que quando o sinal voltava para o amp, era totalmente sem vida e baixíssimo...
Eu aproveitei aqui a queda do sinal do reverb, e fiz o loop na saída do mix do reverb, que é bem onde o amp tem um estágio que dá o Up no som..

Moral da história: Mais uma vez, ao meu ver, é legal analisar o esquema e achar uma melhor forma de acoplar esse loop passivo... essa idéia eu tirei do Mesaboogie Mark I, e funcionou muito bem...

Agora eu vou dormir, depois eu vejo o esquema e vc conta onde vc colocou esse loop

Marcel.

Guest
É.... como eu imaginava mesmo...
Eu coloquei um loop no plexi 1987x, do qual estávamos falando aqui no tópico antes.
Eu fiz o circuito de loop do esquema dele original (postei o link do esquema aqui, em PDF, na última página tem o loop). O mesmo esquema do loop cujo layout foi o hgamal que fez aqui, em PCI. Só que eu fiz o loop PTP. Eu sei que esse loop tava ligado todo certinho, conforme o esquema (confirmei isso conferindo tudo umas 3 vezes) e o bicho não pegou nem a pau... Quando eu dava uma batida com a ponta do multímetro em alguns pontos do circuito, por onde passava o sinal, saia o som do ruído dessa "batida" (com a ponta do multímetro) com o efeito, pelo alto-falante, do pedal de delay que coloquei no loop pra testar... Não consegui entender por que o circuito não funcionou como deveria...

Eu sei que eu terminei me irritando, arranquei o circuito todo e testei usar o loop passivo. Pegou de boa mesmo, o som não tá voltando fraco, com perdas aparentes, NADA. Liguei um Rebote Delay 2.5 e um Memory Man e ficou perfeito no loop passivo...

Por isso a dúvida...

Abraços!

Eduardo

Hand MasterMind
Eu gosto de circuitos passivos. Só uso ativo se for mesmo necessário.