Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 23:30:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Vapor de Percloreto  (Lida 9594 vezes)
Emerson_SNK
Visitante
« : 16 de Outubro de 2009, as 19:28:22 »

Meus caros, gostaria de saber se o vapor de percloreto de ferro é nocivo a saúde. Agora pouco eu fiz um banho maria para esquentar o percloreto e agilizar a corrozão, sem perceber inalei a fumaça e tive uma sensação de mal estar em pouco tempo mas logo passou.

Será que isso faz mal ou fez mal ?
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #1 : 16 de Outubro de 2009, as 19:38:15 »

Pois é se faz mal não sei, mas sou mais um que inala essa fumaça, cara eu já me acostumei com ela, mas lembro de quando fui fazer minha primeira placa, quando misturei o percloreto na água, aquilo me deixou "passando ruim"... Outra, um conselho se tiver alguma feriada aberta, arranhão etc, nas mãos não coloca elas no percloreto, pois além de doer da uma coceira, e mesmo lavando ainda fica doendo por um tempo...
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #2 : 16 de Outubro de 2009, as 23:28:07 »

Bicho, eu já passei mal por causa disso. Agora também não sei se foi só o percloreto.
Tava correndo a placa e olhando pertinho e tal, pra ver se tinha ficado algum resquício de cobre sem correr... fiz isso várias vezes. Depois fui soldar e respirava aquela fumaça da solda o tempo todo. O quarto também tava meio abafado. Eu sei que acabei parando o trabalho, pois fiquei com uma FORTÍSSIMA enxaqueca, mal-estar, enjôo...

Agora o único mal que eu acho que pode fazer é trazer esses sintomas simples (mas chatos), nada mais grave. E mesmo assim tem que manter um contato por muito tempo e repetidas vezes. No mais, pode ficar tranquilo.

O que eu aprendi foi que é bom evitar sempre essas exalações desses produtos químicos em geral. Tongue

Abraço
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #3 : 17 de Outubro de 2009, as 00:42:52 »

Médicos recomendam TOMAR percloreto, em alguns casos de anemia. Não acho que seja prejudicial!
Registrado

Bertão
Visitante
« Responder #4 : 17 de Outubro de 2009, as 03:20:25 »

eu ja passai por isso!!!!!!

eu tambem inalei, pior era a "poeira" do percloreto, perguntei
a um amigo farmaceutico e ele disse que nao havia problema não e maximo
que poderia acontecer ser uma irritaçao na mucosa, mas precauçao nunca é demais!!!!!

se não me engano percloreto tambem é usado na medicina para estancar hemorragias.
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #5 : 17 de Outubro de 2009, as 11:07:56 »

Embora não pareça, esse assunto é de grande importância.

O percloreto férrico quando misturado com água promove uma reação exotérmica, isto é, que produz calor e gera vapor de água que nesse caso as gotículas de água carregam partículas do percloreto ferrico, tambem carrega outros subprodutos da reação (como HCL gasoso, óxido ferroso e férrico, etc)  mas não em quantidade suficiente que se dê importância.

Esse vapor não é tóxico mas pode causar irritações em mucosas, olhos e alergias, portanto não é aconselhável ficar com o rosto em cima do recipiente respirando o vapor, mas se deu uma cheiradinha e não houve nenum problema não é preciso se preocupar.

Quanto ao pó de percloreto ferrico como já é mais concentrado que o vapor então pode causar os mesmo problemas mas com mais intensidade, então nada de respirar aquela poeirinha de percloreto.

Agora pelo amor de deus, NÃO BEBAM PERCLORETO FÉRRICO, ele NÃO SERVE PRA TRATAMENTO DE ANEMIA, em caso de ingestão acidental deve-se procurar o médico imediatamente pois pode causar irritações na mucosa esofágica e estomacal e dependendo se a pessoa tiver alergia pode causar reações anafiláticas. Até existem níveis pequenos de percloreto em água de torneira pois ele é usado na fase de floculação no tratamentos de agua, mas a ingestão de percloreto concentrado é arriscada. o que se usa pra anemia é SULFATO FERROSO!!!




Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #6 : 17 de Outubro de 2009, as 11:26:08 »

Agora uma coisa que pouca gente dá importância (inclusive eu), é a soldagem, como o marcel relatou, essas soldas de estanho que a gente usa, na verdade não são só de estanho, mas de uma liga que contém CHUMBO, esse sim é TÓXICO e de ação cumulativa, isto é  mesmo que absorvido em pequenas quantidades ele se acumula no organismo causando vários problemas de saúde.

Geralmente, a intoxicação por chumbo (saturnismo ou mal de sapateiro) é um distúrbio crônico, provoca algumas lesões como deficiência intelectual em crianças e doença renal progressiva em adultos e podem ser permanentes.

Quando em grandes concentrações, o contato humano com esse metal pode levar a distúrbios de praticamente todas as partes do organismo - sistema nervoso central, sangue e rins  culminando até com a morte. Em doses baixas, há alteração na produção de hemoglobina  e processos bioquímicos cerebrais. Isso leva a alterações psicológicas e comportamentais sendo a diminuição da inteligência um dos efeitos.

Alem de tudo isso o estanho tambem é tóxico, bem menos q o chumbo, mas também é um metal pesado que causa intoxicações.


Geralmente se recomenda trabalhar com essas soldas em lugar arejado e com uso de máscara, aliás naqueles tubinhos de solda com tampa azul (solda best) vem com essas recomendações e ainda tem a indicação de se usar chumbo na sua composição e deste ser tóxico.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, as 14:42:59 por nader » Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #7 : 17 de Outubro de 2009, as 16:08:19 »

Depois dessa do estanho, não brinco mais com ele, de hoje em diante não mastigo mais  estanho uhassauhuashsah...
Outra coisa que da uma fumaça e um odor ruim, é quando vc está fazendo um reparo em uma placa onde foi passado esmalte no lugar do spray, cara aquilo é de derrubar, p*** dor de cabeça...
Registrado
Rikkitow
Visitante
« Responder #8 : 17 de Outubro de 2009, as 18:52:54 »

cara.... quando eu era pequeno eu comi um poco de estanho Shocked
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #9 : 17 de Outubro de 2009, as 21:57:07 »

Nader, falha nostra. Só repassei oq me foi falado, mas o cara não era nenhum especialista. Mas pelo menos o fato de o vapor não ser toxico ter sido esclarecido já foi grande vantagem. Mas nem por isso a galera tem que ficar inalando pra ver se dá barato Tongue huahuahu
Registrado

biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #10 : 18 de Outubro de 2009, as 18:39:29 »

Eu ia alertar sobre o lance de respirar a fumaça da solda... mas o Nader o fez de forma muito melhor... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Fiquem espertos com isso, é perigoso mesmo... não é pouca coisa não...

Eu sempre ligo um ventilador ao lado quando estou soldando, no frio, uma máscara vai bem, ja que ficar com o ventilador do lado não vai ser das coisas mais confortáveis... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Registrado
diogogranado
Visitante
« Responder #11 : 19 de Outubro de 2009, as 05:59:18 »

Quando eu estou soldando eu ligo um ventilador desses tipo cooler 220v que tenho aqui bem próximo de mim sugando a fumaça.
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #12 : 19 de Outubro de 2009, as 10:55:30 »

cara.... quando eu era pequeno eu comi um poco de estanho Shocked

Fica tranquilo, ingerir chumbo ou estanho metálico, raramente causa algum problema, ele teria que ficar muito tempo no organismo pra ser absorvido, quando vc engole daí dois ou tres dias ele sai naturalmente nas fezes. Eu mesmo quando era pequeno engoli um monte de chumbadas de pesca das grandes ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

O que não pode é ficar na boca mastigando, lá em cima eu disse que a intoxicação por chumbo é também chamada de "mal de sapateiro". O motivo é que os solados dos sapatos eram pregados com tachinhas e essas tachinhas, para não enferrujarem quando o sapato molhava em dias de chuva, eram revestidas por uma camada de chumbo. O sapateiro, para pregar a sola no sapato, tirava um monte de tachinhas da caixa e punha tudo na boca, aí ia pegando uma por uma para pregar a sola, absorvendo chumbo pela mucosa bucal, como fazia isso todos os dias por anos desenvolvia a doença.
 

As formas mais perigosas do chumbo são em formas de gas e principalmente quando é dissolvido ou combinado a solventes orgânicos pois ele é absorvido pela pele e pulmões, como por exemplo a gasolina tem muito chumbo, principalmente a aditivada pois o chumbo serve pra aumentar a octanagem facilitando sua combustão portanto aumentando o rendimento dos motores. Por isso os donos de postos de gasolina sofrem com a legislação trabalhista dos frentistas, pois alem dos riscos comuns de queimaduras explosão, tem a parte das intoxicações principalmente pelo chumbo.

Outra forma de contaminação é pelas casas antigas cujas pinturas eram feitas com tintas que levavam chumbo na composição e pelos encanamentos de agua que eram de cobre e SOLDADOS com chumbo.

ahh, tem tambem as madeiras que eram pintadas com essas tintas e queimadas em fogões de lenha ou mesmo a ceu aberto nos lixões onde a fumaça continha chumbo.

Tem tambem contaminações de pessoas que tomavam tiro de cartucheiras e sobreviviam pra contar a historia e depois de vários anos com os chumbinhos no organismo tinham sintomas leves de intoxicação por chumbo.

doidera néHuh?


« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, as 14:45:23 por nader » Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #13 : 19 de Outubro de 2009, as 11:57:22 »

Amigos, é bom tomar cuidado. Se todas essas porcarias com as quais a gente precisa lidar no nosso hobby fossem saudáveis, elas fariam parte da nossa dieta (ainda que quem come comida industrializada se alimente com vários elementos cangerínos). Chumbo é altamente cancerígeno (até o próprio super homem sofre suas consequências). E acredito que os frentistas sofram mais do que os donos dos postos, pois são eles que ficam expostos a um câncer por um salário e uma aposentadoria que não cobre um tratamento oncológico. Por isso todo cuidado e proteção é pouco. Se o percloferoto corrói metais, imaginem o que ele pode fazer com nossas células.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
malka_aff
Visitante
« Responder #14 : 24 de Novembro de 2009, as 18:33:15 »

soh por curiosidade da galera:

o ácido perclorico, utilizado pra faze o percloreto de ferro, é altamente volátil, ou seja...


ele explode


sim, sim
e uma explosao bem grande

um mol de acido perclorico se transforma em 14 mois do mesmo em forma de gas e um mol de qualquer gás tem 22 litros e poquinho
entao, um baldezinhu desse acido leva teu quarto pelos ares, entendem  Cool

entao gente, nao sei se o percloreto de ferro é inflamavel, mas cuidado com ele em pó, porque pode se que o acido perclorico se encontre em qtdade suficiente no percloreto em pó.


abrass


P.S.: Trabalho numa fabrica de produtos quimicos, ao perguntar pro tecnico "por que nao fabricamos percloreto de ferro?" a resposta foi: "porque entrariamos em orbita com um tambor de 200L do acido perclorico"
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.073 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal