Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 10:25:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tube Screamer 808 + TS9 + Clipagem + Ganho  (Lida 8676 vezes)
vinealonso
Visitante
« : 23 de Outubro de 2012, as 22:10:00 »

Pessoal, resolvi reunir num projeto as principais mods deste pedal, mas tenho algumas dúvidas, gostaria da ajuda de vocês, creio que não seja nada complicado. Estava caçando informações aos picados, mas acho que fica mais organizado em um novo tópico, mais específico.

Quero incluir no mesmo layout, a chave de seleção de clipagem simétrica/assimétrica, essa ok, peguei o pdf aqui do site.

Também um DPTP de 2 pólos para alternar entre TS808 e TS9, ou seja, mudar os resistores de saída. Aqui começam as dúvidas.
Fiz este esquema, como imaginei que seria a ligação (ignorem a primeira parte, referente a clipagem).

Isto está correto?



A outra mod, seria a mais complicada, que consiste em utilizar duas DPDT trabalhando juntas pra acionar a mod de ganho que tem aqui no site, que altera 2 resistores, 1 capacitor, e o valor do pot. Em relação aos resistores e capacitor, imagino que o princípio seja igual ao do esquema acima, a maior dúvida, seria como chavear um resistor de 500k em série com o pot de ganho, pra que quando acionada a DPDT, este passe a ter 1M.

Creio que tornaria o pedal ainda mais versátil do que já é, sendo que teríamos 9 (está correta a matemática?  Cheesy) opções de som, entre clipagem, versão de pedal e aumento de ganho.

Espero que tenha ficado claro!  Legal!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #1 : 23 de Outubro de 2012, as 22:27:47 »

Que tal um potenciometro duplo de 1M que ao acionarmos a chave os dois trabalhem em paralelo, ficando assim 500 k?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
vinealonso
Visitante
« Responder #2 : 23 de Outubro de 2012, as 22:56:04 »

Que tal um potenciometro duplo de 1M que ao acionarmos a chave os dois trabalhem em paralelo, ficando assim 500 k?

Ótima idéia. A chave jumpearia os terminais, certo?

Mas teria que ligar quantos terminais? Se forem todos, precisaria de uma 3PDT só pra isso, aí acho que não compensa...
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #3 : 23 de Outubro de 2012, as 23:28:13 »

Nem todos os seis terminais precisam ser ligados pela chave. Dois deles, por exemplo, o 3 do primeiro e do segundo pot, podem ser diretamente soldados, sobrando apenas quatro a chavear. Vou estudar um meio de ligar o pot duplo com apenas dois ou tres terminais. Vai ser complicado...
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 23 de Outubro de 2012, as 23:57:01 »

Saudações,

Não é não. Jumper nos terminais do mdio de uma DPDT. RC (pot duplo de 1M “parte A“) num terminal e ponta do pot no outro. RC (pot duplo de 1M “parte B“ com um resistor de 1M entre os terminais 1 e 3) num terminal e ponta do pot no outro. Simples assim. Wink

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 23 de Outubro de 2012, as 23:59:13 »

A única modificação que faltou é a mais fácil de todas, usar uma spdt on-off-on na clipagem no lugar das clássicas on-on, que que ai fica a opção de boost no centro.



Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #6 : 24 de Outubro de 2012, as 00:14:07 »

Saudações,

Na verdade essa modificação de ganho sugerida me pareceu confusa... pois modificando o valor do potenciômetro e do resistor, irá alterar a resposta do pedal... Melhor usar um resistor de 470k em série com o potenciômetro e usar uma spdt para dar curto nesse resistor quando utilizar baixo ganho...

Sugestão: Pense em modificações alterando caminhos e não componentes. É óbvio que vez ou outra será necessário criar o caminho; mas será mais fácil de se ter o que precisa com os recursos disponíveis.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
vinealonso
Visitante
« Responder #7 : 24 de Outubro de 2012, as 09:24:24 »

A única modificação que faltou é a mais fácil de todas, usar uma spdt on-off-on na clipagem no lugar das clássicas on-on, que que ai fica a opção de boost no centro.

Legal, já está anotada aqui, vou incluir, obrigado Felix!

Na verdade essa modificação de ganho sugerida me pareceu confusa... pois modificando o valor do potenciômetro e do resistor, irá alterar a resposta do pedal...

Olha Victor, pelo meu conhecimento limitado em eletrônica, essa sua resposta não é muito clara pra mim. A idéia era pegar as mods já testadas aqui no fórum, e aplicar de maneira que se possa escolher entre original/mod. Você falou sobre ligar o resistor em série, e dar curto nele, e essa foi a minha idéia no início do tópico, ou pelomenos quase ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Então, por favor, pra ficar claro pra mim, esse resistor deve ser ligado em qual terminal do pot?

Mas ainda o que não sei se está correto também, é a mod de ts808 para ts9.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 24 de Outubro de 2012, as 10:10:44 »

Saudações,

Na verdade em qualquer um dos terminais irá funciona. O Ts já tem um resistor em série com o potenciômetro. Você pode colocar o resistor enter eles. Tenha em mente que quando esse resistor estiver em série com o potenciômetro e o resistor de 51k, o ganho mínimo do seu drive será quase o máximo (como quando o controle de ganho está quase todo aberto). Entretanto por que não por apenas o potenciômetro de 1M e deixar lá? Você só não terá um ajuste tão fino mas irá funcionar a contento. Pode por uma DPDT para selecionar entre dois potenciômetros, o que daria presets quando estivesse tocando e uma regulagem mais fina que apenas por o resistor como lhe falei no post anterior. Há uma mod proposta pelo Jack Orman que consiate em aliviar o som nasalizado do TS (que alguns amam e outros odeiam) mas nessa configuração de maior ganho me parece siar mais interessante.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
vinealonso
Visitante
« Responder #9 : 24 de Outubro de 2012, as 10:21:41 »

Entretanto por que não por apenas o potenciômetro de 1M e deixar lá? Você só não terá um ajuste tão fino mas irá funcionar a contento.

Então deixa eu ver se entendi, com o pot de 1M ele vai ter um ajuste mais sensível, mas ainda vou ter todo o "range" de drive, o que com o resistor em série eu perderia?

Mas isso apenas se eu não der curto nesse resistor quando desativar o drive né?
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #10 : 24 de Outubro de 2012, as 12:27:19 »

Você apenas repetiu o post?  Roll Eyes
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #11 : 24 de Outubro de 2012, as 15:37:03 »

Saudações,

Foi mal... Acho que meu "smart"phone repetiu o post. Pedirei a um administrador para removê-lo.

 Bom para que você entenda melhor, leia esse documento. Quanto as outras alterações pode ser que seja mais fácil usar apenas uma chave para modificar o buffer de saída (buffer do 808/buffer do 9) do que mudar os componentes com uma chave.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
vinealonso
Visitante
« Responder #12 : 24 de Outubro de 2012, as 21:58:53 »

Mas aquele chaveamento que eu postei funciona?
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #13 : 24 de Outubro de 2012, as 23:48:47 »

Saudações,

Fiz um esquema afim de facilitar a compreensão.



Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #14 : 25 de Outubro de 2012, as 00:02:06 »

Mas aquele chaveamento que eu postei funciona?


Você tanto pode usar uma alavanca DPDT e fazer exatamente como você tinha proposto o mod "808/9" usando os quatro resistores(2-2) e usar uma alavanca SPDT 3 posições para o mod "TS/Boost/SD" (clipping simétrico, aberto ou assimétrico).

Ou pode também fazer o mod mais moderno do Vitor, que usa até uns leds marotos.

Ai vai ao gosto do freguês.


Eu particularmente, gosto do TS mais clássico possível, mas como sou meio chato sempre acabo botando os mods 808/9 e  SD/TS.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal