Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 01:40:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Knobs  (Lida 6341 vezes)
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« : 25 de Outubro de 2012, as 15:56:52 »

Fala pessoal,

Comprei uns knobs pretos redondos daqueles que tem o parafuso de apertar para colocar em um RAT que estou montando e fiquei com uma dúvida meio besta. Quando eu aperto o parafuso o knob não firma e não consigo fixar no potenciômetro. Daí eu queria saber se tem algum esquema pra fixar esse knobs, se os meus estão com defeito ou eu que comprei uns knobs vagabundos (não sei se vagabundo é palavrão  Cheesy). Seguem umas fotos dos knobs.

Abraço,






« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, as 15:58:32 por bruno_luca » Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #1 : 25 de Outubro de 2012, as 16:01:28 »

Teoricamente e so apertar o parafuso que fixa.Qual e a medida do pot que vc comprou?
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 25 de Outubro de 2012, as 16:04:28 »

Normalmente o diâmetro dos eixos de potenciômetros é de 6mm. O problema é que pode ser sólido, estriado ou meia lua (se for esse, o knob não vai ficar mesmo). E o estriado tem uma fenda no meio que cede quando é apertado (é feito pra knob com encaixe somente por pressão.  Se está folgado, enrole fita crepe ao redor do eixo e encaixe o knob e depois aperte o parafuso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #3 : 25 de Outubro de 2012, as 16:06:54 »

Normalmente o diâmetro dos eixos de potenciômetros é de 6mm. O problema é que pode ser sólido, estriado ou meia lua (se for esse, o knob não vai ficar mesmo). E o estriado tem uma fenda no meio que cede quando é apertado (é feito pra knob com encaixe somente por pressão.  Se está folgado, enrole fita crepe ao redor do eixo e encaixe o knob e depois aperte o parafuso.
Eu ja li se nao me engano aqui no forum tambem colegas que usaram a capinha plastica de cabo de tv tanto pra aumentar e fixar.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #4 : 25 de Outubro de 2012, as 16:07:33 »

Acho que me expressei mal. O problema não é o diâmetro do potenciômetro que é menor, mas o parafuso do knob que fica girando em falso, não aperta. Os pot são Alpha, encaixa certinho no orifício do knob, mas quando eu aperto o parafuso o bendito fica girando e não prende o knob.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #5 : 25 de Outubro de 2012, as 16:08:55 »

Entao entra com o mr. jambre.....mete uma cola quente ae e boa.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 25 de Outubro de 2012, as 16:16:06 »

Então a rosca do parafuso espanou. Porque o knob é todo de plástico e consequentemente a rosca também (e como você disse, vagabundo).
Ou você troca o parafuso por um maior (e tem que cortá-lo e fazer uma fenda nele, com microretífica) ou compra outro knob com bucha interna metálica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #7 : 25 de Outubro de 2012, as 16:20:29 »

Acho que a qualidade dos knobs que deixa a desejar mesmo, pois compre 6 e todos estão assim. Vou tentar alguma solução para aproveitar os pots, pois estão novos. Valeu pela ajuda.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #8 : 25 de Outubro de 2012, as 16:43:15 »

não sei se enxerguei de mais, mas pela foto parece sim que estes tem uma porca interna de metal, o que pode estar acontecendo é que ao apertar essa posca se afasta do encaixe central e consequentemente o parafafuso sai da porca,.
solução....ou um parafuso mais comprido, ou calçar as porcas internas na parede interna do Knob.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 25 de Outubro de 2012, as 18:25:10 »

Os parafusinhos dos knobs não precisam ser apertados até sair sangue. Basta um encosto! Se apertar muito eles espanam mesmo (ou pior, pode estragar a fenda, daí no dia que você quiser tirar, vai chorar).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 25 de Outubro de 2012, as 18:48:43 »

Uma maneira não ortodoxa de resolver o problema é:

1- retire o parafuso e a porca
2- jogue araldite ou uma bolinha de durepox mole onde o eixo do pot vai entrar.
3- coloque uma camisinha (camisinha mesmo) no eixo do pot e introduza na cola/massa
4- retire o excesso e deixe secar.
5- depois de seco remova o pot e se precisar recorte o latex.
6- se tudo ocorrer bem vai ficar somente a forma do eixo estriado do knob.
7- se quiser aumentar a resistência pinte a araldite/durepox depois de seco com esmalte sintético.
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #11 : 25 de Outubro de 2012, as 22:34:30 »

Os knobs tem uma porca de metal por onde passa o parafuso sim. Mas ela é solta, então não fica fixa quando aperto o parafuso. Acho que vou tentar uma dessas "maneiras não ortodoxas"  Cheesy Cheesy. Acco que vou tentar enrolar um afita crepe no eixo dos potenciometros e ver se consigo fazer os knobs fixarem. Senão tento medidas mais radicais....
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 25 de Outubro de 2012, as 22:38:39 »

Uma maneira não ortodoxa de resolver o problema é:

1- retire o parafuso e a porca
2- jogue araldite ou uma bolinha de durepox mole onde o eixo do pot vai entrar.
3- coloque uma camisinha (camisinha mesmo) no eixo do pot e introduza na cola/massa
4- retire o excesso e deixe secar.
5- depois de seco remova o pot e se precisar recorte o latex.
6- se tudo ocorrer bem vai ficar somente a forma do eixo estriado do knob.
7- se quiser aumentar a resistência pinte a araldite/durepox depois de seco com esmalte sintético.

Pode usar também cola branca comum (de colar papel) pois depois de seca adere bem, mas se precisar retirar é só puxar que sai na boa!
Registrado

darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #13 : 25 de Outubro de 2012, as 22:52:09 »

Pela primeira foto dá pra perceber que a porca está realmente espanada, mas o parafuso está ok. Retire o parafuso e tente encontrar uma porca que encaixe bem. Daí, é so substituí-la pela que você encontrar (se encontrar). Outra possível solução seria preencher o orifício onde está aporca(não o de encaixe do pot!) com uma resina, como durepoxi e fazer uma rosca na resina ainda mole com o próprio parafuso. Depois que secar, é só rosquear o parafuso(com cuidado para não espanar). Tente uma dessas, além das outras já citadas. Legal!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #14 : 28 de Outubro de 2012, as 22:42:22 »

Lendo as várias sugestões postadas aqui acabei encapando o eixo dos potenciômetros com fita crepe para fixar os knobs. Foi um maneira simples mas os knobs ficaram bem firmes, e se eu precisar retirá-los também não terei problemas. Agradeço a ajuda de todos....

Abraços,
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal