Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 01:40:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ligar 2 Transformadores em uma chave 110/220  (Lida 11536 vezes)
jhogo
Visitante
« : 14 de Março de 2010, as 21:52:56 »

E ae handmakers de plantão , eu estava terminando a montagem do TSW+LM3886 (Layout do Big Louis) ,quando me deparei com um problema/duvida :

O transformador do TSW é um 12+12 ,com 3 fios no primário e o transformador que eu pretendia usar pro LM3886 é um que eu tirei de um amp que eu tinha aqui em casa ,ele casou certinho com o que eu precisava é 24+24 pra 3A , mas ai surgiu o problema , ele tem 4 fios no primário e não faço a mínima ideia de como ligar os dois transformadores na mesma chave .

Terei que usar uma chave 110/220 pra cada um? Fiquei na dúvida porque a forma de ligação com 4 fios no primário é diferente certo? Ligando os fios em paralelo terei 110 e em série 220 , correto? Enquanto o outro é ligado de forma simples ...

Alguém sabe como resolver??
Valeu!
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #1 : 16 de Março de 2010, as 08:36:31 »

Citar
E ae handmakers de plantão , eu estava terminando a montagem do TSW+LM3886 (Layout do Big Louis) ,quando me deparei com um problema/duvida :

O transformador do TSW é um 12+12 ,com 3 fios no primário e o transformador que eu pretendia usar pro LM3886 é um que eu tirei de um amp que eu tinha aqui em casa ,ele casou certinho com o que eu precisava é 24+24 pra 3A , mas ai surgiu o problema , ele tem 4 fios no primário e não faço a mínima ideia de como ligar os dois transformadores na mesma chave .

Terei que usar uma chave 110/220 pra cada um? Fiquei na dúvida porque a forma de ligação com 4 fios no primário é diferente certo? Ligando os fios em paralelo terei 110 e em série 220 , correto? Enquanto o outro é ligado de forma simples ...

Alguém sabe como resolver??


Valeu!

dexa eu ver se entendi vc tem isso n e?

                      l_l_l_l
provavelmente vc tera 220 quando jumpear o fio 2 e 3 (da esquerda para direita ou virce e versa) Undecided

agora quando vc tera 110?(a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) no nordeste  nos usamos 220)
               

tenta isso cara ve se a resistencia do fio 1 e 2 e igua a resisencia do fio 3 e 4

se for vc faz o seguinte ó:


e isso que vc qer? a chave de regulaem de 110 e 220v?

abraços
« Última modificação: 16 de Março de 2010, as 08:38:06 por markb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
jhogo
Visitante
« Responder #2 : 16 de Março de 2010, as 11:07:46 »

Na real a chave 110/220 tem 6 pinos ,a ligação do transformador com 4 fios na chave eu até sei fazer, o problema é ligar esse transformador junto com o que tem apenas 3 fios na mesma chave entende?
Eu até consigo fazer a ligação usando 2 chaves ,mas a idéia é usar uma só ...
Eu to no trampo agora mas pelo que eu lembro a ligação do transformador maior ficava como no desenho em anexo(a ordem dos fios no transformador podem estar erradas , nao lembro de cabeça ),o problema é colocar o transformador menor na mesma ligação...
(O desenho ta meio porco , mas acho que da pra entender...)













Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #3 : 17 de Março de 2010, as 12:02:39 »

tenta assim, so tem que analizar os fusiveis por que vai ter que ser  um pra 220 e outro pra 110.

Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
plautz
Visitante
« Responder #4 : 17 de Março de 2010, as 12:15:38 »

O Handmades não se responsabiliza por quaisquer incêndios ou danos ocorridos em função deles, ok?

Cuidado com isso ai!
Registrado
jhogo
Visitante
« Responder #5 : 17 de Março de 2010, as 22:51:05 »

O loco Plautz ,fiquei com medo agora !!XD

Eu já tinha ligado  de uma forma parecida com a que o markb postou e o transformador menor tava dando metade da tensão e começou a feder ,ai desliguei tudo e montei esse tópico ...

Acho que o mais correto seria ligar com 2 chaves mesmo ,mas como vou usar 2 lm3886 vou ter que trocar o transformador também ,então não terei mais esse problema ,vou ver se uso esse transformador ai pra algum outro power pra não ter problema ...

Valeu pela ajuda!
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #6 : 03 de Maio de 2012, as 20:33:18 »

Olá, desculpe por ressucitar o tópico..
Eu to com o mesmo problema em um amplificador.
Tenho o transformador de 4 fios do amplificador de potencia que regula em 15V simétricos tambem.
E tambem tenho um outro transformador de 3 fios de 12V normal retirado de uma fonte velha, e regulei ela em um 7812 isso tudo pra ligar 2 fans...
Só que queria ligar os 2 transformadores numa chave 110/220...
Queria saber se existe uma chave dessas com 9 pinos pra fazer a ligação... no caso seria uma especie de 3pdt de correr... hehe

é isso...

Abçs!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 03 de Maio de 2012, as 21:16:28 »

Epron, eu nunca vi uma chave dessas, mas realmente seria a solução. Agora... esses esquemas ai em cima... que meda....  Huh? Huh? Huh?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 03 de Maio de 2012, as 21:22:50 »

Epron

Existe quase todo tipo de chave que você imaginar. O problema vai ser justamente encontrá-las no mercado. As que e conheço são 4p2t (quatro polos e duas posições). O maior problema é que elas costumam ser compridas.







Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Epron
Visitante
« Responder #9 : 03 de Maio de 2012, as 22:35:38 »

Olá!
Caramba! que viagem essas chaves... rs
Mas tinha que ser HH mesmo... o jeito é dar uma procurada aqui na cidade. Ou realmente usar 2 chaves como o autor do tópico pensou. =/

Alguma outra solução ?
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #10 : 03 de Maio de 2012, as 23:04:52 »

Epron
Você disse que o transformador do amplificador está dando 15V simétricos, então imagino que ele tenha seja de aproximadamente 12+12VAC e tenha center tap certo?
Quando eu preciso puxar alimentação pra ventoinhas em amps eu faço uma retificação em ponte (2 diodos) desde que o transformador seja com center tap, e filtro com um capacitor de valor alto (uns 2200uF em paralelo com um de 100nF) e caso a tensão fique muito acima dos 12V das ventoinhas eu passo por um regulador 7812 e pronto.

Pessoal, tentem ao máximo eliminar transformadores "extras" dos seus projetos.
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, as 23:10:11 por Rikrdo » Registrado
Epron
Visitante
« Responder #11 : 03 de Maio de 2012, as 23:07:37 »

Não amigo... =/
Se fosse assim seria simples...
A fonte do amplificador que dá 15V simétricos... o transformador só tem 33V simétricos saindo dele... hehe
Mesmo assim, valeu a participação! =)

Abçs!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #12 : 03 de Maio de 2012, as 23:14:10 »

Epron
Meu amp tem 40+40 no transformador e fiz quase nesse esquema que lhe expliquei. O que acontece é que após a retificação a tensão será mais alta que o regulador suporta. Nessa parte pode se usar um capacitor de 220uF somente. Então abaixo ela pra uns 15 a 20V por resistor de 5W ou mais calculado de acordo com o consumo das ventoinhas e daí jogo no regulador 7812. Após o regulador coloco o capacitor de 2200uF e o de 100nF.

jhogo
A essas horas talvez já tenha encontrado a solução para o seu caso mas caso não tenha encontrado procure por fontes que pegam tensões "altas" e atravez de resistores e zeners chegam na tensão que você precisa pra alimentar o TSW. A maioria dos amps comercias nacionais utilizam esse método.
http://www.4shared.com/photo/rnK-fj1f/staner_bs_150_1_.html

markb
O esquema que você postou funcionará bem somente para utilização em rede 220V. Para 127V o transformador de 24+24V funcionará somente com metade de sua capacidade ja que somente um enrolamento do primario estará em ação.
« Última modificação: 04 de Maio de 2012, as 14:55:15 por Rikrdo » Registrado
Epron
Visitante
« Responder #13 : 08 de Maio de 2012, as 23:48:00 »

Aos interessados, eu achei a bendita chave! hehe

http://www.altanatubes.com.br/index.asp?secao=22&categoria=129&subcategoria=51&id=2380

Mas ainda vou tentar achar aqui na cidade! rs

Abçs!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal