Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 01:22:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvulas Meteoro MHA 900 / 2000  (Lida 11290 vezes)
bobcabelera
Visitante
« : 22 de Novembro de 2012, as 11:20:05 »

Olá Pessoal tudo bom?

Seguinte eu tenho um Meteoro MHA 900 ah pouco mais de 1 ano e uso junto com uma caixa Marshall 1960A.

Quando comprei ele, ele veio somente com 2 kt88 (6550) da Sovtek no power, estando com os espaços para as outras válvulas vazias.
Coloquei 2 6L6wxt(eletro Harmonix) junto com as KT88 no power, ficando as 6l6 nas pontas e as kt88 no meio.

Existe algum problema em fazer isso? algo que vá diminuir a potência do amplificador ou gerar algum defeito nele?

Obrigado!
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #1 : 22 de Novembro de 2012, as 12:18:45 »

 Cara, se ele saiu de fábrica somente com duas válvulas, provavelmente os transformadores não são dimensionados para suportar a potência com o uso de 4 válvulas. Além do mais, devem estar faltando os componentes de polarização dessas duas válvulas "extras". Mas pra você ter colocado as válvulas diretamente, deve haver os soquetes na placa, o que indicaria que o amplificador realmente utiliza 4 válvulas na saída. Quanto a usar 6V6 e KT88 juntas, aí já não tenho conhecimento o suficiente para te dizer se é uma boa ou má idéia.

 Mas vou te dar uma dica: Tire essas 6L6 do ampli, e deixe ele desligado, pois daqui a pouco aparece algum camarada cascudo daqui do fórum e te dá uma orientação quanto a isso.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 22 de Novembro de 2012, as 13:06:48 »

Cara são válvulas completamente diferentes uma da outra! Siga o conselho do Fred e tire essas 6L6 daí rápido! |Sé é que não estragou nada ainda.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #3 : 22 de Novembro de 2012, as 14:54:27 »

Se você está usando "metade" do power, você tem que dobrar a impedância. Por exemplo se a caixa tem 8R ligue na saída de 16R do amplificador, para casar com a impedância que o amplificador "enxerga". As 6l6 não suporta as mesmas voltagens da 6550. Já as 6550 suportam as voltagens das 6l6, mas tem também a questão do bias.
Registrado
bobcabelera
Visitante
« Responder #4 : 22 de Novembro de 2012, as 15:24:26 »

Pois é eu perguntei para o Hélcio Aguirra (projetista deste amplificado) ele falou que pode funcionar sim, porem deve-se regular bias.

Mas de qualquer forma, vou colocar outro par de 6550.

Eu posso trocar somente o par das 6l6 pelas 6550 ou devo trocar todas?

Obrigado pessoal!
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #5 : 23 de Novembro de 2012, as 08:40:19 »

Você comprou ele novo faltando 2 válvulas? Se veio os 4 soquetes é porque ele funciona com as 4 valvulas. O ideal seria você ver no manual dele qual a valvula que vem de fábrica e colocar as 4 iguais.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #6 : 23 de Novembro de 2012, as 09:19:41 »

O Hélcio Aguirra é um super guitarrista e um excelente técnico de valvulados.

Site do fabricante:
http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=38
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, as 10:37:37 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
bobcabelera
Visitante
« Responder #7 : 23 de Novembro de 2012, as 10:27:28 »

Eu comprei ele usado com somente 2 valvulas no power, faltando outras 2.
Ele veio com 2 kt88 da sovtek. então complementei com 2 6l6 da electron harmonix

mas depois de saber que pode gerar um problema, comprei 4 6550 da svetlana e trocarei o quarteto todo. porem vou ter q regular o bias dele. alguem sabe como regulo o bias dele?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 23 de Novembro de 2012, as 11:15:12 »

Eu ia escrever dizendo pra você ler o manual (baixe no link que o colega postou acima). Mas vendo o manual, ele não diz nada a respeito.

Então você tem que ver se:

1 - O amplificador tem como ajustar o bias das válvulas (procure por trimpots ou potenciometros de ajuste de bias). Pode ser que não tenha.
2 - Os catodos das válvulas tem resistores ligados neles (procure e veja qual é o valor). Pode ser também que eles estejam ligados diretamente ao terra.
3 -  Tem alguns pontos ou terminais para medir com multímetro e fazer o ajuste.

Dependendo das suas respostas, o procedimento muda.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bobcabelera
Visitante
« Responder #9 : 23 de Novembro de 2012, as 11:43:51 »

Rapaz eu não sei pois não abri o amplificador aínda.

Eu comprei as 6550, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) segudo o hélcio (projetista do ampl), ele foi projetado para utilizar as 4, pois ele é baseado no JCM 900.
Então por desencargo resolvi trocar as 4.

Agora ele me deu a idéia de regular o bias do ampl. no caso de eu usar 6L6. Porem vou usar as 6550. Assim mesmo tenho q fazer a regulagem do Bias?
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #10 : 23 de Novembro de 2012, as 13:22:49 »

Tem que regular o bias para as valvulas trabalharem na faixa recomendada pelo fabricante. Se o bias estiver muito alto, você terá mais potência, porem uma durabilidade menor. Alguns amplificadores vem com bias fixo, então você terá terá que pesquisar para saber. Compare o esquema de um jcm com o seu ampli para ver até onde é baseado. De repente é "100% baseado", aí fica mais fácil. Também estou querendo umas valvulas dessas, você comprou suas válvulas onde?
Registrado
bobcabelera
Visitante
« Responder #11 : 23 de Novembro de 2012, as 13:37:02 »

Tem que regular o bias para as valvulas trabalharem na faixa recomendada pelo fabricante. Se o bias estiver muito alto, você terá mais potência, porem uma durabilidade menor. Alguns amplificadores vem com bias fixo, então você terá terá que pesquisar para saber. Compare o esquema de um jcm com o seu ampli para ver até onde é baseado. De repente é "100% baseado", aí fica mais fácil. Também estou querendo umas valvulas dessas, você comprou suas válvulas onde?

Eu comprei no site da multicomercial

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/categoria_2060-2095_4689_Componentes-Eletronicos-Valvulas

p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) aqui no Rio é muito difícil achar válvulas, aí tenho q comprar na internet.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 23 de Novembro de 2012, as 15:03:26 »

O mais provável é que o dono anterior retirou as válvulas e nunca acertou o bias. Uma prova disso é que com duas 6L6 misturadas ele funcionou sem fritar ninguém. Se houvesse algo que impedisse o uso de 4 válvulas, ele começaria a cheirar queimado em 15 minutos.

Eu simplesmente colocaria as que estão faltando e não ajustaria nada. Ligue ele e toque por umas duas horas olhando para as válvulas. Se nenhuma ficar vermelha e os transformadores não esquentarem demais, pode ficar tranquilo e usar seu amplificador numa boa.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #13 : 23 de Novembro de 2012, as 15:14:39 »

Eduardo, já li que não é recomendável misturar valvulas de mesmo modelo, mas fabricantes diferentes; ou então novas com usadas, procede? Quanto a questão de casar valvulas de amplificadores de guitarra, você e o hmal afirmaram que não precisa, ou eu que entendi errado?
Registrado
bobcabelera
Visitante
« Responder #14 : 24 de Novembro de 2012, as 08:33:58 »

O mais provável é que o dono anterior retirou as válvulas e nunca acertou o bias. Uma prova disso é que com duas 6L6 misturadas ele funcionou sem fritar ninguém. Se houvesse algo que impedisse o uso de 4 válvulas, ele começaria a cheirar queimado em 15 minutos.

Eu simplesmente colocaria as que estão faltando e não ajustaria nada. Ligue ele e toque por umas duas horas olhando para as válvulas. Se nenhuma ficar vermelha e os transformadores não esquentarem demais, pode ficar tranquilo e usar seu amplificador numa boa.

Abraços

Eduardo

Pois é cara fui eu quem colocou essas 6L6 nele junto com as kt88, e estão funcionando ah 1 ano de boa, e olha q já fiquei umas 8 horas direto com o ampli ligado e nada... tá de boa até hoje, inclusive já coloquei ele no máximo umas 2 vezes, pra testar, e tá de boa. Era mais uma dúvida pois se comparado ao meu outro ampl(tremendão sl3) ele tem menos volume. E o tremendão usa 4 6L6 da Groove Tubes.

Obrigado cara, Grande abraço!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal