Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:20:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valor para re-enrolar transformador  (Lida 7539 vezes)
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« : 29 de Novembro de 2012, as 15:20:50 »

Boa tarde a todos,essa semana queimei um transformador 30+30 v,hoje resolvi leva-lo para ser re-enrolado,me cobraram R$85,00.Nem olharam o transformador e já foram dando o preço. Huh?
Minha dúvida é,é esse o valor em média?já que o mesmo transformador custa R$57,00.
Muito obrigado.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 29 de Novembro de 2012, as 15:41:22 »

O meu toroidal pediram 160 :/
Qual a intensidade de corrente que suporta esse transformador de R$ 57,00 que você falou e onde você achou?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #2 : 29 de Novembro de 2012, as 15:48:09 »

Comprei a um tempo atras,achei caro pois o mesmo novo é 57.
Achei que conserta-lo era mais em conta,mais pelo visto não...
Marcusbass comprei na multcomercial http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5080_4689_Transformador-de-Tensao-5A
Nem com o valor do frete é 85.
Tinha um cara no mercadolivre que me cobrou 100 para fazer um toroidal de 5A -35 0 +35v.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443164152-transformador-toroidal-sob-encomenda-transformador-_JM
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, as 15:54:17 por fabio123 » Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 29 de Novembro de 2012, as 16:01:01 »

Dá mais trabalho querer aproveitar um transformador queimado do que fazer um novo. Só pelo trabalho de desmontá-lo considerando o verniz que acaba colando as chapas do núcleo já não vale a pena. Sem falar que o serviço vai ficar bem porco se aproveitar as mesmas chapas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #4 : 29 de Novembro de 2012, as 16:08:24 »

Então terá que fazer outro transformador e não aproveitar o mesmo?
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 29 de Novembro de 2012, as 16:13:48 »

Pegue o transformador queimado e tente você desmontá-lo sem estragar as chapas do núcleo sendo que cada chapa tá colada uma na outra pelo verniz. Se quiser aproveitar o carretel, você desiste depois de 5min.  Se quiser fazer como o Kem que serra o carretel (perdendo o enrolamento que possa estar bom), ainda assim vai ficar com as chapas todas sujas de verniz seco, embora facilite a desmontagem.  
Agora imagine que o reformador consiga soltar as chapas do núcleo com algum solvente mágico (que vai ter um custo obviamente), e queira aproveitar o enrolamento que não esteja queimado. Digamos que por sorte seja o secundário que esteja por cima do primário. Pra reenrolar ele não sabe quantas espiras tem o secundário, então tem que ir desenrolando o fio e contando as voltas com cuidado pra não errar (se der pra fazer isso e o fio apenas estiver rompido e não fundido um no outro) e depois reenrolar o secundário.  Agora se por azar foi o primário que queimou (e geralmente ele fica por baixo do secundário. Ele precisa desenrolar o secundário (mesmo que esteja bom), contar as espiras, depois desenrolar o primário contando as espiras. Depois refazer tudo de novo.  Até que 85 tá barato não acha ?   Roll Eyes

Não vale a pena, é melhor comprar um novo mesmo.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, as 16:25:17 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #6 : 29 de Novembro de 2012, as 16:23:07 »

Entendi,vivendo e aprendendo de qualquer forma comprarei outro muito obrigado pela explicação xformer,estudarei mais sobre transformadores.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #7 : 29 de Novembro de 2012, as 16:35:03 »

Quer um conselho? Tire o cobre e venda.... guarde um pedaço pois sempre há necessidade de se fazer uns indutores com núcleo de ar.

Eu geralmente procedo desta maneira. Os transformadores queimados, as fontes atx e equipamentos quebrados que eu ganho, retiro algo que me interessa. Separo os materiais e geralmente eu doo para o sr. que têm um ferro velho perto de casa, pois ele sempre está me arrumando dissipadores e outros componentes que preciso.

Abraço!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 29 de Novembro de 2012, as 16:59:56 »

Quer um conselho? Tire o cobre e venda.... guarde um pedaço pois sempre há necessidade de se fazer uns indutores com núcleo de ar.

Eu geralmente procedo desta maneira. Os transformadores queimados, as fontes atx e equipamentos quebrados que eu ganho, retiro algo que me interessa. Separo os materiais e geralmente eu doo para o sr. que têm um ferro velho perto de casa, pois ele sempre está me arrumando dissipadores e outros componentes que preciso.


Sim, a gente tem que seguir o bom conselho do Lamer e conseguir reaproveitar/reciclar o que der. O mundo tá ficando atolado de lixo eletrônico e muita gente simplesmente atira o que queimou ou não quer mais no lixo. Poderíamos até abrir um tópico novo sobre o assunto de dicas de reaproveitamento de lixo eletrônico. Aquele ditado:  "o seu lixo é o meu tesouro"  vale muito para os handmakers.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #9 : 29 de Novembro de 2012, as 17:56:01 »

Seguirei seus conselhos,muito obrigado a todos.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #10 : 29 de Novembro de 2012, as 18:10:49 »

Eu também aproveitei para tirar dúvidas, vou comprar um novo e não aproveitar o antigo,
to pensando em pegar nesse vendedor do mercado livre o/
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #11 : 29 de Novembro de 2012, as 22:09:54 »

Não querendo desvirtuar o tópico... mas se alguém comprar deste vendedor por favor abra um tópico na seção de componentes para construção e reporte sua experiencia com o produto, pois faz algum tempo que estou querendo adquirir um transformador com este vendedor... embora a reputação dele seja boa, uma opinião do pessoal do fórum é sempre bem vinda!

Abraço!
Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #12 : 30 de Novembro de 2012, as 10:28:20 »

Fugindo rapidamente do tópico,tenho outro transformador aqui que era de uma radio antigo fui testa-lo para ver se a corrente serviria para meu projeto,porém quando ligo somente o transformador e encosto a ponta de prova do multímetro nos 3 terminais a lampada em serie acende,isso que dizer que o secundário esta em curto?
Obrigado a todos.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 03 de Dezembro de 2012, as 13:15:03 »

Ainda bem que alguém sabe o trabalho que dá pra reenrolar um transformador!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 03 de Dezembro de 2012, as 13:49:02 »

...Se quiser fazer como o Kem que serra o carretel (perdendo o enrolamento que possa estar bom), ainda assim vai ficar com as chapas todas sujas de verniz seco, embora facilite a desmontagem...
Isso só compensa se o nucleo for grande... E pra prototipos.
Se for montar um aparelho novo, compre um transformador novo.
Faça as contas... na Lider o quilo do nucleo custa R$12,00... um carretal em torno de R$1,00.
Você vai ter um trabalho enorme pra economizar R$15,00 no maximo (isso você - o cara que enrola paga muito mais barato nesse material). Como eu disse, só vale o trabalho se o nucleo for enorme, porque ai tem bastante nucleo e as chapas maiores facilitam a desmontagem.
E NUNCA aproveite o enrolamento antigo, nem o fio. Não é confiavel (para indutor como o lamer falou não tem tanto problema).
Se o transformador queimou, no minimo esquentou, e muito, e o esmalte que recobre o fio pode deve ter sido danificado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal