Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 12:22:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: True bypass em pedais Danelectro FAB  (Lida 11575 vezes)
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« : 11 de Dezembro de 2012, as 23:19:13 »

Boa noite pessoal.
Tenho três pedais da linha Danelectro FAB (o chorus, o overdrive e o metal), Que adquiri já faz algum tempo devido ao seu custo benefício. Mas depois de passar mais tempo tocando, percebi que há um grande roubo de timbre. E percebi isso mais ainda quando alterei o valor de um capacitor no overdrive. Quando o efeito estava ligado, ele soava muito bem, mas quando colocava em bypass, o volume da guitarra ia quase para zero.
Alguém não saberia como implementar uma ligação true bypass nesses pedais?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 12 de Dezembro de 2012, as 06:04:56 »

Eu fucei bastante num pedal destes. Como nos Boss, teria que arrancar fora o chaveamento eletrônico (o que nos FAB fica meio complicado por causa da montagem SMD) e instalar uma chave 3PDT (não creio que a carcaça de plástico vai aguentar, e também não vai sobrar espaço para bateria).

Alguns falam em instalar só a(s) placa(s) em caixas de metal (uma caixa equivalente a Hammond 1590BB daria). Penso que sairá mais caro o molho do que o frango.

Pessoalmente, acho que a melhor opção seria montar um true-bypass externo (tipo um AB Box). Ou deixar quieto e ser feliz enquanto junta dinheiro para trocar os pedais por outros melhores.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 12 de Dezembro de 2012, as 06:11:46 »

A idéia é boa realmente. Assim como seria ótimo ter um sistema de bypass melhor para a linha de minipedais da Dano e da Behringer. Eu nem tenho nada contra chaveamento eletrônico, desde que seja feito direito!

Recentemente, ao usar um BOSS SD-1 novo e já modificado, percebi uma pequena queda de graves quando em bypass, em relação à guitarra com apenas um cabo ligado ao amp. Experimentei trocar os capacitores de acoplamento na entrada e na saída e a coisa já pareceu mais equilibrada...

Seria bom poder primeiro entender a razão desses pedais serem tão "estragadores" de timbre quando em modo bypass.



-----
Finck, em relação a pedais de loop fx, com mistura do sinal original (no caso de usar efeitos como reverber ou eco em que o sinal original fica prejudicado), eu cheguei a construir esse tipo de coisa e devo construir mais uma ou outra variação, pois além de servir para ligar principalmente pedais problemáticos, posso usar racks e efeitos com entrada de baixa impedância numa boa.

Quanto a isso de efeitos melhores... Não sei... Eu tenho um mini-pedal da Danelectro só para servir de exemplo, que é um phaser/vibe dos mais bonitos que já ouvi. Gravo com ele, mas pra colocar na pedaleira, só usando essa caixinha de loop com buffers.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, as 06:21:34 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #3 : 12 de Dezembro de 2012, as 11:57:25 »

Tenho um Vibe da linha Cool Cat e é sensacional.
Mas este é true by pass.

Também pode ser feito como fiz num Dan-O-Wah:
Que é colocar true by pass sem mexer nos buffers.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 12 de Dezembro de 2012, as 12:31:52 »

Essa linha Cool Cat é toda bem legal. Legal!

Mas no caso do Wah da Dano, ele é até menos problemático e mais simples de colocar trubypass.

Já um desses Behringer metidos a besta, como o Reverber Machine e o Echo Machine. A parte dos efeitos é bem usável, porém, mesmo que você coloque truebypass neles, ele continua assassinando o timbre da guitarra quando acionado, pois são efeitos que usam a mistura do som original com o processado. A sorte é que os dois pedais citados podem ter o volume do som original (já meioestragadinho) zerado, saindo apenas o processado. Assim com essa caixinha com volumes e buffers que construí a coisa fica bem legal.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 12 de Dezembro de 2012, as 19:40:54 »

Quanto a isso de efeitos melhores... Não sei... Eu tenho um mini-pedal da Danelectro só para servir de exemplo, que é um phaser/vibe dos mais bonitos que já ouvi. Gravo com ele, mas pra colocar na pedaleira, só usando essa caixinha de loop com buffers.


Eu não deixo de concordar contigo, Alex, nem sempre um pedal caro é o que tem o melhor som. Aliás, eu odeio esse negócio de que "tudo que é caro é bom e tudo que é barato não presta".

Mas a gente tem que reconhecer que, fatalmente, os pedais que tem construção mais robusta e durável custam mais caro, e é nisso que eu estava pensando ao falar em "pedal melhor" (leia-se "de construção melhor").

O que acaba trazendo uma outra questão: e quando não existe um pedal "melhor construído" que tenha o som tão legal quanto aquele "vagabundo" que a gente tanto gosta?

Eu mesmo respondo: Apela-se para o faça-você-mesmo! E aí vale desde clonar o pedal baratinho até partir para o re-housing (e dane-se se vai "sair mais caro o molho que o frango", o importante é ser feliz).

Parando com a filosofia e voltando aos Danelectro, parece-me que a linha Cool Cat é a top da marca. Já os FAB tem outro enfoque, são projetados para ser baratos, não diferentemente dos pedais de plástico da Behringer. O que não significa necessariamente que o som deles seja ruim. Eu por exemplo, tenho um equalizador da Behringer que chia menos do que o "similar" da Boss (só que este aguenta maus tratos e o outro não). Droga, estou filosofando de novo.

Sobre as "caixas de true-bypass", acho que nem precisa buffer, nem nada (a menos que se queira), só a chave (uma DPDT, caso não se faça questão de led) e quatro jacks. Quebram um galhão!

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #6 : 12 de Dezembro de 2012, as 20:26:20 »

Muito obrigado a todos os que se prestaram a ajudar.
Mas o que eu queria saber é como identificar o chaveamento eletrônico desses pedais. Quanto a colocar em outra caixa, é justamente essa a minha intenção, pois o som desses pedais é muito bom em relação ao seu preço, e o overdrive mencionado é um ótimo booster. Eu diria que é colocar molho caro em um ótimo frango barato! Cheesy
O interessante é que nesses pedais há duas placas distintas. Uma parcialmente SMD e outra apenas com componentes comuns, sendo que uma é conectada à outra por um conector flat. Pelo que já percebi, apenas são diferentes entre eles as placas de componentes comuns. A outra é igual (ainda vou checar direito para ter certeza!). O botão de chaveamento é uma chave simples N/A. Seria essa placa SMD a responsável pelo chaveamento?
Vou fazer alguns experimentos esse fim de semana, trocando placas entre pedais diferentes.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 13 de Dezembro de 2012, as 00:50:57 »

Eu nunca abri um desses da linha FAB, porém a descrição que você fornece é similar ao que encontrei em alguns da linha mini. Tem o circuito de chaveamento de bypass numa placa com dois CIs, um era um 4053, sem certeza, e o outro um 4013, com certeza.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 15 de Dezembro de 2012, as 11:14:15 »

Ontem à noite, revirei mais uma vez neles. E o que descobri é interessante. Em todos os pedais, há duas placas: Uma onde estão o led e os potenciômetros, e outra onde estão os jacks in, out e 9V, e a chave de acionamento, que é uma chave N/A. Eu suspeitava que essa segunda placa seria o circuito de de bypass. As duas placas são conectadas por um conector de 5 pinos. Então troquei a placa do FAB metal pela do overdrive, e funcionou normalmente. Fiz o mesmo para o chorus, e funcionou, porém sem o acionamento do led. Então percebi que a placa do chorus era diferente das demais. Mas isso foi o suficiente para perceber que aquele seria o circuito de bypass.
O difícil(mas nem tanto) vai ser identificar qual terminal do conector é qual, mas vou fazer testes tentando usar esse circuito de bypass em um minifuzz que tenho desmontado.
Assim que encontrar mais resultados, postarei aqui, bem como fotos assim que conseguir uma câmera emprestada(usar câmera de celular é complicado para componentes SMD!)
Mas uma vez, obrigado pela ajuda de todos.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 15 de Dezembro de 2012, as 17:25:01 »

Eu achei uma coisa que talvez te interesse:

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?action=printpage;topic=54055.0

Como eu não sei como está seu inglês, vou tentar ajudar. Basicamente um dos caras sugere remover a chave original e colocar um jumper no lugar dela (deixando o pedal permanentemente ligado), remover os jacks que são soldados na placa e no lugar deles soldar fios que seguirão para um novo esquema de bypass, usando 3PDT, jacks "normais" e led +resistor (obviamente o led original terá que ser cortado, caso contrário ele não se desligará quando você pisar na 3pdt para desarmar o pedal).

Me pareceu uma solução simples, pois não involve mexer com os SMD, e é reversível. O rapaz diz que com este esquema, o pedal pode ser montado numa caixinha "1590BB", aquelas que são um pouco maiores que as "padrão MXR".
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #10 : 05 de Janeiro de 2013, as 01:16:42 »

Bem, eu parti para o faça você mesmo mesmo e encontrei a solução. Depois de vários testes e "destruir" o pedal por dias vezez, obtive êxito. Como eu suspeitava, uma das placas é exclusivamente o chaveamento e a outra é o efeito. O que fiz foi identificar o in, o out, o ground e o de tensão, dos fios que saíam da placa. Como estou acessando por celular, fica difícil mostrar, mas farei um post melhor, com fotos, assim que acessar pelo computador. Mas acho que esse é o mesmo chaveamento dos mini efeitos da Danelectro. Agradeço a ajuda de todos.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 05 de Janeiro de 2013, as 07:57:54 »

Não li o tópico todo mas, tenho um FAB Tone por aqui precisando de fotos internas e só falar.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #12 : 05 de Janeiro de 2013, as 13:29:11 »

Bom dia a todos.
Esse post será meio que um tutorial, que creio servir também para os pedais da linha mini, pois a descrição bate com a do Alex Frias.
Nos pedais da linha FAB há duas placas. uma responsável pelo chaveamento eletrônico e a outra é o próprio efeito.

O que liga o efeito ao chaveamento é um conector de cinco fios, que é soldado ao efeito. Esses fios são o in, o out, o gnd, o 9v e um que se liga ao led. Depois de vários estes, identifiquei cada um deles:

feito isso, o que deve ser feito é retirar alguns componentes smd da placa, para evitar oscilações. Os que retirei foram: o transístor do jack out, os dois CIs, um capacitor no IN, um transístor próximo ao IN, e um resistor no OUT, além dos dois capacitores cerâmicos de cor vinho que ficam ao lado dos jacks. Depois disso, é só fazer as ligações convencionais de bypass.

Esse foi o resultado, consegui espremer essa dpdt, mas futuramente irei usar 3pdt e caixa em alumínio.
Quaisquiser dúvidas, podem perguntar, esse post ficou compacto para explicar bem esse chaveamento.

Abraço.

-----
Pessoal, se alguém tiver fotos do fab distortion, seria ótimo postar aqui, pois suspeito que haja alguma similaridade entre o mesmo e o fb overdrive, suspeito até que a placa seja a mesma, já que o clipping do overdrive é feito com diodos ligados ao terra. Suspeito que sejam dois diodos para o distortion, pois são cinco para o overdrive. Fiz até uma modificação que consistia em chavear três dos diodos, e o som ficou bem mais para um distortion.

-----
Pessoal, se alguém tiver fotos do fab distortion, seria ótimo postar aqui, pois suspeito que haja alguma similaridade entre o mesmo e o fb overdrive, suspeito até que a placa seja a mesma, já que o clipping do overdrive é feito com diodos ligados ao terra. Suspeito que sejam dois diodos para o distortion, pois são cinco para o overdrive. Fiz até uma modificação que consistia em chavear três dos diodos, e o som ficou bem mais para um distortion.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, as 20:30:22 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #13 : 09 de Janeiro de 2013, as 20:21:55 »

Não li o tópico todo mas, tenho um FAB Tone por aqui precisando de fotos internas e só falar.
Manda as fotos do seu FAB tone, posso averiguar se o chaveamento é o mesmo.
E testa o chaveamento que fiz para o meu overdrive alí em cima, ficou bem melhor e economiza bateria, pois a maior parte do consumo é do chaveamento.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 09 de Janeiro de 2013, as 20:30:11 »

Enquanto não trocar a caixa de plástico, dê um jeito de colocar um calço por baixo da DPDT, de modo que esta fique apoiada na base metálica do pedal. Se não, a caixa vai rachar rapidinho.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal