Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 14:54:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como 'criar' um pedal ?  (Lida 15316 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 18 de Dezembro de 2012, as 16:29:27 »

Oi Pessoal

Posso falar pela minha experiência com o Otávio, pedal oitavador válvulado. Eu sabia desde o começo o que eu queria fazer com o som. Estudei vários circuitos oitavadores analógicos e ouvi o resultado de uns tantos outros. Calculei cada estágio para que se portasse dentro da especificação que eu precisava para o sinal chegar do outro lado com as características desejadas.

Ajustei e debuguei o circuito com um gerador de sinais e um osciloscópio. Quando o André plugou a guitarra a surpresa foi total. Não se parece com o som nenhum outro oitavador que eu estudei para projetar o circuito. (para quem ainda não sabe, eu não toco nada além de CDs)

Ou seja, mesmo quando a gente tem em mente o que quer fazer, o resultado é acidental.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #16 : 18 de Dezembro de 2012, as 16:29:57 »

Até mais por que distorções são basicamente "procurar o que não se deseja". Duvido que os pedais de efeito são completamente intencionais(a não se no caso de boosters limpos, delays comuns, etc). O bom é experimentar n combinações para ver qual agrada mais (e desagrada os vizinhos Evil)
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 18 de Dezembro de 2012, as 16:39:21 »

Esqueci de comentar:  existe um software muito bom chamado Audacity, que é gratuito e livre, que entre outras coisas permite abrir um sample de um instrumento (em wav, mp3, etc) e aplicar um efeito sobre o sinal (muitos efeitos) e inclusive editar cada ponto da amostra individualmente, criar sua própria forma de onda, etc. e obviamente depois reproduzi-la (e gravá-la).

http://audacity.sourceforge.net/

Pra ilustrar, apliquei sobre um sinal senoidal a partir dos 5ms, o efeito de somar um componente harmônico ao sinal fundamental (segunda harmônica a 20%, como uma válvula em classe A).



« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, as 17:06:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #18 : 18 de Dezembro de 2012, as 16:59:58 »

Eu tenho o audacity e tentei distorcer um sinal que gravei com minha guitarra. O resultado não foi tão agradável, pois ao amplificar o sinal, ele corta a onda muito bruscamente e não é isso que bons distorcedores fazem.
Mas é um excelente software, pois ele mostra em um gráfico a forma da onda, e isso é de muita valia para quem não tem um osciloscópio(como eu). Acho que ele pode ser usado para estudar o que algumas distorções fazem com as ondas sonoras.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 18 de Dezembro de 2012, as 17:13:25 »

Eu tenho o audacity e tentei distorcer um sinal que gravei com minha guitarra. O resultado não foi tão agradável, pois ao amplificar o sinal, ele corta a onda muito bruscamente e não é isso que bons distorcedores fazem.
Mas é um excelente software, pois ele mostra em um gráfico a forma da onda, e isso é de muita valia para quem não tem um osciloscópio(como eu). Acho que ele pode ser usado para estudar o que algumas distorções fazem com as ondas sonoras.

Não tinha alguns parâmetros pra ajustar ? A maioria dos efeitos pode ser ajustada através de valores e do slide button. Veja que se amplificar demais, o sinal pode acabar ceifado (clipado).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #20 : 18 de Dezembro de 2012, as 17:16:31 »

Então, é esta ceifagem dele que não é nada sutil. ele simplesmente corta a onda, não a achata.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 18 de Dezembro de 2012, as 17:20:10 »

Então, é esta ceifagem dele que não é nada sutil. ele simplesmente corta a onda, não a achata.

Mas isso ocorre na realidade com amplificadores reais.  Você põe um sinal acima do máximo na entrada ou amplifica demais, a saída vai ser limitada pelas tensões de alimentação (ou um pouco abaixo).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vini7
Visitante
« Responder #22 : 18 de Dezembro de 2012, as 18:08:20 »

Vou para meu terceiro ano de engenharia elétrica e de controle e automação. Já fiz circuitos elétricos 1 (ano que vem farei o 2 e o 3), tambem aprendi sistemas digitais etc. Em indutores e capacitores eu consigo entender as curvas e análise vetorial além de, saber calcular a corrente e a tensão se ele estiver sozinho no circuito, entretanto, circuitos RLC so no  1 semestre do ano que vem mesmo. Agradeço a todos pela boa vontade, de coração. Vou abrir o esquemático do mxr distortion e tentar entender os principais blocos lógicos. E as dúvidas eu posto aqui. muito obrigado a todos!

-----
Por exemplo nesse tremolo, eu achei esse link ao acaso na net, como eu identifico os principais blocos do circuito ?

http://eletronicos.etc.br/pedal-tremulo-para-guitarra/



obs: no próprio site tem uma explicação, mas confesso que nao entendi muito bem o PORQUE de ser dessa ou daquela forma.

obs: sei o básico sobre diodos e transitores, alem de conhecer bem o funcionamento de capacitores e resistores. Porém nao sei nada sobre amplificadores operacionais, por exemplo nosso querido tl072 e sobre indutores. Evidentemente, ja sei que devo estudar sobre eles
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, as 18:21:03 por vini7 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 18 de Dezembro de 2012, as 19:05:53 »

Citar
Por exemplo nesse tremolo, eu achei esse link ao acaso na net, como eu identifico os principais blocos do circuito ?

Antes de tudo, do jeito que o transistor PNP tá ligado, o circuito não funciona.  Acho que desenharam o esquema com o emissor do PNP no lugar errado, o emissor deveria estar ligado no resistor de 1k e não o coletor.  Depois, o diodo 1N4007 para "proteção" já foi comentado em outro tópico como não aconselhado dessa forma.

Sobre os blocos de funcionamento, o JFET é o amplificador de sinais, que será modulado pelo PNP (se ligado corretamente) que recebe uma oscilação criada pelo circuito em volta do amplificador operacional 741 (oscilador por defasagem RC);
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #24 : 18 de Dezembro de 2012, as 23:52:25 »

 Parece que a indicação está errada mesma do transistor PNP!

 Bem no 741 temos um oscilador, como já foi dito antes. Como sei que é um oscilador e não outra coisa? Bem, para ser sincero, nunca tinha visto um oscilador construído deste modo! Mas olhando atentamente percebe-se um oscilador. Tentemos analisar por passos.
 1- A entrada inversora está em uma condição inicial de 0v . Como a entrada inversora é menor que a entrada não inversora temos uma tensão alta na saída.
 2- Com uma tensão alta na saída temos o carregamento do capacitor de 470nF, que está em série com um resistor 2.2k e o potenciometro que controla o tempo de carregamento deste capacitor (o rate).
 3- Quando a tensão no capacitor for maior que 4,5v a condição inverte (entrada inversora maior que a entrada não inversora), tornando a saída 0v, descarregando o capacitor e o ciclo reinicia.

 Bem, existem mais detalhes neste oscilador que realmente que não sei, mas sei que é um oscilador!

 Agora tem aquele potenciometro de depth. O que ele e o resistor de 10k em séria estão fazendo? Um divisor de tensão para controlar a amplitude do sinal (como um volume...)

 Vem a rede RC, que é um passa baixas com uma frequência de corte baixa, na casa dos hertz... Se não engano ela tema função de filtrar as harmônicas de alta frequência da onda quadrada gerada pelo oscilador, tornando o sinal quase uma senóide na saída (só a fundamental da onda quadrada).

 Esse sinal é aplicado a base do transistor que tem o efeito de variar o ganho do circuito (aumentando ou diminuindo a corrente que flui pelo transistor bipolar e consequentemente pelo FET).
 
 Colocando um capacitor no ponto de junção do transistor bipolar e do FET bloqueamos o nível DC e sobra apenas o sinal já modulado.

  
 Bem, já que viu sobre circuitos, que tal estudar um pouco os amp-ops? São muito interessantes, até mais simples que transistores...


 Um abraço

 Eduardo
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, as 09:35:09 por Ledod » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 19 de Dezembro de 2012, as 08:55:26 »

Pois é Ledod, esse oscilador está meio esquisito mesmo e fico na dúvida se ele também funciona. A topologia do oscilador por deslocamento de fase é a seguinte:



Que é bem parecida com o circuito do pedal, mas no pedal faltam alguns componentes.  Como esse oscilador gera sinal senoidal, não seriam necessários os filtros RC em sequência entre o oscilador e o PNP. Mais: um oscilador desse não tem ajuste de frequência, e no caso do pedal, tem.  Então pode ser que o oscilador do pedal seja de relaxação e não gere onda senoidal. Outro problema: os resistores da rede RC estão aterrados ao terra real e não ao terra virtual (como a entrada positiva do AO) gerado pelo divisor de tensão formado pelos 2 resistores de 22k.
 
Em todo caso, como vi que estão desenhando um layout pra esse pedal em outro tópico, seria melhor antes montá-lo em protoboard pra ver se funciona, já que o esquema já contém erros mesmo.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, as 08:59:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #26 : 19 de Dezembro de 2012, as 09:32:38 »

 Exatamente xformer!!
 
 Quando eu bati os olhos eu pensei também que era um por deslocamento de fase. Mas não existe realimentação ao final da rede. E olhando melhor, a rede tem os capacitores aterrados e não os resistores.

 Outra coisa é que os valores do componentes são diferentes, geralmente no deslocamento de fase são todos iguais.

 Bem, eu acho que ali é um um filtro passa baixas diferente, não dá para analisar como sendo a junção de 3 passa baixas pois um circuito carrega o outro (é o filtro do filtro do filtro, divisor de tensão do divisor de tensão do divisor de tensão).

 Uma das idéias para se obter uma onda senoidal na saída é filtrar a onda quadrada para obtermos apenas a sua fundamental (que é a de mais baixa frequência), só que setando o filtro com uma frequência só as vezes teríamos uma senóide, as vezes uma onda quadrada (iria depender da frequência do oscilador). Se analisarmos separadamente cada RC tem uma fc diferente, talvez seja essa a idéia...

 Então, pelo que eu entendi o ajuste de frequência se dá variando o tempo de carregamento do capacitor de 470nF que está em série com o resistor de 2.2k e o potenciometro. Variando o tempo de carregamento, variamos a frequência.


 Com certeza, este não é um circuito típico!!! Bem justo neste tópico  Cheesy


 Um abraço

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 19 de Dezembro de 2012, as 09:48:50 »

De fato, existe circuito mais simples pra implementar um oscilador de relaxação RC com AO. Do jeito que está esquematizado, acho que não funciona.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #28 : 19 de Dezembro de 2012, as 10:06:18 »

 Só por desencargo de consciência, montei no multisim e o oscilador não funcionou de fato... Bem estranho!

 Sobre a rede RC, apliquei uma onda quadrada na entrada e a 1Hz temos a forma próxima de uma onda triangular. Na casa dos 10Hz para cima, já se torna praticamente uma senóide.
 
 O problema deste oscilador é que a amplitude vai ficar variando em função da frequência! Ou seja, em uma frequência alta, o controle de profundidade deverá estar sempre no máximo.

 Realmente, tem coisa muito mais simples para se implementar um oscilador...

 

 http://en.wikipedia.org/wiki/Operational_amplifier_applications

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
jorgito
Visitante
« Responder #29 : 19 de Dezembro de 2012, as 18:51:51 »

Esse artigo é bastante interessante, e da uma boa noção para quem pretende customizar um circuito existente ou até mesmo se aventurar em um projeto proprio:
http://www.generalguitargadgets.com/richardo/distortion/index.html

É claro que existe muito mais conceitos além dos que são tratados no texto, mas já é um excelente começo para quem tem pouca ou nenhuma noção do que cada estágio faz em um pedal.

Vale a pena a leitura.

-----
No Beavis Audio Research também existem alguns artigos interessantes:
http://www.beavisaudio.com/techpages/

O artigo Booster: How it Works por exemplo da umas boas idéias para se brincar com um transistor. Mas o ideal mesmo é ler todos os textos.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, as 19:18:56 por jorgito » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal