Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 13:05:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como 'criar' um pedal ?  (Lida 15310 vezes)
vini7
Visitante
« : 18 de Dezembro de 2012, as 12:21:28 »

Galera, boa tarde.
Na verdade fiquei até com medo da pergunta devido a muitos críticos céticos, porém, existem aqueles que sempre procuram ajudar de verdade, de coração.

Em fim, como de fato, inventar um pedal ?  por exemplo, como criar do zero um pedal de distorção ou de echo ? oque é preciso saber ?  Por exemplo, tenho um circuito gerador de ondas senoidais, quadradas e trapezoidais, como transformar esse circuito em um pedal de tremolo, por exemplo ? Tenho muitas duvidas nesse 'ramo' e nao sei como começar a pesquisar para entender sobre o assunto!
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #1 : 18 de Dezembro de 2012, as 13:18:55 »

Bom, acho que primeiramente vem os estudos, (é, é a dica mais clichê, mas é verdade), criar algo do zero é díficil (Ou não) já que hoje nós temos muito do "básico" da eletrônica em pedais (90% das distorções tem estágios [muito parecidos, inclusive] com NPN ou com CI...), mas acho que você poderia começar estudando filtros, vai te dar uma boa base no timbre final do projeto.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #2 : 18 de Dezembro de 2012, as 13:31:06 »

Uma das maneiras que abre bem a mente é ficar olhando esquemas e mais esquemas, eu gosto muito de olhar as distorções dos pedais da DOD, dá pra perceber grandes coisas sobre as equalizações/Filtragem, ultimamente percebi que no dod fx86 death metal tem no controle de bass e mid uma acentuação usando um transistor, o que no treb não tem... será porque?  Cheesy Head Banger  Mas é esse tipo de coisa mesmo...
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #3 : 18 de Dezembro de 2012, as 13:34:49 »

Não vi o esquema, mas provavelmente o grave e médio são ativos e o agudo, passivo.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #4 : 18 de Dezembro de 2012, as 13:39:17 »

Acho que já divulgaram pelo fórum alguns artigos do tipo "como funciona uma distorção", vale a pena dar uma lida.

Boa sorte!
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 18 de Dezembro de 2012, as 13:43:26 »

Pedais de efeito modificam o sinal de entrada vindo do instrumento musical, alterando as variáveis: amplitude, frequência, atrasando o sinal, filtrando alguns componentes harmônicos, acrescentando componentes harmônicos, modulando em amplitude ou frequência, equalizando, ceifando os picos, comprimindo o sinal, amplificando e atenuando, etc    Tem muitos efeitos e cada um precisa de um circuito distinto (podendo ser combinados).
Precisa então primeiro definir o que se quer fazer com o sinal (qual o efeito) e daí usar um sistema que consiga realizar a modificação no sinal.  Então o efeito pode ser conseguido com sistemas: analógico, digital (DSP), mecânico, óptico.
Estude o que cada efeito causa sobre o sinal e qual o sistema utilizado para obtê-lo.
Mas precisa ter uma boa base de conhecimento sobre amplificação, filtros, características e curvas de semicondutores, saber sobre osciladores, amplificadores operacionais, chaves, modulação de sinais, componentes passivos, teoria dos sinais.
Depois precisa de instrumento que te permita visualizar as formas de onda: o osciloscópio é fundamental.
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #6 : 18 de Dezembro de 2012, as 14:05:44 »

 Um circuito eletrônico nada mais é do que a junção de inúmeros blocos menores com as mais diversas funções.
 
 Para você criar um pedal você deve conhecer cada bloco e entender o que acontece ao unirmos todos esses blocos! Isso inclui o estudo matemático das equações e a teoria de circuitos elétricos, eletrônica. Sem isso fica difícil você juntar um monte de componentes e sair um pedal.

 Em uma distorção por ex, o que precisamos?
 De um estágio de alto ganho ou diodos de clipagem. Mas, para termos um som mais agradável pode-se adcionar um filtro tanto na entrada com saída.

 O que é um trêmulo? Não é a variação do volume periodicamente? Pois é... Você tem um gerador de formas de onda, o que acontece se ligarmos um led na saída deste gerador e apontado para este led colocamos um ldr? E este ldr está ligado a um circuito amplificador que varia o ganho, ou seja, a amplitude do sinal, com a variação da resistência?

 Eis um trêmulo!

 Agora, quais os blocos foram necessários? Um oscilador de baixa frequência (alguns hertz) e um amplificador controlado por tensão. Agora, como criamos um amplificador controlado por tensão??? Existem inúmeros circuitos, um deles muito simples é o conjunto LED + LDR, onde o oscilador controla a tensão no LED e o LDR controla o ganho no amplificador.
 
 Agora você precisa "abrir" estes blocos, e procurar circuitos que realizem o que você quer! Por ex, o oscilador pode ser um 555, ou um oscilador por deslocamento de fase ou vários inversores TTL ou CMOS ligados em "anel".
 O amplificador pode ser um amp-op ligado em configuração não inversora e o LDR conectado como um dos resistores de ganho, sendo que a equação do ampop não inversor é 1+R1/R2, sendo R2 ou R1 o LDR.

 Entendeu? Não tem "fórmula" mágica de "como se cria um pedal". Você necessita conhecer os circuitos constituintes de um pedal! Não pode olhar ele como um todo, mas sim seus blocos básicos!

 Comece com um  pedal básico. Que tal o MXR dist + que é muito simples de entender? Primeiramente tente entender como o pedal funciona a fundo, todos os blocos constituintes.
 
 A partir dai, a cada pedal que ver o esquemático, tente assinalar os blocos que ele possui, onde começa e onde termina, o que você espera obter na saída...

 Um abraço

 Eduardo
 
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, as 14:14:32 por Ledod » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #7 : 18 de Dezembro de 2012, as 14:15:46 »

Achei: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=Func_Dist
Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 18 de Dezembro de 2012, as 14:18:46 »

É mais facil (a não ser que você seja um engenheiro eletronico ou tenha conhecimento similar) pegar um circuito de um pedal ja pronto e fazer modificações no mesmo na pratica.
Assim tem-se uma ideia do que cada componente faz.
Tem MUITA coisa pronta por ai, a maioria variação do mesmo tema. É dificil fazer hoje algo completamente novo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #9 : 18 de Dezembro de 2012, as 14:29:12 »

 Concordo com você Kem!

 Sugeri o MXR dist+ por ele possuir apenas um amp-op e poucos componentes.
 Seria interessante você entender teoricamente o que está acontecendo e realizar experimentações para validar o se o que você pensou está correto. O que acontece se diminuir o ganho do amplificador? Modificar os diodos de clipagem? Modificar o valor de um capacitor?
 
 Realmente, acho difícil você projetar algo totalmente novo, sempre nos baseamos em algum circuito. Um filtro passa baixas RC é sempre igual! Não tem como reinventar a roda  Cheesy
 
 Um abraço

 Eduardo
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #10 : 18 de Dezembro de 2012, as 14:35:49 »

Gostei das explicações, principalmente do Ledod,  Legal!, ano que vem começo o 2º ano de engenharia elétrica e já tenho uma matéria de circuitos elétricos, vou tentar aprender o máximo relacionado a sinais, e outras coisas. Creio que quando eu souber fazer alguns cálculos com OpAmps vou fazer meu próprio overdrive.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #11 : 18 de Dezembro de 2012, as 15:26:37 »

Vini7,

Acho que há duas vertentes:

1) A intencional, onde você tem um som na cabeça e o persegue até encontrá-lo. Neste caso, esse som gera uma série de hipóteses de circuito que é experimentada até que você chegue ao resultado final. Exemplos: Um fuzz que não embole as notas quando tocadas ao mesmo tempo. Um delay que automaticamente detecte o batimento da música.

2) A acidental, onde ao experimentar uma coisa, você percebe que ela faz outra, mas muito legal! Após algumas iterações com o circuito, você chega a um resultado inédito.

Eu aposto que a massa esmagadora dos pedais é criada da segunda forma. (mas é só uma aposta).

Saber ou não eletrônica ajuda na hora de optar por soluções, mas a paciência de experimentar valores e a capacidade de distinguir as variações resultantes são igualmente importantes!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Electric Effects
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #12 : 18 de Dezembro de 2012, as 15:46:05 »

Haroldo, basicamente é você ter um tipo de som na mente, pegar o que já existe ou o que já é feito em questão de amplificação e o resto é experiência e tentando mudar aqui ou ali? Cálculos ajudam mas não determinam o timbre o estilo em si do pedal?
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #13 : 18 de Dezembro de 2012, as 16:10:07 »

Concordo com o Haroldo. Por exemplo, o fuzz surgiu da tentativa(fracassada) de simular a saturação de válvulas.
O melhor caminho é estudar as estruturas e circuitos básicos, mas também antes disso entender como funcionam(mesmo que superficialmente) o funcionamento de transístores, diodos, resistores, capacitores, indutores, etc. Aí é mergulhar em livros e revistas de eletrônica e também bastante física. Aí é possível ter propósito em uma construção. Sem isso, você terá apenas pedais com as pernas de um Distortion +, braços de um tube screamer, e aí vai.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 18 de Dezembro de 2012, as 16:13:57 »

Haroldo, basicamente é você ter um tipo de som na mente, pegar o que já existe ou o que já é feito em questão de amplificação e o resto é experiência e tentando mudar aqui ou ali? Cálculos ajudam mas não determinam o timbre o estilo em si do pedal?

Pelo menos para mim, acho muito difícil ter o som na cabeça, sem que ele já tenha sido ouvido antes. Mas acho que existem gênios por ai que assim fazem. Acho difícil ter experiência em algo que não exista! Afinal experiência intui um acontecimento passado. No caso de sons "da cabeça" acredito mais na intuição. Tipo: "eu acho que se fizer isso, o resultado é aquele!".

Cálculos?!? Cara cálculos só irão mostrar se nesta ou naquela condição, o circuito é possível de existir sem queimar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal