JCM 800 "Nacional" - Foto Diário de Montagem

Started by Ferro_Velho, 18 de December de 2012, as 15:51:47

Previous topic - Next topic

carl8

*
Iniciante
Concluí a montagem do JCM 800 2204 seguindo o layout da Triode Eletronics.

http://site.triodestore.com/JCM8002204Stock.pdf

Estou meio inseguro de usar o amplificador pois não sei se o ajuste de bias está correto.

Nos pinos 3 das EL34 tenho 375V. O Bias (medi na junção dos resistores de 220K) está em -29V.

Nos pinos 1 e 8 medi 39mV.

Meu multímetro não é dos "bão" mas também não é daqueles que dão de brinde.

Dá pra usar assim, mesmo considerando que o multímetro não é lá muito confiável ou me recomendam alguma alteração ?

Obrigado !

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Carl8 aqui tem uma formula pra cálculo do bias.

Esse é apenas um exemplo  :

Pela formula que é aplicada : 0,7 x PD_valvula/ V_+B , exemplo
A el 34 tem uma PD=25w
PD = Potência total dissipada , valor dado pelo fabricante
0,7 = a 70% da PD da El34
e uma tensão de +B=490 por exemplo
Então pela formula 0,7x25/490

Nesse caso aqui  a tensão sobre os resistores ligados aos cátodos tem que ser perto de 35mv, o seu esta com 39mv , creio que esta na faixa.

At daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

Guilherme

Guest
Carl 8, seu -2204 está com valores na "média" dos que saem da fabrica. Se você quiser traze-lo para o valor de Bias padrão, ajuste em -30V, mas isso vai mudar pouco na corrente de placa+screen para essa tensão de polarização.

Mesmo que você não tenha informado a medição da tensão da rede no momento das suas medições (120Vac ou 132Vac? 209Vac ou 225Vac?), o valor de 35mA...40mA por EL34 com  -29V está muito bom, mesmo que seu dmm/vom não seja lá tão bom.

Confira as tensões de preamp. Se o seu choke tem Rdc entre 90...100 ohms, os valores que você vai encontrar não serão muito diferentes daqueles encontrados em http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_preamp.gif

Se você quiser fazer seu -2204 com 6550 ou KT88, tal como os -2204 exportados para os EUA (6550), ajuste Bias em -45V. Para isso talvez seja necessario substituir o resistor serie de 220k da fonte de Bias por um de 150k. Particularmente acho esse amp com 6550 mais do que fantástico.

Uma dica importante: teoricamente o tempo de carga dos capacitores eletroliticos da fonte de Bias é de mais ou menos 4 segundos, com 220k em serie, e esse tempo pode ser maior dependendo da resistencia do enrolamento de alta-tensão do transformador de potencia.

Traduzindo: é muito bom, muito bom mesmo, aquecer o amp uns minutinhos antes de ligar a chave de +B !

carl8

*
Iniciante
Muito Obrigado pessoal !
Fico mais tranquilo de saber que os valores estão adequados.
Mais pra frente quero fazer uns testes com as 6550/KT88.

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Parabéns, ficou lindão o JCM 800. Onde você mandou fazer esse chassis e o painel frontal tão bem feitos e parecidos com o original?? e que transformadores são esses, da Líder?

Guilherme

Guest
Ora, ora, ora Mr. Ramsay, esses transformadores são da Lynx Audio   [beer]

Modéstia a parte, junto com  os Marstran http://Marstran.com, são os melhores transformadores para JMP Plexi 50 e JCM800-2204 fabricados atualmente.

Os Lynx também estão nos http://serranoamps.com e estiveram na usina de força do Digitech TH150 (Maverick MVK150)

http://oglobo.globo.com/blogs/overdubbing/posts/2011/06/15/amplificador-mvk150-usina-sonora-da-digitech-386613.asp

abração

Guilherme Peregrini
Lynx Audio

carl8

*
Iniciante
Isso mesmo!
Transformadores da Lynx Audio, de qualidade amplamente reconhecida por aqui.
O chassis e faceplate comprei pelo Mercado Livre de um usuário chamado "Família Jorge Luthier" - Produto de excelente qualidade, robusto e bem acabado. Demora um pouco pra ficar proto, mas o vendedores estão sempre informando o status da produção, muito atenciosos.
Vou postar mais fotos do amplificador no tópico correspondente.

Abraços !

hgamal

Hand MasterMind
Acho até graça da "modéstia a parte" do Guilherme! Que mané modéstia seu Guilherme!?!? Verdade é coisa para ser dita e pronto.

O "cara" já não faz transformadores há muito tempo, ele conduz uma pequena fábrica de sonhos. São pequenas obras de arte.

Já ouvi muito JCM800 por ai e digo sem restrições: há transformadores e transformadores. Quer um som de homenzinho?!?! Usa Lynx e pronto. Deixa os outros para os garotos!

Esta semana toquei em um lugar onde tinha um Carvin V3M. É um amp interessante: 50 Watts selecionáveis (7, 22 e 50 Watts); três canais separados - todos valvulados; design pequeno e bonitinho. Claro que tem aqueles ridículos leds para destacar as válvulas. Mas (claro que tem um "mas") tem um transformador de saída minúsculo. Ouso dizer, sem estar errado, que ele é menor que muitos transformadores de 15 Watts por ai! Qual é a mágica? Eles usam Adamantium no núcleo?

Este tipo de licença poética (esta foi legal) o Guilherme não faz! E olha que eu já propus algumas até viáveis para ele (ele com, muita paciência e amabilidade, me devolveu ao prumo). Aqui é o ponto onde se destaca um bom artífice de um idealista com objetivo.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Ferro_Velho

Guest
carl8 parabéns pelo amp, ficou muito bonito!  :tup

Gostei da dica da Família Jorge Luthier, pena que chegou tarde pra mim, eu estou juntando componentes para esse meu JCM800 (e um JTM45) há mais de 3 anos, e o chassis e as faceplates semelhantes ao original sempre foram o problema maior, terminei gastando um bocado e comprando na gringa por não encontrar aqui um assim como esse do Jorge Luthier.

Quanto aos transformadores Lynx, a minha confiança no trabalho do Guilherme é tanta que venho comprando kits dele faz tempo e ainda não havia colocado nenhum pra funcionar até ontem quando terminei a montagem do meu fender 5F1, e o resultado foi espetacular.

Sem dúvida nenhuma são transformadores para amplificadores top.

Em breve terei novidades sobre o JCM800/JMP deste tópico.

Abraços.

carl8

*
Iniciante
Obrigado Ferro Velho!
Coloquei mais algumas fotos de melhor qualidade nesse tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2549.msg159821

Desse amplificador, somente os capacitores (JJ, Sprague e Mallory) foram comprados fora do Brasil e devidamente taxados.
O restante encontrei na Itelycom, Multicomercial, Líder, Altana, Audio Lynx e Mega Som.
O gabinete estou pensando em encomendar na Roxtage, comprei uma caixa 2x12 deles e é excelente.

Abraço!   

Ferro_Velho

Guest
Oi carl8,

Eu vi o tópico dos amps prontos, ficou mesmo muito bom.

Como se pode ver no nome deste tópico, o meu objetivo era fazer um JCM800 "nacional", ou seja com componentes adquiridos aqui no Brasil mesmo, mas não foi possível, a minha mania de fazer sempre o mais fiel ao original e com componentes até melhores que o original, me fez sair comprando na gringa e agora eu estou com quase tudo para começar a montagem.

Hoje vou nos correios pegar uma última encomenda de componentes para ele.

Quanto a Roxstage, eu acho que também vou jogar a toalha, vou desistir de querer fazer a minha 4x12 e comprar uma deles mesmo, já cotei uma vez mais não comprei, vou ver se guardo uma grana para encomendar pois os falantes já estão aqui e os amps grandes já estão quase em ponto de começar a montagem e uma caixa boa será muito bem vinda.

Abraços.

carl8

*
Iniciante
Legal ! Vou acompanhar.

Se precisar de alguma coisa aqui da região de Santa Ifigênia, talvez eu possa ajudar.

Abraço!

ljulio

*
Iniciante
Quando vi esse projeto pronto do carl8, na hora fiquei vidrado, ficou muito legal mesmo, então sabe como é a inveja, estou com muito vontade de montar um desses para mim, pelas pesquisas iniciais já percebi que tem um custo razoável e deve ser um projeto como o do Ferro_Velho, de longo prazo, mas eu queria tentar seguir a ideia original, de fazer um Nacional, com peças compradas aqui, se não for possível tudo bem, mas vale a pena tentar.

Como nunca montei algo desse tamanho e nem perto disso, espero contar com a ajuda dos colegas do fórum, algumas duvidas que tenho.

Esses 3 capacitores duplos, eu não consegui achar no projeto qual a capacitância deles? Pelo que olhei na internet seriam de 50uF X ?, mas não tenho certeza.

Vocês sabem se é possível encontrar a placa de turrets e os turrets na Sta. Efigênia?

São duas EL34 que devem ser casadas, mas e quanto as 3 12AX7?

A minha ideia é montar a placa de turrets com os componentes e ir comprando aos poucos os transformadores e as valvulas, que pelo que pesquisei, tem uma grande variação no preço.
"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."

edyguitar

Colaborador
eu estou montando algo "parecido, e pretendo ser todo nacional também, sem comprar nada de fora.
o gabinete 2x12 já está pronto e carrega consigo 2 eminence. um Legend V128 e um Red Coat The Tonker.
a placa eu mesmo fiz  roteada no Eagle (PCB) mesmo. meu projeto será o Silver Jubilee 2550X comprei todos os componentes da placa e mais os soquetes das valvulas. Gastei até agora R$ 264,00 comprei on line na Eletrodex e na Itelycom.
ainda falta as válvulas, os 3 capacitores grandes de 50uF+50uF 500V , os potenciometros e jack (que comprarei do Félix aqui do forum)e os transformadores, além do chassi que eu mesmo pretendo fazer também com chapa de aluminio de 1,5mm e o face plate será em inox alto brilho de 0,5mm , os transformadores vou encomendar da Lynx também. nessa parte não pretendo economizar. abrirei um tópico como esse pra descrever todo o processo do head em breve. e também é algo pra longo prazo, previsão de termino em novembro/dezembro. calculo que o custo total ficará em torno dos 1800,00 o head. a caixa por volta 1200,00 considerando os preços atuais dos Eminence.