Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 03:49:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal wah wah virou pedal de volume!  (Lida 13766 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #15 : 04 de Janeiro de 2013, as 07:30:16 »

Como assim estão bons ? Você os testou com um multímetro ?


Caro bossman

Segundo instruções que adquiri na web, posicionei o multímetro na posição "diodo" e conferi se havia leitura em pelo menos duas combinações de pernas de cada transistor. E todos apresentaram leitura.
Acredito que tenha feito corretamente.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #16 : 04 de Janeiro de 2013, as 07:35:33 »

Para testar adequadamente, você tem que remover o transistor da placa, colocá-lo no soquete de transistor do seu multímetro (atenção à polaridade) e usar a posição HFE. Se der leitura está bom (compara com o datasheet não custa nada), se não der, já era...

Quer uma sugestão definitiva (ainda que radical e talvez comodista)? Faz uma placa nova para o seu wah (tem muito esquema bom na web, inclusive aquí no forum), e aproveite o seu indutor e o seu potenciômetro (tirando isso, o resto é muito barato). Você pode até escolher o "sabor" (creme de Vox, passas ao Hendrix...). Aproveita e faz o true bypass, que você não vai se arrepender.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, as 07:37:34 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #17 : 04 de Janeiro de 2013, as 07:43:33 »

Para testar adequadamente, você tem que remover o transistor da placa, colocá-lo no soquete de transistor do seu multímetro (atenção à polaridade) e usar a posição HFE. Se der leitura está bom (compara com o datasheet não custa nada), se não der, já era...

Quer uma sugestão definitiva (ainda que radical e talvez comodista)? Faz uma placa nova para o seu wah (tem muito esquema bom na web, inclusive aquí no forum), e aproveite o seu indutor e o seu potenciômetro (tirando isso, o resto é muito barato). Você pode até escolher o "sabor" (creme de Vox, passas ao Hendrix...). Aproveita e faz o true bypass, que você não vai se arrepender.

Opa, perfeitamente. Eu queria na realidade evitar de ter que dessoldá-los da placa, mas se é necessário mesmo...  Roll Eyes
vou baixar os datasheets e comparar com a leitura.

Fazer uma placa nova? Olha não é má sugestão mas agora isso não estava nos meus planos. Vou verificar os transistores de forma adequada e reportarei o resultado.

Nem me fale desse mod true bypass. Estava namorando ele e pelo o que li me parece excelente mesmo. Mas primeiro quero vê-lo funcionando.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #18 : 04 de Janeiro de 2013, as 13:23:35 »

E o instrumento mais adequado pra testar um transistor é um multimetro analógico ou um testador de semicondutores da Peak Atlas.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #19 : 04 de Janeiro de 2013, as 22:19:34 »

Pergunta sincera, sem ironias:

Porque um multímetro analógico seria melhor que o digital para testar transistor?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #20 : 04 de Janeiro de 2013, as 23:10:06 »

Acho que o ideal seria se tivesse os dois; o analógico verifica o estado das junções do transistor, se não há fugas, não está aberto ou em curto.  Já o digital normalmente indica o ganhlo(HFE) dos transitores.

No caso dos analógicos, só os de melhor qualidade vem acompanhados de um conjunto especial de ponteiras para medir o ganho, e neste caso este modelo seria preferível.  E menos ainda são os analógicos que são dotados daqueles soquetes normalmente encontrados nos digitais, em que se insere o transistor direto para medir o ganho.
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #21 : 04 de Janeiro de 2013, as 23:38:44 »

Porque um multímetro analógico seria melhor que o digital para testar transistor?

Você não consegue "ver" a fuga de um transistor com um digital. Entre outras cositas mas.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #22 : 06 de Janeiro de 2013, as 18:47:59 »

Como diria Galvão Bueno: Bem, amigos...

Uma pergunta que me surgiu na cuca é: Será que se fosse mesmo os transistores o pedal se comportaria ainda como pedal de volume ou definitivamente não funcionaria por completo?
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #23 : 06 de Janeiro de 2013, as 22:44:44 »

Uma pergunta que me surgiu na cuca é: Será que se fosse mesmo os transistores o pedal se comportaria ainda como pedal de volume ou definitivamente não funcionaria por completo?

É bem mais fácil de acontecer a segunda opção.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #24 : 07 de Janeiro de 2013, as 08:08:16 »

Uma pergunta que me surgiu na cuca é: Será que se fosse mesmo os transistores o pedal se comportaria ainda como pedal de volume ou definitivamente não funcionaria por completo?

É bem mais fácil de acontecer a segunda opção.

POis é, isso me faz pensar que realmente alguma coisa relacionado com o tal capacitor 4u7 é o verdadeiro vilão da história.
Ainda não fiz novas substituições. Farei isso hoje a noite e volto pra lhes contar o resultado.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #25 : 31 de Maio de 2014, as 14:05:06 »

--------------Ressuscitando o tópico--------------

Estou com o mesmo sintoma em um Crybaby, simplesmente o pedal parou de fazer Wha e virou um volume de péssima qualidade.

O autor ou alguém conseguiu descobrir a causa do problema?
Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #26 : 31 de Maio de 2014, as 14:17:58 »

Veja o capacitor eletrolítico de 4,7uF, se ele estiver aberto (ou com solda fria/mau contato), o pedal perde o efeito de wah e passa a funcionar como "volume".

Abraço

Finck

Já tentou isto?
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #27 : 01 de Junho de 2014, as 13:59:11 »

Veja o capacitor eletrolítico de 4,7uF, se ele estiver aberto (ou com solda fria/mau contato), o pedal perde o efeito de wah e passa a funcionar como "volume".

Abraço

Finck

Já tentou isto?

Já sim, os componentes estão perfeitos, com exceção aos transistores e o indutor que não tive como testar.
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #28 : 01 de Junho de 2014, as 14:45:43 »

já tive esse problema, o defeito estava no segundo transistor (que tem a base ligada ao Potenciômetro através de um capacitor)
substitui por um BC comum (invertendo por causa da pinagem) e voltou ao normal.

só não consegui descobrir o motivo do problema, pois não houve nada de errado com a fonte, como inversão, já que ficavam constantemente montados no pedal board, foi alguma causa aleatória.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #29 : 01 de Junho de 2014, as 17:28:18 »

Você precisa testar esses transistores pois podem ser justo eles o problema.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal