Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 15:21:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal wah wah virou pedal de volume!  (Lida 13813 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« : 02 de Janeiro de 2013, as 10:51:40 »

OLá pessoal

Tenho um crybaby que há algum tempo me deixou intrigado.
Agora ao invés de ele fazer o seu trabalho resolveu virar pedal de volume  Cheesy
Simplesmente quando plugo ele e ativo ele se comporta como um pedal de expressão, aumentando e diminuindo o volume como se fosse o pot de volume da guitarra.

Alguém sabe me dizer qual a possível causa deste "fenômeno"?

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 02 de Janeiro de 2013, as 10:58:30 »

Veja o capacitor eletrolítico de 4,7uF, se ele estiver aberto (ou com solda fria/mau contato), o pedal perde o efeito de wah e passa a funcionar como "volume".

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
whitebilly
Visitante
« Responder #2 : 02 de Janeiro de 2013, as 11:12:43 »

Veja o capacitor eletrolítico de 4,7uF, se ele estiver aberto (ou com solda fria/mau contato), o pedal perde o efeito de wah e passa a funcionar como "volume".

Abraço

Finck
Que legal se for isso coloca uma chave ON-OFF e ganha 2 pedais..hehe
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #3 : 02 de Janeiro de 2013, as 11:18:19 »

Veja o capacitor eletrolítico de 4,7uF, se ele estiver aberto (ou com solda fria/mau contato), o pedal perde o efeito de wah e passa a funcionar como "volume".

Abraço

Finck
Obrigado Finck

Nada melhor do que uma opinião balizada. Hoje a noite vou abri-lo e verifico o estado do circuito.
Na sequencia posto o resultado.

A propósito, o que Whitebilly sugeriu faz sentido? É possível adaptar as duas funções instalando um switch em série neste capacitor?  Roll Eyes

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #4 : 02 de Janeiro de 2013, as 11:35:10 »

Existe uma modificação para usar o Cry Baby como pedal de volume, e ela consiste exatamente em desligar o cap de 4u7  Wink
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 02 de Janeiro de 2013, as 15:31:10 »

O que o Whitebilly escreveu (e o Big "avalizou") faz sentido, sem dúvida! Foi justamente desta modificação que eu lembrei quando você falou do seu "sintoma" (eu havia lido sobre ela há poucos dias...).

Mas dizem que o resultado da gambiarra não chega a ser perfeito, parece que o "pedal de volume improvisado" não chega a zerar. Mas penso que pode quebrar bem o galho em algumas situações (se você achou o resultado aceitável, porque não usar? Estragar o pedal é certeza que não vai...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
felixmeirelles
Visitante
« Responder #6 : 02 de Janeiro de 2013, as 16:13:53 »

Como já dizia o ditado:
"Quem não tem cão, caça com gatilho"
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #7 : 02 de Janeiro de 2013, as 16:39:27 »

Eu fiz no meu e vira mais um pedal de "expressão" porquê o pot é só de 100K, e pra reduzir o volume a zero, teria que ser de 500K
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #8 : 03 de Janeiro de 2013, as 10:47:49 »

Pessoal

Ontem abri o dito cujo e veifiquei o estado das soldas. A principio tudo certo.
Resolvi trocar o capacitor de 4,7 uF por outro que eu tinha retirado de uma sucata, mas nada de resultado. O mesmo "pedal de expressão" de antes.  Cry

Minhas perguntas são: Pela facilidade e pratica tenho outros valores de capacitores em casa.
Se eu trocar o valor o resultado será satisfatório?
Quais seriam os efeitos dessa alteração?
Há perigo de dano?  Roll Eyes

Um forte abraço

-----
Eu fiz no meu e vira mais um pedal de "expressão" porquê o pot é só de 100K, e pra reduzir o volume a zero, teria que ser de 500K

Mas existe um pot que alcança 470k. Eu acredito que seria a solução neste caso:
http://www.ebay.com/itm/Dunlop-Crybaby-Wah-Hot-Potz-470K-ECB24A-Pedal-Mod-/160460087177?pt=Guitar_Accessories&hash=item255c2a9f89
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, as 13:14:26 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 03 de Janeiro de 2013, as 14:41:30 »

Perigo de dano não tem, mas lembro de ter lido que aumentando o valor o pedal não fica bom (não lembro exatamente a consequência no timbre). De qualquer forma, se não funcionou com o "novo" capacitor, o problema não deve ser ele (a menos que você seja muito azarado e o "novo" capacitor também esteja bichado...). Por via das dúvidas, se quiser tentar algo em torno do 4uF (mesmo combinando componentes), vai fundo (dizem que com este valor o pedal fica ótimo).

Não tem nenhum componente com cara de torrado ou quebrado? Fora o capacitor eletrolítico, o componente com mais chance de pifar é o transistor (mas não costuma apresentar sinais visíveis).

Bateria (ou fonte) está OK?

Nenhum fio quebrado? Veja as ligações do potenciômetro, são meio frágeis. Falando em potenciômetro, veja se mudando a posição dele a coisa melhora (talvez tenha se deslocado).

Se você tiver um multímetro, teste o indutor para ver se ele não está aberto (pouco provável).

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #10 : 03 de Janeiro de 2013, as 15:03:06 »

Perigo de dano não tem, mas lembro de ter lido que aumentando o valor o pedal não fica bom (não lembro exatamente a consequência no timbre). De qualquer forma, se não funcionou com o "novo" capacitor, o problema não deve ser ele (a menos que você seja muito azarado e o "novo" capacitor também esteja bichado...). Por via das dúvidas, se quiser tentar algo em torno do 4uF (mesmo combinando componentes), vai fundo (dizem que com este valor o pedal fica ótimo).

Não penso em aumentar muito não. Tenho estoque de 1uf e 10uf. Farei um teste pra ver como se comportam.

Não tem nenhum componente com cara de torrado ou quebrado? Fora o capacitor eletrolítico, o componente com mais chance de pifar é o transistor (mas não costuma apresentar sinais visíveis).

Bateria (ou fonte) está OK?

Nenhum fio quebrado? Veja as ligações do potenciômetro, são meio frágeis. Falando em potenciômetro, veja se mudando a posição dele a coisa melhora (talvez tenha se deslocado).

Se você tiver um multímetro, teste o indutor para ver se ele não está aberto (pouco provável).

Como faço pra testar o transistor??  Roll Eyes

A fonte está ok, tanto que está na polaridade correta e tudo mais.
A princípio nenhum fio quebrado ou sinal de componente queimado. Sempre utilizei com bateria, o que impossibilita picos de tensão ou algo do gênero.

Farei todo o checklist indicado e retorno pra contar o que aconteceu.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #11 : 03 de Janeiro de 2013, as 19:15:11 »

Desculpe a pergunta parecer idiota.. mas você testou ele com uma bateria nova ou com fonte?
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #12 : 03 de Janeiro de 2013, as 19:29:59 »

Fala Xande!

Com um multímetro você pode medir o hfe dos transistores. Se você quiser eu tenho uns bc109 vintage aqui, que nosso amigo Botti do site me deu, para você turbinar seu wah.

Abraço!
Registrado

Guitar Craft
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #13 : 03 de Janeiro de 2013, as 20:01:07 »

Desculpe a pergunta parecer idiota.. mas você testou ele com uma bateria nova ou com fonte?
Oi David_ce

Testando com uma fonte polarizada.

-----
Fala Xande!

Com um multímetro você pode medir o hfe dos transistores. Se você quiser eu tenho uns bc109 vintage aqui, que nosso amigo Botti do site me deu, para você turbinar seu wah.

Abraço!

Olá mestre Belluco!
Que satisfação.
Pois é, quero incrementar minha pedaleira (que ainda é só o meu "Diabo Verde" TS808, rsrsr).
Esse crybaby estava completamente abandonado depois que ele me deixou na mão e se converteu em pedal de expressão.  Cheesy

Vivendo e aprendendo. Nuca testei transitores, mas já localizei o hfe no multimetro e vou à luta.
Já digo qual foi o resultado.

Um forte abraço

-----
Se você quiser eu tenho uns bc109 vintage aqui, que nosso amigo Botti do site me deu, para você turbinar seu wah.

Abraço!

Mestre, o que exatamente faz o bc109? Confesso que fiquei muito curioso e interessado agora, vindo de quem vem.

Um forte abraço

-----
Bom pessoal

Fiz um curso "relâmpago" na net e verifiquei que há leitura em todos os 3 transistores. Portanto estão bons.
Agora ficou mais complicado de detectar o problema  Huh?

-----
Fiquei encucado com a solda das trilhas.
Abaixo seguem duas fotos. Uma geral da placa e outra com um close.
Reparem na área demarcada em vermelho. Não sei se é assim mesmo, mas parece que as ilhas estão muito apinhadas, não acham?
Será que é isso que pode estar causando o problema?

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, as 22:12:38 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 03 de Janeiro de 2013, as 22:42:04 »

Mestre, o que exatamente faz o bc109? Confesso que fiquei muito curioso e interessado agora, vindo de quem vem.

O BC109 é um transistor e vai fazer a mesma coisa que os que estão atualmente pode até dar outro sabor (timbre) mas em tese irá fazer a mesmíssima coisa.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/SEME-LAB/BC107.pdf

Bom pessoal

Fiz um curso "relâmpago" na net e verifiquei que há leitura em todos os 3 transistores. Portanto estão bons.

Como assim estão bons ? Você os testou com um multímetro ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal