Pedal wah wah virou pedal de volume!

Started by xandeguarah, 02 de January de 2013, as 11:51:40

Previous topic - Next topic

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: bossman on 03 de January de 2013, as 23:42:04
Como assim estão bons ? Você os testou com um multímetro ?

Caro bossman

Segundo instruções que adquiri na web, posicionei o multímetro na posição "diodo" e conferi se havia leitura em pelo menos duas combinações de pernas de cada transistor. E todos apresentaram leitura.
Acredito que tenha feito corretamente.

Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse

Finck

Handmaker
Para testar adequadamente, você tem que remover o transistor da placa, colocá-lo no soquete de transistor do seu multímetro (atenção à polaridade) e usar a posição HFE. Se der leitura está bom (compara com o datasheet não custa nada), se não der, já era...

Quer uma sugestão definitiva (ainda que radical e talvez comodista)? Faz uma placa nova para o seu wah (tem muito esquema bom na web, inclusive aquí no forum), e aproveite o seu indutor e o seu potenciômetro (tirando isso, o resto é muito barato). Você pode até escolher o "sabor" (creme de Vox, passas ao Hendrix...). Aproveita e faz o true bypass, que você não vai se arrepender.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: Finck on 04 de January de 2013, as 08:35:33
Para testar adequadamente, você tem que remover o transistor da placa, colocá-lo no soquete de transistor do seu multímetro (atenção à polaridade) e usar a posição HFE. Se der leitura está bom (compara com o datasheet não custa nada), se não der, já era...

Quer uma sugestão definitiva (ainda que radical e talvez comodista)? Faz uma placa nova para o seu wah (tem muito esquema bom na web, inclusive aquí no forum), e aproveite o seu indutor e o seu potenciômetro (tirando isso, o resto é muito barato). Você pode até escolher o "sabor" (creme de Vox, passas ao Hendrix...). Aproveita e faz o true bypass, que você não vai se arrepender.

Opa, perfeitamente. Eu queria na realidade evitar de ter que dessoldá-los da placa, mas se é necessário mesmo...  :-)
vou baixar os datasheets e comparar com a leitura.

Fazer uma placa nova? Olha não é má sugestão mas agora isso não estava nos meus planos. Vou verificar os transistores de forma adequada e reportarei o resultado.

Nem me fale desse mod true bypass. Estava namorando ele e pelo o que li me parece excelente mesmo. Mas primeiro quero vê-lo funcionando.

Um forte abraço

bossman

Administrator
DIY Freak
E o instrumento mais adequado pra testar um transistor é um multimetro analógico ou um testador de semicondutores da Peak Atlas.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Finck

Handmaker
Pergunta sincera, sem ironias:

Porque um multímetro analógico seria melhor que o digital para testar transistor?
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Acho que o ideal seria se tivesse os dois; o analógico verifica o estado das junções do transistor, se não há fugas, não está aberto ou em curto.  Já o digital normalmente indica o ganhlo(HFE) dos transitores.

No caso dos analógicos, só os de melhor qualidade vem acompanhados de um conjunto especial de ponteiras para medir o ganho, e neste caso este modelo seria preferível.  E menos ainda são os analógicos que são dotados daqueles soquetes normalmente encontrados nos digitais, em que se insere o transistor direto para medir o ganho.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Finck on 04 de January de 2013, as 23:19:34
Porque um multímetro analógico seria melhor que o digital para testar transistor?

Você não consegue "ver" a fuga de um transistor com um digital. Entre outras cositas mas.

xandeguarah

**
Freqüente
Como diria Galvão Bueno: Bem, amigos...

Uma pergunta que me surgiu na cuca é: Será que se fosse mesmo os transistores o pedal se comportaria ainda como pedal de volume ou definitivamente não funcionaria por completo?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: xandeguarah on 06 de January de 2013, as 19:47:59
Uma pergunta que me surgiu na cuca é: Será que se fosse mesmo os transistores o pedal se comportaria ainda como pedal de volume ou definitivamente não funcionaria por completo?

É bem mais fácil de acontecer a segunda opção.

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: bossman on 06 de January de 2013, as 23:44:44
Quote from: xandeguarah on 06 de January de 2013, as 19:47:59

É bem mais fácil de acontecer a segunda opção.

POis é, isso me faz pensar que realmente alguma coisa relacionado com o tal capacitor 4u7 é o verdadeiro vilão da história.
Ainda não fiz novas substituições. Farei isso hoje a noite e volto pra lhes contar o resultado.

Um forte abraço

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
--------------Ressuscitando o tópico--------------

Estou com o mesmo sintoma em um Crybaby, simplesmente o pedal parou de fazer Wha e virou um volume de péssima qualidade.

O autor ou alguém conseguiu descobrir a causa do problema?

Tiarlei Crist

Guest
Quote from: Finck on 02 de January de 2013, as 11:58:30
Veja o capacitor eletrolítico de 4,7uF, se ele estiver aberto (ou com solda fria/mau contato), o pedal perde o efeito de wah e passa a funcionar como "volume".

Abraço

Finck

Já tentou isto?

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Quote from: Tiarlei Crist on 31 de May de 2014, as 14:17:58
Quote from: Finck on 02 de January de 2013, as 11:58:30
Veja o capacitor eletrolítico de 4,7uF, se ele estiver aberto (ou com solda fria/mau contato), o pedal perde o efeito de wah e passa a funcionar como "volume".

Abraço

Finck

Já tentou isto?

Já sim, os componentes estão perfeitos, com exceção aos transistores e o indutor que não tive como testar.

Doug

Colaborador
já tive esse problema, o defeito estava no segundo transistor (que tem a base ligada ao Potenciômetro através de um capacitor)
substitui por um BC comum (invertendo por causa da pinagem) e voltou ao normal.

só não consegui descobrir o motivo do problema, pois não houve nada de errado com a fonte, como inversão, já que ficavam constantemente montados no pedal board, foi alguma causa aleatória.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

bossman

Administrator
DIY Freak
Você precisa testar esses transistores pois podem ser justo eles o problema.