Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:38:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 15 16 [17] 18 19 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedido: Power Valvulado 1 Watt.  (Lida 117355 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #240 : 26 de Agosto de 2013, as 23:06:05 »

Finck

É fácil. É só fazer o que vc quiser e pronto!  Grin

Para que tantos pedais, tantas guitarras, tantos amplis? Simples, porque vc pode tê-los.

Eu também simplesmente achei legal ir atrás dos esquemas, não consegui muito até agora na internet, mas vai que aparece por aqui um quebrado, em três horas de engenharia e vai estar no papo . Mesmo não tendo absoluta certeza desse esquema e do JTM1, se eu montasse funcionaria. O diacho é sempre o Mojo Marshall que fica faltando...

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #241 : 26 de Agosto de 2013, as 23:18:35 »

Pra mim o problema maior é descobrir as especificações do transformador de saída PP dos Marshall 1W. Principalmente a impedância refletida do primário.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #242 : 26 de Agosto de 2013, as 23:28:59 »

xformer
O OT é sempre um problema, mas até que medir a impedância refletida eu não acho difícil. O "tudo mais" é que eu acho mais crítico.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #243 : 26 de Agosto de 2013, as 23:40:28 »

xformer
O OT é sempre um problema, mas até que medir a impedância refletida eu não acho difícil. O "tudo mais" é que eu acho mais crítico.

Mas pra medir precisaria ter o amplificador. Conseguir o esquema não resolve nada se nele não tiver as especificações do transformador de saída.

Se você tem e sabe as especificações de um transformador e não tiver o esquema, até consegue montar um amplificador (nem que tenha que procurar um esquema que use ele) porque os valvulados não mudam muito e você consegue calcular ou plotar nas curvas . Mas se não souber os dados do transformador, vai ser mais difícil, mesmo tendo o esquema, porque nesse caso do JTM1 as válvulas de saída não são feitas pra isso e não tem um valor de transformador adequado pra elas nas tabelas e catálogos de fabricantes.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #244 : 26 de Agosto de 2013, as 23:52:15 »

Concordo com vc, as especificações serão críticas para se obter "aquele " som. No âmbito geral poderíamos fazer o seguro, talvez 22500ohms/8ohms, e depois pequenas variações até se conseguir uma combinação ideal.

Interessante o James Marchand comentar que mesmo ele e um outro engenheiro da Marshall não terem entrado em acordo sobre esses valores de impedância. Cada engenheiro optou por um valor um pouco diferente.
É claro que nós não somos engenheiros da Marshall, mas não estamos aqui também para experimentar?
Para mim queinar uma ou duas 12AU7 em prol da ciência não é tão caro.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, as 23:54:25 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #245 : 27 de Agosto de 2013, as 00:02:12 »

É claro que nós não somos engenheiros da Marshall, mas não estamos aqui também para experimentar?
Para mim queinar uma ou duas 12AU7 em prol da ciência não é tão caro.

Essa brincadeira sai cara por outro motivo: os transformadores. Pra mandar fazer ou fabricar  esses transformadores de saída de pouca potência e fio fino não é pra qualquer um. Não dá pra ficar experimentando e trocando transformadores com impedâncias diferentes pra achar o ideal. No meu entender eu só tenho um tiro, e precisa acertar com ele.

Não vai queimar 12AU7, mas reais $$ pra fazer vários transformadores ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #246 : 27 de Agosto de 2013, as 00:05:08 »

Tudo em prol da ciência. Grin
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #247 : 27 de Agosto de 2013, as 08:13:02 »

Senhores

Concordo com vocês sobre a importância da especificação do transformador de saída em amplificadores com pentodos. Em tríodos, a coisa muda muito de figura! Segundo Heich em Theory and Application os Eléctron Tubes página 253-254, o valor da carga teórica que dá o máximo rendimento no amplificador PP com tríodos é numericamente igual ao valor da resistência de placa do dispositivo composto no ponto quiescente.

Trocando em miúdos, se você sabe qual é o tríodo, a impedância de entrada do OT de placa a placa será quatro vezes o valor da resistência de placa do tríodo no ponto de repouso do amplificador. Assim, para uma 12AU7 a carga é de 30,8K para uma tensão de placa de 250V e grade em -8,5V e corrente de placa de 2x10,5mA

Para qualquer outro ponto, é só calcular o valor da resistência de placa do tríodo a partir das curvas da válvula.

Xformer, está aí seu tiro certeiro.

Agora, se for pentodo.......  Cry

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #248 : 27 de Agosto de 2013, as 09:05:14 »


É fácil. É só fazer o que vc quiser e pronto!  Grin


Pois é, eu sei o que eu quero, mas não consigo achar... E como tenho (grandes) limitações em eletrônica, descarto a possibilidade de começar o projeto do zero.

Concordo com o Xformer que não dá para ficar experimentando transformadores. No Brasil eles não são "artigo de prateleira"...

Aí vem a pergunta: é viável fazer um transformador com vários taps no primário, dando ao montador a possibilidade de experimentar um pouco? Para o caso de um "Marshall 1W", em que "região" poderiam se situar estes taps?

Quero dizer, digamos que a impedância "padrão" seja de 30,8K (o valor que o Eduardo usou como exemplo), seria razoável pensar em quantos porcento para cima ou para baixo?

Ou estou viajando?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
druidamaluco
Visitante
« Responder #249 : 27 de Agosto de 2013, as 09:46:29 »

Já viram este Vídeo? mostra o Marshall 1w Valvulado por dentro..., e pelo que vi, a Fonte é muito bem feita..., e bem filtrada...,

Marshall 1 watt DSL-1H and JCM-1C look inside the Chassis
http://www.youtube.com/watch?v=XHgmNe5Kz34

-----
E aqui, temos um Marshall Plexi com a Válvula 6v6, alguém já viu? me interessei bastante nele, me proponho a fazer o Layout dele..., mas não faço idéia das especificações dos transformadores...,

http://guitaramplifierpcbs.com/Documents/Plexi%20SE%20PCB%20-%20Schematic%20v11.pdf
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, as 09:57:10 por druidamaluco » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #250 : 27 de Agosto de 2013, as 09:57:15 »

Olá druida.
Já vi o vídeo, mas para ler os valores dos resistores de 1% ou dos caps não dá.

Ei druida!, vc não montou o Champ? É certo que o transformador do Champ é o que serviria para esses projetos, se as tensões da fonte forem semelhantes.

Fink

Como o Eduardo nos indicou, seria seguindo as curvas da válvula. Mas para ser mais específico, alguém teria que fazer os testes para descobrir em qual ponto dessa curva o sistema funcionaria bem. Acho que ainda teremos que depurar mais um pouco antes de mandar fazer esse transformador.

Abs

« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, as 10:09:37 por Matec » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #251 : 27 de Agosto de 2013, as 10:18:49 »

Pelos comentários que já li, a topologia do jcm e do jtm é basicamento a mesma dos "irmãos maiores", mas com a 12AU7 na saída. O transformador de saída não deve ser diferente do modelo que o pessoal usa nos "firefly" (Hammond 125A ?). Acho que o A.sim faz um trafinho pra 12AU7 em PP, não sei se está na tabela do site. As dúvidas maiores seriam as tensões em cada estágio, a polarização do estágio de saída (frio/quente, fixo/catodo, etc.), a distribuição de ganho em cada estágio (não acho que eles entreguem o mesmo nível de sinal na entrada das 12AU7 que nas EL34), a quantidade de realimentação (tem controle de presença?)

Já o circuito dos dsl dizem ser bem complicado (o do "irmão maior" também).

Uma parte do circuito dos Marshall 1W que eu gostaria de saber mais detalhes é o atenuador, ele tem uma chavinha que deixa o bicho com menos de 100 mW (porque dizem que mesmo com 1W ainda incomoda vizinho). Será só um L-pad, ou algo mais sofisticado?

Outro amplificador que parece interessante com 12AU7 na saída que não esquemático em lugar nenhum é o "Lil Night Train" da Vox (não confundir com o "Night train", sem "little"). O máximo que eu achei foi este fragmento, num blog japonês:



Note o Master depois do PI.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
druidamaluco
Visitante
« Responder #252 : 27 de Agosto de 2013, as 10:27:32 »

Um presentinho para todos..., Estou terminando de upar no 4shared as imagens do Marshall 1w em tamanho grande com as cores dos componentes..., já já posto o link..., já aviso que a pasta tem mais de 70 MB

-----
Prontinho pessoal, mais de 70mb de imagens, mostrando as cores dos componentes, espero que ajude e que possamos usufruir dos Frutos gerados..., deu um certo trabalho..., mas..., acho que deu certo...,
http://www.4shared.com/rar/1f8agyxi/m1w.html
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, as 10:38:23 por druidamaluco » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #253 : 27 de Agosto de 2013, as 10:56:27 »

Oi Eduardo !  Sim, fazendo a resistência interna da placa = impedância do primário teremos a máxima transferência de potência, que é o objetivo e a razão de usarmos o transformador de saída como casador de impedância para o falante (que é a carga).

O problema é que essa Ri da placa varia conforme o ponto e a tensão de bias da grade. Então deve haver uma impedância de primário que pode maximizar a excursão de sinal no secundário e que ao mesmo tempo tenha a melhor relação de espiras e menor redução para o secundário, que dê a maior potência.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, as 11:15:15 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #254 : 27 de Agosto de 2013, as 11:04:00 »

grf

É para nossa sorte tudo se "recria" os circuitos de saída não sãocoisas do outro mundo , o do DSL1 e o JVM1 são versões menos potentes dos originais,(nas palavras do engenheiro).
Parece que o atenuador é dos mais simples, mas também não tenho o esquema.

Druida. Graaannnde, eu ainda estou baixando o arquivo. Vamos ver se resolve.

Bom!

As especificações que me chegaram de todas as "Fontes" mostra que os circuitos dos JCM1 e JTM1 teriam a fonte retificada de 250V e o resistor de cátodo d 470 Ohms. O que chega bem próximo do valor de 10mA por tríodo com polarização de -8,5v na grade (se é que eu não me confundi nas contas) , o que pela indicação do Eduardo daria os 30,8kOhms de impedância. Preciso ler com calma o livro indicado. Peço ao xformer que verifique os cálculos, que eu ainda estou todo enrolado por aqui.

Esse é o circuito da saída, há dúvidas sobre o valor dos resistores de grade.


Registrado
Páginas:  1 ... 15 16 [17] 18 19 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal