Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 05:45:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transforme seu Wah Onerr em um Cry Baby/Vox  (Lida 18855 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #30 : 31 de Julho de 2017, as 11:09:47 »

Obrigado, Xformer.

Bom, como você disse, ele não aborda diretamente o papel do indutor na sonoridade, mas vi várias modificações sugeridas em outros componentes que alteram determinadas características sonoras. Acho que vou investir no Yellow Fasel nesse primeiro momento. Se acaso a sonoridade não agradar faço algumas modificações ou, na "pior" das hipóteses, adquiro um Smithers e vou testando configurações até chegar na sonoridade que busco.

Obrigado, novamente ;-)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 31 de Julho de 2017, as 21:46:14 »

No Geofex (R.G.Keen) também sempre tem boas análises e explicações sobre funcionamento de efeitos. Ainda como bônus há uma teoria da mágica dos indutores Fasel (de que o material do núcleo era dos mais baratos e que devido à uma corrente DC do transistor, deixava o núcleo magnetizado e portanto quando se aplicava um sinal que saturasse o núcleo, haveria uma saturação assimétrica e a distorção resultante seria mais agradável).

http://www.geofex.com/article_folders/wahpedl/wahped.htm

E no Electrosmash tem um item sobre o indutor do Vox Wah:
http://www.electrosmash.com/vox-v847-analysis

Citar
6.5 The V847 Wah-Wah Inductor.

In most classic pedals, there is some component which is often impossible/difficult to find or expensive and it is the one which, of course, gives the best sound or the legendary original tone. In this case the Fasel inductor from the first series

Wah Wah Inductors

There are several options in the market: The Dunlop Yellow/Red Fasel, TDK, Sabbadius Soul Inductor, Coloursound Inductor, Wipple inductor, SOD inductors, miniature audio transformers and coils from industrial filters.

Everything with a DC resistance between 10 to 100Ω (15Ω typ.), and inductance (if you can measure it) between 200mH to 1H (500mH typ.) can be used.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #32 : 03 de Agosto de 2017, as 09:10:45 »

Estive pesquisando outros tópicos aqui mesmo no fórum e também os materiais/links que você postou, e principalmente vendo vários vídeos no youtube. Como a qualidade do áudio é diferente em cada vídeo, bem como o setup utilizado, me decidi por utilizar o Red Fasel mesmo.

Por enquanto não encontrei em minha cidade, pelo visto vou adquirir pela internet mesmo, mas vou dar uma passada nas lojas físicas pra adquirir o restante dos componentes para o Cry Baby e vejo se já adianto outros pedais também

Obrigado por toda a ajuda, Xformer  Grin
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #33 : 03 de Agosto de 2017, as 10:32:14 »

Fiz várias alterações no meu Crybaby e as que eu senti que tem mais efeito são a troca do indutor (é o coração do efeito) e a mudança dos transistores (usei uns bc108 vintage) - as demais sugeridas me pareceram dispensáveis (pelo menos com o indutor horroroso que vinha nos Crybabys da década de 90). O RED Fasel tem um som mais vintage, enquanto o YELLOW é mais moderno. Tenho bastante curiosidade sobre esses indutores Smithers (além dos transformadores).
Transformei um Onner em Crybaby com o layout do Big Louis e usei o indutor fabricado pelo Kem aqui do fórum, ficou com ótimo som também.
Registrado

Guitar Craft
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #34 : 03 de Agosto de 2017, as 10:42:17 »

Transformei um Onner em Crybaby com o layout do Big Louis e usei o indutor fabricado pelo Kem aqui do fórum, ficou com ótimo som também.

É exatamente o que farei no meu Onerr também. Comparando o CryBaby "Classic" (GCB 95F), mesmo em vídeos com áudios de baixa qualidade, o "Classic" com Red Fasel pareceu ter o som mais "vocalizado" e equilibrado que estou buscando, não é tão "gordo" e embolado nos graves, e nem tão "ardido" nos agudos. Acabei escolhendo o Red por acreditar que de imediato satisfará minhas expectativas. Se isso ocorrer, beleza, caso contrário vou testando outros indutores e/ou mods.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #35 : 03 de Agosto de 2017, as 19:44:06 »

Saudações,

Se te servir de referência, segue um vídeo de um CB01 que reformei (specs do GCB95 sem buffer, red fasel e hot potz 2).

https://www.youtube.com/watch?v=pKDDVC7vpzU

Ambos red e yellow fasel são toroidais. Tenho alguns red fasel aqui e hot potz 2 também bem como alguns outros indutores. Manda MP se tiver interesse.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #36 : 03 de Agosto de 2017, as 22:49:12 »

Valeu Victor, serviu de referência sim  Wink

Infelizmente o valor dos Hot Potz novos estão um pouco fora do meu orçamento, vou usar um potenciômetro simples de 100K por enquanto, e o Indutor comprei um Red Fasel hoje, quando fui até o Centro da cidade comprar os outros componentes (gerei o boleto e paguei no banco, peguei na Multcomercial). Mesmo assim agradeço pela sua ajuda e boa vontade  Smiley
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #37 : 04 de Agosto de 2017, as 00:54:39 »

Saudações,

Diferentemente do GCB95, o GCB95F possui um estágio de ganho antes do wah em vez de um buffer. O circuito por si só já é um grande responsável pela diferença. Veja:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Ignorando o estágio de ganho antes do wah, os valores utilizados no Classic são (de acordo com o pdf do Big):

C1 - 47nF
R1 - 47k
R5 - 33k
R7 - 82k
T1 - 2N5089
T2 - 2N5089

Quanto a usar um potenciômetro simples (genérico?) num Onerr, sugiro, em vez disso, usar o original dele (que é muito bom por sinal, sério!). Com um potenciômetro genérico, dificilmente conseguirá utilizar mais do que 70% do cursor.

Abraço
« Última modificação: 04 de Agosto de 2017, as 00:57:47 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #38 : 04 de Agosto de 2017, as 08:10:38 »

Ignorando o estágio de ganho antes do wah, os valores utilizados no Classic são (de acordo com o pdf do Big):

C1 - 47nF
R1 - 47k
R5 - 33k
R7 - 82k
T1 - 2N5089
T2 - 2N5089

A princípio irei montar seguindo as especificações do layout, se acaso não me agradar verifico possíveis modificações. Inclusive não encontrei o BC109B, pesquisando por equivalentes peguei o BC549 (e pelo que vi também é equivalente do 2N5089).


Quanto a usar um potenciômetro simples (genérico?) num Onerr, sugiro, em vez disso, usar o original dele (que é muito bom por sinal, sério!). Com um potenciômetro genérico, dificilmente conseguirá utilizar mais do que 70% do cursor.


Infelizmente não será possível, o original Onerr já não existe há tempos, foi a primeira coisa que deu problema após alguns meses de uso, induzia chiado no som, parecido com som de algo "raspando", na época troquei por um potenciômetro simples e o ruído parou.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal