Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 14:14:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Leds em Cabeçote  (Lida 9986 vezes)
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« : 09 de Março de 2013, as 23:36:26 »

galera, como postado em outro tópico, eu estou pensando em montar dois pedais em um cabeçote, e conectar a eles, um footswitch com chaves 3pdt.
Ai que me surgiu uma duvida. Minha ideia é colocar um led de ativação no cabeçote, e outro no footswitch, assim eu poderia saber se o efeito está ligado observando em qualquer um dos dois. No footswitch, estaria usando a chave 3pdt com o layout do Marcos Câmara. Porém, não sei como fazer a ligação do led no cabeçote, onde eu conectaria? Teria POP?

Valeu
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Dexter
Visitante
« Responder #1 : 10 de Março de 2013, as 00:04:17 »

O 3pdt acionaria um relê? Por que se for, você pode colocar o sistema LED+Resistor em paralelo com a bobina do relê, caso contrário seria melhor explicar através de um esquemático  Legal!
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #2 : 10 de Março de 2013, as 00:09:08 »

O 3pdt acionaria um relê? Por que se for, você pode colocar o sistema LED+Resistor em paralelo com a bobina do relê, caso contrário seria melhor explicar através de um esquemático  Legal!

então amigo, não sei como funciona um relê. Eu realmente não sei como poderia funcionar essa montagem, pode me auxiliar?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Dexter
Visitante
« Responder #3 : 10 de Março de 2013, as 03:49:50 »

Perguntei sobre o relê porque imagino que você fará o pedal para acionar os efeitos que estão dentro do cabeçote, certo? Desta forma você verá no pedal e no cabeçote o respectivo LED do efeito acionado. Se for este o caso:

1 - uma spdt pode resolver, pois ela aciona diretamente um relê, o relê ficará no cabeçote chaveando o efeito desejado. dentro do cabeçote o LED+Resistor fica em paralelo com a bobina do relê. O Pedal fica sem LED.

2 - uma spdt pode ligar o relê através de um transistor:
http://www.4shared.com/office/DUsgnXxG/UNTITLED.html
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 10 de Março de 2013, as 10:58:45 »

Dexter, permita-me uma pequena correção.
Não é nescessario o uso de um transistor para acionar o rele.
A spdt por si so pode fazer isso.
O led ligado a base do transistor pode não acender, neste esquema.
Registrado

guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #5 : 10 de Março de 2013, as 11:56:48 »

Perguntei sobre o relê porque imagino que você fará o pedal para acionar os efeitos que estão dentro do cabeçote, certo? Desta forma você verá no pedal e no cabeçote o respectivo LED do efeito acionado. Se for este o caso:

1 - uma spdt pode resolver, pois ela aciona diretamente um relê, o relê ficará no cabeçote chaveando o efeito desejado. dentro do cabeçote o LED+Resistor fica em paralelo com a bobina do relê. O Pedal fica sem LED.

Entendi, então como seria o esquema de ligações? Poderia me ajudar com isso? não sei como ligar tudo ainda  Embarrassed
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #6 : 10 de Março de 2013, as 12:01:21 »

No lugar da Spdt ele poderia utilizar uma DPDT no foot, metade para acionar o relê e metade para acionar um led no foot. Aí teria que colocar uma bateria ou pilha no foot. Correto?
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #7 : 10 de Março de 2013, as 12:09:08 »

No lugar da Spdt ele poderia utilizar uma DPDT no foot, metade para acionar o relê e metade para acionar um led no foot. Aí teria que colocar uma bateria ou pilha no foot. Correto?

ou eu posso utilizar um cabo com mais vias, e passar um 9V em uma delas, o que acham?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 10 de Março de 2013, as 12:35:56 »

guhjurisato, você me desculpe, mas não acha que esta ideia é
um pouco estranha?

Colocar pedais em uma caixa para simular um cabeçote e ao invés de
pisar nas chaves 3pdts dos próprios pedais, pisar num footswitch?

Do ponto de vista de aprender a fazer um footswitch, tá valendo.

Mas complicar algo que é mais simples e que permite maior variedade
de aplicações, como são os pedais, por algo que não vai mudar nada
a não ser o lugar onde o equipamento vai ficar (ao invés de colocar no
chão, colocar em cima da caixa) e acionar com um comando à distancia?

De qualquer forma, é direito seu colocar onde quiser, eu só estou acendendo
a luz para você ver o que esta fazendo, mas se é isso mesmo que você
quer fazer, então vá em frente.

Abraço.


Apenas para comemorar o meu post de numero 666.  Evil

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 10 de Março de 2013, as 12:50:24 por Ferro_Velho » Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #9 : 10 de Março de 2013, as 12:42:11 »

Ferro Velho, concordo com você em tudo que você disse, mas eu estou buscando uma estética diferente para esses pedais, para fugir do tradicional, e também, porque estou com certa dificuldade para colocar um dos pedais na caixinha, devido ao espaço limitado, e componentes grandes.
Entendo seu ponto de vista, mas estou determinado a aprender tudo isso que estão me passando, de informações.
Obrigado pelas ideias Smiley
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 10 de Março de 2013, as 12:48:47 »

Ok, mas só para que você saiba das opções.

O Félix esta vendendo caixas bem grandes:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3251.0

Aqui o pdf com as dimensões:

http://www.hammondmfg.com/pdf/1590DD.pdf

Da para fazer um pedal bem legal com os transformadores e as válvulas em cima
e o circuito dentro.

Eu comprei uma e vou montar o meu pré JCM 800 nela.

Abraço.
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #11 : 10 de Março de 2013, as 12:53:32 »

Muito obrigado, mais uma vez, pelas informações. Vou colher todas que puder, e então decidirei o que é mais interessante para mim.  Legal!
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Dexter
Visitante
« Responder #12 : 10 de Março de 2013, as 13:21:38 »

A
Não é nescessario o uso de um transistor para acionar o rele.

Levei em consideração nas sugestões que fiz o uso de um cabo de apenas um par e pedal sem fonte de alimentação, por isso o uso do transistor (tensão somente no cabeçote).

guhjurisato,

Quando vi a mensagem da montagem dos pedais em cabeçote imaginei que os pedais estariam montados dentro de um amplificador.

Penso, opinião minha, que sistemas de cabeçote para pedais podem inviabilizar o projeto por conta de elevação do custo. Compensaria se fosse feito um sistema modular de vários efeitos e com o acionamento remoto. No entanto há o problema de se usar somente os efeitos em módulos.



Perdoem-me pela falta de clareza na mensagem anterior.
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #13 : 10 de Março de 2013, as 16:11:44 »

Sem problema. Mas então, com relação ao custo, ainda estou vendo as opções, para depois decidir o que fazer.
Caso eu decida fazer no cabeçote, como deveria ser feito a ligação do Rele? não sei nada sobre reles
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Dexter
Visitante
« Responder #14 : 10 de Março de 2013, as 16:23:03 »

O relê é simples, aplica-se a tensão nominal na bobina do relê e ele muda a posição da chave



Se o relê for de 12V você aplica diretamente os 12V (não há polaridade) nos pinos 1 e 2, e os contatos 6-8 e 3-4 abrem fechando 6-7 e 3-5. O uso de baterias na alimentação de relês deve ser pensado com cuidado devido ao alto consumo feito pelas bobinas do relê.

Você pode usar um resistor+led em paralelo com a bobina do relê (pinos 1 e 2), o pino 3 pode ser IN e o pino 6 o OUT, o pino 4 conectado ao 8 realizando o bypass, o pino 5 ligado na entrada do circuito de efeito e o pino 7 ligado na saída do circuito de efeito. Sem mistério 
« Última modificação: 10 de Março de 2013, as 16:30:17 por Dexter » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal