Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 17:44:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma Dolphin Fly  (Lida 22306 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« : 25 de Março de 2013, as 00:35:59 »

Voltando ao meu antigo hobby, to reformando uma guitarra que faz tempo ta comigo. Deixando bem claro que sou apenas um curioso em luthieria...
Uma Dolphin Fly, com Floyd, 24 casas, HSS, madeira boa (solida) mas mal construida pacas.
O troculo era uma coisa ridicula... não batia com o braço... faltava de um lado de sobrava de outro... Coisa porca mesmo.
Na primeira foto motra a guitarra ja desmontada. Vejam que o braço é pintado. A madeira do braço é mapple ou marfim (dei uma lixada leve não consegui confirmar, mas chutaria mapple). O corpo não tenho ideia (deve ser cedro).
Na segunda mostra o enxerto que fiz no troculo na parte de cima e a desgastada (grande) que fiz na parte de baixo. Tampei os furos das chaves (vinham 3 switchs, um pra cada captador - esses sim um lixo).
Bom, minha ideia é ainda tampar os buracos dos potenciometros pra colocar eles num local de melhor acesso. Pra economizar, a madeira no local do potenciometro foi deixada BEM fina, para não precisar de potenciometro de rosca longa. Então tenho que fazer isso com cuidado pra não rachar a madeira toda.
Devo colocar também um mini switch 3TDP (4PDT na verdade - adquiri algumas num leilão no Ebay bem baratas) para poder splitar os captadores (vai ser um Gibson 491T na ponte e 2 artec hot rail meio e braço).
Depois preciso abrir os buracos dos singles pra caber um single tradicional, retirar a tinta do braço, envernizar o braço e pintar o corpo.
Pena eu não ter fotos dela montada.
Bom, tudo vai ser feito bem devagar, mas um dia sai... vou postando conforme a coisa andar.
Abraços a todos.





« Última modificação: 25 de Março de 2013, as 16:10:48 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #1 : 25 de Março de 2013, as 14:48:24 »

dá para deixar a guitarra bem legal, é só ter paciencia.
Boa sorte na empreitada
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
ADI_V2006
Visitante
« Responder #2 : 25 de Março de 2013, as 17:12:02 »

 Boa sorte KEM, de vez em quando também gosto de restaurar guitarras antigas, tempos atrás peguei uma giannini sonic e transfomei em algo parecido com uma strato. O resultado ficou legal e me agradou bastante, tenho fotos mas em minha santa ignorância não me lembro de como faço para postá-las aqui. Se precisar estou a disposição.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 29 de Março de 2013, as 01:51:58 »

Obrigado gente...
Mais um pequeno avanço...
Fechado o buraco de um dos potenciometros (preciso de outro sargento pra fechar o outro buraco - o que tenho não chega lá... Sad )
Na parte de cima a parte de tras / cavidade dos potenciometros. Da pra ver a gambiarra o desgaste que fizeram pra deixar a madeira fina de forma a se usar potenciometro comum..

« Última modificação: 13 de Abril de 2013, as 15:36:25 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
flaviobei
Visitante
« Responder #4 : 29 de Março de 2013, as 08:18:51 »

Kem, parabéns pela empreitada!

Meu, fiquei encucado com uma coisa, esse shape (tirando a furação da ponte) é idêntico ao shape da giannini que estou reformando... será que essa guita não é um frankstein giannini + dolphin? Ou a minha será um com corpo de dolphin e braço e giannini....  Cheesy Cheesy

dá uma olhada: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1628.90

abraços
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 29 de Março de 2013, as 15:01:07 »

Flavio, esse modelo de corpo na verdade é baseado nas Jackson...
Toda marca nacional tem sua "versão"...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
flaviobei
Visitante
« Responder #6 : 29 de Março de 2013, as 19:08:50 »

Flavio, esse modelo de corpo na verdade é baseado nas Jackson...
Toda marca nacional tem sua "versão"...

pô, que legal, não sabia, só tinha visto esse esquema "estranho" de chavear cada cap numa on-off nessa minha...

inclusive eu vou usar on-off-on e fazer umas loucuras pra inverter fase, splitar o hb, e por ai vai...
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #7 : 30 de Março de 2013, as 08:22:51 »

Na minha opinião, os corpos são do mesmo lugar na china, por isso a semelhança mas também porque clonar um modelo é mais fácil.
Mesmo assim acho que eles vêm do mesmo lugar.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 30 de Março de 2013, as 16:21:30 »

Roberto, essa Dolphin foi fabricada no Brasil, numa época que ainda não se trazia guitarras da China...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
flaviobei
Visitante
« Responder #9 : 30 de Março de 2013, as 17:03:10 »

Roberto, essa Dolphin foi fabricada no Brasil, numa época que ainda não se trazia guitarras da China...

acho que o mesmo vale pra giannini, acho que elas eram sim clonadas, em sua maioria dos modelos da fender, mas acho que o trabalho sujo era feito aqui no brasil mesmo...  Cheesy
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 30 de Março de 2013, as 17:09:16 »

Até uma certa época as Giannini eram feitas no Brasil. Agora são feitas na Ásia. Creio que hoje em dia só fabriquem os violões, talvez cavaquinhos e bandolins, se ainda os tem em catálogo, aqui na terrinha.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #11 : 30 de Março de 2013, as 17:44:39 »

belo exemplar, hoje joguei uma tinta na minha New Age, esperar secar e montar a eletrica e ferragens.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 31 de Março de 2013, as 16:46:59 »

Abaixo uma foto do corpo da Dolphin do lado da minha Jackson JDR-94 (que esta a venda no ML - aproveitei pra fazer um jaba Cheesy ).
Vejam como é muito parecida...
Estou usando a Jackson como referencia na reforma da Dolphin...
Olhem a diferença na posição dos potenciometros... na Dolphin o de volume fica num lugar que não tem sentido... O grande problema é que a cavidade dos potenciometros na Dolphin é muito menor (acho que como eles deixam a madeira muito fina, ficaram com medo de quebrar se ficasse muito grande). Ou seja, pra deixar o potenciometro de volume bem abaixo do captador da ponte, vou ter que extender a cavidade... Sad
Senão vai ter que ficar no lugar do primeiro furo da chave...




« Última modificação: 31 de Março de 2013, as 16:58:24 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
flaviobei
Visitante
« Responder #13 : 31 de Março de 2013, as 18:08:28 »

o corpo da minha giannini tem exatamente essa mesma furação, menos a ponte, que é simples
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 01 de Abril de 2013, as 22:27:23 »

Adiantei mais um pouco...
Refiz as cavidades dos captadores para aceitar singles tradicionais. Tive que tirar madeira de um lado e enxertar de outro.
Fechei todos os furos e abri novos pros potenciometros (no lugar certo) e para a chave 5P.
Ainda falta dar acabamento nas cavidades e abrir um furo pra chave 4PDT que vai splitar os captadores (vou deixar ela atrás do potenciometro de tom - quase onde era o antigo potenciometro de tom).
Depois primer e pensar na pintura...  Roll Eyes




« Última modificação: 01 de Abril de 2013, as 23:37:59 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal