Supersonic 70's, qual ponte comprar?

Started by diegofirmino, 22 de May de 2013, as 18:51:39

Previous topic - Next topic

David_Ce

***
Colaborador
Posts: 606
  1. ufc.david@hotmail.com
Location: Fortaleza-Ce
Logged
#15
A Giannini usava, em muitos casos, ferragens genéricas, cópias de grandes marcas. Por isso acredito que as medidas são comuns e fáceis de achar. Acho que uma wilkison ficaria legal.
Ma minha SS troquei as tarrachas por wilkinson e seguram super bem, só não troquei a ponte ainda pois a minha é das estilo Jazzmaster/Jaguar.
Menos comuns e, por isso, menos fáceis de se achar.
Abraço!

zekkez

Guest
Logged

A melhor solução parece ser a mais barata.
Como dizia o EVH: The cheaper, the better.
Eu trocaria os saddles. A ponte parece estar em estado razoável.
Suspeito que mesmo as Fenders com ponte Vintage, que possui espaçamento de 11,3mm entre as cordas tem usado saddles de 10,8mm da ponte MIM
Observei isso numa (pasmem!) Fender Monterey. Uma folga expressiva entre os saddles.
A guitarras strato Fenders modernas usam o espaçamento menor. Sejam americanas, mexicanas, coreanas e chinesas. Padronizaram a produção e tiveram um pouco de bom senso !
Aproveite e compre um jogo de seis parafusos novos para fixar a ponte no corpo.

Até daria pra refazer as roscas dos saddles, usando um macho e um parafuso algo maior.  Mas creio que é mais caro comprar este tio de ferramental.

Alex Frias

******
DIY Freak
Posts: 7,597
Flanelinhas, cuidado!!!
Logged
Ainda está um pouco confuso...

Fender American Standard 2012 - ponte de dois pivôs mas com saddles vintage de aço torcido. Tamanho igual aos das pontes MIM e das imports.

Fender Road Worn 50's MIM - ponte vintage com saddles vintage de aço torcido. Tamanho MIA, mesmo das americnas antigas...

Há muitas variações, de anos, modelos e origem. Melhor medir!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!


Espanhol

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,025
Logged
Se for da mesma medida ficaria linda na guitarra heim :tup
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

zekkez

Guest
Logged
#20
Quote from: Alex Frias on 23 de May de 2013, as 13:31:54
Ainda está um pouco confuso...

Fender American Standard 2012 - ponte de dois pivôs mas com saddles vintage de aço torcido. Tamanho igual aos das pontes MIM e das imports.

Fender Road Worn 50's MIM - ponte vintage com saddles vintage de aço torcido. Tamanho MIA, mesmo das americnas antigas...

Há muitas variações, de anos, modelos e origem. Melhor medir!

Concordo plenamente. Mas é que nem sempre o interessado tem um paquímetro à mão, ou mesmo, se lembra de fazer as medições do centro dos parafusos, ou dos saddles.

Eu havia sugerido a simples troca dos saddles... mas vamos nos aprofundar:

Se alguém pretende trocar toda a ponte, eu recomendo estar atento à distância entre os seis parafusos de fixação da ponte. Normalmente variam entre 56,5mm (Vintage) e 54mm (Modern ou Foreign Models). Normalmente estas medidas se repetem no espaçamento entre os saddles, mas nem sempre. Isso vai definir o encaixe preciso nos locais já furados pela ponte original.  Também se deve ficar atento à distância entre estes seis furos e o local onde as cordas entram no bloco e o local onde vão os parafusos de regulagem dos saddles.  A inobservância deste detalhes podem dificultar a entonação do instrumento pela falta de curso para regulagem das oitavas. Os trêmolos são muito parecidos, mas podem não ser iguais. O bloco pode ficar mais para lá ou para cá e obrigar a uma cirurgia de maior porte, com o desbaste de cavidades do instrumento.

Cito que existem pontes tipo strato que possuem a furação dos seis parafusos em distância diversa da furação dos saddles. Normalmente fixação da ponte com furação Vintage e separação dos saddles com furação moderna. Elas permitem ao usuário a colocação desta ponte sem alterar (ou arrombar) a furação original do corpo e se beneficiar do espaçamento mais moderno, que é menor e não deixa as cordas MI tão perto da borda da escala. (defeito recorrente em Fenders Vintage e Reedições Japonesas, IMHO)  

Com uma destas que tenho em casa, a Wilkinson WVPC (para o dia em que eu comprar uma Fender Vintage)  :D :. Bloco de aço, saddles em inox e alavanca sem rosca. Um pitéuzinho.

http://www.axesrus.co.uk/Wilkinson-WVPC-Tremolo-Steel-Block-p/wvpc.htm
http://www.axecaster.co.uk/index.php?main_page=product_info&products_id=112

Até a altura do bloco deve ser conferida, pois a Giannini costumava fazer guitarras menos espessas que as Fenders, logo, pode acontecer do bloco de outra marca ficar sobressaindo na pança do guitarrista. O que seria bem desagradável. Imagina levar um beliscão de uma mola num lugar tão sensível.

Por fim, complementando a informação do Alex, as pontes Fender Vintage e Modernas tem diferenças dimensionais no espaçamento entre cordas e parafusos de fixação.
Mas como afirmei em meu post anterior, "suspeito" que os mesmos saddles de aço estampado (sheet metal) sejam usados nos dois modelos, haja vista a grande folga entre eles que verifiquei numa Fender Monterey, que indubitavelmente usava uma ponte Vintage.

Mais. As opções na troca de saddles são bem maiores (e mais econômicas) e menos sujeitas a erros.  Embora os puristas prefiram os saddles de aço estampado, eu os acho muito frágeis, especialmente no que tange aos poucos fios de rosca que fazem o contato com o parafuso de regulagem de altura. A mistura de um encordoamento pesado, suor, regulagem de altura com a corda afinada e fragilidade de contato entre o saddle e o parafuso allen, acaba por espanar a rosca do saddle. Mesmo em saddles Fenders ou até da Callaham.

Prefiro, por suas qualidades mecânicas, os saddles sólidos como das Fenders Americans mais antigas que tinham o parafuso de regulagem não centralizado. Existem opções como a Graphtec, Gotoh e os genéricos que cumprem bem a função.  Até comprar uma ponte destas bem comuns e usar só os saddles é uma boa opção.

Fica a dica.  

Alex Frias

******
DIY Freak
Posts: 7,597
Flanelinhas, cuidado!!!
Logged
É por aí mesmo, é bem dfícil ter receita de bolo para isso.

Quanto aos blocos de aço das Wilkinson... Eu não os achei muito ressonantes e troquei por outros fabricados por um inglês muito bom e de preço justo, alguns de aço e outros de latão. Também preferi as alavancas de rosca, pois também comecei a sentr um certo amortecimento em algumas manobras da alavanca com as "pop in".

Eu, sinceramente, acho que em um determinado ponto hardware de guitarra e software de gravação e edição de áudio tem em comum: o melhor é aquele que você conhece bem e sabe tirar o máximo!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

zekkez

Guest
Logged
Possivelmente você possa julgar mais efetivamente as alavancas Fender e Wilkinson.

Eu já desisti, quando a rosca de uma Fender dos anos 70 se carcomeu com o uso.  Na minha modesta opinião, as roscas que podem sofrer algum esforço são as ACME e as de filete quadrado. O resto não aguenta. Prefiro o sistema da G&L e da Wilkinson indicada acima. Encaixe cilíndrico justo com fixação ou por parafuso allen perpendicular ou porca externa de pressão superior. De qualquer forma, não as uso.

A grande vantagem deste sistema, IMHO, é a regulagem independente de cada corda. As hardtails são melhores ainda!

Eu, sinceramente, acho que em um determinado ponto hardware de guitarra e software de gravação e edição de áudio tem em comum: o melhor é aquele que você conhece bem e sabe tirar o máximo!  2

diego.fcs

***
Colaborador
Posts: 837
  1. diego.fcs@hotmail.com
Location: Arapongas
Logged
Essa ponte tá dando regulagem legal? Se tivé tudo ok e num quiser gastar muito, você pode trocar os parafusos e mandar cromar tudo, ficará como nova, e barato.
Parem o mundo que eu quero descer.

coasjp

Guest
Logged
Quote from: diego.fcs on 24 de May de 2013, as 13:59:29
Essa ponte tá dando regulagem legal? Se tivé tudo ok e num quiser gastar muito, você pode trocar os parafusos e mandar cromar tudo, ficará como nova, e barato.
Exatamente o que eu ia dizer, além de tudo vai ficar com as ferragens originais, as tarraxas é sempre bom colocar uma blindada de boa qualidade, uma coisa que nunca uso é abaixador na corda G que é um vilão para os bends, pelo menos para mim.

diegofirmino

***
Colaborador
Posts: 714
!!!
Logged
#25
Quote from: diego.fcs on 24 de May de 2013, as 13:59:29
Essa ponte tá dando regulagem legal? Se tivé tudo ok e num quiser gastar muito, você pode trocar os parafusos e mandar cromar tudo, ficará como nova, e barato.

Está horrível tem parafuso de todo tamanho e alguns estão inclinados nos saddles.

Achei bem interessante a proposta da ponte Wilkinson WV6, vou conferir as medidas com calma pra ver se encaixa.

raphaelbianchi

Guest
Logged
Quote from: diegofirmino on 22 de May de 2013, as 19:49:10
Obrigado pelas respostas!

Também gosto de coisas velhas, mas os saddles estão com parafusos inclinados, curtos, uma esculhambação só. Valeria a pena trocar só os saddles? Para procurar uma ponte, quais medidas eu deveria tirar? Percebi que alguns modelos tem 6 parafusos para prender como essa, e outros só tem 2 parafusos, qual o mais indicado?

Desculpem a quantidade de perguntas, mas que sou bem broco com stratos, a outra supersonic que tinha era daquelas com ponte de jaguar.

Seguem mais fotos








Diego, posso postar a foto da sua SS na minha página da SS no Facebook?
http://www.facebook.com/GianniniSupersonic

E Adiel, acho que postei fotos da sua SS outro dia. Vi agora ela aqui num dos tópicos. É que eu tenho uma pasta cheia de fotos de SS's, aí fica  de saber de onde veio. Até mesmo porque muita acho na busca por imagens do Google. Tudo bem pra você?

Aliás, quem quiser curtir a página lá... hahaha

Adiel

******
DIY Freak
Posts: 5,164
Resistance is futile, if <1R
Location: Vassouras RJ
Logged
#27
Por mim, sem problemas.  Se quiser mais fotos, é só falar.  :)

Tenho mais uma aqui, veja no http://oldtimerss.blogspot.com.br/

raphaelbianchi

Guest
Logged
Valeu, Adiel! Ah, mais fotos são sempre bem vindas! Vou te adicionar no FB e se vc quiser, pode me mandar umas que não ligo :D

diegofirmino

***
Colaborador
Posts: 714
!!!
Logged

Quote
Diego, posso postar a foto da sua SS na minha página da SS no Facebook?
http://www.facebook.com/GianniniSupersonic

E Adiel, acho que postei fotos da sua SS outro dia. Vi agora ela aqui num dos tópicos. É que eu tenho uma pasta cheia de fotos de SS's, aí fica palavrão não pode! Leia as regras. de saber de onde veio. Até mesmo porque muita acho na busca por imagens do Google. Tudo bem pra você?

Aliás, quem quiser curtir a página lá... hahaha

Pode sim claro, até já curti a sua página hehehe. Mas se quiser esperar posso tirar uma foto melhorzinha e te enviar.

Abs!