Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Fevereiro de 2020, as 20:46:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender 5F1 ALTANA TUBES - DÚVIDA  (Lida 4369 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.709



« Responder #15 : 10 de Junho de 2013, as 13:20:01 »

Os circuitos que tem mod para permitir escolher entre duas válvulas de saída diferentes são os do site AX84 (P1, Hi-Octane), mas usando 6L6, não 6V6...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
druidamaluco
Visitante
« Responder #16 : 10 de Junho de 2013, as 13:27:02 »

Os circuitos que tem mod para permitir escolher entre duas válvulas de saída diferentes são os do site AX84 (P1, Hi-Octane), mas usando 6L6, não 6V6...

É ISSO mesmo Finck, matou a charada, apenas tinha me confundido, era no Hi Octane sim, é mesmo, 6L6 e não 6V6, aff, rsrsrs, confundi geral, e os circuitos são diferentes, além das tensões..., valeu.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.915



WWW
« Responder #17 : 07 de Dezembro de 2018, as 17:58:34 »

Comprei um kit da Altana Tubes, realizei a montagem em 2 dias (finalizando em 30 de novembro), funcionou perfeitamente até hoje...
Aqui vão as fotos dele montado.



Bem, vamos aos relatos do que supostamente aconteceu.

Chego hoje em casa, estava tocando ele com volume baixo (2 ou 3) por cerca de 20 minutos até que ele simplesmente apagou a lâmpada indicadora(pensei que a energia tivesse caído ou algo do tipo...). Vi que o fusível do primário tinha queimado.

1º Passo: Substitui por um fusível 3A de ação rápida, a lâmpada acendeu por um instante e apagou, o curto persistiu.

2º Passo: Retirei a válvula retificadora pensando ser algum curto nos capacitores da fonte, a lâmpada acende e apaga, o curto persiste.

3º Passo: Retirei todas as válvulas, nesse ponto só havia a lâmpada como carga no secundário do transformador de potência. A lâmpada acende e apaga. Obs. fusível 3A de ação rápida.

O que eu pude concluir foi que o transformador de potência está com algum curto no secundário, mais provavelmente no HT.  Cry

A construção dele está impecável, todos valores dos componentes foram conferidos mesmo com um multímetro até porque ele estava normal desde então.

Att.
Registrado

Membro do Núcleo de Pesquisa em Eletrônica de Potência - NUPEP - UFU
rafammbass
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22


« Responder #18 : 07 de Dezembro de 2018, as 18:48:17 »

Esse kit aí parece com o da Mable Audio (http://www.mableaudio.com/en/productview.asp?sid=1)


-----
Pela sua descrição deve ser mesmo um problema no transformador. Como que o bicho ia queimar o fusível sem carga nenhuma? Você mediu as voltagens do secundário sem carga?
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2018, as 18:55:43 por rafammbass » Registrado

143681
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.915



WWW
« Responder #19 : 07 de Dezembro de 2018, as 19:02:51 »

Eu tinha medido antes de ligar, estava tudo dentro do esperado, só os filamentos estavam em 6.9v, mas a regulação do transformador abaixaria essa tensão. Enfim, em algum momento a isolação dele deve ter rompido.
Registrado

Membro do Núcleo de Pesquisa em Eletrônica de Potência - NUPEP - UFU
xformer
Administrator
DIY Freak
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.363


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 08 de Dezembro de 2018, as 08:26:49 »

Normalmente se usa fusível de ação lenta (slow blow) por causa da corrente de surto inicial (principalmente nos filamentos frios).

Vitor, teste o transformador de força desconectando todas as ligações secundárias (HT, e filamentos) da placa e dos soquetes e meça as tensões AC dos enrolamentos secundários (e o primário na rede também) pra verificar se tem algo estranho ou fora do esperado.  Assim você confirma se o transformador está com defeito.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.915



WWW
« Responder #21 : 08 de Dezembro de 2018, as 10:28:45 »

O último teste que eu fiz foi sem carga mesmo, quando disse que só liguei a lâmpada,  foi o "olho de boi", havia medido a resistência e ele drena 200mA em 7 Vac. Tenho um slow blow de 3A, mas deve queimar. Daqui a pouco posto os resultados.
Abraços.

-----
Com o slow blow de 3A ele não chegou a atuar, entretanto não quis esperar para fazer as medições pois ele está com curto mesmo. Ainda teve tensão induzida nos 6.9v e o olho de boi acendeu, mas o barulhinho(vibração) e o cheiro vieram. É claro que eu não deixei ele mais que 1.5 segundos fritando.
Vou contactar o Eduardo depois.
Obrigado
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2018, as 10:38:41 por Electric Effects » Registrado

Membro do Núcleo de Pesquisa em Eletrônica de Potência - NUPEP - UFU
A.Sim
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 748



WWW
« Responder #22 : 08 de Dezembro de 2018, as 10:50:20 »

Olá.

Esse transformador não deve ter isolamento camada a camada e, assim, não tem margem de isolamento lateral. Com isso, a falha do enrolamento de alta tensão é iminente e certa; a questão é saber se ela acontecerá em dias, meses ou anos.

A Lei de Murphy mostra que ela acontecerá bem no meio de uma apresentação importante...

-----
Olhando melhor as fotos ( muito bonita a montagem ! ), notei que os transformadores não são "nacionais", e que o transformador de força não é enrolado em carretel plástico. Isso significa que o enrolamento foi enrolado em forma de papelão, o que exige isolação camada a camada e margem lateral. Nesse caso, o risco de o secundário de alta tensão ter entrado em curto é pequeno, apesar de possível. Mas, em qualquer transformador, as emendas entre os fios dos bobinados e os fios de saída sempre representam pontos críticos, quando existe a cinta de campo disperso ( belly band ). Qualquer pontinha de solda que tenha sido deixada na emenda pode perfurar a isolação e fechar curto contra a cinta, que é aterrada. Sugiro verificar se não foi isso que aconteceu...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2018, as 11:04:21 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz - áudio e força
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal