Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 10:33:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indutotres para Wah  (Lida 15751 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #30 : 03 de Julho de 2013, as 13:45:58 »

Isso é verdade, não considerei esta questão do parafuso, inclusive, no fasel branco existe um parafuso, mas acredito que seja de bronze ou latão por ter cor amarelo metálico, sendo assim não teria efeito sobre a indutância, o amarelo não tem esse parafuso e ambos soam iguais ou muito próximos aos meus ouvidos.

Pois então, então o link abaixo eu acredito ser leitura obrigatória pra quem quer alterar o pedal de wah:
http://freestompboxes.org/viewtopic.php?f=11&t=286

Sobre o ajuste fino o Bajaman diz:

Citar
Many wahs today go - wow wow or even woe woe, because they are using a combination of components with no regard to fine tuning the resonance or the inductor capacitor combination.

Hoje em dia muitos wahs soam uou uou ou uí uí, por que usam uma combinação de componentes sem o cuidado de ajustar com precisão a ressonância ou a combinação capacitor/indutor.

Citar
I have taken many anaemic sounding woe woe pedals and transformed them into very usable wah wah pedals, simply by changing all the capacitors to higher quality film types - especially the two 220n capacitors.

Peguei alguns pedais anêmicos soando "ui ui" e transformei em verdadeiros pedais de wah simplesmente trocando os capacitores por outros do tipo filme de maior qualidade, especialmente os dois capacitores de 220n.

Citar
Recently, i purchased some red and yellow fasel dunlop reissue inductors , and noticed a wide spread of inductances from 300mH up to 650mH. Of course, these are going to resonate in a completely different range of frequencies when used with the standard 10n feedback capacitor.

Recentemente, comprei alguns indutores fasel vermelhos e amarelos cópias dos originais, e notei uma grande diferença de indutância entre 300mh até 650mh. claro, que vão ressoar em uma faixa de frequência muito diferente quando usados com o capacitor de feedback originalmente de 10n.

Citar
A good wah wah sweeps through two octaves - I try to get mine to sweep from 440Hz to 1760Hz (A to A two octaves higher). After replacing all the stock capacitors with some MKT film types, quite often a very small capacitor in parallel with the 10n can achieve this tuning. Other times, I have had to reduce the 10n very slightly to again achieve this tuning.

Um bom wah wah percorre entre duas oitavas, eu tento fazer os meus percorrer entre 440hz e 1760hz (2 oitavas acima). Depois de substituir todos os capacitores originais por outros de melhor qualidade, quase sempre um pequeno capacitor em paralelo com o 10n pode corrigir este variação. Outras vezes, tenho que reduzir para algo um pouco abaixo de 10n para corrigir a variação

Sendo assim não basta trocar o indutor e achar que o milagre irá acontecer, depois trocar vários componentes por outros melhores, segundo o Bajaman é necessário ajustar o valor do capacitor 'cf' para percorrer a faixa de frequências adequada, fiz no meu e posso garantir que é essencial.

Tnx
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, as 14:04:33 por EddieTavares » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #31 : 14 de Setembro de 2013, as 11:32:47 »

Alguém sabe me dizer se esse indutor é algum mojolento? O pedal é um Cry Baby GCB 95 mas, ao abrir outro igualao meu percebi que o indutor é diferente desse então pode ser que eu esteja com alguma raridade na mão e não sei... por isso peço a ajuda dos nobres colegas.



« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, as 11:35:17 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #32 : 14 de Setembro de 2013, as 11:42:16 »

Meu crybabe veio com um desses. É um indutor genérico. Deixa o som muito agudo/estridente... Eu não gostava nada do som... troquei por um fasel vermelho e rock and roll!
Registrado

Guitar Craft
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #33 : 14 de Setembro de 2013, as 11:43:56 »

Meu crybabe veio com um desses. É um indutor genérico. Deixa o som muito agudo/estridente... Eu não gostava nada do som... troquei por um fasel vermelho e rock and roll!

De fato deixa sim o som agudão! Chega a doer os ouvidos  Ui

Valeu viagem!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Dexter
Visitante
« Responder #34 : 14 de Setembro de 2013, as 12:23:57 »

Recentemente recebi um lote de 20 núcleos com carretéis, adquiri o fio de cobre esmaltado de 38 AWG e montei um indutor com +- 550 voltas na espira, a resistência ficou em torno de 39 ohms, já a indutância...

Como os núcleos não vieram com o suporte, tive que prendê-lo com uma fita adesiva, ao medir a indutância obtive o resultado de 320 mH, pedi a um colega que pressionasse o núcleo e o resultado pulou para 740 mH. Mais que o dobro!

Agora estou com um pequeno problema, como prender os indutores de forma que se possa obter 550 mH através do aumento ou redução de voltas na espira e manter o resultado obtido (??).

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Quanto a resistência, acho que ela não influencia fortemente no resultado, visto que na frequência de ressonância de um filtro passivo a componente complexa é nula, logo o sinal é puramente resistivo e se este for alto ele pode ser compensado pelo ajuste de alguma etapa amplificadora do WAH WAH.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #35 : 14 de Setembro de 2013, as 12:33:20 »

Faça o teste e aperte o núcleo com uma pinça plástica, com palito de plástico, madeira ou qualquer material não metálico.
A aproximação da mão sobre o indutor pode afetar a leitura.
Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #36 : 14 de Setembro de 2013, as 12:47:07 »

Pra deixar o wah menos agudo vc deve aumentar o valor de cf e/ou diminuir o valor do resistor do emissor do Q1
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #37 : 14 de Setembro de 2013, as 17:42:11 »

Pra deixar o wah menos agudo vc deve aumentar o valor de cf e/ou diminuir o valor do resistor do emissor do Q1

Agora vai ser o Guero quem irá fazer isso (não só fazer isso, bem como modificar todo o circuito). Mas obrigado mesmo assim pela dica Eddie!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #38 : 14 de Setembro de 2013, as 21:22:41 »

Saudações,

Meu crybabe veio com um desses. É um indutor genérico. Deixa o som muito agudo/estridente...

Alguém já pensou em ajustar o resistor que fica em paralelo com ele e ajustá-lo em vez de trocar por 100k ou manter 33k ou que quer que seja? Um trimpot ajuda... Experimentem isso creio que a surpresa será agradável... Experimentar trocar o capacitor de 10n por um de valor maior também traz bons resultados.

" Quanto a resistência, acho que ela não influencia fortemente
no resultado, visto que na frequência de ressonância de um
filtro passivo a componente complexa é nula, logo o sinal é
puramente resistivo e se este for alto ele pode ser compensado
pelo ajuste de alguma etapa amplificadora do WAH WAH."

E por quê modificar a resistência em paralelo modifica o resultado?

Abraço
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, as 21:27:44 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Dexter
Visitante
« Responder #39 : 14 de Setembro de 2013, as 22:32:37 »

E por quê modificar a resistência em paralelo modifica o resultado?

Não entendi muito bem sua pergunta, mas é que vejo muitos considerando a resistência (DC) do indutor como parâmetro para a construção deste componente, em outro site um autor diz que se a resistência estiver abaixo de 29,9 ohms o trabalho está perdido, será?! Vou dar andamento com o projeto e ver os resultados e a partir daí realizar modificações e ver o que acontece.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #40 : 14 de Setembro de 2013, as 23:31:08 »

Saudações,

Em experimentos que tenho feito, alterar o valor do resistor em paralelo com o indutor, modifica o wah de forma considerável; ajustando-se para uma resistência de mesmo valor (resultado de indutor + resistor em paralelo) traz timbres bem semelhantes.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #41 : 15 de Setembro de 2013, as 07:53:14 »

Não entendi muito bem sua pergunta, mas é que vejo muitos considerando a resistência (DC) do indutor como parâmetro para a construção deste componente, em outro site um autor diz que se a resistência estiver abaixo de 29,9 ohms o trabalho está perdido, será?! Vou dar andamento com o projeto e ver os resultados e a partir daí realizar modificações e ver o que acontece.
O VOX de resistência série de 82R e funciona!

Em experimentos que tenho feito, alterar o valor do resistor em paralelo com o indutor, modifica o wah de forma considerável; ajustando-se para uma resistência de mesmo valor (resultado de indutor + resistor em paralelo) traz timbres bem semelhantes.

Nery, será que tu não está confundindo resistência em série com resistência em paralelo(externa) ?

Abraços, T+
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, as 19:00:57 por Patines » Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #42 : 15 de Setembro de 2013, as 10:58:34 »

O VOX de resistência série de 82R e funciona!
Patines, concordo plenamente com o que você disse.

Victor Nery, ao retirar o indutor do circuito e medir seus terminais com um ohmímetro você obtém a resistência do componente. A resistência em paralelo com o indutor (normalmente de 33k) é uma coisa totalmente diferente.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, as 11:04:35 por Dexter » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #43 : 16 de Setembro de 2013, as 11:21:35 »

Saudações,

Patines,

Não. Me refiro ao resistor em paralelo mesmo.

Dexter,

Entendo o seu ponto amigo e sim, você está certo se considerarmos eles como componentes isolados. Retire o indutor do circuito e coloque um resistor de 33k em paralelo com ele. Meça a resistência. Continuam os mesmos 33k?

Abraço  
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #44 : 16 de Setembro de 2013, as 13:19:05 »

Na prática, o resistor em paralelo com o indutor, é aproximadamente o paralelo de 3 elementos:

1) O resistor de entrada de 68K;
2) O resistor de 33k
3) A reflexão à base do transitor do resistor de emissor re somado ao de polarização, RE, que se calcula mais ou menos assim:
re= 25mV/IC = 25mV*22k/4V = 138r
RE=470R
RB= HFE*(re+RE)= 330*(138R+470R)=200640R = 200k

O  resistor de entrada faz um divisor resistivo com o 33k//200k próximo da frequência de ressonância.  desta maneira, é perceptível que este resistor, quanto maior, maior o pico de ressonância, e quanto menor, menor a seletividade do circuito, o que muitos chamam de "gordo".

Já o resistor em série, juro que fiz muitas simulações e não vi tanta alteração assim, na faixa de valores até uns 100R.

Abraços, T+


« Última modificação: 24 de Abril de 2014, as 22:19:05 por Patines » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal