Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 02:51:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: CHAMP CBS com Fet  (Lida 25008 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #45 : 16 de Julho de 2013, as 14:28:29 »

Citar
blackcorvo

Como está, eu gosto mais do amp 1, depois do amp 3 e por fim do amp 2.

Concordo com vc.
Também... mas não gostei muito do timbre do 2... achei muito fechado...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #46 : 16 de Julho de 2013, as 17:29:48 »

Também... mas não gostei muito do timbre do 2... achei muito fechado...

Por isso mesmo que ele está por último na minha lista!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #47 : 17 de Julho de 2013, as 00:21:03 »

Olá pessoal
Estou precisando de sua opinião numa enquete que eu estou fazendo.
Assim vou postar novamente a chamada, para que possa ter mais respostas.
É isso aqui:

"Olá pessoal!

Antes de continuar com a teoria, eu gostaria de fazer um tipo de enquete.

É o seguinte, eu gostaria que vocês vissem este vídeo que por acaso eu encontrei na Net, e depois respondessem, de modo simples, às seguintes perguntas:

1-Qual o som de ampli você gostou mais, e porquê?

2-O que você acha que faz o som deles ser tão diferente, já que o circuito é tão simples e basicamente é o mesmo?

As respostas, se possível, curtas e objetivas. Só prá organizar vamos chamar da direita prá esquerda de quem olha Ampli 1, 2, e 3. Correto?

É esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=zVGWICF5-i8

Aguardo as respostas.

Obrigado."

É só um tempinho...
« Última modificação: 15 de Setembro de 2016, as 18:42:35 por Matec » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #48 : 17 de Julho de 2013, as 00:35:27 »

Do ampli 1, parece mais macio e brilhoso no som.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #49 : 21 de Julho de 2013, as 22:55:11 »

Enquete:
Antes de reiniciar com o texto, eu gostaria de agradecer ás pessoas que me ajudaram na minha pequena enquete. Às vezes é difícil fazer algum tipo de circuito e constatar se este tem mesmo as características propostas. No caso do Champ CBS ele deveria ter no mínimo uma das tantas qualidades do ampli original. Com a enquete, que teve a unanimidade pelo “Amp 1”, eu posso tentar trabalhar pelo menos com um objetivo.
Como eu não tenho nenhum outro Champ original, vai ser esse vídeo a minha referência.
Obrigado!


Os powers SS e os powers Valvulados, Considerações

O que podemos dizer sobre os Amplificadores Transistorizados.
Eles são práticos, confiáveis, lineares, funcionam com fontes de baixa tensão,  têm muito baixa impedância de saída o que permite ligação direta com transdutores dos mais variados tipos, têm impedância de entrada de média a alta, possuem boa sensibilidade, o que permite que se ligue em sua entrada um amplo número de fontes de programa. Arquitetura feita de modo que  algumas variações nas tolerâncias dos componentes seja absorvida pelo total do circuito, em vista disso a montagem em grande escala é facilitada. Enfim, o sonho dos projetistas de sistemas de som comerciais. Devido á força do segmento eletro-eletrônico, foi tão difundida que parece que a arquitetura comum de amplificadores de potência é uma só com apenas algumas modificações práticas.


Fig

Fig


 
Fig


O que podemos dizer sobre os Amplificadores Valvulados.
Eles são práticos, confiáveis, lineares, funcionam com fontes de alta tensão,  têm muito baixa impedância de saída com a utilização de um transformador, o que permite ligação com os falantes de uma maneira muito eficiente, têm impedância de entrada alta, possuem de média a alta sensibilidade, o que permite que se ligue em sua entrada um amplo número de fontes de programa. Arquitetura feita de modo que  algumas variações nas tolerâncias dos componentes influencie na resposta do circuito. Em vista disso e de outros motivos a montagem em grande escala é dificultada. Este último quesito é o pesadelo dos projetistas de sistemas de som comerciais. Devido á força do segmento eletro-eletrônico foi tão diminuída sua popularidade que ficou restrita a segmentos onde o seu valor é grande o suficiente para justificar a produção desses ótimos aparelhos. (1) Que é o caso de equipamentos para instrumentos musicais e para o mercado restrito dos audiófilos com seus equipamentos Hi-Fi caríssimos.

(1)
Pensando bem, hoje, a indústria poderia produzir indistintamente material para qualquer segmento do mercado eletrônico com qualidade. Porém quem viveu nas décadas de 70,80 e 90, sabe que nesse tempo, as idéias eram outras, os equipamentos industriais outros e a mão de obra ou era cara ou ineficiente. Os Chineses eram outros. E a indústria tinha outros interesses. Globalização?? Computador?

Também é surpreendente ver, que depois desse intervalo de tempo tão grande, que pessoas que nunca tiveram uma vitrola em casa, (com toca discos de 33-1/3, 45 e 78 rotações, rádios AM e 4 faixas de Ondas Curtas, Super Heteródinos, num móvel enorme na sala), se voltarem para a válvula como uma paixão, interesse e conhecimento, que não eram vistos há décadas. Sinais dos tempos.


 

Fig

Fig

Não é meu desejo aqui discutir qual é melhor e porquê, visto que todos os aparelhos têm muitas vantagens. Minha intenção é só fazer alguns comentários sobre o porque, em certos casos, um aparelho pode se mostrar mais vantajoso que outro para algumas utilizações.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #50 : 04 de Agosto de 2013, as 02:12:53 »

Matec, estou curioso pra ver o circuito final...
Alguma novidade?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #51 : 04 de Agosto de 2013, as 12:56:21 »

Olá kem.

Parece que sua noite foi bem agitada, pelo número de postagens que vc fez nessa madrugada.

Eu tenho feito testes em vários circuitos de power para ver qual tem um desempenho mais favorável para este tópico; além de ser muito simples o treco tem que funcionar bem.

Agora vou continuar com um pouco de prosa.

________________________


Em aparelhos portáteis, hoje, um valvulado sairia em desvantagem, o tamanho físico dos componentes não mudou nos últimos 60 anos, o consumo por componente também é alto. Apesar de que foram criadas, devido ás necessidades da segunda guerra, válvulas compactas de baixíssimo consumo, utilizados em comunicadores militares. A tecnologia de fabricação e desenvolvimento das válvulas estacionou no tempo.

Péraí!

Claro que existe ainda uma indústria forte de válvulas, mas vamos concordar que o maior interesse dela é nos abastecer com os modelos mais requisitados. Porém novos modelos são cada vez mais raros. Além de tudo nosso interesse é “Vintage”, não queremos que mudem o que já era perfeito. Também existe o segmento de válvulas especiais, como as de transmissão, microondas, militares, controle de potência, TRCs. Estes últimos já dando seus últimos suspiros.


Após a criação dos Cis, e desenvolvimento de tecnologias de integração os transistorizados são ideais para sistemas portáteis.
A integração chegou facilmente aos equipamentos de áudio e hoje, como todos sabem, pode-se adquirir um bom amplificador de áudio a um preço mínimo, e que pode ser implementado com pouquíssimos componentes externos. Se não fosse a necessidade de uma fonte adequada, e de um sistema de dissipação de calor eficiente, teríamos amplificadores integrados extremamente potentes do tamanho de celulares ou menores.
...


Os equipamentos valvulados são “modulares”, no sentido em que cada componente ativo, cada válvula, trabalha independente de outros componentes. Poucos arranjos trabalham conectados AC e DC, e ainda assim em configurações não críticas. 

   
Fig

Dificilmente configurações mais complexas são utilizadas. A vantagem deste sistema é que se ocorrer uma pane em uma parte de circuito, outras partes desse circuito ficarão parcialmente isoladas.
A outra grande vantagem é que em funcionamento de uma válvula não prejudica o funcionamento da outra. Se uma válvula entra em saturação, a próxima ou a anterior funcionam como deveriam, talvez saturando também, talvez não. Isso minimiza a necessidade de uma realimentação negativa muito forte. Quando a realimentação é utilizada ela serve para linearizar o sinal AC, e só.
Ou seja outra vantagem dos valvulados. Eles respondem bem a transientes de sinal AC.


Bem agora vamos para os transistorizados.
Parece que bem cedo as indústrias escolheram a arquitetura que lhe convinha e a patrocinaram, em detrimento de muitas outras que poderiam se desenvolver, de modo que hoje basicamente só temos uma arquitetura para transistorizados.
Pense bem.
A maioria dos circuitos amplificadores transistorizados que conhecemos com mais de três transístores pode se enquadrar nesta figura.


Fig

Não é fácil admitir mas quantos circuitos alternativos a este vc conhece e utiliza?
Qual amplificador comercial utiliza um circuito diferente dessa arquitetura que seja reconhecido por isso mesmo? Existem, mas são poucos.
Fizeram um trabalho de divulgação tão bom dessa tecnologia que, mesmo nós técnicos, se vermos uma outra arquitetura sendo utilizada, torcemos o nariz e duvidamos de sua qualidade, mesmo antes de verificarmos o seu desempenho.
(Eu não gosto de pensar em teorias de conspiração, creio mais na força das vendas e na facilidade de implementação, o resto flui junto).
Eu pessoalmente sou um usuário assíduo dessa arquitetura, ela é prática, tem regras bem definidas de funcionamento, confiável, tem milhares de configurações úteis. Funcionam numa larga gama de tensões de fonte com a mesma performance É uma mão na roda!
Hoje é mais fácil compreender o funcionamento de um Amplificador Operacional, o ícone dessa tecnologia, do que aprender as regras de polarização de um único transístor bipolar. Pergunte aos iniciantes.
Os OP AMPs  são os mais práticos circuitos analógicos que já criaram. Trabalham bem, consomem pouco podem ser alimentados por uma faixa muito ampla de tensões, sem perder sua performance.
O pessoal dos pedais adora esses pernudos!

Só esqueceram de colocar uma coisa no projeto....

Até!
Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #52 : 04 de Agosto de 2013, as 13:27:29 »

Cara, todo este tópico, merecia uma apostila no final, parabéns..., acompanhando.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #53 : 04 de Agosto de 2013, as 14:46:38 »

Olá kem.

Parece que sua noite foi bem agitada, pelo número de postagens que vc fez nessa madrugada.

Eu tenho feito testes em vários circuitos de power para ver qual tem um desempenho mais favorável para este tópico; além de ser muito simples o treco tem que funcionar bem.
Eu sou notivago... o que vocês postam durante o dia eu posto a noite, e até que foram poucas essa noite... ja tive noites melhores.
Estou curioso pra ver o circuito final. Até hoje não vi um circuito de audio com a intenção de simular valvulas que tenha convencido. Quem sabe você chega la.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #54 : 04 de Agosto de 2013, as 15:03:46 »

kem

Na verdade eu vejo vc postando de manhã, à tarde, à noite e de madrugada. E muito! Haja assunto!

O circuito, eu não diria 'simulador' , pois ele funciona e não simula. Eu tento apenas fazer com que ele tenha características semelhantes àquelas do valvulado.
Para mim simulador é o Multisim  e outros programas que fazem virtualmente o que um circuito real faz.

Abs
Registrado
Alan Vieira
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 4



« Responder #55 : 18 de Julho de 2014, as 10:19:36 »

Saudações!

Esse projeto é muito interessante, como anda o desenvolvimento dele? Palmas Palmas


Abraços!

Alan.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal