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Autor Tópico: Caixa acústica de acrílico  (Lida 9047 vezes)
Nefi
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« : 26 de Junho de 2013, as 18:40:47 »

Boa noite pessoal, tudo bem?

Estou querendo montar uma caixa 1x12 e pensei em fazer de acrílico. Alguém já pesquisou ou viu algo do tipo. Como será em acrílico estou com dúvida no tamanho que a caixa tem que ter e na espessura que devo usar, já que pode ter uma variação de ressonância comparado à madeira.

Alguém tem alguma informação que pode me ajudar?

Mais uma dúvida,

O tecido Ortofônico ajuda em algo, ou só para proteger o falante?


-----
Vi essa empresa que fabrica alguns gabinetes em acrílico. Muito bonito. Pelo que vejo, parece que a espessura do acrílico está entre 10 ou 12 mm. Ótimo, pois consigo fácil essa espessura. Agora resta saber se a acústica será a mesma que a madeira. Ooo dúvida cruel!

https://www.facebook.com/pages/Ladyga-Acrylic-Cabinets-LAC/119707761513499?fref=ts
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, as 18:55:22 por Nefi » Registrado
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« Responder #1 : 26 de Junho de 2013, as 19:23:33 »

Tem uns samples lá no face. Dá uma olhada se você gosta do som!
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« Responder #2 : 26 de Junho de 2013, as 19:36:13 »

Vi os samples, mas foram gravados com celular... então não dá para ter muito noção.
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Finck
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« Responder #3 : 26 de Junho de 2013, as 23:10:29 »

Acrílico é bem mais refletivo, acusticamente falando, do que a madeira, então a caixa deverá ficar bem "viva" (entenda-se, vai introduzir colorações no som, podend). Numa caixa "open back" não devem haver maiores consequências, mas numa "closed back" eu nem imagino o que pode acontecer. Pode ser que com o falante de guitarra nada ocorra, ou pode ser que as reflexões reduzam o desempenho de graves, deixando o som mais "ardido" (o que não é necessariamente uma coisa ruim, depende muito do seu gosto).

Mas me preocupa a montagem da caixa. Você não pode usar qualquer cola. Na verdade, a única substância capaz de colar o acrílico sem deixar nenhuma mancha é o Clorofórmio, mas a obtenção é muito difícil (substância proibida, tem efeito anestésico e, na prática, é um entorpecente). De qualquer forma, a colagem não é muito resistente.

Superbonder nem pensar, o acrílico fica repleto de manchas brancas, muito difíceis de remover (passando óleo, por exemplo, até some, mas a medida que o óleo vai secando as manchas voltam).

Silicone e colas epóxi seguram bem, mas você ter que ser ninja para não emporcalhar tudo.

Fazer reforços internos também poderá ser um problema, já que tudo aparecerá do lado de fora.

Pessoalmente, eu não faria, mas se fizesse seria com acrílico fumê, um pouco mais fácil de esconder as eventuais bobagens.

Mas aí você vai dizer: "os caras da firma "tal" fazem e fica bom". Concordo, mas eles são profissionais, e tem os equipamentos adequados (incluindo máquinas capazes de nivelar as emendas e polir o acrílico).

Sobre o tecido ortofônico, espera-se que ele seja "acusticamente transparente", mas isso nem sempre acontece. A tendência é matar um pouco os agudos.
 

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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
whitebilly
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« Responder #4 : 26 de Junho de 2013, as 23:32:47 »

Acrílico é bem mais refletivo, acusticamente falando, do que a madeira, então a caixa deverá ficar bem "viva" (entenda-se, vai introduzir colorações no som, podend). Numa caixa "open back" não devem haver maiores consequências, mas numa "closed back" eu nem imagino o que pode acontecer. Pode ser que com o falante de guitarra nada ocorra, ou pode ser que as reflexões reduzam o desempenho de graves, deixando o som mais "ardido" (o que não é necessariamente uma coisa ruim, depende muito do seu gosto).

Mas me preocupa a montagem da caixa. Você não pode usar qualquer cola. Na verdade, a única substância capaz de colar o acrílico sem deixar nenhuma mancha é o Clorofórmio, mas a obtenção é muito difícil (substância proibida, tem efeito anestésico e, na prática, é um entorpecente). De qualquer forma, a colagem não é muito resistente.

Superbonder nem pensar, o acrílico fica repleto de manchas brancas, muito difíceis de remover (passando óleo, por exemplo, até some, mas a medida que o óleo vai secando as manchas voltam).

Silicone e colas epóxi seguram bem, mas você ter que ser ninja para não emporcalhar tudo.

Fazer reforços internos também poderá ser um problema, já que tudo aparecerá do lado de fora.

Pessoalmente, eu não faria, mas se fizesse seria com acrílico fumê, um pouco mais fácil de esconder as eventuais bobagens.

Mas aí você vai dizer: "os caras da firma "tal" fazem e fica bom". Concordo, mas eles são profissionais, e tem os equipamentos adequados (incluindo máquinas capazes de nivelar as emendas e polir o acrílico).

Sobre o tecido ortofônico, espera-se que ele seja "acusticamente transparente", mas isso nem sempre acontece. A tendência é matar um pouco os agudos.
 


Amigo trabalhei algum tempo com acrílico e posso garantir que usando a cola correta (existem várias a que não mancha. A que mancha mas é secagem ultra rápida..etc) Afirmo que a colagem fica mais resistente que o próprio acrílico.

Mas como nem tudo são flores há alguns contras. Fiz alguns testes com caixa e pra fazer uma caixa descente você precisaria de um acrilico de 6mm, do resto esqueça!

MAs uma caixa bem feita dessas sairia por baixo uns 600 reais, estou chutando bem baixo. na empresa que eu trabalho que faz corte a lazer e até impressão digital no próprio acrilico o preço é bem mais alto!


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« Responder #5 : 27 de Junho de 2013, as 00:08:27 »

Galera, agradeço os comentários. Só para complementar a parte da produção. Não tenho nenhum problema em produzir, pois tenho uma empresa de comunicação visual, voltada para a parte de acrílico. Tenho todas as ferramentas, colas, laser cutter, etc. Até mesmo, pensei em fazer em acrílico, pois é mais fácil para mim, gastando menos tempo do que fazendo uma de madeira.

Whitebilly, estava pensando em fazer de 8 ou 10mm a caixa, 6mm acho muito fino ainda, para suportar o peso do cabeçote e por experiência, sei que vai envergar um pouco as chapas laterais. Eu penso em fazer open back com 2/3 fechada. Vc já fez algo do tipo? Chegou a testar com acrílico de 6mm?

Obrigado Galera!
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whitebilly
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« Responder #6 : 27 de Junho de 2013, as 12:10:56 »

é que vai depender da altura né, com 6 ficou legal, com 8 ficaria melhor, mas é pesado heim.._
Mas não arrisquei com 8 porque mesmo pagando preço de custo da chapa é muitooo caro! haha
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« Responder #7 : 27 de Junho de 2013, as 12:24:04 »

é que vai depender da altura né, com 6 ficou legal, com 8 ficaria melhor, mas é pesado heim.._
Mas não arrisquei com 8 porque mesmo pagando preço de custo da chapa é muitooo caro! haha

Heheh, realmente vai sair caro... Mas com certeza bem mais barato que mandar fazer em algum lugar! hahaha.... Mas estou pensando em fazer 50 (comp)x 40 (alt)x 21(largura) cm. Está um pouco grande para um falante apenas, mas é para dar os 50cm de comprimento do cabeçote. Fazendo em 8mm nesse tamanho você acha que ficará legal White? Como ficou a acústica da caixa que você fez?
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Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 27 de Junho de 2013, as 13:43:38 »

Alguns de vocês, que trabalham com acrílico, tem como fazer aquele tipo de impressão encontrada nos gabinetes de amps da Hughes&Kettner? Parece muito com jato de areia em vidro!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483761682-hughes-kettner-tube-meister-5-valvulado-aceitos-trocas--_JM
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, as 13:47:49 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
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« Responder #9 : 27 de Junho de 2013, as 14:04:35 »

Alguns de vocês, que trabalham com acrílico, tem como fazer aquele tipo de impressão encontrada nos gabinetes de amps da Hughes&Kettner? Parece muito com jato de areia em vidro!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483761682-hughes-kettner-tube-meister-5-valvulado-aceitos-trocas--_JM

Alex, dá para fazer sim. É feito em gravação à laser. Tenho feito alguns esse acabamento em alguns pedais que fiz. Fica muito legal!!
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« Responder #10 : 27 de Junho de 2013, as 14:10:35 »

Alguns de vocês, que trabalham com acrílico, tem como fazer aquele tipo de impressão encontrada nos gabinetes de amps da Hughes&Kettner? Parece muito com jato de areia em vidro!

A máquina de corte a laser pode fazer essa gravação. Dependendo do desenho, algumas partes são cortadas (laser na potência de corte), algumas apenas tem um traço fino sem cortar (laser com menos potência) e nessas gravações em baixo relevo o laser apenas é usado com baixa potência, fazendo uma queima superficial (mas é muito demorado, pois ele fica funcionando como aquelas impressoras matriciais, mas com só um ponto). Como o custo da peça depende muito do tempo que a máquina leva pra fazer o serviço, essas gravações encarecem bastante (em comparação só com o material e tempo de corte) - experiência própria quando peço orçamentos.

sobre caixas acústicas com acrílico:

Citar
What is the best material to make speaker boxes out of? Why?

An ideal speaker cabinet material would be very stiff, so that
it would not tend to move with variations in box air pressure.
It would also be very well damped, so that if it ever does
deflect from air pressure, it will come back to the original
position without resonating. It would also have a very high
resonant frequency (supersonic), so that low frequency box air
pressure would not cause it to resonate. An attractive material
is preferred, and additional credit is given for a material
which is easy to cut, glue, and finish. A great material would
be cheap, too. Finally, it would be nice if the material were
light, because we all have to move our speakers sometimes,
and it's hard to appreciate good speakers with a sore back.

With all of those attributes, it would seem that no
material is perfect. However, there are many materials that
have enough of the above good attributes to make excellent
speaker cabinets. Yet each has advantages and disadvantages.

In the list of good speaker box materials below, letters are
used to indicate which attributes the material possesses.

S = Stiff
D = Damped
H = High Resonance
A = Attractive
M = Machinable
C = Cheap
L = Light

POLYCARBONATE (LEXAN): DM A clear or solid-color polycarbonate
box can look strikingly good. However, this is not a cheap
material. To locate it, look in the classified directory under
PLASTICS. US $400 for a 4'x8'x0.5" sheet. Density: 75 lbs/cu ft.
Acrylic (Plexiglass) is cheaper than Polycarbonate, but weaker
and poorer damped (not recommended).
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, as 14:14:31 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
whitebilly
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« Responder #11 : 27 de Junho de 2013, as 16:28:35 »

Aqui na empresa que eu trabalho também faz, inclusive impressão digital qualidade de foto no acrilico, pensei até em tirar foto da textura dos amp fender aquele creme e imprimir invertido no acrilico. assim a impressão fica por trás e o acrilico na frente, iria ficar irádo, porem aqui tem que passar pelo departamento de projetos depois pro departamento de análise de produto depois pra orçamento, ai ja desisti de saber o valor..hahaha
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« Responder #12 : 27 de Junho de 2013, as 16:45:23 »

Alguns de vocês, que trabalham com acrílico, tem como fazer aquele tipo de impressão encontrada nos gabinetes de amps da Hughes&Kettner? Parece muito com jato de areia em vidro!

A máquina de corte a laser pode fazer essa gravação. Dependendo do desenho, algumas partes são cortadas (laser na potência de corte), algumas apenas tem um traço fino sem cortar (laser com menos potência) e nessas gravações em baixo relevo o laser apenas é usado com baixa potência, fazendo uma queima superficial (mas é muito demorado, pois ele fica funcionando como aquelas impressoras matriciais, mas com só um ponto). Como o custo da peça depende muito do tempo que a máquina leva pra fazer o serviço, essas gravações encarecem bastante (em comparação só com o material e tempo de corte) - experiência própria quando peço orçamentos.

sobre caixas acústicas com acrílico:

Citar
What is the best material to make speaker boxes out of? Why?

An ideal speaker cabinet material would be very stiff, so that
it would not tend to move with variations in box air pressure.
It would also be very well damped, so that if it ever does
deflect from air pressure, it will come back to the original
position without resonating. It would also have a very high
resonant frequency (supersonic), so that low frequency box air
pressure would not cause it to resonate. An attractive material
is preferred, and additional credit is given for a material
which is easy to cut, glue, and finish. A great material would
be cheap, too. Finally, it would be nice if the material were
light, because we all have to move our speakers sometimes,
and it's hard to appreciate good speakers with a sore back.

With all of those attributes, it would seem that no
material is perfect. However, there are many materials that
have enough of the above good attributes to make excellent
speaker cabinets. Yet each has advantages and disadvantages.

In the list of good speaker box materials below, letters are
used to indicate which attributes the material possesses.

S = Stiff
D = Damped
H = High Resonance
A = Attractive
M = Machinable
C = Cheap
L = Light

POLYCARBONATE (LEXAN): DM A clear or solid-color polycarbonate
box can look strikingly good. However, this is not a cheap
material. To locate it, look in the classified directory under
PLASTICS. US $400 for a 4'x8'x0.5" sheet. Density: 75 lbs/cu ft.
Acrylic (Plexiglass) is cheaper than Polycarbonate, but weaker
and poorer damped (not recommended).


Xformer, dependendo da laser que for feita e da potencia utilizada, a gravação não precisa ser igual a "impressora matricial" (boa comparação porque parece mesmo haha). No caso desse pequeno cabeçote, o acrílico gravado, foi gravado numa potencia razoável e fora de foco, para engrossar o contorno, então ele só faz o contorno. Que no caso é bem rápido.

Agora sobre essa lista o cara fala que o policarbonato e mais forte que o acrílico. Isso realmente é, porém se tratando de um acrílico de 8 ou 10mm, considerar fraco é complicado... hahaha uma cadeira de acrílico de 12mm é projetada para aguentar até 120Kg. Então fazer uma caixa com 8 ou 10mm razoavelmente pequena, deve ficar legal, ou não?
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Finck
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« Responder #13 : 27 de Junho de 2013, as 18:57:26 »

Whitebilly, eu nunca tinha discutido com um real conhecedor de trabalho com acrílico (até agora...), o que escreví sobre a colagem foi baseado em dicas de outros xeretas, ou em minhas próprias tentativas (e erros...).

Tem uma pequena firma aqui em São Paulo especializada em fazer produtos em acrílico (troféus, pequenas caixas, etc.), a Savion, eu já comprei algumas peças deles (expositores e "redomas" para uso numa feira da qual iria participar a firma onde trabalho). Acabamento muito bom nas peças. Quando estive lá aproveitei para perguntar sobre a colagem, o cara que me atendeu confirmou que era feita com clorofórmio.

Realmente a colagem era invisível, mas... descolou em pouco tempo e sem fazer esforço.

O silicone eu sei que gruda bem (fiz um aquário de acrílico colado com silicone, e o usei por um bom tempo), mas, como eu disse, é difícil não emporcalhar tudo. Araldite ou outras colas de epoxi para uso "doméstico" eu também sei que funcionam, mas custam caro demais para trabalhos mais extensos.

Isso posto, qual a cola que você recomenda, e onde acha-la?

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« Responder #14 : 27 de Junho de 2013, as 19:17:18 »

A cola de acrílico realmente tem  clorofórmio, mas não é o único componente químico. No mercado hoje, existe diversos tipos de colas, sendo elas divididas por viscosidade, tempo de secagem, etc. Algumas não deixam bolhas, outras não deixam manchas, umas são mais fortes, outras mais fracas. A sinteglas fabrica boas colas, normalmente uso colas dela. Mas tem outras empresas como revestsul, que ouvi falar muito bem. Normalmente é fácil encontrar esse tipo de cola em casa de material para comunicação visual. Não sei se tem nas cidades de vocês, mas a casa Diamante Tintas, vende colas da Revestsul.
Finck se você for utilizar para trabalhos pequenos, pegue cola de secagem rápida. Uso da sinteglas sp 320/6. É uma cola forte, de secagem rápida (5 a 10s) que não deixa bolhas. Mas a mais forte é a sp 330. Ela é bem viscosa e é difícil trabalhar com ela. Mas deixa tudo como se fosse uma peça só. Quem mexe com ela e sabe fazer um bom acabamento, fica parecendo que não foi nem colada.
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