Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:28:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém têm fio de cobre 42AWG para vender?!  (Lida 16309 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 27 de Junho de 2013, as 18:20:36 »

Alguns fabricantes usam 43 em pups para Telecaster.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #16 : 27 de Junho de 2013, as 18:52:07 »

Kem

Lá na Cormen eu comprei diversas bitolas, só que no total tem que ter mínimo 1k, o carretel 42awg veio com 300g somente.

Quanto a temperatura, refere-se a temperatura que o verniz suporta, mas a composição acredito ser polysol em ambos. Os vernizes formvar e enamel tornam o fio ligeiramente mais espeço, não acredito que faça diferença o tipo de verniz e sim a espessura da aplicação.

Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #17 : 27 de Junho de 2013, as 18:55:03 »

O problema de esmaltados muito finos, #38 AWG para cima, é a dificuldade em tirar de um carretel fechado e transferir para um carretel vazio uma pequena quantidade, digamos 0,1kg, porque existe o risco do fio partir, ainda mais quando se trata de 42 AWG em diante.

O peso mínimo do carretel fechado de esmaltados 41...44 da PPE-Invex (ex-Pirelli fios especiais) é 1kg, mas o peso médio é 2,5kg podendo chegar a 3,5 kg. Achar um fechado com 1 kg, o chamado carretel de final de trefilagem, é muita sorte mesmo.

O esmalte da classe térmica 155°C é poliuretano, sendo soldável a 360°C sem necessidade de raspar o esmalte.

O esmalte da classe térmica 180ºC é poliesterimida, não soldável, é necessário raspar o esmalte.

Para pick-ups o ideal é o PPE-INVEX conhecido como Piresold Nylon, 155°C, soldável, com esmalte de poliuretano e mais um revestimento de poliamida. A bobinabilidade desse fio é insuperável.

Alem da PPE-Invex, tem a São Marco, também fabricante de 1a. linha, mas seus carreteis são mais cheios do que a PPE.

Guilherme
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #18 : 27 de Junho de 2013, as 19:11:13 »

Olá.

Se o colega informar quantos gramas de fio precisa, eu posso retirar de um de nossos carretéis.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #19 : 27 de Junho de 2013, as 19:18:24 »

Para o pessoal que quer dar os primeiros passos em pick-ups, vale a pena fazer um pequeno investimento em um carretel fechado do PPE-INVEX Piresold Nylon, 155°C. Não há nada melhor do que ele.

Em um distribuidor/revendedor, talvez R$ 70,00/kg.

Usar fios finos rebobinados para aplicação em captadores é totalmente desaconselhavel

Guilherme
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #20 : 27 de Junho de 2013, as 22:01:17 »

Olá.

Se o colega informar quantos gramas de fio precisa, eu posso retirar de um de nossos carretéis.

Creio que no máximo 400g resolva o meu caso, pretendo fazer um captador apenas com mais ou menos 9 ou 10k de saída, o outro eu pretendo comprar, já que o andamento da fabricação da guitarra está bem adiantada, por isso desejo adiantar este lado.
Peço que me informes o valor desta quantidade e fico muito agradecido!
Registrado

Long live the King!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 28 de Junho de 2013, as 09:09:43 »

Usar fios finos rebobinados para aplicação em captadores é totalmente desaconselhavel

Guilherme, obrigado pelas informações. E obrigado por reforçar isso.
Não sei se o que eu comprei foi esse que você citou, mas ele tem o esmalte um pouco mais espesso. Aparentemente da até menos ruido e o som fica melhor, mas tem um custo. Cabe menos fio na bobina...

Herberthpv, com 400gr voce faz um MONTE de captadores...
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, as 09:11:17 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #22 : 28 de Junho de 2013, as 09:25:25 »

Herberthpv, com 400gr voce faz um MONTE de captadores...
Opa, então a metade vai ser o que preciso...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...Obrigado!
Registrado

Long live the King!
EddieTavares
Visitante
« Responder #23 : 28 de Junho de 2013, as 09:54:10 »

Usar fios finos rebobinados para aplicação em captadores é totalmente desaconselhavel

Guilherme, obrigado pelas informações. E obrigado por reforçar isso.

Eu queria que alguém me dissesse qual é o problema, tenho captadores rebobinados há mais de 8 anos, e eles estão ótimos. O que muda no timbre? Durabilidade? Mojo?

-----
Galerinha, não me levem a mal, eu estou querendo aprender.
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, as 10:08:00 por EddieTavares » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #24 : 28 de Junho de 2013, as 10:25:50 »

Eddie, acho que você não esta entendendo o que eu e o Guilherme falamos.
Não tem problema rebobinar ou bobinar captador. O problema é passar o fio fino de um carretel para outro (antes de fazer o captador). Cada vez que você rebobina um fio desses você altera a espessura dele (você literalmente estica o fio, deixando-o irregular).
Você faz isso ao enrolar o captador, mas é uma vez só.
Passando o fio de um carretel a outro e depois para a bobina do captador você esta fazendo isso 2 vezes. Ou seja, aumentando os erros...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #25 : 28 de Junho de 2013, as 10:47:40 »

Kem?

Eu entendi sim, desde o começo, só que estou questionando o que isso mudaria no que nos interessa, que seria timbre, durabilidade... entendo que num indutor de rádio frequência, solenóide, transformador essa diferença de espessura influencie  no resultado final, pois nesses casos haveria alteração de tensão e corrente suportadas entre outros resultados.

Mas em captadores?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #26 : 28 de Junho de 2013, as 12:18:10 »

Eddie, captadores não são uma ciencia exata... Pode até ficar com som bom dessa forma.
Mas você não vai conseguir manter uma reprodutibilidade fazendo desse jeito. Ou seja, cada captador vai sair de um jeito. Se é pra enrolar um, quem sabe? Pode ficar bom ou não (eu não arriscaria, mas..). Mas se você pretende fazer uma "serie", ai não da.
E tem a parte do fio quebrar facilmente. O a.sim se prontificou a fazer, mas a maioria não faz. Se o fio quebrar na hora de passar de um carretel pro outro, tem que jogar tudo que já passou fora... não da pra pensar em soldar ainda no carretel...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #27 : 28 de Junho de 2013, as 13:31:28 »

Pensando dessa forma... ok, entendo, com certeza se a minha intenção fosse produzir em larga escala, tomaria esses cuidados, mas no caso do colega, só vai enrolar 1 ou 2.

Tnx




-----
Só mais um adendo.

Captador produzido artesanalmente a mão, dificilmente ficará exatamente igual a outro captador, a diferença é sutil mas perceptível, o timbre continua mudando alguns dias depois do embobinamento.
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, as 13:38:52 por EddieTavares » Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #28 : 28 de Junho de 2013, as 15:36:17 »

Bom pessoal, o assunto está rendendo mesmo hein?!...acho isso bom pois vamos aprendendo de uma forma ou de outra. No meu caso como citou o Eddie é só para não perder o meu kit de captador que comprei, gostaria de poder montar os dois para colocar na guitarra, mas no momento só posso fazer este, até mesmo como uma experiência e desafio. Agradeço aos colegas pelas preciosas informações. Com o andar do projeto vou informando aos colegas.
Abraço!
Registrado

Long live the King!
EddieTavares
Visitante
« Responder #29 : 28 de Junho de 2013, as 15:41:29 »

Herberthpv

Já construí captadores com esses kits da stewmac e posso dizer que são muito bons, perfeitos sem deixar nada a desejar!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal